Visitante
CURSO DE SUPORTE BÁSICO DE VIDA PARA A COMUNIDADE
Sobre a Ação
202304000062
042023 - Cursos e/ou Eventos
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
08/11/2023
31/12/2023
Dados do Coordenador
george sobrinho silva
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Saúde Humana
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Membros
Todos estamos sujeitos a situações inesperadas do dia-a-dia às quais podem ser necessário precisamos receber ou prestar de primeiros socorros. Nem sempre temos o acesso rápido e oportuno a profissionais devidamente qualificados. A aplicação de técnicas oportunas podem ser decisivas em evitar lesões, incapacidades, hospitalizações e até a morte. Desta forma, é fundamental que as pessoas, mesmo não sendo da área de saúde, estejam habilitadas a prestar técnicas simples de primeiros socorros.
Primeiros socorros; Saúde; Educação em Saúde
O presente projeto de extensão tem como proposta o desenvolvimento de oficinas para o ensino de técnicas básicas de primeiros socorros para a comunidade acadêmica e a comunidade externa de Diamantina e região. As oficinas a serem realizadas não tem por objetivo o ensino de habilidades para a atuação profissional, e sim, para ensinar a comunidade a aplicarem técnicas e terem iniciativas simples em situações de acidentes e acometimentos de saúde corriqueiros em que estão inseridos na vida cotidiana. Sendo assim, todos nós estamos suscetíveis à ocorrência de eventos inesperados que podem colocar em risco nossa integridade física, a saúde e até a vida, como por acidentes, mal-estar súbito e outros. Nestas situações o acesso a técnicas apropriadas de primeiros socorros pode ser decisivo para desde uma recuperação rápida até para se evitar uma hospitalização e até mesmo uma invalidez permanente. Desta forma, a capacidade de identificar situações de risco a que estamos sujeitos, assim como delimitar uma série de técnicas de primeiros socorros que poderia ser útil para toda a comunidade é de extrema utilidade para todos. À vista disso, a atuação com escolas, acadêmias e outras instituições permite expandir e transmitir conhecimento aos educadores e alunos, pois os devidos espaços são locais onde ocorrem situações de urgência e emergência, isto posto, apresenta um cenário em que os alunos estão vulneráveis a acidentes. Desse modo, os profissionais da educação podem testemunhar um contexto em que necessita de ação em primeiros socorros. Contudo, os profissionais devido a sua formação direcionada a educação, apresentam insegurança e despreparo para prestação de atendimentos em primeiros socorros. Dessa forma, a difusão de conhecimento entre os profissionais e jovens impacta significativamente na saúde, visto que são pessoas que disseminam informações, assim, através da capacitação em primeiros socorros podem sentir autoconfiança para atuar numa situação de risco e evitar acidentes, agravamento das lesões existentes, surgimento de novas lesões ou até mesmo a morte. Portanto, os profissionais e alunos são atores principais na divulgação e transmissão de conhecimento e informações ao próximo.
A aplicação oportuna de técnicas de primeiros socorros pode ser a diferença entre pessoas que podem se recuperar rapidamente de um acidente ou um mal súbito até aqueles que podem necessitar de ser hospitalizados e mesmo morrer. Todo estilo de vida em sociedade tem seus riscos que são inerentes aos hábitos de vida das pessoas, às características físicas e geográficas locais, dentre outras. Nesse sentido, Diamantina oportuniza hábitos de vida, como: visitas a cachoeiras, ciclismo, trilhas, festas, dentre outras. Desta forma, tendo em vista a familiaridade com o estilo de vida que a maioria dos jovens leva foi possível identificar uma série de situações de risco em que os mesmos estão sujeitos, assim como, delimitar uma série de técnicas de primeiros socorros que poderia ser úteis para que a comunidade saiba lidar mediante a ocorrência de algum destes acometimentos. A partir da análise do estilo de vida da comunidade em Diamantina é possível identificar várias situações que são cotidianas a estes jovens, e os riscos inerentes aos mesmos: o Lazer em cachoeiras da região (Quedas, acidente com animais peçonhentos, afogamentos); o Futebol, ciclismo e outros esportes (Torção, fratura, luxação, distensão muscular) o Festas (Quedas, intoxicação alcoólica, engasgo, traumas...) o Ambiente doméstico (Cortes com material perfuro cortante...) e outros (Engasgo, desmaio, convulsão, acidente com escorpião e aranha, acidente automobilístico...). Vale ressaltar que, no dia a dia da universidade, no Departamento de Enfermagem é corriqueiro que pessoas da comunidade procurem assistência por ter alguém precisando de primeiros socorros em que abordagens simples e/ou o acionamento correto dos serviços de saúde poderiam resolver.
Objetivo geral o Ensinar à comunidade geral noções básicas primeiros socorros. Objetivos Específicos o Ensinar como e quando acionar os diferentes tipos de serviços de saúde do município (Bombeiros, SAMU, Pronto Socorro e Postos de saúde); o Ensinar como identificar uma situação de risco e uma vítima de acidente ou mal súbito; o Ensinar procedimentos básicos de primeiros socorros para aquelas situações mais corriqueiras de vida; o Incentivar os acadêmicos e a comunidade a atuarem como multiplicadores dos conhecimentos sobre primeiros socorros junto à comunidade; o Integração do curso de Enfermagem da UFVJM, com os demais cursos, e sociedade visando promover os diferentes conhecimentos em saúde.
o Capacitar 80 pessoas da comunidade de Diamantina para a prática de primeiros socorros; o Capacitar 05 acadêmicos de Enfermagem, 02 de Fisioterapia e 03 da Farmácia a serem multiplicadores de técnicas de primeiros socorros na comunidade; o Apresentar 01 trabalhos em evento científico.
Serão desenvolvidas 08 oficinas educativas que poderão ser realizadas no prédio do curso de Enfermagem, no Campus I, em escolas de Diamantina e em espaços destinados às práticas das atividades dos grupos parceiros. As oficinas serão desenvolvidas pelo professor e os acadêmicos em parceria com uma equipe de voluntários que atuam na Empresa Júnior Cuidare do curso de Enfermagem; Serão desenvolvidas oficinas semanalmente com duração de até 3 horas cada. Espera-se a participação de até 20 participantes por oficina. Divulgação: Serão elaborados cartazes que serão expostos em pontos de comunicação nos pavilhões de aula e nos prédios dos cursos na universidade. Será também divulgado cartazes sobre o projeto em locais públicos como prefeitura e escolas de Diamantina. Além disso, será criado uma conta em redes sociais onde serão divulgados o cronograma de atividades e o link para inscrições. Antes do início das oficinas, no momento das inscrições, os participantes serão convidados a responder um pequeno questionário que trata da identificação dos conhecimentos prévios sobre os primeiros socorros e sobre as principais situações de risco vivenciadas pelos mesmos no cotidiano de Diamantina. Os temas a serem trabalhados nas oficinas serão: 1- Suporte Básico de Vida; 2- Quando e como procurar serviços de saúde (SAMU, Bombeiros, Posto de Saúde, Pronto Socorro e Pronto Atendimento). Cada um dos temas será desenvolvido por metodologias ativas com o mínimo de exposição teórica. Serão utilizados simulação de cenários para a encenação, o desenvolvimento e treinamento das técnicas. Ao fim das oficinas, os mesmos também responderão outro questionário, de modo a avaliar a efetividade das ações desenvolvidas. Acredita-se que o desenvolvimento destas oficinas conseguirá promover a maior integração dos acadêmicos do curso de Enfermagem com a comunidade acadêmica da UFVJM e a comunidade geral de Diamantina e região. O que poderá ser benéfico não apenas para o desenvolvimento das habilidades técnicas dos estudantes como da maior integração social de todos os envolvidos.
Coelho, J. P. S. L. 'Ensino de primeiros socorros nas escolas e sua eficácia.' Rev. Cient ITPAC 8.1 (2015): 7. Surur AK, Turco BO, Dias DC, Barboza LB, Furlan LC, Assad MM, Almeida AM, Marin MT. Comparação do conhecimento de primeiros socorros dos visitantes da 19ª SAFE em Araraquara com sua real atitude. Journal of Basic and Applied Pharmaceutical Sciencies. 2017 Sep 18;38. Ortiga AM, Lacerda JT, Natal S, Calvo MC. Evaluation of the Mobile Emergency Care Service in Santa Catarina State, Brazil. Cadernos de saude publica. 2016;32(12). PERGOLA, A.M; ARAÚJO, I.E.M.. O leigo em situação de emergência. Revista Escola Enfermagem. USP 2008; 42(4): pag.769-76. http://www.scielo.br/pdf/reeusp/v42n4/v42n4a20.pdf Brasil, Ministério da Saúde. Fundação Oswaldo Cruz. Manual de primeiros socorros. Rio de Janeiro,2003 Filho, A.r.;Pereira,N.A.;Leal,I.; Anjos, Q.S.; Loose, J.T.T.; A importância de treinamento de primeiros socorros no trabalho. Rev. Saberes, Rolim de Moura, vol. 3, n. 2, jul./dez., p. 114-125, 2015. VERONESE, Andréa Márian et al . Oficinas de primeiros socorros: relato de experiência.Rev. Gaúcha Enferm. (Online), Porto Alegre, v. 31, n. 1, p. 179-182, Mar. 2010. Available from. Access on 24 Jan. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1983-14472010000100025.
No desenvolvimento do projeto serão buscadas parcerias com Bombeiros, SAMU, Pronto atendimento, Gerencia Regional de Saúde, Secretaria de Saúde de Diamantina e outros serviços, visando conhecer melhor a funcionalidade destes serviços. Além disso, contactaremos escolas municipais, a UEMG, sindicados e empresas oferecendo as atividades do curso. Espera-se com estas iniciativas fortalecer a interação dialógica da comunidade acadêmica da UFVJM com a comunidade de Diamantina. Além disso, com este projeto, poderemos promover a difusão de conhecimentos sobre técnicas de primeiros socorros para a comunidade de Diamantina. Atividade que favorecerá a formação dos estudantes de enfermagem e sua interação com a comunidade de Diamantina
A realização do curso propõe a interação e articulação de conhecimentos de diferentes cursos da saúde com vistas não apenas a produzir o conteúdo do curso, bem como a metodologia de ensino e desenvolvimento das oficinas. Acreditamos ser uma ótima oportunidade para promover a interlocução de diferentes saberes e a integração de múltiplos profissionais.
O desenvolvimento do projeto servirá para reforçar conteúdos já ensinados nos cursos da área de saúde. Acredita-se que os trabalhos realizados possam contribuir com a formação dos acadêmicos envolvidos, seja através do conhecimento desenvolvido e pela experiência e interação com a comunidade em geral e sua realidade. O que é capaz também de contribuir para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento regional. A realização desse curso prever a documentação da experiência e de aprendizados que servirão de bases para o desenvolvimento de trabalho científicos..
O ensino de técnicas de primeiros socorros é um dos vastos campos de atuação de profissionais da área de saúde. O que poderá ser praticado e aprimorado pelos estudantes inseridos.
Acredita-se que com este projeto possa fortalecer a relação entre a universidade e a região em que está inserida, através não apenas da produção de conhecimento como na sua aplicação e difusão na sociedade. Isso possibilitará o fortalecimento da formação dos estudantes bem como do impacto de sua atuação na comunidade em que está inserido, contribuindo, desta forma, para a promoção de qualidade de vida de toda comunidade
As ações do projeto serão divulgadas pelas mídias sociais através de uma página no Instagram. Além disso, serão feitas visitas a escolas, empresas e sindicatos oferecendo as atividades do projeto.
Para a realização das atividades solicitamos 04 bolsistas
Caracterização do Curso ou Oficina
Treinamento e qualificação profissional
40
- Responder casos clínicos antes da oficina - O que são primeiros socorros e suporte básico de vida; - Quando e como procurar serviços de saúde (bombeiros, SAMU, Pronto Socorro e Posto de Saúde); - Suporte Básico de Vida - Simulação de socorro - Responder casos clínicos pós da oficina
Serão oferecidas oficinas de 04 horas de duração para grupos de até 20 pessoas que serão replicadas de acordo com a demanda de pessoas para o curso
Será aplicado um questionário de casos clínicos (situações cotidianas que requerem primeiros socorros) antes e após cada oficina. Assim, se medirá o desempenho dos participantes, bem como a efetividade da ação educativa
- Desempenho dos estudantes nos casos clínicos; - Adesão da comunidade; - Avaliação de satisfação dos participantes e dos estudantes no projeto.
Público-alvo
As oficinas serão disponibilizadas para toda a comunidade. Não são necessários conhecimentos sobre saúde e nem ter curso superior para participar. Parceiros como a EPIL, Academia Splash, ligas acadêmicas da UFVJM já nos procuraram para agendar a realização das oficians
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Ajudará na divulgação e organização das orficinas
Solicitante do curso irá disponibilizar horário dos trabalhadores e espaço para a realização das oficinas
Irá disponibilizar espaço e horário de alunos e instrutores para participar das oficinas
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 16 h
- Manhã;
- Tarde;
- Responder casos clínicos antes da oficina - O que são primeiros socorros e suporte básico de vida; - Quando e como procurar serviços de saúde (bombeiros, SAMU, Pronto Socorro e Posto de Saúde); - Suporte Básico de Vida - Simulação de socorro - Responder casos clínicos pós da oficina
- Manhã;
- Tarde;
- Responder casos clínicos antes da oficina - O que são primeiros socorros e suporte básico de vida; - Quando e como procurar serviços de saúde (bombeiros, SAMU, Pronto Socorro e Posto de Saúde); - Suporte Básico de Vida - Simulação de socorro - Responder casos clínicos pós da oficina