Detalhes da ação

Ciência na Escola

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202304000063

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

08/11/2023

Data Fim

22/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

mauro lucio franco

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Espaços de ciência

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@parquedaciencia.ufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 96 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

A presente proposta visa à popularização e a difusão da ciência criando novos espaços de aprendizagem através da utilização do planetário inflável itinerante, telescópio e o espaço do parque da ciência da UFVJM. Oportunizando a melhoria dos espaços formais de aprendizagem das nas escolas da cidade de Teófilo Otoni (MG) e regiões circunvizinhas.


Palavras-chave

Popularização da Ciência, Escola, Evento, Astronomia


Introdução

Com a proposta de estimular o interesse da população pelo conhecimento, os Centros e Museus de Ciência ganham cada vez mais importância no ensino e divulgação científica e tecnológica. Os espaços voltados a popularização da ciência o qual o publico interage diretamente com os experimentos surgiu na década de 1980, quando algumas teorias científicas estudadas na década anterior passaram a ser demonstradas na prática. Devida a grande carência de laboratórios de ensino em nossas escolas no geral, atividades lúdicas interativas o qual o espectador possa interagir com experimentos que promovam a melhoria na formação dos alunos do ensino básico e suam importância para o futuro de nossa educação. De que forma atividades itinerantes de ciências podem despertar o interesse de crianças e adolescentes pela ciência? De acordo com Francis Dupuis, secretário geral do Espaço Ciência de Pernambuco, os poucos museus que existiam se encontravam nas capitais e eram apenas um espaço para a exposição de coleções. Também foi nesse período que o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) e órgãos de fomento à pesquisa passaram a incentivar as práticas de difusão científica. A UFVJM desde 2009, com a inauguração do Parque da Ciência na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, tem desenvolvido diversas atividades voltadas a popularização da ciência em seu Campi de Teófilo Otoni. De 2009 a 2022, Atividades de popularização da Ciência, SNCT (oferecendo em média 30 minicursos por ano), participação em Feira de Ciências nas escolas de Teófilo Otoni e cidades circunvizinhas, já participaram em média 5.000 estudantes e professores de escolas básica/ano através de eventos e exposições temáticas na área de ciência e tecnologia e atividades itinerantes de astronomia com o planetário Discovery e telescópio Orion pertencentes ao parque da ciência da UFVJM. sem contar com um acervo de mais de 100 projetos museográficos expostos no parque da ciência e instituições parceiras para visitação das escolas e comunidade em geral. Essa interação entre Universidades x Sociedade é de suma importância para o desenvolvimento regional.


Justificativa

A Universidade Federal dos Vales dos Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM com sede e foro em Diamantina, MG, foi criada em 1953, como Faculdade de Odontologia de Diamantina e transformada em Universidade Federal em 2005, definindo-se como uma entidade pública, gratuita, democrática, com plena autonomia didático-científica, comprometida com o desenvolvimento e a transformação social, econômica, política e cultural do Estado de Minas Gerais e do Brasil. Orienta-se pelos princípios da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, da igualdade de condições para o acesso e permanência discente, da liberdade e respeito ao pluralismo de ideias, tendo por finalidade a produção e disseminação do conhecimento, formando cidadãos e profissionais com competência técnica e humanística, com valores éticos de liberdade, igualdade e justiça social. A UFVJM caracteriza-se como uma universidade multicampi com ênfase de atuação nos vales do Jequitinhonha e Mucuri, sendo um dos campi situado no município de Teófilo Otoni, o Campus do Mucuri, localizado a aproximadamente 400 Km do campus sede. Em 2007 no município de Teófilo Otoni (nordeste mineiro), no campus do Mucuri foi implantada a Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas e Exatas - FACSAE no qual o curso de licenciatura de matemática foi implementado. Em 2009, com recursos do Programa de Apoio a Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia (BC&T), uma das grandes áreas de concentração do Bacharelado Interdisciplinar foi implementado. Dados recentes revelam que mais da metade da população do Vale do Mucuri recebem menos de 1,5 salário-mínimo, com renda per capita de menos de um quarto do salário-mínimo. O número médio de estudo da população é de três anos, com um índice de 29% de analfabetismo. Grande parte dos moradores sofre com doenças de origem hídrica por falta de saneamento básico e infraestrutura precária. Esta região está entre as mais pobres do País, onde a maioria dos municípios apresenta o índice de desenvolvimento humano (IDH) muito abaixo da média nacional. Como uma alternativa para a superação das dificuldades socioeconômicos e educacionais enfrentadas na região, a UFVJM, Campus Teófilo Otoni, em parceria com a IFNMG, tem promovido diversas ações de pesquisa e extensão voltadas para as práticas educacionais de base tecnológicas, através de grupos de produção de vídeos científicos, biotecnologia, cursos/palestras nas áreas de programação e robótica, ferramentas educacionais utilizando impressora 3D e parcerias com as escolas da região através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a docência (PIBID) e Programa de Educação Tutorial (PET), Programas de Pós-graduação entre outros. Dentro desse contexto, propomos com esse projeto desenvolver atividades itinerantes que possam alcançar outras regiões e escolas extremamente vulneráveis conforme citado acima, além de trazer o debate de forma interdisciplinar sobre a ciência de um modo geral, especialmente no que tange aos conceitos e as diversas aplicações.


Objetivos

- Contribuir para o aprimoramento da formação de qualidade dos alunos do ensino fundamental e médio através da apresentação de mostras científicas itinerantes, pautados pelo saber científico e comprometidos com a questão social com diversos experimentos de ciências a serem levados às escolas públicas das regiões dos vales do Jequitinhonha e Mucuri cidades circunvizinhas juntamente com os demais projetos de popularização e difusão da ciência (como por exemplo, trazer as escolas para visitar o espaço da UFVJM); - Articular a Secretaria de Educação, astrônomos amadores entre outros parceiros locais, para que o projeto venha a atender as necessidades locais e ofertar serviços de formação continuada de alunos e professores do ensino fundamental e médio; - Fazer uso do lúdico, para despertar o interesse pela ciência em crianças, jovens e adultos das comunidades mais carentes da região; - Desenvolver atividades voltadas à astronomia nas escolas e na UFVJM


Metas

Divulgar o evento e atender estudantes de escola pública da região do vale do Mucuri. Realização de palestras sobre popularização da ciência divulgando as atividades e resultados obtidos com o projeto. Participação de 500 estudantes no projeto Feira de Ciências em parceria com, projetos PIBID, PET e Residência Pedagógica da UFVJM. Produção de material didático e projetos museográficos de ciências para divulgação científica no parque da ciência.


Metodologia

Esta proposta visa à expansão e disseminação do conhecimento acadêmico e científico multidisciplinar na área de Ciência e Tecnologia através de mostras científicas itinerantes. Iniciativa pioneira nesta instituição e no Vale do Mucuri. Aspectos Operacionais Planejamento das Atividades Itinerantes: De acordo com a vigência do projeto (2 meses). Região de Abrangência: Vale do Mucuri Transporte: Utilização de veículo da UFVJM. O custeio do combustível será com verba específica de projeto aprovado no Chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 39/2022 Programa de Apoio a Museus e Centros de Ciência e Tecnologia e a Espaços Científico-Culturais “Parque da ciência itinerante” AD - Agente Difusor Coordenador do Projeto; Atribuições Articular, junto à UFVJM, plano para desenvolvimento das ações de difusão da ciência e tecnologia com ação integrada às atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade; elaborar o cronograma geral de agendamento e visitação pelas escolas e público em geral; elaborar instrumentos de avaliação do projeto pelo público externo; realizar reuniões periódicas com a equipe para a avaliação do trabalho interno; prestar contas e submeter aos órgãos competentes todos os processos de despesa do projeto. AM - Agente Monitor Bolsistas: Sensibilizar as escolas para a receberem a mostra itinerante, efetuar a manutenção dos equipamentos do projeto; agendar as visitas das escolas; preparar material gráfico e de divulgação do projeto e mídias sociais; orientar os visitantes sobre o funcionamento e uso das exibições. Apresentar relatórios parciais e final de acordo com o regulamento dos órgãos de fomento, específico para cada tipo de bolsa; Apresentação dos resultados dos trabalhos em evento institucional e de nível nacional.


Referências Bibliográficas

[1] MOREIRA, I.C. A divulgação científica no Brasil. FAPEMIG, Belo Horizonte, 2004. [2] SILVEIRA, C. M., et al. Divulgação científica e tecnologias de informação e comunicação. Santa Maria: FACOS - UFSM, 2003. 252p. [3] WERTHEIN, J., CUNHA, C. (orgs).Educação Científica e Desenvolvimento: o que pensam os cientistas. Brasília, Unesco, Instituto Sangari, 2005. [4] Site da AMUC - Associação dos Municípios do Vale do Mucuri . Acesso em 02-07-2010 http://www.amuc.org.br/005/00502001.asp?ttCD_CHAVE=34443. [5] MEYER, M.A. A. Seminário Novos Tempos para o ensino de ciências no Brasil; e a vez e a voz dos museus e centros de ciência. Goiânia , 27 a 31 de agosto de 2000. [6] NETO, G. B. LIMA, Astronomia de Posição. São Paulo: IAG/USP, 2010. Notas de aula. Disponível em <http://www.astro.iag.usp.br/~gastao>. Acesso em 21 de dezembro de 2010. [7] OLIVEIRA, F. K. S.; SARAIVA M. F. O., Astronomia e Astrofísica. UFRGS, 2010. Disponível em <http://astro.if.ufrgs.br/index.htm>. Acesso em 21 de dezembro de 2022.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Visita das escolas ao parque da ciência, participação em feira de ciências nas escolas, participação na Semana Nacional de ciência e tecnologia, cursos, minicursos, palestras e oficinas para o publico em geral, serão ministrados nas diversas aéreas do conhecimento: Astronomia, Física, Matemática, Robótica, Biologia, Química e popularização da ciência.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Troca de conhecimentos entre docentes, técnicos, estudantes e instituições parceiras do projeto e apresentação de trabalhos em conjunto no evento da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em 2023.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Umas das ações executadas todos os anos, e a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, é realizado em parceria com o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), que neste ano contou com a participação dos treze campis, em comemoração à SNCT, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC). Em 2023, o tema central da SNCT é “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”com atividades que se estenderam até maio de 2024. Toda a metodologia será desenvolvida de forma presencial, no campus UFVJM, IFNMG e nas escolas da região. O Objetivo e apoiar propostas de pesquisa e desenvolvimento orientados ao desenvolvimento de soluções tecnológicas. Desta forma, as atividades serão desenvolvidas de forma a estimular a pesquisa básica, aplicada e, por meio destas, a inovação; fortaleçam o desenvolvimento de produtos; contribuam fortemente para a conexão da popularização da ciência entre Instituições de Ensino, Governo e Empresas; que forneçam a infraestrutura necessária para ampliação das redes de pesquisas; desenvolvam competências e capacitação tecnológica avançada e qualificada. Enfim, contribuam para o desenvolvimento da ciência no País. links de atividades desenvolvidas em anos anteriores (2020 e 2021: https://www.cevibra.com.br/evento/ix-seminario-de-iniciacao-cientifica-do-ifnmg-sic-2021 https://www.youtube.com/watch?v=z7yE5eRPujE https://www.youtube.com/playlist?list=PLyrZ1niL6-NyF4u3tk7SYQSZYp1n9bmhJ https://www.youtube.com/playlist?list=PLyrZ1niL6-NyF4u3tk7SYQSZYp1n9bmhJ


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Melhoramento da oralidade, trabalho em equipe, interdisciplinaridade, escritas de textos científicos.


Impacto e Transformação Social

Divulgar o evento e atender estudantes de escola pública situados na região de abrangência do projeto e mapa das culturas do IFNMG; Realização de palestras sobre popularização da ciência divulgando as atividades e resultados obtidos com o projeto. Participação de 500 estudantes no projeto Feira de Ciências em parceria com IFNMG, projetos PIBID, PET e Residência Pedagógica da UFVJM. Capacitar e certificar discentes (60) de diversas áreas de conhecimento da UFVJM e IFNMG e/ou eventos, oficinas temáticas durante a vigência do projeto.


Divulgação

Instagram do parque da ciência e do grupo PET @parquedaciencia.ufvjm @petnovastecnologias


Informações Complementares

1- A programação do site da Semana Nacional de Ciência e tecnologia de 2023 de Teófilo Otoni, está em fase de confecção. 2 - Número de bolsista para o projeto: 06


Programação do Evento

Local

IFNMG - Campus Teófilo Otoni

Data

04/12/2023

Horário de Início

08:00

Horário de Término

22:00


Descrição

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Local

IFNMG

Data

05/12/2023

Horário de Início

08:00

Horário de Término

22:00


Descrição

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - Apresentação do planetário do parque da ciência (Projeto Ciência na Escola)

Local

IFNMG

Data

06/12/2023

Horário de Início

19:00

Horário de Término

21:00


Descrição

Apresentação do Telescópio do parque da ciência (Projeto Ciência na Escola)

Local

UFVJM

Data

16/11/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

18:00


Descrição

Visita das escolas publicas da região ao Parque da Ciência e planetário

Público-alvo

Descrição

Estudantes e professores do ensino fundamental e do ensino médio

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Recursos financeiros.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 96 h

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Visita das escolas ao parque da ciência

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Observações noturnas aberto a toda a comunidade, utilizando o telescópio Orion da UFVJM

Carga Horária 36 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Planetário itinerante, telescópio, participação e feira de ciências, palestras e oficinas oferecidas ao público em geral.