Visitante
Oficina Capivaras - Desenvolvendo habilidades lógicas por meio do Xadrez
Sobre a Ação
202304000044
042023 - Cursos e/ou Eventos
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
08/11/2023
31/01/2024
Dados do Coordenador
leonardo azevedo sá alkmin
Caracterização da Ação
Ciências Exatas e da Terra
Educação
Comunicação
Esporte e lazer
Municipal
Não
Não
Sim
Dentro e Fora do campus
Tarde
Sim
Membros
A Oficina atenderá adolescentes e jovens de famílias de baixa renda e pouco acesso a atividades de lazer do Bairro São Lucas, localizado em uma região periférica do município de Janaúba. As ações serão realizadas em parceria com o projeto social Resgatando a Infância, realizado pela Associação Fraterna Amigos da Paz, organização social que busca ocupar o tempo das crianças e adolescentes com atividades de ensino, aprendizagem e convivência e, consequentemente, reduzindo o tempo na rua.
Xadrez, Raciocínio Lógico, Lazer
A UFVJM Campus Janaúba, sensível ao apelo da Associação Fraterna Amigos da Paz, organização social responsável pelo projeto Resgatando a Infância do Bairro São Lucas em Janaúba - MG, propõe por meio da presente oficina, promover a interação da comunidade acadêmica (docentes, discentes e técnicos administrativos) com a comunidade externa, em busca de ocupar o tempo das crianças e adolescentes com atividades de ensino, aprendizagem e convivência e, consequentemente, reduzindo o tempo na rua. Nesse sentido, a presente proposta atende aos princípios básicos da política de extensão universitária que estabelece: “ A universidade deve participar dos movimentos sociais, priorizando ações que visem à superação das atuais condições de desigualdade e exclusão existentes no Brasil”, usando como ferramenta a interação através do xadrez. Nessa oficina, os participantes serão capacitados para o jogo e conherão as principais estratégias, ao passo que praticam a modalidade e exercitam o raciocínio lógico. A ideia da ação surgiu a partir do diálogo com os membros da Comissão Própria de Avaliação - CPA Local do Campus Janaúba, que apresentou o apelo da coordenação da referida associação na busca da contribuição da Universidade para reduzir/retirar o tempo das crianças e jovens nas ruas. Sensíveis ao apelo recebido, buscou-se identificar os discentes e servidores que pudessem contribuir. Optou-se pelo ensino do jogo de xadrez, por ser uma atividade que os discentes dos cursos do IECT/Campus Janaúba já desenvolvem no ambiente do Campus nos momentos de lazer/tempo livre de aula, e por acreditar que os participantes da comunidade externa irão se beneficiar do jogo como suporte para as atividades de lógica e matemática da escola. Desse modo, a oficina denominada “Desenvolvendo habilidades lógicas por meio do Xadrez” oferecerá o xadrez como atividade esportiva para os adolescentes e jovens do Bairro São Lucas, ampliando o tempo de vivência dentro do espaço do projeto Resgatando a Infância.
Estratégias de ensino assemelham-se muito a um jogo de xadrez (Sá, 1988), onde a dialética e a autocrítica desempenham papel fundamental. Ainda, a derrota enriquece a experiência do participante. Do ponto de vista moral, o xadrez pode promover uma conduta ética por meio da vivência do jogo, o que pode ser aproveitado por um professor ao analisar partidas e discutir pontos fortes e pontos fracos de cada movimento. Partindo desta visão, acreditamos que o aprendizado do xadrez pode ser benéfico não apenas nas escolas, mas também em outras situações da vida cotidiana. O estudo da movimentação estratégica de peças ajuda a melhorar o raciocínio lógico e, difundindo as técnicas usadas em um jogo de xadrez, esperamos ajudar pessoas a enfrentar desafios e tomar decisões de maneira mais eficaz e assertiva. Esperamos também despertar o interesse nas disciplinas da área de ciências exatas. Na cidade de Janaúba relata-se frequentemente um desinteresse generalizado em relação às disciplinas de ciências exatas, tanto no ensino fundamental quanto no ensino médio e mesmo no ensino superior. Esse fato é evidenciado pela diminuição da procura por cursos relacionados com as áreas das ciências exatas, da engenharia (UFVJM, 2023) e pelo baixo desempenho em disciplinas como matemática e física. Pretende-se com esta oficina dar início a mudança do cenário atual, iniciando-se pela comunidade do bairro São Lucas, na cidade de Janaúba. Nesse bairro há um projeto social denominado “Resgatando a Infância” que tem o objetivo de melhorar a qualidade da infância de crianças de 12 a 18 anos. Pretende-se incluir na gama de atividades do projeto a capacitação em raciocínio lógico dos envolvidos por meio de atividades lúdicas e relacionadas ao ensino do xadrez e observação de partidas. O Instituto de Engenharia, Ciência e Tecnologia do Campus Janaúba será responsável por levar ao projeto Resgatando a Infância as ações extensionistas para disseminação do xadrez e dos conhecimentos envolvidos. Os participantes da UFVJM serão beneficiados pela promoção do raciocínio lógico e pela oportunidade de desenvolver habilidades importantes, como gestão de pessoas, comunicação e ensino. A experiência adquirida pelos organizadores será valiosa para sua formação profissional e pessoal. Além disso, a ação também contribuirá para a divulgação da UFVJM na cidade, firmando seu compromisso com a educação e o desenvolvimento da região em que se insere. As ações de extensão relacionadas à oficina poderão contribuir para a formação dos discentes a partir da interação com a realidade da população do Bairro São Lucas, que é um dos bairros mais carentes da Cidade de Janaúba, qualificando-os para os desafios enfrentados no mundo atual em relação à atuação profissional e ao exercício da cidadania. A oficina Desenvolvendo habilidades lógicas por meio do Xadrez, para além dos aspectos já expostos, trará uma relação próxima com a comunidade externa, pois ao mesmo tempo que possibilitará a oxigenação da vida acadêmica, dando maior movimento dos discentes, docentes e técnicos administrativos do Campus para a comunidade, será uma via de mão dupla, visto que a equipe executora da oficina compartilhará com os jovens e adolescentes seus saberes referentes ao jogo de xadrez e terão um retorno da comunidade externa, que, submetido a uma reflexão teórica trará conhecimento acadêmico. Nesse sentido, pode-se afirmar também que a ação de extensão proporcionará uma troca de saberes importante na formação acadêmica dos discentes dos cursos do Campus Janaúba envolvidos, pois será oportuno para os envolvidos se sensibilizarem com a realidade concreta do Bairro São Lucas. Por fim, ressalta-se que a presença da Universidade no Bairro São Lucas contribuirá para a compreensão da natureza pública da instituição, vez que os adolescentes e jovens daquele bairro usufruirão das ações realizadas pela atividade acadêmica, sem necessariamente ter que prestar um vestibular e ingressar em um curso regular.
Promover a interação da comunidade universitária com a comunidade externa para a resolução de problemas e superação de dificuldades do projeto Resgatando a Infância do Bairro São Lucas.
Promover a integração entre docentes, discentes e técnicos administrativos na realização de ações de extensão universitária no Bairro São Lucas, em Janaúba-MG; Promover o desenvolvimento do raciocínio lógico dos adolescentes e jovens através do ensino de xadrez; Favorecer o desenvolvimento da intuição, a observação, da criatividade, da ética, respeito, comportamento, atenção, concentração e raciocínio lógico; Estimular o interesse dos adolescentes e jovens pelo jogo de xadrez; Desenvolver a partir do jogo de xadrez, habilidades de concentração, atenção, cálculo, autodisciplina e, por consequência, raciocínio lógico matemático. Despertar nas crianças e adolescentes a responsabilidade e habilidade para tomada de decisões.
O projeto de ensino de Xadrez será realizado na sede da Associação Fraterna Amigos da Paz, no Bairro São Lucas, nesta cidade. A seleção dos adolescentes e jovens para participação será realizada pela coordenação do projeto social Resgatando a Infância, que considerará os seguintes critérios: faixa etária entre 12 e 18 anos, disponibilidade para participar das atividades pelo tempo da oficina. O projeto será desenvolvido em 3 etapas: preparação e planejamento dos materiais ; encontros com os adolescentes e jovens/aulas teóricas e práticas e avaliação das ações. A primeira etapa será constituída de reuniões da equipe organizadora para preparação e planejamento dos encontros/aulas, organização dos materiais, aquisição de tabuleiros de xadrez, canetas para quadro e empréstimo de projetores e computadores. A segunda etapa será de execução da oficina e atividades de extensão na comunidade. Os encontros serão compostos por aulas teóricas e práticas. As aulas teóricas contemplarão os seguintes temas: História do xadrez, o tabuleiro, as peças, preparação das peças para o início do jogo, movimento e valor das peças, movimentos especiais, xeque e xeque mate, notação da partida, marcação do tempo e análises e reflexões de partidas de xadrez. As regras que regem o xadrez comoserão utilizadas como forma de regulamento de conduta do aluno dentro e fora da sala de aula. A terceira etapa será a avaliação do projeto que contemplará a identificação dos pontos positivos, negativos e sugestões de melhorias para possíveis novas versões da ação de extensão. Contemplará também a avaliação do progresso dos participantes/alunos que será realizada por meio de provas aplicadas no início, no meio e no final do curso.Essas avaliações têm como objetivo medir o aprimoramento do raciocínio lógico dos alunos ao longo do aprendizado sobre o jogo de xadrez, identificação das peças, dos seus movimentos e a velocidade nos seus pensamentos de forma geral.
SA, Antonio. O Xadrez e a Educação: Experiências nas Escolas Primárias e Secundárias da França. Rio de Janeiro, 1988. CHRISTOFOLETTI, Danielle Ferreira Auriemo. 2005. "O jogo de xadrez na educação matemática". Revista Digital - Buenos Aires - N° 80, janeiro de 2005. (https://www.efdeportes.com/efd80/xadrez.htm) ALMEIDA, José Wantuir Queiroz de. 2010. "O jogo de xadrez na educação matemática: como e onde no ambiente escolar". Universidade Estadual da Paraíba, 2010.
A Oficina "Desenvolvendo habilidades lógicas por meio do Xadrez" propõe estabelecer uma relação sólida com os participantes do projeto social Resgatando a Infância do Bairro São Lucas da cidade de Janaúba. A ação permitirá que a comunidade acadêmica interaja diretamente com professores da rede pública de ensino, coordenadores do projeto social, crianças e adolescentes e também seus pais. A oficina é resultado direto de uma demanda dos coordenadores da ação social, que requisitaram apoio para oferta de atividades de lazer e esporte, que contribua para evitar que os jovens fiquem ociosos. Ainda, a visita ao projeto permite que a UFVJM abra os olhos para as necessidades da comunidade em que ela se insere e possa agir diretamente contribuindo para a melhoria da condição de vida dessa comunidade.
A oficina envolve o uso de competências e habilidades de áreas interdisciplinares. Ela conversa com as áreas exatas, pois reforça o uso e o aprendizado de raciocínio lógico, cálculo de probabilidades indiretas, previsibilidade de ações, planejamento estratégico e mitigação de riscos. Ao mesmo tempo, as habilidades interpessoais e de comunicação são desenvolvidas pela relação de ensino-aprendizagem de todos envolvidos no projeto, buscando-se a comunicação efetiva para transmissão de conhecimentos aos grupos participantes. Todas essas habilidades são correlatas as áreas exatas, de comunicação, lógicas, de programação, de linguística e humanidades. O desenvolvimento das competências serão absorvidos por todas as profissões, sendo necessário em todas as escalas de trabalho, ressaltando-se a melhoria no processo de tomadas de decisão e a ação baseada em planejamento estratégico.
As atividades da Oficina promovem ações de ensino e extensão tão intrinsecamente conectadas que sua separação não é óbvia. A oferta de uma oficina de xadrez é uma ação que promove o processo de ensino-aprendizagem nos participantes da comunidade externa da UFVJM, conversando diretamente com esses dois pilares institucionais. A oficina em si e a preparação da mesma ressalta ações de ensino, nas quais os participantes têm que se valer de técnicas de transferência de conhecimento e aprendizado para se aprimorarem e ampliarem seu conhecimento. Além disso, a ação é tratada como pesquisa pois garante a percepção dos envolvidos nos resultados encontrados com a oficina, permitindo traçar paralelos das ações da oficina com a melhoria (ou não) dos envolvidos nas áreas de desenvolvimento, em especial, lógica e exatas.
A participação dos discentes na oferta da oficina de xadrez contribuirá para que os mesmos melhorem suas habilidades lógicas, intuição, a observação, da criatividade, da ética, respeito, comportamento, atenção, concentração e planejamento estratégico. Todas essas habilidades são almejadas nos perfis dos egressos dos cursos do IECT do Campus Janaúba. Ainda, os discentes irão ter contato com a experiência da docência, a responsabilidade da organização do conteúdo programático oferecido na oficina e a melhoria de suas habilidades de comunicação e expressão. Serão responsáveis por adaptar a oficina conforme as necessidades específicas dos participantes, fazendo-os adaptar-se conforme a demanda.
A oferta da oficina irá promover uma relação mais próxima da UFVJM na cidade de Janaúba e com seu público alvo. Além disso, a oficina irá contribuir para evitar que jovens e adolescentes da região carente da cidade fiquem ociosos, ofertando uma nova modalidade de entretenimento e diversão, ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento desses mesmos jovens e adolescentes.
A UFVJM, em parceria com o projeto Resgatando a Infância, apresenta a Oficina Capivaras - Desenvolvendo habilidades lógicas por meio do Xadrez. Nessa parceria, crianças e jovens de 7 a 18 anos do município de Janaúba participaram das atividades esportivas e de lazer com foco no xadrez. Através desse jogo, os participantes irão melhorar sua intuição, observação, criatividade, ética, respeito, comportamento, concentração e raciocínio lógico enquanto se divertem jogando. Uma mente que se abre para um jogo de xadrez, jamais voltará ao seu tamanho inicial.
Esta ação está vinculada ao projeto de extensão Conheça a UFVJM - Campus Janaúba - recomendada e em andamento no edital de fluxo contínuo e ao Programa Conhecendo a UFVJM , em avaliação no edital de Programas. Para melhor cumprimento dos objetivos propostos solicita-se 8 bolsistas. MATERIAIS NECESSÁRIOS: 11 (onze) mesas quadradas plásticas, de material leve. 22 (vinte e duas) cadeiras plásticas por mesa, de material leve. 11 (onze) Tabuleiros de xadrez 1 (um) projetor, modelo Datashow 1 (um) computador, preferencialmente portátil com carregador 1 (uma) extensão de 5 (cinco) metros de comprimento 1 (um) cabo HDMI para conexão do projetor com o computador 1 (um) quadro 2 (dois) pinceis atômico para quadro na cor preta 2 (dois) pinceis atômico para quadro na cor vermelha 2 (dois) pinceis atômico para quadro na cor azul
Caracterização do Curso ou Oficina
Iniciação
24
1. História do xadrez; 2. O tabuleiroas; 3. As peças e seus nomes; 4. Preparação das peças para o início do jogo; 5. Movimento e valor das peças; 6. Movimentos especiais; 7. Xeque e xeque-mate; 8. Notação da partida; 9. Marcação do tempo; 10. Análises e reflexões de partidas de xadrez. 11. Partidas práticas; 12. Torneio de xadrez.
- Rankeamento dos participantes através de partidas de xadrez; - Teste lógico lúdico; - Torneio de xadrez.
A oficina será avaliada da seguinte forma: - Percepção geral dos participantes através de entrevista coletiva; - Feedback dos participantes; - Avaliação com os coordenadores do projeto Resgatando Infâncias; - Auto-avaliação da equipe.
Público-alvo
As crianças e jovens do projeto Resgatando a Infância têm entre 7 e 18 anos, são moradoras do bairro São Lucas, bairro da periferia da cidade de Janaúba e têm com pouco acesso a atividades de ensino e lazer.
Municípios Atendidos
Janaúba - MG
Parcerias
O projeto Resgatando a Infância se responsabilizará por convidar e concentrar os jovens, além de ceder o espaço para a realização da oficina.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 56 h
- Tarde;
Encontros semanais com os participantes do projeto Resgantando a Infância para a vivência das atividades do dia.
- Manhã;
- Tarde;
Reuniões entre a equipe organizadora para alinhamento das atividades referentes ao projeto.
- Tarde;
Reunião final de alinhamento e check-up com a coordenação do projeto Resgatando a Infância
- Manhã;
- Tarde;
Treinamento da equipe para oferta da oficina de xadrez, melhorias das estratégias de comunicação e alinhamento de conteúdo.
- Tarde;
Torneio de xadrez final e confraternização de fim de ano.