Detalhes da ação

Preparação Popular para exames de ingresso ao ensino superior e/ou conclusão do ensino médio

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202304000046

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

08/11/2023

Data Fim

01/02/2024


Programa Vínculado

202104000015 - Programa de Extensão Popular na Ocupação Vitória


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

lara carlette thiengo

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Direitos Humanos e Justiça

Linha de Extensão

Direitos individuais e coletivos

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

whatsapp

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Resumo

Trata-se de uma proposta de curso intensivo para preparação de jovens da classe trabalhadora para exames de ingresso no ensino superior e/ou finalização do ensino médio. As ações do projeto têm como referência uma perspectiva de educação crítica e popular e envolvem: planejamento; organização de materiais didáticos; aulas; acompanhamento pós-exames. A proposta da ação parte da demanda de jovens da Ocupação Vitória, mas, será organizada de forma aberta ao público.


Palavras-chave

educação popular; movimentos sociais; direitos humanos


Introdução

Trata-se de uma proposta de curso intensivo para os exames de ingresso na educação superior e/ou conclusão do ensino médio, visando ampliar as possibilidades dos jovens de Diamantina ingressarem em uma universidade pública, prioritariamente a UFVJM, já que atender a população dos Vales faz parte da missão da referida instituição. Sabe-se que o processo de seleção para o acesso ao ensino superior corresponde a um "funil", que retém principalmente estudantes de baixa renda, pois esses têm pior condição de estudos por diversos motivos, além das dificuldades econômicas para arcar com os custos de cursos especializados preparatórios para os exames. Considerando o exposto e o fato de Diamantina não possuir um cursinho popular, propomos um curso intensivo a ser realizado ainda neste ano e também construir bases para um futuro cursinho popular. Ademais, este intensivo também é uma forma de colaborar na preparação daqueles que vislumbram fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)


Justificativa

Os Cursinhos Populares, enquanto Movimentos Sociais de Educação Popular, apresentam-se como alternativas na preparação da classe trabalhadora para os exames de ingresso na educação superior, já que essas formas de seleção, de forma geral, perpetuam uma lógica excludente e elitista. Considerando o fato de Diamantina não possuir cursinhos populares, propomos um curso intensivo que deve ser servir como ‘piloto’ ou mesmo como gérmen para a construção futura de um cursinho popular na cidade. Soma-se a essa justificativa a demanda por esse intensivo que surge dos jovens da Ocupação Vitória, território onde desenvolvemos outros projetos de extensão. Neste sentido, pensamos a ação de forma mais ampliada de modo a atender também outros jovens da rede pública de ensino (especialmente da EJA) e também sujeitos que não estão mais frequentando a escola, mas que nos demonstram interesse em retomar os estudos e concluir o Ensino Médio. Por isso, o intensivo também é pensado de modo a colaborar na preparação dos sujeitos que desejam tentar o exame de conclusão do ensino médio, bem como mapear melhor esta demanda em específico afim de planejar mais adequadamente ações futuras.


Objetivos

Objetivo Geral: Apoiar estudantes e ex-estudantes com planos de dar sequência aos estudos, concluir o ensino médio e dar ingressar em universidades públicas, em especial a UFVJM. Objetivos Específicos: -Colaborar com a preparação jovens em situação de maior vulnerabilidade socioeconômica em exames de ingresso na educação superior; -Colaborar com a preparação de jovens e adultos que buscam concluir o ensino médio; -Motivar esses jovens e adultos da classe trabalhadora a prosseguirem com os estudos; -Ampliar a compreensão de que a universidade pública deve ser para o povo; -Planejar, a partir dessa ação piloto, um cursinho popular no formato contínuo;


Metas

-Organizar um curso intensivo de duração de 15 dias, de forma a contemplar todas as áreas de conhecimento; - Preparar e socializar materiais didáticos que possam colaborar com a preparação para os exames; - Organizar 2 simulados para que o estudante ganhe proximidade com a dinâmica e tempo dos exames; - Dinamizar plantões de dúvidas e correção de atividades/redação; - Dar suporte aos estudantes para lidarem com os procedimentos pós-exames; - Planejar, a partir dessa ação piloto, as linhas mestras de um cursinho popular no formato contínuo


Metodologia

As atividades serão conduzidas por equipe multidisciplinar e coordenada por professor supervisor e colaboradores. O planejamento das atividades será realizado pela equipe, tendo em vista as principais necessidades dos educandos, bem como a produção de materiais didáticos específicos. A condução das atividades será realizada a partir de questões de provas anteriores pré-selecionadas pela equipe. As questões devem promover o debate sobre o conteúdo, a partir das principais dúvidas sobre o tema e também aspectos relacionados ao tempo de prova e especificidades das questões. Os acadêmicos deverão explorar e se apoiar nos recursos variados para aumentar o processo de estímulo ao aprendizado proposto e planejado com auxílio da Coordenação, nas reuniões da equipe. A expectativa é que as aulas aconteçam no Núcleo de Turismo da UFVJM, de modo ampliar possibilidade de participação do público-alvo. Ao final do intensivo, o grupo trabalhará na análise da experiência e proposição de projeto de cursinho popular ou similar em formato contínuo.


Referências Bibliográficas

DALTON, A.M; FARAGE, E. Extensão universitária e periferias: reflexões sobre experiências de educação popular e seus desafios. Reflexões sobre experiências de educação popular e seus desafios. Revista Enfil. nº14. 2021 Disponível em: https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/51651 Acesso em 10.05.2023


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A proposta da ação em si já faz parte de um processo de interação dialógica da universidade com a sociedade diamantinense mais pauperizada, pois é uma demanda que surge a partir de outras ações extensionistas no território. Entendemos que a esse público é o que mais sofre com a negação de vários direitos básicos sendo, portanto, função social da universidade pública, interagir e integrar de forma ativa e dinâmica os movimentos sociais de luta por uma vida digna.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A proposta de ação é essencialmente interprofissional já que envolve acadêmicos de várias áreas do conhecimento, que precisarão trabalhar em equipe para planejar materiais e aulas, sendo afetados uns pelos outros, resultando na ampliação dos métodos de interpretação dos fenômenos e também na alteração das práticas, via colaboração e compartilhamento. Também podemos considerar a ação interdisciplinar uma vez que estará orientada pela organização de conteúdos a partir da utilização de referenciais teóricos de diferentes disciplinas ou mesmo o próprio encontro de estudantes de cursos distintos discutindo sobre os mesmos temas e problemáticas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A proposta da ação de extensão articula elementos de ensino visto que trata de uma ação educacional direcionada (organizada em formato de curso e aulas) requerendo dos acadêmicos aproximação com referenciais que discutem o processo de ensino-aprendizagem e também a educação popular. Neste mesmo sentido, a proposta também levanta questões de pesquisa importantes no que tange às desigualdades sociais e educacionais; as especificidades da formação escolar da população mais pauperizada da cidade; a dinâmica dos exames e as barreiras sociais na trajetória escolar; a relevância da perspectiva de interação da universidade com os movimentos sociais e muitos outros.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A extensão tem um papel fundamental na ampliação das pontes que colocam a universidade pública como possibilidade e também da “construção de experiências que possibilitem a inserção de docentes e discentes em vivências que questionem o status quo tenham no horizonte a construção de uma outra sociabilidade”. (DALTON E FARAGE, 2021, p.128). Neste sentido, compreendermos que a aproximação com os movimentos sociais e a luta pelo direito à educação são questões que impactam diretamente na formação dos acadêmicos, bem como nas suas trajetórias profissionais. A interação promovida pela extensão potencializa compreensão mais ampla da realidade brasileira e local, visão crítica acerca das desigualdades incorporação de novas práticas, trocas de experiências, trabalho em equipe, possibilidades de participação em eventos e de produção científica. É importante destacar então que a participação dos graduandos ocorrerá em todas as etapas: desde a organização, preparação de materiais, organização de horários, local, divulgação até a análise e reflexão acerca da experiência desenvolvida (ao longo do processo e também ao final) a partir de uma de dinâmica participativa e crítica.


Impacto e Transformação Social

Os impactos que consideramos como possíveis para esta ação pontual são: -no curto prazo, colaborar com a preparação para os exames -no médio prazo, permitir e ensejar a organização de um cursinho popular.


Divulgação

- Instagram do Programa de Extensão Popular - Panfletagem nas escolas que possuem EJA -Panfletagem na Ocupação Vitória e envio de áudios e cards no grupo de moradores


Informações Complementares

Esta ação já está sendo organizada pelos bolsistas dos Projetos PIBEX em vigência juntamente um conjunto de acadêmicos voluntários que são fundamentais para atender adequadamente todas as áreas (sendo este o motivo pelo qual escrevemos esta ação neste edital - temos um grupo de acadêmicos trabalhando e a trabalhar voluntariamente). Os bolsistas cadastrados como membros são os atuais bolsistas do projeto e não os possíveis novos. Nossa solicitação é o quantitativo de 6 bolsas.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

60

Conteúdo Programático

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Matemática e suas Tecnologias.

Atividades Específicas

- Aulas - Plantão de dúvidas - Simulados - Reuniões de acompanhamento pós-exames

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

- Simulados - Participação e envolvimento nas aulas

Estratégias para avaliação da realização do curso

Nas reuniões previstas para o acompanhamento dos cursistas nos pós-exames haverão momentos destinados à avaliação do curso. Esse ponto é muito importante, pois desejamos dar continuidade à ação futuramente, desenvolvendo proposta de cursos preparatórios populares de mais longo prazo.

Público-alvo

Descrição

O público-alvo desta ação são jovens/trabalhadores/jovens-trabalhadores que almejam fazer exames de ingresso na educação superior e/ou que não concluíram o Ensino Médio e desejam fazer a prova do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). Prioritariamente o curso visa atender: 1-moradores da Ocupação; 2- pessoas que cursam EJA; 3- público em geral.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Colaboração na organização, divulgação e análise da experiência

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 121 h

Carga Horária 16 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejamento das atividades

Carga Horária 60 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Aulas

Carga Horária 30 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Análise da ação piloto e organização de proposta de cursinho popular

Carga Horária 15 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Acompanhamento pós exames (como usar a nota, como escolher o curso e etc)