Visitante
Ética em saúde
Sobre a Ação
202304000045
042023 - Cursos e/ou Eventos
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
09/11/2023
31/12/2023
Dados do Coordenador
mariana roberta lopes simoes
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Saúde
Saúde Humana
Local
Não
Não
Não
Fora do campus
Integral
Sim
Membros
Trata-se de um projeto para desenvolvimento de ações do tipo campanhas sobre ética em saúde no ambiente hospitalar - Santa Casa de Caridade de Diamantina. Por meio da aplicação de técnicas de aprendizagem ativa e participação efetiva de discentes. A demanda da presente proposta foi levantada e está vinculada ao projeto de extensão "Referência e contrarreferência em nefrologia - Consolidando a participação discente (Ano 2)" em desenvolvimento e cadastrado na Proex sob número: 202203000361.
Ética profissional, enfermagem
Capacitar profissionais de saúde para o trabalho é um tema presente nos debates do Sistema Único de Saúde. Formatos e modalidades de atividades de educação, em especial para a motivação dos profissionais estão sempre na pauta. Os programas de educação permanente em saúde (EPS) buscam atender às necessidades sociais da saúde para assegurar a integralidade da atenção, qualidade e humanização do atendimento (PEREIRA et al, 2022). Neste sentido, trabalhar a EPS como extensão é uma oportunidade de vincular a aprendizado teórico ao prático e ao mesmo tempo cumprir um papel de parceiro com a comunidade. Assim, por meio de estratégias de educação em saúde buscar-se-á trabalhar e sensibilizar profissionais da saúde para a importância da ética e bioética no âmbito hospitalar. É preciso destacar a relevância de ampliar o escopo da ética para resguardar a qualidade técnica e as atitudes humanistas na rotina profissional da equipe de enfermagem com vistas a preservar a saúde e a segurança dos pacientes (NORA et al, 2022). O Código de Ética Profissional é o instrumento legal que dispõe sobre os princípios, direitos, deveres, proibições, infrações e penalidades referentes à conduta ética que devem ser seguidos pelos profissionais no exercício de seu trabalho, será ele o guia das atividades de educação em saúde previstas sobre o tema.
Entre os profissionais de saúde, destacamos a enfermagem, profissão presente na rede de atenção em saúde e em especial no hospitais, com diversificados serviços e de atuação, executando tarefas em meio a uma extensa carga horária. Dentre as atribuições dos profissionais de enfermagem uma infinidade de competências são exigidas. Estas competências o habilitam, ao mesmo tempo, a executar procedimentos técnicos, realizar ações educativas, liderar ações gerenciais e firmar um posicionamento político em prol de maior valorização da categoria, participação social e sustentação do SUS na construção de um estado de bem-estar social, com segurança de todos os atores envolvidos (NORA et al, 2022). Neste cenário, é fundamental discutir e valorizar a ética e a fundamentação legal para o tratamento da vida no âmbito da saúde. Todos os profissionais da saúde, neste trabalho em especial os da enfermagem, devem manter o respeito ao paciente que está sendo cuidado e buscar a melhor resolução para o problema que o levou à necessidade da internação. Quando se falta ética no ambiente de trabalho prejudica-se não só o paciente mas a imagem da instituição e seu valor diante da sociedade. Neste aspecto, uma campanha de ação maciça sobre a temática muito enriquecerá a participação social da universidade no âmbito das instituições hospitalares que nos recebem como parceiros bem como propiciará aos discentes uma experiência prática de importância.
Sensibilizar e potencializar a discussão do tema ética entre profissionais de saúde no âmbito hospitalar.
Envolver 100% da equipe de enfermagem, técnicos e enfermeiros, dos turnos diurnos e noturnos numa discussão e num movimento intenso de abordagem do tema ética em saúde.
O projeto será desenvolvido por meio de ações de educação em saúde como campanha, no âmbito hospitalar em Diamantina/MG. Serão priorizadas ações inovadoras com metodologias ativas que abordem o tema ética e sua aplicação em saúde. De modo específico o projeto prevê: - Desenvolver material didático sobre o tema a ser distribuído nos hospitais entre os profissionais e nos murais; - Promover momentos de discussão como rodas de conversa, educação continuada em saúde sobre o tema; - Elaborar material digital para divulgação em redes sociais e páginas oficiais; - Trabalhar o tema com metodologias ativas, problematizando o tema, de modo a motivar e inspirar boas práticas entre os profissionais.
Pereira M dos S, Spagnol CA, Guimarães EMP, Godoy SCB, Silva SF da, Silva JGR. Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética. Rev Bioét [Internet]. 2022Oct;30(4):725–33. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-80422022304564PT. Nora CRD, Maffacciolli R, Vieira LB, Beghetto MG, Leites C, Ness MI. Ética e segurança do paciente na formação em enfermagem. Rev Bioét [Internet]. 2022Jul;30(3):619–27. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-80422022303555PT
Oportunizada por meio do diálogo e participação de discentes, docentes do curso de enfermagem com profissionais do serviço de saúde nas discussão sobre o tema ética.
O projeto permitirá aos acadêmicos estabelecerem relações entre diferentes saberes sobre ética acumulados ao longo do curso desde os períodos iniciais de modo a perceber a sua utilidade prática. Além disso, a interdisciplinaridade é trabalhada por meio da relação dialógica proporcionada entre discentes e profissionais da saúde nos momentos de debate e discussão do tema.
A campanha apresentará o tema ética por meio de discussões e materiais produzidos por alunos com objetivo de sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde. Ao mesmo tempo, a pesquisa será abordada por meio da leitura de materiais científicos que apresentem evidência sobre os meios de abordar o tema com mais eficiência e sucesso. O desenvolvimento do projeto poderá desencadear problemas de pesquisa a serem desenvolvidos pela equipe participante.
O discente envolvido poderá vivenciar na prática a educação em saúde, seus desafios e limites. Além disso, fará ao mesmo tempo um reflexão prática de sobre a ética, um tema abordado desde o princípio da formação no campo da teoria.
Espera-se com essa ação modificar ou sensibilizar os profissionais participantes para uma atuação mais segura e ética.
A divulgação será realizada por meio dos canais digitais de comunicação utilizados no serviço hospitalar como whatsapp além de cartazes informativos.
Caracterização do Curso ou Oficina
Treinamento e qualificação profissional
40
Ética e poder Ética e Moral Sociedade da indiferença Ética nas relações de trabalho Reconhecimento e existência: a presença do outro Tomada de decisão e recursos escassos Ética, pesquisa e saúde. Eugenia, prevenção e promoção da saúde. Ética, pesquisa e sociedade.
O projeto será desenvolvido por meio de ações de educação em saúde no âmbito hospitalar em Diamantina/MG. Serão priorizadas ações inovadoras com metodologias ativas que abordem o tema ética e sua aplicação em saúde. De modo específico o projeto prevê: - Desenvolver material didático sobre o tema a ser distribuído nos hospitais entre os profissionais e nos murais; - Promover momentos de discussão como rodas de conversa, educação continuada em saúde sobre o tema; - Elaborar material digital para divulgação em redes sociais e páginas oficiais; - Trabalhar o tema com metodologias ativas, problematizando o tema, de modo a motivar e inspirar boas práticas entre os profissionais.
A campanha terá seus efeitos avaliados por meio de Feedback diretos com os participantes após cada ação indicada na campanha.
O sucesso da campanha será avaliada por meio de instrumento próprio de satisfação com o método e com a abordagem do tema entregue a todos os participantes para preenchimento de modo anônimo.
Público-alvo
Profissionais de enfermagem da Santa Casa de Caridade de Diamantina
120
Profissionais Enfermeiros e Técnicos em enfermagem vinculados à Santa Casa de Diamantina.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
A demanda a ser tratada na campanha foi levantada pela parceira, com o desejo de ter o apoio da universidade na tratativa do problema. Assim, ela será a responsável por disponibilizar espaço e estimular participação de seus profissionais de enfermagem.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 80 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Desenvolver material como folder, cartazes e também material para divulgação nos meios digitais.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Discussões nos setores sobre o tema ética utilizando diferentes metodologias.