Detalhes da ação

X SEMANA DA INTEGRACAO: ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (SINTEGRA) DA UFVJM

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000667

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

05/01/2024

Data Fim

15/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

valéria cristina da costa

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Outros

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Direitos Humanos e Justiça

Linha de Extensão

Direitos individuais e coletivos

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
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Carga Horária 24 h
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Carga Horária 24 h
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Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 24 h
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Carga Horária 24 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
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Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
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Carga Horária 48 h
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Carga Horária 48 h
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Carga Horária 48 h
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Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 48 h
Resumo

A Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (SINTEGRA) da UFVJM é o principal encontro científico da universidade com as comunidades interna e externa e com sujeitos de outras instituições (nacionais e internacionais). O evento representa então um espaço destinado a conectar pessoas, saberes e conhecimentos que dialoguem, em especial, com o tema central, visando promover a interdisciplinaridade do conhecimento teórico-prático e a reflexão sobre os desafios sociais atuais.


Palavras-chave

X Sintegra, diversidade, equidade, inclusão


Introdução

A Semana de Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra) da UFVJM foi instituída a partir da Resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão no. 22/2012. É o principal encontro científico da universidade com as comunidades interna e externa e com sujeitos de outras instituições (nacionais e internacionais). O evento representa então um espaço destinado a interligar pessoas, saberes e conhecimentos que dialoguem, em especial, com o tema central, visando promover a interdisciplinaridade do conhecimento teórico-prático e a reflexão sobre os desafios que confrontam a sociedade na atualidade. O intuito é proporcionar apresentações de trabalhos científicos, educacionais, tecnológicos e de extensão, nas modalidades de painel e oral, realizados por estudantes de graduação e pós-graduação, bem como por professores e pesquisadores da UFVJM e de outras instituições do Brasil. Além disso, haverá palestras temáticas, stands de divulgação, ações de extensão e eventos culturais, enriquecendo ainda mais a experiência do evento. O tema central da X Sintegra será "Diversidade, equidade e inclusão". A Sintegra será presencial, mas algumas atividades serão transmitidas em tempo real, pelo YouTube, para os campi fora de sede e demais interessados. Por fim, seguem informações sobre as edições já realizadas: I SINTEGRA (Construindo novos caminhos): 15 a 18 de maio de 2012. Patrocínio: FAPEMIG e CAPES. 601 trabalhos apresentados (http://sintegra.ufvjm.edu.br/index.php/sem_usuario_controller/apresentacao). II SINTEGRA (O Ensino, a Pesquisa e a Extensão: o exercício da indissociabilidade): 05 a 08 de junho de 2013. Patrocínio: FAPEMIG. 872 trabalhos apresentados (https://sgea.ufvjm.edu.br/sintegra2013/files/publico/Anais_II_Sintegra_2013.pdf). III SINTEGRA (Educação em Rede: Universidade Pública e Formação Básica): 21 a 23 de maio de 2014. Patrocínio: FAPEMIG. 722 trabalhos apresentados (https://sgea.ufvjm.edu.br/sintegra2014/files/publico/Anais_Trabalhos_III_SINTEGRA.pdf). IV SINTEGRA (Cultura, identidades e ambiente): 10 a 14 de junho de 2015. Patrocínio: FAPEMIG. 1001 trabalhos apresentados (https://sgea.ufvjm.edu.br/sintegra2015/files/publico/Anais_IV_SINTEGRA_2015.pdf). V SINTEGRA (Conhecimento, tecnologia e transformação social): 20 a 22 de março de 2017. Patrocínio: FAPEMIG. 1060 trabalhos apresentados (https://sgea.ufvjm.edu.br/sintegra2016/files/publico/Anais_V_SINTEGRA_2017.pdf). VI SINTEGRA (Pesquisar para transformar): 24 a 26 de maio de 2018. Patrocínio: CNPq e FAPEMIG. 906 trabalhos apresentados (https://sgea.ufvjm.edu.br/sintegra2018/sgea/pg/index). VII SINTEGRA ([Com] Ciência Feminina): 05 a 08 de junho de 2019. 1300 trabalhos apresentados (https://sgea.ufvjm.edu.br/sintegra2019/sgea/pg/index). VIII SINTEGRA (Repensar a universidade: inovando as práticas de ensino, pesquisa e extensão): 01 a 03 de dezembro de 2021. 741 trabalhos apresentados (https://www.even3.com.br/viiisintegraufvjm/). IX SINTEGRA (Conectando Pessoas e Conhecimentos): 05 a 07 de dezembro de 2023. 1107 trabalhos apresentados (https://www.even3.com.br/sintegra2023/).


Justificativa

Considerando a relevância de pensar e repensar o papel da universidade no contexto atual e que ela pode colaborar na busca por soluções para questões sociais emergentes em âmbito regional e nacional, o debate deste tema (Diversidade, equidade e inclusão) poderá contribuir para que direitos fundamentais e humanos sejam acessados e garantidos a um número maior de pessoas, bem como favorecer um aumento do respeito à diversidade. Este evento busca fortalecer a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, em atendimento ao que determina a Constituição Federal em seu artigo 207, a saber: “Art. 207. As universidades gozam, na forma da lei, de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial e obedecerão ao princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”. Esta indissociabilidade, embora, de forma geral, ainda não alcançada no âmbito das universidades brasileiras, conforme destacado por vários autores na literatura, vem sendo reforçada em diversos documentos que reconhecem sua importância e a necessidade do cumprimento deste preceito institucional. Neste sentido, no âmbito da extensão universitária, pode ser citada a Política Nacional da Extensão Universitária, que elenca a indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão como uma das cinco diretrizes necessárias para a realização da extensão universitária. Ademais, conforme a Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, que estabelece as diretrizes para a extensão na educação superior brasileira, “a articulação entre ensino/extensão/pesquisa, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico” é um dos aspectos que estrutura a concepção e a prática destas diretrizes (Art. 5º, Inciso IV). Já no âmbito da pesquisa, o lançamento do Programa de Extensão Universitária da Pós-Graduação (PROEXT-PG) foi muito simbólico na perspectiva da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão. Conforme Portaria Conjunta Capes/Sesu nº 1, de 8 de novembro de 2023, este programa tem como objetivo “contribuir para o fortalecimento das atividades de extensão no âmbito da pós-graduação, por meio de atividades integradas de ensino, pesquisa e extensão realizadas em diálogo com diversos setores da sociedade, com vistas a subsidiar os gestores públicos na elaboração das políticas públicas que sejam socialmente relevantes, interdisciplinares e que contribuam para o desenvolvimento sustentável, a cidadania, a justiça, o fortalecimento da democracia, a participação social, a qualidade de vida e a redução de assimetrias no Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG).” Em relação ao ensino, um marco importante foi o estabelecimento da estratégia 12.7 no Plano Nacional de Educação 2014-2024 (Lei N° 13.005/2014, ), que determina que se deve “assegurar, no mínimo, dez por cento do total de créditos curriculares exigidos para a graduação em programas e projetos de extensão universitária, orientando sua ação, prioritariamente, para áreas de grande pertinência social;” Sobre este tema, Silveira afirmou que: “Parece-nos que essa indissociabilidade, tão mencionada nos textos que refletem o ensino superior, é fortemente requerida pela extensão, talvez mais do que das demais dimensões constituintes: ensino e pesquisa. A extensão é a operacionalização da indissociabilidade, pois faz imbricar a pesquisa em processo formativo num contexto real, onde a população consegue participar da tomada de decisões quanto à própria produção do conhecimento. A extensão, atividade que se integra à matriz curricular dos cursos, dá a ela sentido indissociável, pois faz com que o curso esteja noutro patamar de construção e troca de saberes. Isso é complexo para as instituições que sempre se voltaram para si mesmas, mas libertador para as instituições que requerem flexibilidade curricular, integração de saberes, sentido social para a ciência e construção de conhecimento com outros setores da sociedade.”


Objetivos

O objetivo geral do evento é colaborar na implementação do princípio da indissociabilidade ensino, pesquisa extensão no âmbito da UFVJM, bem como contribuir na busca por soluções para questões sociais relevantes, tendo, como foco principal, discussões relacionadas ao tema “Diversidade, equidade e inclusão”, vinculadas à pesquisa, ensino e extensão. São objetivos específicos deste evento: a) Organizar e realizar a X Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra) da UFVJM; b) Promover apresentação de trabalhos científicos e tecnológicos, na modalidade pôster; c) Publicar os Anais do evento, contendo os textos dos trabalhos acadêmicos científicos e tecnológicos apresentados no evento; d) Produzir um pitch sobre a X Sintegra, em linguagem simples.


Metas

Organização e realização da X Semana da Integração: Ensino, Pesquisa e Extensão (Sintegra) da UFVJM, com a participação de 2000 (dois mil) pessoas inscritas. Promoção de apresentação de 1100 trabalhos científicos e tecnológicos, na modalidade pôster. Publicação dos Anais do evento, contendo os textos dos 1100 trabalhos acadêmicos científicos e tecnológicos apresentados. Produção de um pitch sobre a X Sintegra, em linguagem simples.


Metodologia

O evento será organizado por servidores de diversos setores da UFVJM e discentes, coordenados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Para sua organização, a equipe se reunirá semanalmente. A programação será elaborada a partir de consulta feita à comunidade acadêmica e externa, por meio de formulário google forms. Serão realizadas, no mínimo, 10 palestras, 2 conferências, 10 mesas redondas e 01 pitch. Serão promovidas discussões aprofundadas sobre diversidade, equidade e inclusão. A expectativa de alcance de 2 mil inscritos foi feita considerando-se que a última edição contou com 1951 inscritos.


Referências Bibliográficas

BRASIL. [Constituição (1998)]. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 out. 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 26 fev. 2024 BRASIL. [Lei No 13.005, de 25 de junho de 2014]. Diário Oficial da União, Seção 1 - Edição Extra – 26/6/2014, Página 1, Brasília, DF. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 26 fev. 2024. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO/CÂMARA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO. Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2001. Diário Oficial da União, Brasília, 19 de dezembro de 2018, Seção 1, pp. 49 e 50. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/index.php/documentos. Acesso em: 26 fev. 2024. FÓRUM DE PRÓ-REITORES DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRAS. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: 2012. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/index.php/documentos. Acesso em: 26 fev. 2024. SILVEIRA, H. E. Pedagogia da extensão: algumas reflexões emergentes. Extensio: R. Eletr. de Extensão, v. 20, n. 45, p. 02-09, 2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Durante as atividades do evento, buscar-se-á uma interação entre os participantes, que serão muito incentivados a se manifestarem pois, conforme freire (1987) “não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão”. Neste sentido, durante e após a realização das ações vinculadas a este evento, os presentes serão estimulados ao debate, à reflexão sobre os temas apresentados, a compartilharem suas impressões e conhecimentos sobre os assuntos abordados, bem como a fazerem os questionamentos desejados para aprofundamento dos temas, conforme seus interesses.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A equipe de execução desse evento envolve profissionais vinculados às artes, à educação, às ciências exatas e da terra. Ademais, serão convidados palestrantes e debatedores externos de diversas áreas para colaborarem com o evento. Considerando o exposto, entende-se que a interdisciplinaridade e interprofissionalidade estarão presentes neste evento.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

No que diz respeito ao ensino, a dinâmica de participação de estudantes no referido evento passa pela concepção de Paulo Freire, que diz que ”ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo”, ou seja, o estudante terá a oportunidade de contribuir socializando seus conhecimentos, conciliando-os com os conhecimentos dos demais e, a partir dessas trocas e vivências, poderá contribuir para a transformação da realidade.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes terão oportunidade de interagir com sujeitos diversos, possibilitando o desenvolvimento da reflexão a respeito dos ambientes sociais e das experiências desses sujeitos, permitindo um exame social crítico e autocrítico. Tais interações são compreendidas como possuidoras de alto potencial formativo para os(as) estudantes envolvidos.


Impacto e Transformação Social

Mais conhecimentos e reflexões sobre diversidade, equidade e inclusão são fundamentais para uma transformação social, na medida de que isso ampliará a possibilidade de acesso das pessoas aos seus direitos. Neste sentido, este evento pode contribuir para a transformação social, pois será um espaço privilegiado para a ampliação da aprendizagem sobre os temas anteriormente destacados. O combate ao racismo, à homofobia, à violência de gênero e a todas as violências que são cometidas contra as pessoas somente pelo fato de serem “diferentes” do padrão normalizado socialmente é essencial para a construção de um mundo mais justo e este evento contribuirá para isso.


Divulgação

A divulgação será feita pelas redes sociais do evento e da UFVJM no Instagram e no Facebook e pelo portal da UFVJM,


Programação do Evento

Nenhuma programação cadastrada.

Público-alvo

Descrição

Discentes dos 51 cursos de graduação e dos 24 cursos de pós-graduação da UFVJM e demais servidores desta instituição, além de discentes, docentes e demais profissionais da comunidade externa interessados.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Unaí - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 200 h

Carga Horária 200 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Organização e realização da X Sintegra: diversidade, equidade e inclusão