Detalhes da ação

Conheça a UFVJM Janaúba

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202304000033

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

08/11/2023

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

maria gisenilda barbosa

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Comunicação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Mídias

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

UFVJM Janaúba
@ufvjmjanauba
Outras Redes Sociais

WhatsApp 38 3532-6808 YouTube https://www.youtube.com/c/ufvjmjanauba

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Resumo

Esta Campanha propõe a continuidade do trabalho de apresentação da UFVJM – Campus Janaúba para os estudantes do ensino médio das escolas públicas e privadas dos municípios que compõem o Território da Serra Geral do Norte de Minas, no intuito de socializar os conhecimentos oriundos da relação de diálogo com a comunidade externa. É convite às escolas públicas e privadas da região para conhecer e se apropriar dos cursos e dos demais serviços oferecidos pelo Campus Janaúba.


Palavras-chave

Escolas públicas, realidade regional, formas de ingresso


Introdução

A campanha “Conheça a UFVJM – Campus Janaúba” é um convite às escolas públicas e privadas da região para conhecer O Campus Janaúba e se apropriar dos cursos e dos demais serviços oferecidos, mas carrega implicitamente outro convite, direcionado aos membros da comunidade acadêmica, com uma necessidade mais latente: “Conheça os estudantes da região Norte de Minas, seus saberes, dificuldades e anseios”. Apesar do referido slogan já existir no formato de projeto de extensão, há mais de 5 anos, e, por meio dele já ter realizado diversas ações, tanto no período de atividades presenciais como no remoto, ele ainda é muito necessário, pois além dos aspectos que já justificam sua continuidade ele se tornou uma referência para o Campus de comunicação com a comunidade externa, uma vez que a UFVJM não tem em Janaúba, um setor e/ou servidor responsável pelos serviços de comunicação e a atuação do setor de processos seletivos (Copese) é esporádica. Desse modo, essa campanha consiste em ações de mão dupla, onde a universidade amplia e aprofunda suas relações com a comunidade externa, pois possibilita uma aproximação dos professores, técnicos e dos acadêmicos do BC&T e dos cursos de engenharias do Campus com a realidade dos estudantes das escolas públicas e particulares de ensino médio da região e eles, junto com os seus professores, diretores e/ou supervisores apresentam à UFVJM suas percepções e demandas. As atividades realizadas, tanto presenciais, como as remotas e híbridas incentivam a integração entre docentes, discentes e técnico administrativos da UFVJM no planejamento e na realização de visitas nas escolas, recebimento de visitas no Campus e/ou de ações remotas por meio das redes sociais do Campus Janaúba (Youtube, Facebook, Instagram e WhatsApp) e de outras ferramentas metodológicas que facilita responder às necessidades do público atendido. Acredita-se que a inclusão de uma campanha, aliada à execução do projeto Conheça a UFVJM _ Campus Janaúba, que está socorrendo, no ano de 2023, como uma ação de fluxo contínuo poderá contribuir com a superação da dificuldade de preenchimento de vagas do Campus Janaúba e, principalmente, propiciará que os estudantes do ensino médio apresentem seus saberes, anseios, dificuldades e expectativas em relação ao curso superior pretendido, colocando a UFVJM em sintonia com a realidade dos estudantes da região e provocando reflexões e novas ideias de outras ações de extensão, que venham responder à realidade percebida.


Justificativa

A etapa de expansão da UFVJM, que contemplou o município de Janaúba, ampliou ainda mais a capacidade de inserção regional da universidade e privilegiou as regiões mais carentes do Estado de Minas Gerais constituindo importantes oportunidades para as pessoas cursarem o ensino superior (UFVJM, 2013). O Campus Janaúba da UFVJM, iniciou suas atividades em 31 de março de 2014 e, nesses quase 10 anos de inserção na região Norte de Minas alcançou a marca de 4 cursos de graduação ofertados e inúmeros projetos de extensão e pesquisa.  Ocorre que, muitas vezes, as ações de extensão realizadas de forma isolada são desconhecidas por significativa parcela da comunidade acadêmica, pois não há no Campus um setor de extensão que reúna as informações das ações realizadas, nem mesmo um servidor que preste apoio aos servidores extensionistas, concentrando-se a busca de informações e os registros na Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, em Diamantina- MG.  Assim, a atual situação do Campus Janaúba, em que não há um setor de comunicação, nem um servidor responsável pela alimentação das redes sociais ( Facebook, Instagram, YouTube e WhatsApp); em que o baixo índice de ocupação de vagas dos cursos do Campus Janaúba continuam sendo preocupantes, sendo os menores índices de preenchimento de vagas entre todas as graduações oferecidas nos 4 campi da UFVJM. Essa situação, que já era preocupante, agravou-se ainda mais nesse período pós-pandemia, cabendo ilustrar que o mais recente processo seletivo (Sisu 2023/2) teve apenas 8 ingressantes, numa oferta de 4 cursos/120 vagas, é mais que necessário uma campanha de forte apresentação do Campus nos meios de comunicação digitais. Nesse sentido, a articulação dessa Campanha com o projeto de extensão que recebe visitas no Campus está em consonância com uma das estratégias que constam no Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) que é estimular mecanismos para ocupar as vagas ociosas em cada período letivo na Educação superior pública (BRASIL, 2014). As fragilidades pontuadas no projeto Conheça a UFVJM reforçam a importância da UFVJM estabelecer relações mais profundas com a comunidade externa e revelam um cenário favorável a implementação dessa campanha nos meses de novembro e dezembro de 2023, pois ele proporcionará aos estudantes conhecimentos quanto aos processos seletivos da UFVJM; às formas de inscrição e isenção de taxas; a ampla opção de cursos, ao sistema de reservas de vagas adotado; a assistência estudantil oferecida; à nova estrutura que o campus sede oferece; além de esclarecimentos quanto à modalidade do bacharelado interdisciplinar e dos seus cursos terminais.  O intuito é ampliar as formas de diálogo com a comunidade externa, especialmente com o potencial candidato dos próximos processos seletivos. Segundo Serra e Rolim (2013), o engajamento regional das universidades é um desafio que assume um papel extremamente relevante e envolve uma ampla gama de ações e, sobretudo, a construção de uma parceria com as autoridades regionais/locais. Nesse sentido, é oportuno que a UFVJM explore o potencial de influência que as escolas de ensino médio exercem nas escolhas de seus alunos, pois a influência dos professores e dos profissionais das escolas que o aluno do BC&T – JAN frequentou é bem mais significativa do que, por exemplo, a influência de familiares e amigos (BARBOSA, 2018), portanto a continuidade da realização de ações de extensão nesses espaços poderá contribuir significativamente para o estabelecimento de outras parcerias, e assim dar continuidade com a relação que vem sendo estabelecida e que provoca a criação de outras ações de extensão, a partir do contato com a realidade regional.  É inegável que ao se relacionar com a comunidade externa muitas reflexões são trazidas para o seio da Universidade e, nessa via de mão dupla, a UFVJM tem várias contribuições a fazer para a sociedade e o inverso também é verdadeiro, pois a sociedade também tem contribuições a fazer com a universidade (SILVA, 2020).


Objetivos

Objetivo geral: Ampliar a comunicação da UFVJM Campus Janaúba com a comunidade externa, regional. Objetivos específicos: _ Melhorar o atendimento da comunidade externa nos meios digitais; _ Elaborar estratégias de divulgação de conteúdos nas redes sociais; _Tabular os dados da pesquisa realizada com os estudantes/visitantes para conhecer o perfil dos estudantes e cursos de interesses; _Socializar informações sobre as formas de ingressos, principalmente os processos seletivos SISU, SASI, Transferência e Obtenção de Novo Título; _Apresentar a modalidade do Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e os cursos terminais implantados e previstos;


Metas

METAS DE IMPACTOS DIRETO: Apresentar a UFVJM Campus Janaúba para os estudantes da região, popularizando assim as formas de ingresso no ensino superior e o acesso aos serviços prestados pela universidade; Melhorar a comunicação com os diversos atores sociais: diretores, supervisores, professores e estudantes das escolas públicas e privadas da região para diálogo sobre as necessidades de seus estudantes e definição da melhor forma de ação a ser realizada; Disponibilizar diariamente conteúdo nas redes sociais (facebook, instagram, youtube e WhatsApp), ter equipe para responder e/ou buscar as respostas para as interações (directs e caixinhas de perguntas) com maior agilidade; Identificar as principais dúvidas e/ou dificuldades dos estudantes em relação à participação nos processos seletivos SASI e SISU e repassar para a PROGRAD em forma de sugestões de melhorias de seus editais de seleção/matrícula; Estimular, no âmbito da unidade acadêmica, a discussão sobre a possibilidade de oferta de novos cursos, que melhor atendam ao perfil dos estudantes da região. METAS DE IMPACTOS INDIRETO: Popularizar e fortalecer a marca da UFVJM na região, por meio da presença física nas escolas e/ou remotas nas redes sociais (facebook, instagram e YouTube); Continuar estimulando a elaboração de novos projetos e ações de extensão de forma a contribuir com o aumento do número de ações no Campus Janaúba, que recebam a participação da comunidade externa; Contribuir com a melhoria dos índices de candidato por vaga nos processos seletivos, assim como os índices de ocupação de vagas do BC&T e demais cursos oferecidos em Janaúba, tendo em vista que para o próximo semestre, terá entrada direta para as engenharias.


Metodologia

PREPARAÇÃO DO MATERIAL E ORGANIZAÇÃO DAS AÇÕES: Após a definição do formato da ação, os bolsistas coordenarão a etapa de preparação de material e a organização do evento. É o momento que possibilita o exercício da criatividade, o desenvolvimento de seus talentos, o compartilhamento de experiências, a pesquisa e a interação com docentes e técnicos administrativos. VISITAS ÀS ESCOLAS E/OU RECEBIMENTO DE VISITANTES NO CAMPUS : As datas das visitas às escolas serão definidas por meio do diálogo da coordenação do projeto e aluno bolsista com as direções das escolas, conforme já autorizado pela Superintendência Regional de Ensino de Janaúba e respeitando o calendário letivo 2022 da Secretaria Estadual de Educação – SEE/MG). As atividades a serem desenvolvidas propiciarão a aquisição de conhecimentos e o desenvolvimento de habilidades tanto por parte da equipe do projeto quanto dos estudantes das escolas públicas e poderão contemplar métodos diversos: rodas de conversas, mostra de profissões, demonstrações de práticas de laboratório, dentre outros. Poderão ser realizadas palestras expositivas e interativas com participação de técnicos administrativos, docentes e acadêmicos veteranos do bacharelado interdisciplinar em Ciência e Tecnologia e dos cursos de engenharias do Campus Janaúba. Cada visita a escola será dividida em 2 momentos: a primeira com a exposição do conteúdo, apresentação de relatos de experiências e demonstrações de experimentos das áreas de química, física e biologia e a segunda para ouvir os estudantes, conhecer seus saberes, suas dúvidas, dificuldades e anseios em relação ao curso superior e/ou ao processo seletivo. APLICAÇÃO DE FORMULÁRIO DE PESQUISA: Quando do recebimento de visitas das escolas no Campus ou realização de visitas nas escolas, sempre que possível, será aplicado um formulário de pesquisa com o objetivo de conhecer o perfil dos estudantes e assim traçar estratégias de divulgação dos conteúdos relacionados com os cursos de graduação e demais serviços ofertados pelo Campus. Os resultados serão tabulados por escola/município e serão subsídios para a tomada de decisão da equipe do projeto


Referências Bibliográficas

BRASIL. Lei no 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil. Brasília, 26 jun. 2014. Seção 1, n. 7, p. 1- 8. Edição extra. Disponível em: . Acesso em: 17 nov. 2018. BARBOSA, Maria Gisenilda. A expansão e a interiorização das universidades federais: uma análise dos processos de criação, implantação e funcionamento da UFVJM – Campus Janaúba, ocorridos no período 2012-2017. Dissertação (Mestrado em Administração Pública) – Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Teófilo Otoni, 2018. FERREIRA, Rodrigues Elisamara et. al. Divulgação sobre a Universidade Federal de Minas Gerais para alunos de escolas públicas da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Revista Conexão UEPG, vol. 12, n. 3, p. 504-513, set.-dez., 2016. SERRA, Maurício; ROLIM, Cássio. Desenvolvimento e engajamento regional: o papel das universidades. In: SILVEIRA, Rogério L. L. da (org). Observando o desenvolvimento regional brasileiro: processo, políticas e planejamento. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2013. UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI. Resolução no 8 – CONSU, de 1 de junho de 2012. Aprova o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Diamantina, 2012. Disponível em: .html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10>. Acesso em: 17 nov. 2018. . Resolução no 10 –CONSU, de 6 de setembro de 2013c. Aprova a criação de cursos de graduação, modalidade presencial, a serem ofertados no Campus de Janaúba-MG da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Diamantina, 2013. Disponível em: .html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10 >. Acesso em: 17 nov.2018.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Para atendimento dessa diretriz estará presente na Campanha o diálogo com os demais setores da sociedade, desse modo, as diversas ações remotas e presenciais que integram esta campanha adotam metodologias que estimulam a participação e a democratização do conhecimento, colocando em relevo a contribuição da comunidade externa tanto na produção quanto na difusão do conhecimento.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Para atendimento dessa diretriz estará presente nas ações do presente Programa a interação entre diferentes disciplinas, conteúdos e habilidades na busca de construção de novos conhecimentos que poderão ser agregados à formação dos estudantes. E no caso da diretriz da interprofissionalidade buscar-se-á valorizar as práticas voltadas para a solução de problemas específicos, que fundamentam a existência dessa campanha. Os membros da comunidade acadêmica, participantes da presente Campanha que são profissionais (técnicos e docentes) de diversas áreas do conhecimento, junto com os discentes dos 4 cursos envolvidos buscarão encontrar soluções em colaboração com as vivências, práticas e experiências do membro da comunidade externa.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Para atendimento dessa diretriz, a indissociabilidade do ensino, da pesquisa e da extensão estará presente nas ações da presente Campanha por meio do envolvimento dos discentes nas diversas ações, sendo que o conteúdo teórico e prático aprendido durante as aulas serão compartilhados com a comunidade externa. E, ao mesmo tempo, os participantes das ações terão a oportunidade de apresentar suas percepções, dúvidas e sugestões, podendo provocar a reflexão para a comunidade acadêmica. Essa troca de saberes e aprendizados poderá influenciar na elaboração de novos projetos de pesquisa. Além disso, integra o cronograma desta Campanha a tabulação dos dados da Coleta de dados realizada junto aos estudantes do ensino médio que participaram das ações do projeto Conheça a UFVJM - Campus Janaúba, no intuito de melhor conhecer o perfil dos estudantes da região.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Para atendimento dessa diretriz a participação do estudante nas atividades desta campanha será sustentada pela colaboração dos 4 cursos envolvidos nas ações ao considerar a contabilização das horas de atividades complementares obtidas na participação como fundamentais para a integralização curricular. Além disso, é inegável, que as atividades de extensão constituem aportes fundamentais na formação do estudante, especialmente quando se trata de cursos nas áreas das exatas, como é o caso dos cursos do Campus Janaúba. A formação de engenheiros que tenham referência às vivências da comunidade do seu entorno, que tiveram contato com problemas e questões atuais, certamente terá uma formação mais enriquecedora, pois a participação dos graduandos em ações de extensão possibilitam o exercício da criatividade, o desenvolvimento de seus talentos, o compartilhamento de experiências, a pesquisa e a interação com docentes e técnicos administrativos.


Impacto e Transformação Social

Para atendimento da diretriz Impacto e Transformação Social estará presente nas ações da presente campanha atividades que objetivam contribuir na superação do ainda restrito acesso dos jovens ao ensino superior, publicizando o acesso universal a esse nível de ensino como um direito. Além disso, o envolvimento dos discentes nas ações de extensão, especialmente as que contam com bolsas, poderá contribuir com a permanência do aluno no curso, diminuindo a evasão, especialmente aqueles de baixa renda, que encontram maior dificuldade em conciliar trabalho e estudo.


Divulgação

A campanha Conheça a UFVJM -Campus Janaúba será divulgada para a comunidade acadêmica por meio de envio de mensagens eletrônicas (e-mail) e WhatsApp. Já a divulgação para a comunidade externa será por diversos meios: Instagram, Facebook, WhatsApp, e-mails, reuniões presenciais com cada público alvo, visitas, divulgação em rádio, entre outras possíveis formas de comunicação que melhor alcance o público-alvo da ação.


Informações Complementares

A presente campanha está vinculada ao projeto de extensão Conheça a UFVJM - Campus Janaúba - recomendada e em andamento no edital de fluxo contínuo e ao Programa Conhecendo a UFVJM , em avaliação no edital de Programas. Para melhor cumprimento dos objetivos propostos e atendimento das duas frentes de atividades (remotas e presenciais) solicita-se 8 bolsistas.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Aperfeiçoamento

Carga Horária Total

160

Conteúdo Programático

O conteúdo da campanha será informações sobre o Campus Janaúba: localização, cursos e serviços ofertados, corpo docente, eventos realizados, formas de ingresso, processos seletivos, gratuidade da universidade, oportunidades de bolsas, entre outros

Atividades Específicas

A campanha será em 2 frentes: uma com trabalhos remotos, por meio da movimentação das redes sociais Facebook, Instagram, WhatsApp e YouTube e com trabalhos presenciais, aliados as atividades do projeto de extensão que recebe visitantes no Campus e faz apresentações, visitação nas dependências física dos prédios e demonstração de experiências em laboratórios.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Não se aplica pelo fato da campanha visar apenas o estreitamento do diálogo com a comunidade e o reconhecimento da universidade como gratuita na região.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Não se aplica pelo fato da campanha visar apenas o estreitamento do diálogo com a comunidade e o reconhecimento da universidade como gratuita na região.

Público-alvo

Descrição

Usuários da internet - seguidores ou não dos perfis das redes sociais do Campus Janaúba

Descrição

Estudantes do Ensino Fundamental e Médio

Municípios Atendidos

Município

Janaúba - MG

Município

Capitão Enéas - MG

Município

Verdelândia - MG

Município

Nova Porteirinha - MG

Município

Porteirinha - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Instituição parceria participará das ações de mobilização da campanha Conheça a UFVJM Campus Janaúba, por meio da seleção dos estudantes que visitarão o Campus Janaúba, articulação do transporte do município de Capitão Eneás à Janaúba, fornecendo o lanche para os estudantes e acompanhando os estudantes durante a visita no Campus, prestando o apoio necessário ao bom andamento das ações.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 234 h

Carga Horária 90 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração de Conteúdos para redes sociais: posts, legendas, vídeos, reels entre outros que atendam aos objetivos desta campanha

Carga Horária 80 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Monitoramento das redes sociais disponibilizando conteúdos conforme as estatísticas do algoritmo revelar ser necessário para maior alcance, respondendo directs, abrindo caixinhas de perguntas, correspondendo as demandas dos internautas, respondendo WhatsApp, compartilhando informações sobre os processos seletivos, entre outros

Carga Horária 60 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Recebimento de visitas de estudantes, professores e diretores no Campus para conhecer as estrutura, obter informações e participar de demonstrações de práticas nos laboratórios.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Avaliação das ações desenvolvidas e estabelecimento de estratégias para o ano seguinte. Confraternização da equipe como mais uma oportunidade de integração entre técnicos, docentes e discentes.