Detalhes da ação

Educação traumato-ortopédicae desportiva no meio digital

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000080

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/05/2021

Data Fim

31/08/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

raissa bamberg elauar

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@laortes.fammuc

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 51 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 51 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 51 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 51 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 51 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 51 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 51 h
Resumo

O isolamento social aumentou o número de pessoas sedentárias e consequentemente, os riscos do sedentarismo, entre eles, traumas ortopédicos. Este projeto visa a divulgação em meio digital de informações a respeito da prática esportiva e alternativas sem precisar sair de casa, além de informações sobre acidentes domésticos.


Palavras-chave

Promoção de saúde. Educação em saúde. Prevenção de acidentes domésticos. Redução do sedentarismo.


Introdução

Os acidentes traumato-ortopédicos podem acontecer de variadas formas, sendo subdivididos em: de alta energia como acidentes de trânsito, queda de alturas e de baixa energia como acidentes domésticos, entorses e quedas simples. Os acidentes domésticos de baixa energia têm aumentado consideravelmente devido às restrições proporcionadas pela pandemia. Dessa forma, faz-se relevante a divulgação de formas de prevenção e cuidados iniciais para esse tipo de situação. A atividade física foi outro fator afetado diretamente pelo isolamento social, elevando o número de pessoas sedentárias e consequentemente os riscos que essa inatividade acompanha. Nesse caso, a disseminação de alternativas e possibilidades de exercícios que possam ser realizados sem sair de casa é pertinente. Além disso, a prática esportiva acarreta benefícios psicológicos como melhor sensação de bem estar, humor e autoestima, assim como, redução da ansiedade, tensão, depressão e doenças mentais que cresceram junto a pandemia. Sendo assim, essas informações serão repassadas por meio de recursos digitais como imagens, vídeos e textos publicados na plataforma Instagram com o objetivo de estimular a prática esportiva em casa (alongamentos, ginástica, ioga, postura) e apresentar os seus benefícios para a saúde como melhora da circulação sanguínea, redução de peso, fortalecimento ósseo e imunológico, diminuição de risco cardiovascular entre outros. Além disso, as postagens terão como objetivo a propagação de informações úteis para prevenção e conduta inicial em casos de acidentes domésticos mais comuns como quedas, intoxicações, queimaduras e torções por meio de dicas e exposições de fácil entendimento.


Justificativa

Com a pandemia do COVID-19 e a necessidade do isolamento social, o tempo em casa de todos indivíduos aumentou significativamente, juntamente com o crescimento de acidentes domésticos (FIGUERÊDO,LUCAS,2020). De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, ocorrências envolvendo crianças e adolescentes aumentaram 25% desde o início da quarentena. Apesar de não haver dados estatísticos consolidados em relação aos idosos, eles também demandam atenção, sobretudo em relação a quedas, principal risco de acidentes entre pessoas mais velhas. Aproximadamente 70% das quedas de idosos ocorrem em casa, e o isolamento social pode contribuir para o aumento desse tipo de acidente. Essas quedas podem causar traumatismo craniano e fraturas que, muitas vezes, irão ter uma dificuldade maior de consolidação e de reabilitação dadas as características osteomusculares e sistêmicas peculiares dos idosos. No entanto,apesar de se ter um número elevado de acidentes domésticos, é possível preveni-los com algumas orientações e cuidados simples. Vindo do mesmo efeito do isolamento, houve aumento no número de indivíduos sedentários devido ao fechamento de academias e espaços públicos. Estudos demonstram que durante a quarentena em torno de 62% dos brasileiros não estão realizando atividades físicas. Em contrapartida, a população está passando mais tempo assistindo a séries e filmes e navegando na internet. Essa inatividade gera problemas a curto e longo prazo. A propensão a doenças mentais como depressão e ansiedade, juntamente com o medo que a pandemia causa, cria um ciclo vicioso para o sedentarismo. Do mesmo modo, a inatividade gera um aumento de doenças cardiovasculares, obesidade e metabólicas, aumentando o risco de complicações em caso de infecção com o COVID-19. Nesse cenário, a internet e as mídias sociais tornaram-se um meio valioso para integração das pessoas e propagação de conhecimento. O ser humano, enquanto ser social, sempre conviveu em um ambiente de comunicação e colaboração, utilizando as tecnologias disponíveis em cada fase histórica para esse contato (SILVA,2010). Com os avanços dos recursos tecnológicos, em especial das tecnologias da informação e comunicação, as pessoas, passam a utilizá-los em suas atividades profissionais, de lazer, de aprendizado e de contato inter-pessoal e isso ficou crescente com a instalação da pandemia de COVID-19 e a necessidade do isolamento físico entre as pessoas. Sendo assim, as mídias sociais tornaram-se um meio para além de interações também um canal de divulgação de informações relevantes sobre a saúde. Por meio dessa ferramenta, a Liga Acadêmica de Ortopedia, Traumatologia e Esportes da FAMMUC pretende ser propagadora de conhecimento científico que contribuirá para a direcionamento preventivo e/ou de tratamento e reabilitação de doenças ortopédicas, acidentes domésticos e a prática de atividades físicas em casa.


Objetivos

Gerais: promover a educação em temas relacionados à ortopedia, a traumatologia e à prática esportiva por meio do aplicativo de rede social Instagram. Específicos: A)Promover a educação por meio do aplicativo de rede social Instagram de temas relacionados às doenças ortopédicas com um direcionamento preventivo e/ou de tratamento e reabilitação. B)Promover a educação por meio do aplicativo de rede social Instagram de temas relacionados à traumatologia com um direcionamento para prevenção de acidentes domésticos. C)Promover a educação por meio do aplicativo de rede social Instagram de temas relacionados à prática esportiva com um direcionamento para prevenção de lesões.


Metas

Previsão de impacto direto: fomentar o estudo de temas afins da LAORTES-FAMMUC entre os estudantes participantes do projeto por meio da preparação das postagens no Instagram. Previsão de impacto indireto: promover a interação entre os estudantes participantes do projeto e todos que acessarem o perfil da LAORTES-FAMMUC.


Metodologia

As ações serão realizadas no meio digital por meio do aplicativo da rede social Instagram, no perfil da LAORTES-FAMMUC. O endereço do perfil é @laortes.fammuc. Nesse perfil serão realizadas postagens educativas de temas relacionados à (prevenção e conduta inicial em acidentes ortopédicos e traumáticos, e promoção de saúde por meio de esporte) ortopedia, ao trauma e à prática esportiva. Os estudantes participantes formarão trios que estarão responsáveis pelas postagens a serem realizadas de 2ª a 6ª feira durante 2 semanas. A cada 2 semanas o trio responsável pelas postagens é trocado. O tempo total de postagens será de 6semanas, já que serão 3 trios de estudantes participantes. As postagens acontecerão nos stories do perfil, onde casos clínicos e curiosidades serão apresentadas sempre com o recurso de “enquete”, disponibilizado pelo Instagram, para estimular a participação do público acadêmico e da comunidade externa. Além disso, postagens no feed do perfil também serão feitas sempre com uma pergunta final convidativa à participação do público que visita o perfil. Ainda serão publicados vídeos curtos no igtv do perfil com dicas práticas de assuntos relacionados ao tema central de estudo da Liga. Apesar de não existir um estudo oficial do aplicativo com recomendações de melhores horários de postagens para o engajamento do público (PATEL,2021), as postagens acontecerão sempre às 19h, horário de Brasília. Esse horário visa atingir a comunidade acadêmica que, normalmente, já encerrou suas atividades e também o público externo que, na grande maioria, estará fora do seu período de trabalho, considerando o horário comercial das 8h às 18h. A capacitação dos estudantes para a realização do projeto acontecerá durante reuniões agendadas com o orientador do trabalho. O acompanhamento da interação do público alvo será feito pela contabilização de visualizações e curtidas nas postagens. Já os indicadores de avaliação da ação serão realizados através de enquetes nos stories abrangendo o tema exposto no feed. Esta analisará se houve entendimento por parte do público e abrindo espaço para possíveis dúvidas, questionamentos e troca de informações.


Referências Bibliográficas

PATEL,N. Melhores horários para postar no Instagram e aumentar seu alcance.BlogdoNeilPatel,2021.Disponível em <https://neilpatel.com/br/blog/melhores-horarios-para-postar-no-instagram/#:~:text=Melhores%20Hor%C3%A1rios%20Para%20Postar%20no%20Instagram%20e%20Aumentar%20Seu%20Alcance,-Blog%20M%C3%ADdia%20Social&text=Os%20melhores%20hor%C3%A1rios%20para%20postar,10h%20e%2014h%20de%20domingo.> Acesso em 14/04/2021. FIGUERÊDO,A.; LUCAS, M.G.O. Isolamento social aumenta riscos de acidentes domésticos. Disponível em: https://www.americasmed.com.br/central-de-conteudo/informativos/isolamento-social-aumenta-riscos-de-acidentes-domesticos#:~:text=Apesar%20de%20n C3%A3o%20haver%20dados,aumento%20desse%20tipo%20de%20acidente. Acesso em 16/04/2021. Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisa de comportamento da UFMG mostra o que mudou nos hábitos dos brasileiros durante a pandemia. Disponível em: https://ufmg.br/comunicacao/assessoria-de-imprensa/release/pesquisa-de-comportamento-da-ufmg-mostra-o-que-mudou-nos-habitos-dos-brasileiros-durante-a-pandemia. Acesso em 16/04/2021. SILVA,S.Redes Sociais Digitais e Educação. Revista Iluminart.[S.l.].n.5,p.36-46,2010.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O objetivo do projeto é levar informações confiáveis à população, aproximando-a com a comunidade acadêmica, através de suas redes sociais, onde a população poderá também interagir com os membros do projeto.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Os assuntos abordados são de competência multidisciplinar e os alunos trabalharão diferentes pontos de vista nessa abordagem.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O tripé ensino, pesquisa e extensão, base da Universidade, será desenvolvido durante todo o projeto. Além de utilizar seus conhecimentos advindos da grade curricular já cursada, os discentes realizarão estudos individuais sobre os temas e, por meio de encontros virtuais, os grupos reunirão para preparação do conteúdo.As informações a serem divulgadas serão analisadas pela coordenadora e colaboradores do projeto e, posteriormente, difundidas em plataformas virtuais, por meio de vídeos informativos, assim como, por postagens de texto e imagens na rede social na forma de extensão. A proposta irá ensinar os demais alunos e população em geral sobre afecções traumato-ortopédicas e desportivas.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes que estarão responsáveis pelas postagens no Instagram cursam períodos do curso de medicina da FAMMUC que garantem um conhecimento mínimo sobre os temas a serem apresentados. Ainda assim, a preparação para essas postagens exigirá um estudo mais aprofundado específico do tema do dia. Isso virá como complementação da sua formação adquirida na sala de aula. Além disso, todos os estudantes serão orientados por um professor do curso que poderá tirar eventuais dúvidas que surgirem durante a execução do projeto.


Impacto e Transformação Social

A criação e divulgação confiável e respaldada pela ciência, tem como objetivo ser uma referência de informações à população, aproximando-a da Laortes e da comunidade acadêmica, e, principalmente, contribuir para redução dos traumas abordados e seus impactos diretos e indiretos, tanto para saúde das pessoas quando para custos governamentais, promovendo medidas de melhoria na qualidade de vida da população.


Divulgação

Serão feitas nos stories (com casos clínicos instigando a participação do público para a resolução e pesquisa sobre o nível de conhecimento dos indivíduos após as explanações do tema), no igtv e no feed com vídeos e textos informativos relacionados à área de ortopedia, trauma e medicina esportiva.


Público-alvo

Descrição

Acadêmicos participantes da LAORTES (Liga Acadêmica de Ortopedia Traumatologia e Esportes) da FAMMUC.

Descrição

Acadêmicos não participantes diretos da execução do projeto e comunidade externa

Descrição

Seguidores da página da Laortes no Instagram e demais pessoas que possam ter acesso através do compartilhamento das divulgações.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 68 h

Carga Horária 24 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Revisão bibliográfica sobre os assuntos abordados e preparação dos materiais para divulgação.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Divulgação de material informativo e interativo no instagram da Laortes

Carga Horária 24 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração de relatório final incluindo todas as ações realizadas e os resultados observados.