Detalhes da ação

2º Seminário Histórias em Redes: a cidade na trajetória de...

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202304000061

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

08/11/2023

Data Fim

21/12/2023


Programa Vínculado

202104000103 - HISTÓRIAS EM REDES: CRIANDO UMA NUVEM DE HISTÓRIAS


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

vitoria azevedo da fonseca

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Desenvolvimento regional

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@historias_em_redes

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Resumo

Este evento será organizado de maneira híbrida e itinerante, com ações ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2023, em diversos locais de Diamantina e campus JK e contará com a participação de pesquisadores que, em suas trajetórias, pesquisaram temáticas relacionadas às cidades enquanto conceito norteador do pensamento e da abordagem. As participações serão transmitidas ao vivo por canal do LAPEHIS - Laboratório de Práticas de Ensino em História e comporá um rico acervo.


Palavras-chave

Historias em Redes; cidades; Diamantina; História


Introdução

Este evento será organizado de maneira híbrida e itinerante, com ações ao longo dos meses de outubro, novembro e dezembro de 2023, em diversos locais de Diamantina e campus JK e contará com a participação de pesquisadores que, em suas trajetórias, pesquisaram temáticas relacionadas às cidades enquanto conceito norteador do pensamento e da abordagem. As participações serão transmitidas ao vivo por canal do LAPEHIS - Laboratório de Práticas de Ensino em História e comporá um acervo disponibilizado para o público em geral, e para enriquecer os debates e discussões de pesquisa do projeto Histórias em Redes. 202104000103


Justificativa

A partir das reflexões de diferentes pesquisadores, em diversas áreas do conhecimento, com o objeto focado nas ideias de cidade e suas interrelações, é possível desenvolver um pensamento interdisciplinar verdadeiramente, considerando a reflexão sobre um objeto a partir de vários olhares. Dentre os palestrantes contaremos com pessoas das áreas das artes, dramaturgias, história, geografia e educação. Haverá participação de convidados inteiramente online, e, participantes presenciais com transmissão ao vivo. A cidade, em suas variadas facetas, é um espaço privilegiado de encontros de saberes, afetos e onde circulam corpos marcados em suas territorialidades. Refletir sobre a necessidade de democratização ao espaço urbano é fundamental considerando o direito às cidades, e o desenvolvimento de ações que amplifiquem o potencial educador, na linha das "cidades educadoras" e, também, o potencial conectivo a partir da ideia de "cidades inteligentes". Assim, este segundo seminário, carrega o potencial de agregar saberes, e, como no espaço urbano, possibilitar trocas e interações que enriquecem as experiências dos cidadãos.


Objetivos

Realizar 7 palestras com os seguintes pesquisadores: Guilherme Varajão, Douglas Satler, Flávio Rabeli, Carmem Gil, Carlos Eduardo Pinto, Rogério Arruda e Marithê Azevedo. Transmitir online ao vivo as palestras. Compor um acervo de reflexões sobre a cidade para fins de pesquisa posterior.


Metas

Realizar 7 palestras. Atingir um público de 300 pessoas. Compor um acervo audiovisual de palestras.


Metodologia

Serão realizadas palestras interativas transmitidas online e ao vivo em espaços urbanos de acesso fácil e no Centro de Humanidades. As palestras serão abertas ao público em geral, mediante inscrição, e fomentará discussões sobre o bem viver nas cidades.


Referências Bibliográficas

Bellot, P. F. (2013). Cidades educadoras, uma aposta de futuro. In AICE – Associação Internacional das Cidades Educadoras, Educação e vida urbana: 20 anos de Cidades Educadoras (pp. 17-22). Lisboa: Gráfica Almondina. Freire, P. (2001). Tecnologias do conhecimento: os desafios da educação. Petrópolis: Vozes.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A partir de uma compreensão de que fazer Extensão é considera-la como também um processo educativo e cultural, que articula ensino e pesquisa, e viabiliza uma relação entre a Universidade e a Sociedade de forma transformadora, o 2º Seminário Histórias em Redes: a cidade na trajetória de... se constitui fortemente a partir desta compreensão. Assim, quando propõe reunir pesquisadores que refletiram sobre a cidade em suas produções acadêmcias, e, a partir disso, propõe uma sistematização desses saberes em uma série de exibições audiovisuais, o evento compreende que a “produção do conhecimento via extensão se faz na troca de saberes sistematizado, acadêmico e popular, que, por sua vez, possibilita a democratização do conhecimento com a participação da comunidade.” (Consepe, Res.6/2009, p.3)


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Dentre as diretrizes para a extensão universitária, a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; impacto e transformação social; interação social e interdisciplinaridade; considerando o Programa Histórias em Redes, este 2º seminário: a cidade na trajetória de... contribui para agregar diferentes saberes, profissionais e segmentos da universidade e da comunidade de Diamantina. Este programa pode ser inserido nas prioridades dos objetivos apresentados no PNE, conforme Resolução 06/2009, qual seja, os processos educacionais e também como possibilidade de geração de renda e emprego. Estimula atividades cuja elaboração requer práticas interdisciplinares, tem como base a utilização de tecnologias digitais para ampliar as possibilidades educacionais, bem como valoriza impreterivelmente, o patrimônio cultural, artístico e histórico de Diamantina e do país considerando ser um projeto de cunho de divulgação histórica e história pública da região.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Através das Unidades Curriculares às quais este projeto estará vinculado, principalmente Laboratório de Ensino de História: Metodologias e Tecnologias do Ensino de História, os estudantes do curso de Licenciatura em História estarão envolvidos diretamente neste evento. Além disso, estarão intermediando e ressignificando a produção de conhecimento histórico a partir das necessidades reais, tendo como base as ideias de Jörn Rüsen (2010) que afirma a importância do conhecimento histórico para dar sentido à vida, a partir de necessidades que partem da vida prática. Assim, este projeto propõe o que defende as diretrizes sobre extensão que considera a relação entre “ensino e extensão, quando compreende-se que o aprendizado se constrói na experiência, tendo discentes como sujeitos do ato de aprender; e a extensão, enquanto tal, propõe-se a interagir com a sociedade, sendo elemento essencial para operacionalizar a relação teoria e prática.” (Consepe, Res.6/2009, p.4).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O 2º Seminário Histórias em Redes, atuará também na formação dos licenciandos, principalmente do Curso de Licenciatura em História, mas está aberto aos discentes de outros cursos e a população em geral, a partir da compreensão da importância de incluir o espaço público e o público na construção historiográfica, tanto do ponto de vista educacional formal, quanto do ponto de vista das ideias da História Pública e Didática da História, que compreendem como fundamental a democratização do conhecimento sob pena de perder a sua função social. Assim, desta forma, o evento atuará na formação de um profissional cidadão na qual “é imprescindível a sua interação na e com a comunidade. Na interação ele se identifica culturalmente, se sensibiliza com os problemas reais e pode referenciar sua formação técnica e acadêmica pela realidade concreta.” (Consepe, Res.6/2009, p.4). O evento, desta forma, reconhece e propõe que “a extensão universitária se coloca, além de uma atividade acadêmica, uma concepção de universidade cidadã.” (Consepe resolução 06/2009 p4)


Impacto e Transformação Social

Considerando os objetivos específicos da UFVJM, este evento aprofundará as relações entre a universidade, por meio do curso de História e da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, com a população diamantinense.


Divulgação

Será divulgado por meios digitais.


Programação do Evento

Local

Campus JK

Data

14/11/2023

Horário de Início

16:00

Horário de Término

19:00


Descrição

Palestra com convidada Carmem Gil, transmitida online.

Local

Campus JK

Data

13/11/2023

Horário de Início

16:00

Horário de Término

19:00


Descrição

Palestra transmitida ao vivo com o convidado Carlos Eduardo Pinto

Local

Campus JK

Data

28/11/2023

Horário de Início

16:00

Horário de Término

19:00


Descrição

Palestra com convidados Guilherme Varajão e Rogério Arruda.

Público-alvo

Descrição

Estudantes de licenciatura e outros cursos.

Descrição

Interessados em geral.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 20 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Palestras interativas, presenciais, transmitidas online e ao vivo.