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IV Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências: possibilidades e desafios em tempos de Estudos não Presenciais
Sobre a Ação
202103000079
032021 - Ações
Evento
CANCELADA
11/05/2021
26/05/2021
Dados do Coordenador
geraldo wellington rocha fernandes
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Educação
Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem
Regional
Sim
Não
Não
Fora do campus
Noite
Não
Redes Sociais
https://www.youtube.com/channel/UCQghdAmpevjQW85QnoIqkXw
Membros
Esta ação tem o objetivo de apresentar atividades de Extensão Universitária, aberta ao público, de forma online, remota e assíncrona, por meio de palestras relativas ao ensino de Ciências. As atividades serão realizadas pelos licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da UFVJM, a partir dos trabalhos produzidos na disciplina “Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências”.
Ensino de Ciências; Formação inicial; Formação continuada; Seminários de Ciências; Produção de material didático.
Muitos professores de Ciências que trabalham no Ensino Básico enfatizam, em sua prática docente, a memorização de fatos, fórmulas, nomenclaturas, assim como a sua aplicação na resolução de exercícios de fim de capítulo, em detrimento ao desenvolvimento do pensar científico e matemático. Esses professores o fazem não por mero acaso, mas por reproduzir a abordagem e os métodos de ensino que vivenciaram em sua formação inicial. Na sua formação, muitos não tiveram acesso ao processo de valorização do desenvolvimento do pensar científico e matemático, como planejar e conduzir investigações, como desenvolver habilidades de construção do pensamento lógico-matemático, da argumentação e de comunicação de ideias da Ciências. Diante desse cenário, cresce o número de encontros, simpósios, congressos e periódicos para divulgar pesquisas que possam melhorar a qualidade da formação de professores e qualidade das aulas de Ciências na educação básica e ensino superior. Porém, muitos docentes universitários não aplicam os resultados das pesquisas científicas para aprimorar suas práticas educacionais e dos professores da educação básica (CAMARGO; NARDI, 2003; DELIZOICOV, 2004, 2005; MORTIMER, 2002; NARDI; ALMEIDA, 2004; REZENDE; OSTERMANN, 2005). Para minimizar esta dificuldade de divulgar os resultados da pesquisa da Educação Científica para professores universitários e do ensino básico (além dos estudantes de licenciatura e pós-graduação) é que propomos a realização desta ação de extensão, integrando pesquisadores, docentes universitários, professores da educação básica e graduandos e pós-graduandos da UFVJM. Esta ação, em forma de Seminários, busca promover uma formação continuada dos professores de Ciências do ensino básico da região de Diamantina, divulgar os trabalhos de pesquisa e produtos educacionais produzidos por diversos grupos (PIBID, Residência Pedagógica, TCC, dissertações de mestrado, projetos de iniciação científica, extensão etc.) da UFVJM e de outras instituições e promover o contato entre licenciandos e professores do ensino básico com a pesquisa em ensino de Ciências e com pesquisadores de diversas universidades, institutos ou centros de pesquisa do país. Ações desta natureza também viriam no sentido de promover colaborações entre os licenciados e professores da UFVJM com outras instituições (universidades e escolas da educação básica). Além disto, este tipo de atividade, muito comum em várias instituições renomadas no Brasil e no mundo, possibilita o debate acadêmico e espera-se que leve a uma consolidação destas áreas do conhecimento na região de Diamantina e na UFVJM.
O desenvolvimento desta ação se justifica por buscar melhorar a qualidade do ensino de Ciências nas regiões e espaços de trabalho dos participantes. Quando buscamos respostas nas avaliações sistêmicas sobre o ensino de Ciências, verificamos que na avaliação de 2009 do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), em um ranking de 65 países, o Brasil foi o 53º colocado (muito abaixo da média) (OECD, 2010), em 2012, o 59º (OECD, 2013), em 2015, o 63º país em 70 países participantes (OECD, 2016). Estes resultados nos fazem refletir sobre a qualidade do ensino de Ciências no Brasil, e que acaba prejudicando a qualidade do ensino de “Ciências da Natureza e suas Tecnologias” (BRASIL, 2002) quando o aluno chega ao ensino médio e ensino superior. Para Fernandes e Santos (2018), a melhoria da qualidade do ensino de Ciências depende de uma adequada formação inicial, continuada e permanente dos educadores, atreladas com as melhorias das condições salariais e de trabalho dos professores que atuam na educação básica. Em dados do Censo Escolar da Educação Básica de 2012 (INEP, 2013), pouco mais da metade dos professores do ensino médio (55%) não tem formação específica na área em que atua. Em Física, o número de professores formados nesta área corresponde a 17,7%. Em resposta aos problemas iniciais apontados anteriormente no ensino de Ciências, esta ação propõe atividades vinculadas à Área de Avaliação da Capes “Ensino de Ciências”, cujas linhas de extensão estarão englobadas em: 1) Formação de professores (formação docente): Formação e valorização de professores, envolvendo a discussão de fundamentos e estratégias para a organização do trabalho pedagógico, tendo em vista o aprimoramento profissional. 2) Metodologias e estratégias de ensino/ aprendizagem: Metodologias e estratégias específicas de ensino/aprendizagem, de formação inicial, educação continuada, educação permanente e formação profissional. 3) Tecnologia da informação: Desenvolvimento de competência informacional para identificar, localizar, interpretar, relacionar, analisar, sintetizar, avaliar e comunicar informação em fontes impressas ou eletrônicas; inclusão digital. A exemplo das necessidades acima apontadas para a formação inicial e continuada de professores, temos a aprovação em 01 de julho de 2015 da Resolução CNE/CP02/2015 que define as novas diretrizes curriculares para a formação inicial e continuada de professores, que ratificam a necessidade de uma articulação contínua na formação destes profissionais. A referida resolução propõe grandes alterações, a começar pelo aumento em 400 horas na carga horária mínima exigida para os cursos de formação de professores. Conteúdos relacionados aos direitos humanos, gestão educacional, tecnologias de informação e comunicação e educação inclusiva, por exemplo, foram incorporados às referidas diretrizes, que ratificam ainda a necessidade de oportunizar conhecimentos científicos e culturais, valores éticos, políticos e estéticos inerentes aos processos de ensinar e aprender, respeitando as diversidades socioculturais, de gênero, étnico raciais e geracionais como princípios de equidade. Embora o prazo para a implementação da referida resolução tenha se estendido até 2019, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas já realizou tais adequações, buscando não só atender à legislação, como também proporcionar uma formação de melhor qualidade aos licenciandos. Diante do duplo desafio de implementação de mudanças tão substantivas, tanto na forma de seleção e organização dos conteúdos da educação básica, por meio da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), quanto na formação inicial e continuada dos professores, por meio das novas diretrizes para formação docente e que se faz necessário desenvolver ações de pesquisa e extensão, com a colaboração de licenciandos e professores da UFVJM junto com o PIBID, o PET, a Residência Pedagógica, Projetos de Extensão e os Estágios Supervisionados dos cursos da área de Ciências Naturais. Tais programas e ações envolvem diferentes sujeitos, espaços, objetivos e finalidades. Sendo assim, este é um trabalho de ensino-pesquisa-extensão, uma vez que assume diferentes vertentes teóricas e metodológicas do ensino de Ciências.
Os objetivos centrais para o desenvolvimento desta ação estão relacionados da seguinte maneira: Objetivo Geral: Promover ações de Extensão Universitária, por meio de um seminário de ensino de Ciências que serão desenvolvidas por licenciandos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e áreas afins, mestrandos(as) do PPGECMaT e pesquisadores convidados de outras IES. Objetivos Específicos: 1) Desenvolver seminários de Ciências de forma remota em espaços da UFVJM; 2) Ampliar o conhecimento em ensino de Ciências de alunos de graduação e pós-graduação da UFVJM e professores de Ciências (Física, Química, Biologia e áreas afins) do ensino básico que quiseram participar dos seminários; 3) Ampliar o conhecimento em ensino de Ciências dos estudantes da UFVJM (graduação e pós-graduação) por meio de Seminários em ensino de Ciências; 4) Desenvolver uma cultura de discussão de educação científica e tecnológica na UFVJM; 5) Estimular colaborações entre pesquisadores da UFVJM e de outras instituições de ensino superior (IES); 6) Promover formação contínua com os professores de Ciências da região através de seminários sobre a educação científica; 7) Fortalecer o Grupo de Pesquisa em Abordagens e Metodologias do Ensino de Ciências da UFVJM, por meio da divulgação dos produtos educacionais, das pesquisas em andamento, diálogo com importantes pesquisadores da área e fomento às novas iniciativas em pesquisa, ensino e extensão.
Tem-se a previsão das principais metas para esta ação: 1) Composição de Equipes Interdisciplinares com a participação de estudantes bolsistas, estudantes do PPGECMaT, professores da UFVJM e de profissionais do ensino de Ciências; 2) Desenvolvimento de ações didáticas e pedagógicas para as aulas de Ciências que abordam conteúdos científicos, por meio de Seminários (realização de ações teóricas e práticas na instituição); 3) Do ponto de vista acadêmico-científico, esta ação buscará realizar atividades sobre o ensino de Ciências na UFVJM e em outras instituições que desenvolvem pesquisa na área; 4) Em relação ao aspecto social, esta ação terá como propósito promover a Alfabetização Científica e Tecnológica dos participantes, a divulgação de produtos educacionais e pesquisas sobre ensino de Ciências, além de se preocupar com a formação continuada dos docentes que trabalham com Ciências no ensino fundamental, médio e superior, além da formação dos estudantes de graduação e pós-graduação da UFVJM.
1) Metodologia Empregada e Participação do Público-Alvo: Esta ação apresenta a possibilidade de desenvolvimento de um conjunto de seminários sobre a educação Científica, direcionados aos estudantes da graduação, pós-graduação, professores da UFVJM e de Ciências. Serão realizados por pesquisadores, professores universitários, graduandos e pós-graduandos do PPGECMaT e demais interessados na pesquisa e atividades práticas sobre ensino de Ciências. O desenvolvimento das atividades contará também com a participação de pesquisadores de outras IES, docentes da UFVJM, e demais acadêmicos que estão desenvolvendo materiais didáticas, pesquisas e atividades práticas em forma de oficinas na área. Serão oportunizados diferentes espaços e momentos de divulgação científica e construção do conhecimento, podendo compor a agenda de diferentes ações: palestras e conferências, mesas redondas, oficinas, grupos de estudo e discussão. De acordo com os pressupostos aqui apresentados, também acontecerão o desenvolvimento de atividades práticas, em forma de oficinas, com o intuito de caracterizar diferentes estratégias, metodologias e práticas sobre o ensino de Ciências. Os seminários serão realizados, no mínimo, uma vez por mês, sendo que alguns serão ministrados por pesquisadores de outras IES e o restante por mestrandos(as) do PPGECMaT, licenciandos do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e pesquisadores da UFVJM. Nos dias dos encontros poderão ocorrer mais de uma apresentação de acordo com o calendário programado. Já as oficinas, também serão realizadas, no mínimo, duas vezes por mês, por professores, estudantes de graduação e pós-graduação. Para a realização das atividades (seminários e oficinas) serão amplamente explorados os espaços da UFVJM, se a programação assim a exigir, além de outros espaços como parques, museus etc. 2) Divulgação dos Seminários e Oficinas: Para a divulgação, são estratégicos os canais da UFVJM, do PPGECMaT e de diferentes redes sociais. 3) Questões éticas: Os riscos previstos em decorrência da participação do público-alvo nesta ação de extensão são mínimos, no entanto, podem ocorrer desconfortos e constrangimentos no decorrer das oficinas ou no momento do desenvolvimento de alguma atividade prática. Para resolver tais desconfortos é que se faz necessário a presença de bolsistas para acompanhar as atividades práticas, auxiliando os participantes e se responsabilizando pelo Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e pelo Termo de Cessão de Imagem para ações que utilizem imagens e ou depoimentos.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. PCN+ Ensino Médio: Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais – Área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, DF: MEC, 2002. CAMARGO, S.; NARDI, R. Formação de professores de Física: os estágios supervisionados como fonte de pesquisa sobre a prática de ensino. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 3, n. 3, p. 34-55, 2003. DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências como ciências humanas aplicadas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 21, n. 2, p. 145-175, 2004. DELIZOICOV, D. Resultados da Pesquisa em Ensino de Ciências: comunicação ou extensão? Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 364-378, 2005. DRIVER, R; ASOKO, H.; LEACH, J.; MORTIMER, E.; SCOTT, P. Construindo conhecimento científico na sala de aula. Química Nova na Escola, n. 9, p. 31-40, 1999. FERNANDES; G. W. R.; FERREIRA, C. A. Projeto Piloto de Inclusão das TIC no Ensino de Ciências: uma proposta para alfabetização científica e tecnológica. Atas do VIII SEMIME. Lisboa: 2014. INEP. Ministério das Comunicações. Censo Escolar de 2012. Relatório INEP 2013. Disponível em http://portal.inep.gov.br/basica-censo. Acessado em 22 de Fevereiro de 2014. MORTIMER, E. F. Uma agenda para a pesquisa em educação em ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 2, n. 1, p. 25-35, 2002. NARDI, R.; ALMEIDA, M. J. P. M. de. Formação da área de ensino de ciências: memórias de pesquisadores no Brasil. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v. 4, n. 1, p. 90-100, 2004. NETO, J. M.; FRANCALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. NETO, J. M.; FRANCALANZA, H. O livro didático de ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003. OECD, PISA 2009. Results: What Students Know and Can Do – Student Performance in Reading, Mathematics and Science (Volume I), 2010. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1787/9789264091450-en. OECD, PISA 2012. Résultats du PISA 2012: Savoirs et savoir-faire des élèves (Volume I): Version préliminaire - Performance des élèves en mathématiques, en compréhension de l'écrit et en sciences, 2013. Disponível em : http://www.oecd-ilibrary.org/education/resultats-du-pisa-2012-savoirs-et-savoir-faire-des-eleves-volume-i_9789264204508-fr. OECD, PISA 2015 - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes. Exemplos de Itens liberados de Ciências, 2016. Disponível em: http://download.inep.gov.br/acoes_internacionais/pisa/itens/2015/itens_liberados_ciencias_pisa_2015.pdf REZENDE, F.; OSTERMANN, F. A prática do professor e a pesquisa em Ensino de Física: novos elementos para repensar essa relação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 22, n. 3, p. 316-337, 2005. SANTOS, W. L.; GAUCHE, R.; MÓL, G.; SILVA, R.; BAPTISTA. Formação de professores: uma proposta de pesquisa a partir da reflexão sobre a prática docente. Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 08, n. 01, p. 01-14, jul. 2006.
Esta diretriz se caracterizará pelas relações entre universidade (com a sua pesquisa e conhecimento) com os setores da educação básica (professores, escolas e Superintendência Regional e Municipal de Ensino de Diamantina) que será marcada pelo diálogo e pela troca de saberes entre os diferentes sujeitos (professores universitários, da educação básica, pesquisadores em ensino de Ciências e estudantes de graduação e pós-graduação), superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com a educação básica.
Esta diretriz buscará combinar a ação da universidade por meio de palestras sobre as pesquisas desenvolvidas na educação básica e ensino superior, em forma de seminários, com a complexidade e características inerentes às escolas e formação dos professores de Ciências, com os quais se desenvolvem as ações com outras áreas de conhecimento: conhecimentos lógico-matemáticos, científicos da área de Química, Física, Biologia, Geociências etc., pedagógicos, técnicos (em forma de seminários) e tecnológicos (através do uso das TICs).
Esta diretriz reafirmará a extensão da UFVJM como processo acadêmico, ou seja, os seminários em forma de palestras que serão desenvolvidos não serão separados do ensino e da pesquisa. As ações de extensão em forma de palestras (seminários) estarão vinculadas ao processo de formação de pessoas (ensino) e de geração de conhecimento (pesquisa). É neste sentido que Rezende e Ostermann (2005) apontam a necessidade de prover aos professores, informação sobre “o que funciona na pesquisa”, numa forma diretamente aplicável por eles nas escolas.
O impacto desta ação na formação do estudante está relacionado com a sua formação acadêmica, através do enriquecimento da experiência discente em termos teóricos, metodológicos e práticos do ensino de Ciências. Para os estudantes que vão apresentar as suas pesquisas no "IV Seminário de Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências", o impacto está no seu processo formação, por instigar a ampliação dos referenciais teóricos, metodológicos e interdisciplinares, que serão apresentados e debatidos no Evento, dentro do contexto das comunidades onde atuam e, principalmente, por fomentar o contato direto com os grandes problemas contemporâneos relacionados ao ensino de Ciências.
O impacto desta ação, em relação à "transformação social", está relacionada com a formação inicial e continuada dos participantes. O impacto social deste evento está voltado para as escolas da região do munícipio de Diamantina e principalmente aos professores de Ciências (Ciências, Química, Física e Biologia) dessas escolas. Os seminários, em forma de palestras, apresentarão temáticas que refletem sobre a realidade do ensino de Ciências da educação básica e ensino superior, buscando articular teoria e prática para o desenvolvimento do ensino de Ciências. A principal contribuição está na tentativa do fortalecimento e da transformação das comunidades escolares e do ensino de Ciências fora da UFVJM.
Para a divulgação desta ação, são estratégicos os canais: 1) da UFVJM, 2) do PPGECMaT (https://www.instagram.com/ppgecmat/) e 3) dos canais do "Seminários e Oficinas de Educação Científica e Matemática - SOEMC": https://www.instagram.com/soemc_ufvjm/ e https://www.youtube.com/channel/UCQghdAmpevjQW85QnoIqkXw.
E-book.
Programação do Evento
https://meet.google.com/vda-cdvv-nag
18/05/2021
19:00
21:00
19h - Hanna Viana Barroso e Raphaella Oliveira N. Silveira: Plano de Estudo Tutorado e a sua Eficácia na Preparação dos Alunos para a Realização do ENEM: uma análise das questões que abordam Ciências Biológicas 19:30h - Hugo Cássio Aquino e Iury Henrique Fernandes: História da Ciência em uma turma do ensino médio: analisando uma sequência didática a partir do eixo temático “energia” proposto pelo Plano de Estudos Tutorado de Minas Gerais 20h - Jefferson Luiz Costa Santos e Karine Luiza dos Santos: Os Planos de Estudo Tutorado no Ensino Médio: um estudo sobre as possibilidades e as dificuldades encontradas pelos estudantes.
https://meet.google.com/vda-cdvv-nag
11/05/2021
19:00
21:00
19:00 - André Soares de Oliveira: Análise dos limites e possibilidades da aplicação de softwares de simulação pelos professores dos cursos de licenciatura em Ciências da UFVJM 19:30 - Gabriela Marques Barbosa e Juliana da Conceição S. Guedes: Educação em Ciências: elementos para a boa qualidade do ensino de botânica na educação básica 20:00 - Giovana Kelly Ribas: A importância do mapa de ocorrências fósseis em Minas Gerais como ferramenta para o ensino de Ciências 20:30: Mariana dos Santos Pereira: Análise da efetividade da aplicação da Pedagogia Histórico Crítica na Escola da Família Agrícola de Veredinha MG-EFAV
Público-alvo
A ação de extensão buscará atingir este público com o objetivo de qualificar os(as) mestrandos(as) que são professores e profissionais da educação básica.
A UFVJM possui cursos de licenciatura em diferentes modalidades. Tem-se o curso de Química (modalidade presencial e a distância); de Física (modalidade a distância); Biologia (modalidade presencial); Matemática (modalidade presencial em Teófilo Otoni e a distância) e Ciências na Educação do Campo.
Da mesma forma que a ação pretende atingir os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação citados anteriormente, têm-se na UFVJM, em particular no campus JK, diversos professores em Matemática, Física, Química, Biologia, Geologia e Ciências (Pedagogia e Educação do Campo).
Professores da educação básica, educadores, alunos da educação básica e seus pais.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Couto de Magalhães de Minas - MG
Datas - MG
Gouveia - MG
Parcerias
O Departamento está colaborando para a realização da ação, uma vez que acolhe o PPGECMaT e o curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. O DCBio irá disponibilizar o apoio necessário para o desenvolvimento da ação de extensão.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 8 h
- Noite;
19h André Soares de Oliveira: Análise dos limites e possibilidades da aplicação de softwares de simulação pelos professores dos cursos de licenciatura em Ciências da UFVJM
- Noite;
19:30 - Gabriela Marques Barbosa e Juliana da Conceição S. Guedes: Educação em Ciências: elementos para a boa qualidade do ensino de botânica na educação básica
- Noite;
20h - Giovana Kelly Ribas: A importância do mapa de ocorrências fósseis em Minas Gerais como ferramenta para o ensino de Ciências
- Noite;
20h - Mariana dos Santos Pereira - A Pedagogia Histórico-Crítica no ensino de Biologia na Escola Familia Agrícola: relato e reflexão sobre uma experiência
- Noite;
19h - Hanna Viana Barroso e Raphaella Oliveira N. Silveira: Plano de Estudo Tutorado e a sua Eficácia na Preparação dos Alunos para a Realização do ENEM: uma análise das questões que abordam Ciências Biológicas
- Noite;
19:30 - Hugo Cássio Aquino e Iury Henrique Fernandes: História da Ciência em uma turma do ensino médio: analisando uma sequência didática a partir do eixo temático “energia” proposto pelo Plano de Estudos Tutorado de Minas Gerais
- Noite;
20h - Jefferson Luiz Costa Santos e Karine Luiza dos Santos: Os Planos de Estudo Tutorado no Ensino Médio: um estudo sobre as possibilidades e as dificuldades encontradas pelos estudantes
- Noite;
Abertura do evento: Prof. Geraldo W. Rocha Fernandes