Detalhes da ação

Ética em saúde

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202304000045

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

09/11/2023

Data Fim

31/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

mariana roberta lopes simoes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Resumo

Trata-se de um projeto para desenvolvimento de ações do tipo campanhas sobre ética em saúde no ambiente hospitalar - Santa Casa de Caridade de Diamantina. Por meio da aplicação de técnicas de aprendizagem ativa e participação efetiva de discentes. A demanda da presente proposta foi levantada e está vinculada ao projeto de extensão "Referência e contrarreferência em nefrologia - Consolidando a participação discente (Ano 2)" em desenvolvimento e cadastrado na Proex sob número: 202203000361.


Palavras-chave

Ética profissional, enfermagem


Introdução

Capacitar profissionais de saúde para o trabalho é um tema presente nos debates do Sistema Único de Saúde. Formatos e modalidades de atividades de educação, em especial para a motivação dos profissionais estão sempre na pauta. Os programas de educação permanente em saúde (EPS) buscam atender às necessidades sociais da saúde para assegurar a integralidade da atenção, qualidade e humanização do atendimento (PEREIRA et al, 2022). Neste sentido, trabalhar a EPS como extensão é uma oportunidade de vincular a aprendizado teórico ao prático e ao mesmo tempo cumprir um papel de parceiro com a comunidade. Assim, por meio de estratégias de educação em saúde buscar-se-á trabalhar e sensibilizar profissionais da saúde para a importância da ética e bioética no âmbito hospitalar. É preciso destacar a relevância de ampliar o escopo da ética para resguardar a qualidade técnica e as atitudes humanistas na rotina profissional da equipe de enfermagem com vistas a preservar a saúde e a segurança dos pacientes (NORA et al, 2022). O Código de Ética Profissional é o instrumento legal que dispõe sobre os princípios, direitos, deveres, proibições, infrações e penalidades referentes à conduta ética que devem ser seguidos pelos profissionais no exercício de seu trabalho, será ele o guia das atividades de educação em saúde previstas sobre o tema.


Justificativa

Entre os profissionais de saúde, destacamos a enfermagem, profissão presente na rede de atenção em saúde e em especial no hospitais, com diversificados serviços e de atuação, executando tarefas em meio a uma extensa carga horária. Dentre as atribuições dos profissionais de enfermagem uma infinidade de competências são exigidas. Estas competências o habilitam, ao mesmo tempo, a executar procedimentos técnicos, realizar ações educativas, liderar ações gerenciais e firmar um posicionamento político em prol de maior valorização da categoria, participação social e sustentação do SUS na construção de um estado de bem-estar social, com segurança de todos os atores envolvidos (NORA et al, 2022). Neste cenário, é fundamental discutir e valorizar a ética e a fundamentação legal para o tratamento da vida no âmbito da saúde. Todos os profissionais da saúde, neste trabalho em especial os da enfermagem, devem manter o respeito ao paciente que está sendo cuidado e buscar a melhor resolução para o problema que o levou à necessidade da internação. Quando se falta ética no ambiente de trabalho prejudica-se não só o paciente mas a imagem da instituição e seu valor diante da sociedade. Neste aspecto, uma campanha de ação maciça sobre a temática muito enriquecerá a participação social da universidade no âmbito das instituições hospitalares que nos recebem como parceiros bem como propiciará aos discentes uma experiência prática de importância.


Objetivos

Sensibilizar e potencializar a discussão do tema ética entre profissionais de saúde no âmbito hospitalar.


Metas

Envolver 100% da equipe de enfermagem, técnicos e enfermeiros, dos turnos diurnos e noturnos numa discussão e num movimento intenso de abordagem do tema ética em saúde.


Metodologia

O projeto será desenvolvido por meio de ações de educação em saúde como campanha, no âmbito hospitalar em Diamantina/MG. Serão priorizadas ações inovadoras com metodologias ativas que abordem o tema ética e sua aplicação em saúde. De modo específico o projeto prevê: - Desenvolver material didático sobre o tema a ser distribuído nos hospitais entre os profissionais e nos murais; - Promover momentos de discussão como rodas de conversa, educação continuada em saúde sobre o tema; - Elaborar material digital para divulgação em redes sociais e páginas oficiais; - Trabalhar o tema com metodologias ativas, problematizando o tema, de modo a motivar e inspirar boas práticas entre os profissionais.


Referências Bibliográficas

Pereira M dos S, Spagnol CA, Guimarães EMP, Godoy SCB, Silva SF da, Silva JGR. Metodologia ativa na educação permanente para abordar ética e bioética. Rev Bioét [Internet]. 2022Oct;30(4):725–33. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-80422022304564PT. Nora CRD, Maffacciolli R, Vieira LB, Beghetto MG, Leites C, Ness MI. Ética e segurança do paciente na formação em enfermagem. Rev Bioét [Internet]. 2022Jul;30(3):619–27. Available from: https://doi.org/10.1590/1983-80422022303555PT


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Oportunizada por meio do diálogo e participação de discentes, docentes do curso de enfermagem com profissionais do serviço de saúde nas discussão sobre o tema ética.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto permitirá aos acadêmicos estabelecerem relações entre diferentes saberes sobre ética acumulados ao longo do curso desde os períodos iniciais de modo a perceber a sua utilidade prática. Além disso, a interdisciplinaridade é trabalhada por meio da relação dialógica proporcionada entre discentes e profissionais da saúde nos momentos de debate e discussão do tema.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A campanha apresentará o tema ética por meio de discussões e materiais produzidos por alunos com objetivo de sensibilizar e mobilizar profissionais de saúde. Ao mesmo tempo, a pesquisa será abordada por meio da leitura de materiais científicos que apresentem evidência sobre os meios de abordar o tema com mais eficiência e sucesso. O desenvolvimento do projeto poderá desencadear problemas de pesquisa a serem desenvolvidos pela equipe participante.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O discente envolvido poderá vivenciar na prática a educação em saúde, seus desafios e limites. Além disso, fará ao mesmo tempo um reflexão prática de sobre a ética, um tema abordado desde o princípio da formação no campo da teoria.


Impacto e Transformação Social

Espera-se com essa ação modificar ou sensibilizar os profissionais participantes para uma atuação mais segura e ética.


Divulgação

A divulgação será realizada por meio dos canais digitais de comunicação utilizados no serviço hospitalar como whatsapp além de cartazes informativos.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Treinamento e qualificação profissional

Carga Horária Total

40

Conteúdo Programático

Ética e poder  Ética e Moral  Sociedade da indiferença Ética nas relações de trabalho  Reconhecimento e existência: a presença do outro  Tomada de decisão e recursos escassos Ética, pesquisa e saúde.  Eugenia, prevenção e promoção da saúde.  Ética, pesquisa e sociedade.

Atividades Específicas

O projeto será desenvolvido por meio de ações de educação em saúde no âmbito hospitalar em Diamantina/MG. Serão priorizadas ações inovadoras com metodologias ativas que abordem o tema ética e sua aplicação em saúde. De modo específico o projeto prevê: - Desenvolver material didático sobre o tema a ser distribuído nos hospitais entre os profissionais e nos murais; - Promover momentos de discussão como rodas de conversa, educação continuada em saúde sobre o tema; - Elaborar material digital para divulgação em redes sociais e páginas oficiais; - Trabalhar o tema com metodologias ativas, problematizando o tema, de modo a motivar e inspirar boas práticas entre os profissionais.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

A campanha terá seus efeitos avaliados por meio de Feedback diretos com os participantes após cada ação indicada na campanha.

Estratégias para avaliação da realização do curso

O sucesso da campanha será avaliada por meio de instrumento próprio de satisfação com o método e com a abordagem do tema entregue a todos os participantes para preenchimento de modo anônimo.

Público-alvo

Descrição

Profissionais Enfermeiros e Técnicos em enfermagem vinculados à Santa Casa de Diamantina.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A demanda a ser tratada na campanha foi levantada pela parceira, com o desejo de ter o apoio da universidade na tratativa do problema. Assim, ela será a responsável por disponibilizar espaço e estimular participação de seus profissionais de enfermagem.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 80 h

Carga Horária 40 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Desenvolver material como folder, cartazes e também material para divulgação nos meios digitais.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Discussões nos setores sobre o tema ética utilizando diferentes metodologias.