Visitante
2º Seminário Histórias em Redes: a cidade na trajetória de...
Sobre a Ação
202304000061
042023 - Cursos e/ou Eventos
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
08/11/2023
21/12/2023
202104000103 - HISTÓRIAS EM REDES: CRIANDO UMA NUVEM DE HISTÓRIAS
Dados do Coordenador
vitoria azevedo da fonseca
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Educação
Educação
Desenvolvimento regional
Local
Não
Sim
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
Membros
Este evento será organizado de maneira híbrida e itinerante, com ações ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2023, em diversos locais de Diamantina e campus JK e contará com a participação de pesquisadores que, em suas trajetórias, pesquisaram temáticas relacionadas às cidades enquanto conceito norteador do pensamento e da abordagem. As participações serão transmitidas ao vivo por canal do LAPEHIS - Laboratório de Práticas de Ensino em História e comporá um rico acervo.
Historias em Redes; cidades; Diamantina; História
Este evento será organizado de maneira híbrida e itinerante, com ações ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2023, em diversos locais de Diamantina e campus JK e contará com a participação de pesquisadores que, em suas trajetórias, pesquisaram temáticas relacionadas às cidades enquanto conceito norteador do pensamento e da abordagem. As participações serão transmitidas ao vivo por canal do LAPEHIS - Laboratório de Práticas de Ensino em História e comporá um acervo disponibilizado para o público em geral, e para enriquecer os debates e discussões de pesquisa do projeto Histórias em Redes. 202104000103
A partir das reflexões de diferentes pesquisadores, em diversas áreas do conhecimento, com o objeto focado nas ideias de cidade e suas interrelações, é possível desenvolver um pensamento interdisciplinar verdadeiramente, considerando a reflexão sobre um objeto a partir de vários olhares. Dentre os palestrantes contaremos com pessoas das áreas das artes, dramaturgias, história, geografia e educação. Haverá participação de convidados inteiramente online, e, participantes presenciais com transmissão ao vivo. A cidade, em suas variadas facetas, é um espaço privilegiado de encontros de saberes, afetos e onde circulam corpos marcados em suas territorialidades. Refletir sobre a necessidade de democratização ao espaço urbano é fundamental considerando o direito às cidades, e o desenvolvimento de ações que amplifiquem o potencial educador, na linha das "cidades educadoras" e, também, o potencial conectivo a partir da ideia de "cidades inteligentes". Assim, este segundo seminário, carrega o potencial de agregar saberes, e, como no espaço urbano, possibilitar trocas e interações que enriquecem as experiências dos cidadãos.
Realizar 7 palestras com os seguintes pesquisadores: Guilherme Varajão, Douglas Satler, Flávio Rabeli, Carmem Gil, Carlos Eduardo Pinto, Rogério Arruda e Marithê Azevedo. Transmitir online ao vivo as palestras. Compor um acervo de reflexões sobre a cidade para fins de pesquisa posterior.
Realizar 7 palestras. Atingir um público de 300 pessoas. Compor um acervo audiovisual de palestras.
Serão realizadas palestras interativas transmitidas online e ao vivo em espaços urbanos de acesso fácil e no Centro de Humanidades. As palestras serão abertas ao público em geral, mediante inscrição, e fomentará discussões sobre o bem viver nas cidades.
Bellot, P. F. (2013). Cidades educadoras, uma aposta de futuro. In AICE – Associação Internacional das Cidades Educadoras, Educação e vida urbana: 20 anos de Cidades Educadoras (pp. 17-22). Lisboa: Gráfica Almondina. Freire, P. (2001). Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes.
A partir de uma compreensão de que fazer Extensão é considera-la como também um processo educativo e cultural, que articula ensino e pesquisa, e viabiliza uma relação entre a Universidade e a Sociedade de forma transformadora, o 2º Seminário Histórias em Redes: a cidade na trajetória de... se constitui fortemente a partir desta compreensão. Assim, quando propõe reunir pesquisadores que refletiram sobre a cidade em suas produções acadêmcias, e, a partir disso, propõe uma sistematização desses saberes em uma série de exibições audiovisuais, o evento compreende que a “produção do conhecimento via extensão se faz na troca de saberes sistematizado, acadêmico e popular, que, por sua vez, possibilita a democratização do conhecimento com a participação da comunidade.” (Consepe, Res.6/2009, p.3)
Dentre as diretrizes para a extensão universitária, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto e transformação social; interação social e interdisciplinaridade; considerando o Programa Histórias em Redes, este 2º seminário: a cidade na trajetória de... contribui para agregar diferentes saberes, profissionais e segmentos da universidade e da comunidade de Diamantina. Este programa pode ser inserido nas prioridades dos objetivos apresentados no PNE, conforme Resolução 06/2009, qual seja, os processos educacionais e também como possibilidade de geração de renda e emprego. Estimula atividades cuja elaboração requer práticas interdisciplinares, tem como base a utilização de tecnologias digitais para ampliar as possibilidades educacionais, bem como valoriza impreterivelmente, o patrimônio cultural, artístico e histórico de Diamantina e do país considerando ser um projeto de cunho de divulgação histórica e história pública da região.
Através das Unidades Curriculares às quais este projeto estará vinculado, principalmente Laboratório de Ensino de História: Metodologias e Tecnologias do Ensino de História, os estudantes do curso de Licenciatura em História estarão envolvidos diretamente neste evento. Além disso, estarão intermediando e ressignificando a produção de conhecimento histórico a partir das necessidades reais, tendo como base as ideias de Jörn Rüsen (2010) que afirma a importância do conhecimento histórico para dar sentido à vida, a partir de necessidades que partem da vida prática. Assim, este projeto propõe o que defende as diretrizes sobre extensão que considera a relação entre “ensino e extensão, quando compreende-se que o aprendizado se constrói na experiência, tendo discentes como sujeitos do ato de aprender; e a extensão, enquanto tal, propõe-se a interagir com a sociedade, sendo elemento essencial para operacionalizar a relação teoria e prática.” (Consepe, Res.6/2009, p.4).
O 2º Seminário Histórias em Redes, atuará também na formação dos licenciandos, principalmente do Curso de Licenciatura em História, mas está aberto aos discentes de outros cursos e a população em geral, a partir da compreensão da importância de incluir o espaço público e o público na construção historiográfica, tanto do ponto de vista educacional formal, quanto do ponto de vista das ideias da História Pública e Didática da História, que compreendem como fundamental a democratização do conhecimento sob pena de perder a sua função social. Assim, desta forma, o evento atuará na formação de um profissional cidadão na qual “é imprescindível a sua interação na e com a comunidade. Na interação ele se identifica culturalmente, se sensibiliza com os problemas reais e pode referenciar sua formação técnica e acadêmica pela realidade concreta.” (Consepe, Res.6/2009, p.4). O evento, desta forma, reconhece e propõe que “a extensão universitária se coloca, além de uma atividade acadêmica, uma concepção de universidade cidadã.” (Consepe resolução 06/2009 p4)
Considerando os objetivos específicos da UFVJM, este evento aprofundará as relações entre a universidade, por meio do curso de História e da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, com a população diamantinense.
Será divulgado por meios digitais.
Programação do Evento
Campus JK
14/11/2023
16:00
19:00
Palestra com convidada Carmem Gil, transmitida online.
Campus JK
13/11/2023
16:00
19:00
Palestra transmitida ao vivo com o convidado Carlos Eduardo Pinto
Campus JK
28/11/2023
16:00
19:00
Palestra com convidados Guilherme Varajão e Rogério Arruda.
Público-alvo
Estudantes de licenciatura e outros cursos.
Interessados em geral.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 20 h
- Tarde;
- Noite;
Palestras interativas, presenciais, transmitidas online e ao vivo.