Detalhes da ação

IV Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências: possibilidades e desafios em tempos de Estudos não Presenciais

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000079

Tipo da Ação

Evento

Situação

CANCELADA

Data Inicio

11/05/2021

Data Fim

26/05/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

geraldo wellington rocha fernandes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

https://www.youtube.com/channel/UCQghdAmpevjQW85QnoIqkXw

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

Esta ação tem o objetivo de apresentar atividades de Extensão Universitária, aberta ao público, de forma online, remota e assíncrona, por meio de palestras relativas ao ensino de Ciências. As atividades serão realizadas pelos licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM, a partir dos trabalhos produzidos na disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”.


Palavras-chave

Ensino de Ciências; Formação inicial; Formação continuada; Seminários de Ciências; Produção de material didático.


Introdução

Muitos professores de Ciências que trabalham no Ensino Básico enfatizam, em sua prática docente, a memorização de fatos, fórmulas, nomenclaturas, assim como a sua aplicação na resolução de exercícios de fim de capítulo, em detrimento ao desenvolvimento do pensar científico e matemático. Esses professores o fazem não por mero acaso, mas por reproduzir a abordagem e os métodos de ensino que vivenciaram em sua formação inicial. Na sua formação, muitos não tiveram acesso ao processo de valorização do desenvolvimento do pensar científico e matemático, como planejar e conduzir investigações, como desenvolver habilidades de construção do pensamento lógico-matemático, da argumentação e de comunicação de ideias da Ciências. Diante desse cenário, cresce o número de encontros, simpósios, congressos e periódicos para divulgar pesquisas que possam melhorar a qualidade da formação de professores e qualidade das aulas de Ciências na educação básica e ensino superior. Porém, muitos docentes universitários não aplicam os resultados das pesquisas científicas para aprimorar suas práticas educacionais e dos professores da educação básica (CAMARGO; NARDI, 2003; DELIZOICOV, 2004, 2005; MORTIMER, 2002; NARDI; ALMEIDA, 2004; REZENDE; OSTERMANN, 2005). Para minimizar esta dificuldade de divulgar os resultados da pesquisa da Educação Científica para professores universitários e do ensino básico (além dos estudantes de licenciatura e pós-graduação) é que propomos a realização desta ação de extensão, integrando pesquisadores, docentes universitários, professores da educação básica e graduandos e pós-graduandos da UFVJM. Esta ação, em forma de Seminários, busca promover uma formação continuada dos professores de Ciências do ensino básico da região de Diamantina, divulgar os trabalhos de pesquisa e produtos educacionais produzidos por diversos grupos (PIBID, Residência Pedagógica, TCC, dissertações de mestrado, projetos de iniciação científica, extensão etc.) da UFVJM e de outras instituições e promover o contato entre licenciandos e professores do ensino básico com a pesquisa em ensino de Ciências e com pesquisadores de diversas universidades, institutos ou centros de pesquisa do país. Ações desta natureza também viriam no sentido de promover colaborações entre os licenciados e professores da UFVJM com outras instituições (universidades e escolas da educação básica). Além disto, este tipo de atividade, muito comum em várias instituições renomadas no Brasil e no mundo, possibilita o debate acadêmico e espera-se que leve a uma consolidação destas áreas do conhecimento na região de Diamantina e na UFVJM.


Justificativa

O desenvolvimento desta ação se justifica por buscar melhorar a qualidade do ensino de Ciências nas regiões e espaços de trabalho dos participantes. Quando buscamos respostas nas avaliações sistêmicas sobre o ensino de Ciências, verificamos que na avaliação de 2009 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), em um ranking de 65 países, o Brasil foi o 53º colocado (muito abaixo da média) (OECD, 2010), em 2012, o 59º (OECD, 2013), em 2015, o 63º país em 70 países participantes (OECD, 2016). Estes resultados nos fazem refletir sobre a qualidade do ensino de Ciências no Brasil, e que acaba prejudicando a qualidade do ensino de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” (BRASIL, 2002) quando o aluno chega ao ensino médio e ensino superior. Para Fernandes e Santos (2018), a melhoria da qualidade do ensino de Ciências depende de uma adequada formação inicial, continuada e permanente dos educadores, atreladas com as melhorias das condições salariais e de trabalho dos professores que atuam na educação básica. Em dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2012 (INEP, 2013), pouco mais da metade dos professores do ensino médio (55%) não tem formação específica na área em que atua. Em Física, o número de professores formados nesta área corresponde a 17,7%. Em resposta aos problemas iniciais apontados anteriormente no ensino de Ciências, esta ação propõe atividades vinculadas à Área de Avaliação da Capes “Ensino de Ciências”, cujas linhas de extensão estarão englobadas em: 1) Formação de professores (formação docente): Formação e valorização de professores, envolvendo a discussão de fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico, tendo em vista o aprimoramento profissional. 2) Metodologias e estratégias de ensino/ aprendizagem: Metodologias e estratégias específicas de ensino/aprendizagem, de formação inicial, educação continuada, educação permanente e formação profissional. 3) Tecnologia da informação: Desenvolvimento de competência informacional para identificar, localizar, interpretar, relacionar, analisar, sintetizar, avaliar e comunicar informação em fontes impressas ou eletrônicas; inclusão digital. A exemplo das necessidades acima apontadas para a formação inicial e continuada de professores, temos a aprovação em 01 de julho de 2015 da Resolução CNE/CP02/2015 que define as novas diretrizes curriculares para a formação inicial e continuada de professores, que ratificam a necessidade de uma articulação contínua na formação destes profissionais. A referida resolução propõe grandes alterações, a começar pelo aumento em 400 horas na carga horária mínima exigida para os cursos de formação de professores. Conteúdos relacionados aos direitos humanos, gestão educacional, tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva, por exemplo, foram incorporados às referidas diretrizes, que ratificam ainda a necessidade de oportunizar conhecimentos científicos e culturais, valores éticos, políticos e estéticos inerentes aos processos de ensinar e aprender, respeitando as diversidades socioculturais, de gênero, étnico raciais e geracionais como princípios de equidade. Embora o prazo para a implementação da referida resolução tenha se estendido até 2019, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas já realizou tais adequações, buscando não só atender à legislação, como também proporcionar uma formação de melhor qualidade aos licenciandos. Diante do duplo desafio de implementação de mudanças tão substantivas, tanto na forma de seleção e organização dos conteúdos da educação básica, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto na formação inicial e continuada dos professores, por meio das novas diretrizes para formação docente e que se faz necessário desenvolver ações de pesquisa e extensão, com a colaboração de licenciandos e professores da UFVJM junto com o PIBID, o PET, a Residência Pedagógica, Projetos de Extensão e os Estágios Supervisionados dos cursos da área de Ciências Naturais. Tais programas e ações envolvem diferentes sujeitos, espaços, objetivos e finalidades. Sendo assim, este é um trabalho de ensino-pesquisa-extensão, uma vez que assume diferentes vertentes teóricas e metodológicas do ensino de Ciências.


Objetivos

Os objetivos centrais para o desenvolvimento desta ação estão relacionados da seguinte maneira: Objetivo Geral: Promover ações de Extensão Universitária, por meio de um seminário de ensino de Ciências que serão desenvolvidas por licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e áreas afins, mestrandos(as) do PPGECMaT e pesquisadores convidados de outras IES. Objetivos Específicos: 1) Desenvolver seminários de Ciências de forma remota em espaços da UFVJM; 2) Ampliar o conhecimento em ensino de Ciências de alunos de graduação e pós-graduação da UFVJM e professores de Ciências (Física, Química, Biologia e áreas afins) do ensino básico que quiseram participar dos seminários; 3) Ampliar o conhecimento em ensino de Ciências dos estudantes da UFVJM (graduação e pós-graduação) por meio de Seminários em ensino de Ciências; 4) Desenvolver uma cultura de discussão de educação científica e tecnológica na UFVJM; 5) Estimular colaborações entre pesquisadores da UFVJM e de outras instituições de ensino superior (IES); 6) Promover formação contínua com os professores de Ciências da região através de seminários sobre a educação científica; 7) Fortalecer o Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias do Ensino de Ciências da UFVJM, por meio da divulgação dos produtos educacionais, das pesquisas em andamento, diálogo com importantes pesquisadores da área e fomento às novas iniciativas em pesquisa, ensino e extensão.


Metas

Tem-se a previsão das principais metas para esta ação: 1) Composição de Equipes Interdisciplinares com a participação de estudantes bolsistas, estudantes do PPGECMaT, professores da UFVJM e de profissionais do ensino de Ciências; 2) Desenvolvimento de ações didáticas e pedagógicas para as aulas de Ciências que abordam conteúdos científicos, por meio de Seminários (realização de ações teóricas e práticas na instituição); 3) Do ponto de vista acadêmico-científico, esta ação buscará realizar atividades sobre o ensino de Ciências na UFVJM e em outras instituições que desenvolvem pesquisa na área; 4) Em relação ao aspecto social, esta ação terá como propósito promover a Alfabetização Científica e Tecnológica dos participantes, a divulgação de produtos educacionais e pesquisas sobre ensino de Ciências, além de se preocupar com a formação continuada dos docentes que trabalham com Ciências no ensino fundamental, médio e superior, além da formação dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFVJM.


Metodologia

1) Metodologia Empregada e Participação do Público-Alvo: Esta ação apresenta a possibilidade de desenvolvimento de um conjunto de seminários sobre a educação Científica, direcionados aos estudantes da graduação, pós-graduação, professores da UFVJM e de Ciências. Serão realizados por pesquisadores, professores universitários, graduandos e pós-graduandos do PPGECMaT e demais interessados na pesquisa e atividades práticas sobre ensino de Ciências. O desenvolvimento das atividades contará também com a participação de pesquisadores de outras IES, docentes da UFVJM, e demais acadêmicos que estão desenvolvendo materiais didáticas, pesquisas e atividades práticas em forma de oficinas na área. Serão oportunizados diferentes espaços e momentos de divulgação científica e construção do conhecimento, podendo compor a agenda de diferentes ações: palestras e conferências, mesas redondas, oficinas, grupos de estudo e discussão. De acordo com os pressupostos aqui apresentados, também acontecerão o desenvolvimento de atividades práticas, em forma de oficinas, com o intuito de caracterizar diferentes estratégias, metodologias e práticas sobre o ensino de Ciências. Os seminários serão realizados, no mínimo, uma vez por mês, sendo que alguns serão ministrados por pesquisadores de outras IES e o restante por mestrandos(as) do PPGECMaT, licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e pesquisadores da UFVJM. Nos dias dos encontros poderão ocorrer mais de uma apresentação de acordo com o calendário programado. Já as oficinas, também serão realizadas, no mínimo, duas vezes por mês, por professores, estudantes de graduação e pós-graduação. Para a realização das atividades (seminários e oficinas) serão amplamente explorados os espaços da UFVJM, se a programação assim a exigir, além de outros espaços como parques, museus etc. 2) Divulgação dos Seminários e Oficinas: Para a divulgação, são estratégicos os canais da UFVJM, do PPGECMaT e de diferentes redes sociais. 3) Questões éticas: Os riscos previstos em decorrência da participação do público-alvo nesta ação de extensão são mínimos, no entanto, podem ocorrer desconfortos e constrangimentos no decorrer das oficinas ou no momento do desenvolvimento de alguma atividade prática. Para resolver tais desconfortos é que se faz necessário a presença de bolsistas para acompanhar as atividades práticas, auxiliando os participantes e se responsabilizando pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e pelo Termo de Cessão de Imagem para ações que utilizem imagens e ou depoimentos.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2002. CAMARGO, S.; NARDI, R. Formação de professores de Física: os estágios supervisionados como fonte de pesquisa sobre a prática de ensino. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 3, n. 3, p. 34-55, 2003. DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 145-175, 2004. DELIZOICOV, D. Resultados da Pesquisa em Ensino de Ciências: comunicação ou extensão? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 364-378, 2005. DRIVER, R; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31-40, 1999. FERNANDES; G. W. R.; FERREIRA, C. A. Projeto Piloto de Inclusão das TIC no Ensino de Ciências: uma proposta para alfabetização científica e tecnológica. Atas do VIII SEMIME. Lisboa: 2014. INEP. Ministério das Comunicações. Censo Escolar de 2012. Relatório INEP 2013. Disponível em http://portal.inep.gov.br/basica-censo. Acessado em 22 de Fevereiro de 2014. MORTIMER, E. F. Uma agenda para a pesquisa em educação em ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 2, n. 1, p. 25-35, 2002. NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M. de. Formação da área de ensino de ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 4, n. 1, p. 90-100, 2004. NETO, J. M.; FRANCALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. NETO, J. M.; FRANCALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. OECD, PISA 2009. Results: What Students Know and Can Do – Student Performance in Reading, Mathematics and Science (Volume I), 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/9789264091450-en. OECD, PISA 2012. Résultats du PISA 2012: Savoirs et savoir-faire des élèves (Volume I): Version préliminaire - Performance des élèves en mathématiques, en compréhension de l'écrit et en sciences, 2013. Disponível em : http://www.oecd-ilibrary.org/education/resultats-du-pisa-2012-savoirs-et-savoir-faire-des-eleves-volume-i_9789264204508-fr. OECD, PISA 2015 - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Exemplos de Itens liberados de Ciências, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/itens/2015/itens_liberados_ciencias_pisa_2015.pdf REZENDE, F.; OSTERMANN, F. A prática do professor e a pesquisa em Ensino de Física: novos elementos para repensar essa relação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 316-337, 2005. SANTOS, W. L.; GAUCHE, R.; MÓL, G.; SILVA, R.; BAPTISTA. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 08, n. 01, p. 01-14, jul. 2006.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Esta diretriz se caracterizará pelas relações entre universidade (com a sua pesquisa e conhecimento) com os setores da educação básica (professores, escolas e Superintendência Regional e Municipal de Ensino de Diamantina) que será marcada pelo diálogo e pela troca de saberes entre os diferentes sujeitos (professores universitários, da educação básica, pesquisadores em ensino de Ciências e estudantes de graduação e pós-graduação), superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com a educação básica.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Esta diretriz buscará combinar a ação da universidade por meio de palestras sobre as pesquisas desenvolvidas na educação básica e ensino superior, em forma de seminários, com a complexidade e características inerentes às escolas e formação dos professores de Ciências, com os quais se desenvolvem as ações com outras áreas de conhecimento: conhecimentos lógico-matemáticos, científicos da área de Química, Física, Biologia, Geociências etc., pedagógicos, técnicos (em forma de seminários) e tecnológicos (através do uso das TICs).


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Esta diretriz reafirmará a extensão da UFVJM como processo acadêmico, ou seja, os seminários em forma de palestras que serão desenvolvidos não serão separados do ensino e da pesquisa. As ações de extensão em forma de palestras (seminários) estarão vinculadas ao processo de formação de pessoas (ensino) e de geração de conhecimento (pesquisa). É neste sentido que Rezende e Ostermann (2005) apontam a necessidade de prover aos professores, informação sobre “o que funciona na pesquisa”, numa forma diretamente aplicável por eles nas escolas.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O impacto desta ação na formação do estudante está relacionado com a sua formação acadêmica, através do enriquecimento da experiência discente em termos teóricos, metodológicos e práticos do ensino de Ciências. Para os estudantes que vão apresentar as suas pesquisas no "IV Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências", o impacto está no seu processo formação, por instigar a ampliação dos referenciais teóricos, metodológicos e interdisciplinares, que serão apresentados e debatidos no Evento, dentro do contexto das comunidades onde atuam e, principalmente, por fomentar o contato direto com os grandes problemas contemporâneos relacionados ao ensino de Ciências.


Impacto e Transformação Social

O impacto desta ação, em relação à "transformação social", está relacionada com a formação inicial e continuada dos participantes. O impacto social deste evento está voltado para as escolas da região do munícipio de Diamantina e principalmente aos professores de Ciências (Ciências, Química, Física e Biologia) dessas escolas. Os seminários, em forma de palestras, apresentarão temáticas que refletem sobre a realidade do ensino de Ciências da educação básica e ensino superior, buscando articular teoria e prática para o desenvolvimento do ensino de Ciências. A principal contribuição está na tentativa do fortalecimento e da transformação das comunidades escolares e do ensino de Ciências fora da UFVJM.


Divulgação

Para a divulgação desta ação, são estratégicos os canais: 1) da UFVJM, 2) do PPGECMaT (https://www.instagram.com/ppgecmat/) e 3) dos canais do "Seminários e Oficinas de Educação Científica e Matemática - SOEMC": https://www.instagram.com/soemc_ufvjm/ e https://www.youtube.com/channel/UCQghdAmpevjQW85QnoIqkXw.


Propriedade(s) Intelectual

E-book.

Programação do Evento

Local

https://meet.google.com/vda-cdvv-nag

Data

18/05/2021

Horário de Início

19:00

Horário de Término

21:00


Descrição

19h - Hanna Viana Barroso e Raphaella Oliveira N. Silveira: Plano de Estudo Tutorado e a sua Eficácia na Preparação dos Alunos para a Realização do ENEM: uma análise das questões que abordam Ciências Biológicas 19:30h - Hugo Cássio Aquino e Iury Henrique Fernandes: História da Ciência em uma turma do ensino médio: analisando uma sequência didática a partir do eixo temático “energia” proposto pelo Plano de Estudos Tutorado de Minas Gerais 20h - Jefferson Luiz Costa Santos e Karine Luiza dos Santos: Os Planos de Estudo Tutorado no Ensino Médio: um estudo sobre as possibilidades e as dificuldades encontradas pelos estudantes.

Local

https://meet.google.com/vda-cdvv-nag

Data

11/05/2021

Horário de Início

19:00

Horário de Término

21:00


Descrição

19:00 - André Soares de Oliveira: Análise dos limites e possibilidades da aplicação de softwares de simulação pelos professores dos cursos de licenciatura em Ciências da UFVJM 19:30 - Gabriela Marques Barbosa e Juliana da Conceição S. Guedes: Educação em Ciências: elementos para a boa qualidade do ensino de botânica na educação básica 20:00 - Giovana Kelly Ribas: A importância do mapa de ocorrências fósseis em Minas Gerais como ferramenta para o ensino de Ciências 20:30: Mariana dos Santos Pereira: Análise da efetividade da aplicação da Pedagogia Histórico Crítica na Escola da Família Agrícola de Veredinha MG-EFAV

Público-alvo

Descrição

A ação de extensão buscará atingir este público com o objetivo de qualificar os(as) mestrandos(as) que são professores e profissionais da educação básica.

Descrição

A UFVJM possui cursos de licenciatura em diferentes modalidades. Tem-se o curso de Química (modalidade presencial e a distância); de Física (modalidade a distância); Biologia (modalidade presencial); Matemática (modalidade presencial em Teófilo Otoni e a distância) e Ciências na Educação do Campo.

Descrição

Da mesma forma que a ação pretende atingir os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação citados anteriormente, têm-se na UFVJM, em particular no campus JK, diversos professores em Matemática, Física, Química, Biologia, Geologia e Ciências (Pedagogia e Educação do Campo).

Descrição

Professores da educação básica, educadores, alunos da educação básica e seus pais.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Datas - MG

Município

Gouveia - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O Departamento está colaborando para a realização da ação, uma vez que acolhe o PPGECMaT e o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O DCBio irá disponibilizar o apoio necessário para o desenvolvimento da ação de extensão.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 8 h

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

19h André Soares de Oliveira: Análise dos limites e possibilidades da aplicação de softwares de simulação pelos professores dos cursos de licenciatura em Ciências da UFVJM

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

19:30 - Gabriela Marques Barbosa e Juliana da Conceição S. Guedes: Educação em Ciências: elementos para a boa qualidade do ensino de botânica na educação básica

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

20h - Giovana Kelly Ribas: A importância do mapa de ocorrências fósseis em Minas Gerais como ferramenta para o ensino de Ciências

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

20h - Mariana dos Santos Pereira - A Pedagogia Histórico-Crítica no ensino de Biologia na Escola Familia Agrícola: relato e reflexão sobre uma experiência

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

19h - Hanna Viana Barroso e Raphaella Oliveira N. Silveira: Plano de Estudo Tutorado e a sua Eficácia na Preparação dos Alunos para a Realização do ENEM: uma análise das questões que abordam Ciências Biológicas

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

19:30 - Hugo Cássio Aquino e Iury Henrique Fernandes: História da Ciência em uma turma do ensino médio: analisando uma sequência didática a partir do eixo temático “energia” proposto pelo Plano de Estudos Tutorado de Minas Gerais

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

20h - Jefferson Luiz Costa Santos e Karine Luiza dos Santos: Os Planos de Estudo Tutorado no Ensino Médio: um estudo sobre as possibilidades e as dificuldades encontradas pelos estudantes

Carga Horária 1 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Abertura do evento: Prof. Geraldo W. Rocha Fernandes