Detalhes da ação

Línguas em ação

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202304000060

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

08/11/2023

Data Fim

22/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

erika viviane costa vieira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Línguas Estrangeiras

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@nucliufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Resumo

Esta proposta busca ofertar um curso de língua e cultura inglesa em nível elementar de curta duração com o intuito de divulgar as línguas estrangeiras e motivar os alunos a conhecê-las. As ações serão direcionadas a alunos adultos (acima de 18 anos) que não tiveram contato com o inglês como línguas estrangeira ou possuem pouco conhecimento no idioma. As ações encorajam a prática das quatro habilidades, relativas ao falar, escrever, ler e ouvir, com foco na prática e de maneira contextualizada.


Palavras-chave

línguas estrangeiras; abordagem comunicativa; formação de professores


Introdução

A oferta de cursos complementares de idiomas deste projeto vem suprir algumas demandas específicas da comunidade interna e externa da UFVJM, entre eles: • a importância do ensino de idiomas e cultura para os cidadãos das comunidades atendidas pela UFVJM; • a necessidade de consolidação e implementação da política linguística alinhada à política de internacionalização da UFVJM; • importância da aprendizagem de línguas e cultura para a comunidade acadêmica e a sociedade em geral no mundo globalizado para o acesso aos conhecimentos acadêmico, científico, filosófico, artístico, profissional e econômico; • a constante busca por promover a mobilidade acadêmica internacional com objetivo de atualização acadêmica ou profissional e excelência em pesquisa; • promoção de condições de candidatura aos vários programas e convênios firmados com instituições estrangeiras que oferecem bolsas de estudos no exterior para graduandos e pesquisadores em geral, cujo pré-requisito é o conhecimento de língua estrangeira; • a oportunidade de formação inicial e continuada dos acadêmicos, em particular do curso de Letras da UFVJM, que atuarão como bolsistas regentes de turmas e que terão a oportunidade de vivência prática de uso do idioma estrangeiro em sala de aula e em outros contextos de aprendizagem; • inserção dos bolsistas no mercado de trabalho, que serão integrados dentro de um programa de treinamento, formação, supervisão, acompanhamento e avaliação para o ensino de línguas estrangeiras; • inserção dos bolsistas na pesquisa acadêmica que, ao verem teoria e prática confrontadas, terão oportunidade de desenvolver pesquisa que promovam inovação no ensino-aprendizagem de inglês como língua estrangeira. Espera-se que a oferta de cursos complementares línguas estrangeiras como essa cumpra seu papel social e contribua para o processo de integração da universidade à sociedade, sobretudo do curso de Letras com as comunidades do entorno da UFVJM, no que tange a indissociabilidade de suas funções relativos aos ensino, pesquisa e extensão.


Justificativa

Esta proposta visa atendar à demanda de procura por cursos de línguas estrangeiras pela comunidade acadêmica interna e das comunidades do entorno da UFVJM, com vistas à internacionalização da instituição e promoção da competência linguística em línguas estrangeiras. Este projeto visa também promover a profissionalização dos estudantes de Letras no ensino de língua inglesa em suas perspectivas didáticas e pedagógicas, promovendo, assim, a profissionalização dos discentes envolvidos. Por ser gratuito, o curso proporciona a democratização do acesso às línguas estrangeiras e fortalece o ensino-aprendizado de línguas nas regiões atendidas pela UFVJM.


Objetivos

Introduzir a língua estrangeira inglês no nível elementar com foco na prática das 4 habilidades: ler, escrever, falar e ouvir através de uma oficina de 20 horas. Desenvolver a competência comunicativa em nível elementar e contextualizado de conteúdos lexicais e gramaticais para iniciantes. Estimular a conversação em nível básico, priorizando funções comunicativas essenciais do dia-a-dia.


Metas

Busca-se atingir um público de cerca de 20 participantes para essa oferta de 20 horas .


Metodologia

A metodologia utilizada será a abordagem comunicativa por princípios e para o desenvolvimento da competência comunicativa. As aulas poderão ser online, assíncronas e síncronas pelo G-suite ou presenciais, a depender da defnição no ato da abertura da turma. As turmas presenciais terão o apoio do NucLi e da DRI da UFVJM.


Referências Bibliográficas

BROWN, H. D. Teaching by Principles: an interactive approach to Language pedagogy. 3rd. ed. Pearson ELT, 2007. MARTINEZ, P. Didática de línguas estrangeiras. Trad. Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2009. RICHARDS, Jack C. Interchange Intro, Student's book, 5th Edition. Cambridge: Cambridge UP, 2017.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

As vagas para os cursos online estão abertas para a comunidade acadêmica e do entorno de todos os campi da UFVJM, promovendo o diálogo entre o curso de Letras da UFVJM e a sociedade. As vagas para os cursos presenciais estão abertas para a comunidade acadêmica e do entorno dos campi JK e Campus 1 da UFVJM, em Diamantina/MG.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Proporciona-se a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade ao promover cursos para todas as áreas de conhecimento. O discente-estagiário irá atuar como professor e abordará conteúdos diversificados e atuará como produtor de conteúdo didático, promovendo a interprofissionalidade.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Esse projeto insere os bolsistas na pesquisa acadêmica que, ao verem teoria e prática confrontadas, terão oportunidade de desenvolver pesquisa no âmbito da pesquisa-ação de modo a promover reflexão sobre a prática de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os licenciandos do curso de Letras Português/Inglês e Português/Espanhol terão a oportunidade de exercer, na prática os conhecimentos linguísticos e didáticos adquiridos ao longo do curso na área de ensino e aprendizagem de língua estrangeira. Discentes de outros cursos que tiverem interesse em atuar na docência de línguas estrangeiras, terão a oportunidade de aprender sobre abordagens de língua estrangeira. Tal atuação irá dar mais fundamentação à sua formação acadêmica e oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos.


Impacto e Transformação Social

Os cursos de língua estrangeira buscam promover a inserção de seus participantes no mundo globalizado, permitindo seu acesso aos conhecimentos científicos, filosóficos, artísticos, profissional e econômico produzidos em língua estrangeira. Além disso, a principal transformação social esperada é permitir que os participantes possam buscar mobilidade acadêmica internacional, participar de processos seletivos de pós-graduação e interagir com pesquisadores estrangeiros com desenvoltura. Na comunidade acadêmica da UFVJM, busca-se promover a internacionalização.


Divulgação

A ser criado, caso a proposta seja aprovada. Contudo, algumas ações poderão ser divulgadas nas redes do NucLi/UFVJM: @nucliufvjm


Informações Complementares

O número de bolsistas necessário para a ações é de 3 (três).


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

20

Conteúdo Programático

Funções: apresentar a si mesmo e pessoas conhecidas família; cumprimentar pessoas e despedir-se; pedir nomes e números de telefone, e-mail, rede social; nomear objetos; perguntar e dar localização de objetos; falar sobre cidades, países e origem; pedir e dar informações sobre local de origem, nacionalidade, língua materna e idade; descrever aparência das pessoas; perguntando e descrever roupas e cores, falar sobre o clima e as estações; perguntar e dizer as horas, perguntar e descrever rotinas; pedir e dar informações sobre como as pessoas vão para o trabalho ou para a escola; descrever rotinas semanais; falar sobre profissões e rotinas do dia de trabalho.

Atividades Específicas

Haverá atividades de escrita e de conversação, em nível elementar, na língua estrangeira a ser escolhida pelo cursista.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

A avaliação será processual e somativa. Atividades em sala de aula: 100 pontos Para ser aprovado, o aluno-participante precisa ter 75% de presença e 60 pontos em 100 nas atividades avaliativas.

Estratégias para avaliação da realização do curso

O curso será avaliado por meio de um questionário anônimo na plataforma SurveyMonely.

Público-alvo

Descrição

Podem se inscrever adultos a partir de 18 anos de idade que nunca fizeram curso de inglês e gostariam de ter um primeiro contato com a língua inglesa. Comunidade acadêmica: técnicos administrativos, discentes e docentes da UFVJM comunidade externa: adultos a partir de 18 anos de idade do público em geral. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição. Não haverá teste de nivelamento. Caso o nível seja mais avançado, sugere-se aguardar as próximas oportunidades.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Unaí - MG

Município

Mucuri - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A parceira irá oferecer suporte administrativo e institucional.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 58 h

Carga Horária 16 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinamento dos bolsistas Preparação das primeiras aulas Elaboração do conteúdo programático Elaboração das avaliações

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração de material de divulgação; Elaboração de formulário de inscrição online Recebimento de inscrições online Deferimento/ indeferimento de inscrições Formação de turmas

Carga Horária 12 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Elaboração e aplicação de questionário de avaliação dos cursos Elaboração de relatório final Emissão de certificados

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Ofertas de turmas de língua estrangeira: inglês, espanhol e/ou outra, se houver. O bolsista deve ministrar os encontros com os cursistas, desenvolver o material didático para as aulas; elaborar e aplicar avaliações