Detalhes da ação

Ciência em Construção

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000668

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

06/11/2023

Data Fim

15/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

bethania alves de avelar freitas

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Biológicas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Espaços de ciência

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
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Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
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Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 6 h
Resumo

O processo de ensino aprendizagem é complexo e envolve vários fatores. Para que haja aprendizado é necessário estimular o aprendiz, nesta oficina os estudantes de graduação da UFVJM irão confeccionar modelos biológicos junto com as crianças, ensinando sobre células e processos biológicos, utilizando materiais recicláveis e modeláveis. A oficina será desenvolvida com crianças de 7-11 anos na Associação Casa da Criança Maria Antônia.


Palavras-chave

modelo biológico, ciência, célula


Introdução

Oficinas fornecem um modelo de ação que permite estimular o aprendiz, que já possui conhecimentos que podem ser assimilados e compartilhados, com trocas de experiência. Para estimular o processo de aprendizagem o indivíduo não pode ser um agente passivo que recebe informações sem participar de forma interativa de sua formação. Assim, a busca do conhecimento quando parte da necessidade do aprendiz tende a ser mais efetiva. Ações educativas, portanto, devem privilegiar formas interativas que permitam desenvolvimento de raciocínio lógico (Freitas et al., 2014). Neste contexto surgem as metodologias ativas de ensino, em que o aluno é envolvido de forma ativa em práticas pedagógicas que o permitam “fazer” e “pensar”, de forma autônoma e responsável pela sua formação (Barbel et al., 2011). O ambiente lúdico favorece a interatividade, sendo um espaço privilegiado para a aprendizagem. A biologia, sobretudo biologia celular, possui conceitos são teóricos, podendo ser microscópios ou ainda ocorrerem em nível molecular, o que dificulta a visualização de processos, assim como assimilação do conteúdo (Ferreira, Lima e Hornink., 2014). Assim, a construção de modelos com maquetes, materiais recicláveis e modeláveis, pode facilitar o entendimento, além de tornar a aprendizagem divertida e lúdica.


Justificativa

A oficina trará estímulo e interesse pelo estudo das ciências biológicas em escolares com idade entre 7 e 11 anos, e está articulado com a política de extensão da UFVJM assim como com as diretrizes pactuadas com o Fórum de Pró- Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, uma vez que apresenta os princípios básicos de que a ciência deve alicerçar-se nas prioridades locais, e a educação em é uma prioridade local, sendo inclusive uma área temática e da linha de extensão descrita no Regulamento de Ações de Extensão da UFVJM. Além disso, a proposta de uma oficina permite a participação das crianças na construção do conhecimento que visa estímulo da aprendizagem. O projeto será desenvolvido para crianças, levando a contribuição técnico-científica da universidade aos escolares da educação básica. Essa proposta integra o ensino a pesquisa e a extensão, os estudantes universitários juntamente com o orientador utilizarão seus conhecimentos aprendidos na universidade, no que tange as habilidades de escrita e expressão gráfica, e desenvolverão um jogo criativo e dinâmico para facilitar a aprendizagem de crianças. Através do contato com os escolares será possível realizar a troca de saberes e disseminação do conhecimento.


Objetivos

- Estimular a aprendizagem da área de ciências biológicas. - Promover a relação entre universitários e escolares. - Estimular a criatividade dos acadêmicos e das crianças na convecção de modelos biológicos. - Fomentar o interesse de escolares pela educação do ensino superior. - Confeccionar modelos biológicos


Metas

- Realizar uma reunião de treinamento com os alunos. - Adquirir materiais necessários para oficinas, preferencialmente material reciclável. - Realizar 02 encontros de oficina para confeccionar modelos biológicos com crianças da Associação Casa da Criança Maria Antônia


Metodologia

Para o desenvolvimento da oficina os acadêmicos receberão um treinamento, em que serão exemplificados modelos biológicos que representem o conteúdo que será abordado. Além disso, eles serão treinados a abordarem o conteúdo de forma lúdica e permitindo que as crianças criem seus modelos biológicos baseados em ilustrações. A oficina será desenvolvida em dois encontros com as crianças da Associação Casa da Criança Maria Antônia, em que os acadêmicos irão explicar um conteúdo e auxiliar na confecção de uma estrutura biológica, como uma célula. Os trabalhos serão expostos para os demais alunos no encerramento da oficina.


Referências Bibliográficas

BERBEL, Neusi Aparecida Navas. As metodologias ativas e a promoção da autonomia de estudantes. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 32, n. 1, p. 25-40, 2011. FERREIRA, Adriana Oliveira; LIMA, Clauciene Aparecida; HORNINK, Gabriel Gerber. O ensino-aprendizagem online de Bioquímica e as ferramentas de mediação: um estudo de caso. Revista de Ensino de Bioquímica, v. 12, n. 1, p. 5-23, 2014. FREITAS, Daniel Almeida et al. Educação em saúde por meio do uso de um jogo educativo para escolares de 7 a 11 anos. Revista Eletrônica Extensão & Sociedade - PROEX/UFRN, v. 5, n. 2, 2014.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O termo “Ensinar” não pode ser confundido com “Transmitir”, na transmissão de conhecimentos o indivíduo é um agente passivo que não participa de sua formação. Para que haja aprendizagem é necessário estimular o aprendiz, assim, a busca do conhecimento parte da necessidade do aprendiz. As ações educativas devem privilegiar formas de interatividade, interlocução e reflexão. O “ensinador” é, então, um gerador de situações estimuladoras e eficazes. Neste sentido, os acadêmicos irão criar um ambiente de compartilhamento de saberes, valorizando os saberes das crianças e construindo juntos os modelos biológicos representativos dos conteúdos abordados. Através do contato com os escolares será possível realizar a troca de saberes e disseminação do conhecimento.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto tem caráter interdisciplinar, será desenvolvido na área da educação e das ciências biológicas. Além da interprofissionalidade, tangenciando as praticas pedagógicas e os temas da biologia. Estudantes de diferentes cursos serão envolvidos, sendo eles Engenharias, Ciência e Tecnologia, Farmácia e Enfermange.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Essa oficina integra o ensino a pesquisa e a extensão, os estudantes universitários juntamente com o orientador utilizarão seus conhecimentos aprendidos na universidade, no que tange as habilidades de escrita e expressão gráfica, e desenvolverão propostas criativas e dinâmicas para facilitar a aprendizagem das crianças.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes envolvidos desenvolverão habilidades de escrita, síntese, criatividade e trabalho em equipe. Além disso, auxiliarão as crianças em processos de ensino aprendizagem, desenvolvendo na práticas pedagógicas.


Impacto e Transformação Social

A UFVJM, possui um campus na cidade de Diamantina, a qual está inserida no Vale do Jequitinhonha e tem portanto o compromisso com o desenvolvimento regional em bases sustentáveis. O desenvolvimento regional passa também pelo acesso ao ensino superior de qualidade. Os alunos de ensino básico precisam ser estimulados para a aprendizagem em diferentes áreas do ocnecimento. Considerando a educação como um dos fatores significativos para a promoção do desenvolvimento da região, ressalta-se a importância de estimular o desejo pela aprendizagem nas crianças, uma vez que estão em fase desenvolvimento da autonomia e da maturidade, o que for aprendido pode refletir em tomadas de decisões para toda a vida. Além disso, as crianças se tornam importantes agentes quando divulgam no meio familiar o que aprenderam na escola.


Divulgação

A divulgação será realizada por meio da coordenação da Associação Casa da Cultura Maria Antônia enviando bilhetes ao pais das crianças.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

6

Conteúdo Programático

- A célula e seus componentes. - O sistema imune e seus componentes.

Atividades Específicas

- Visualização de imagens ilustrativas para confecção de modelos representativos.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

- Elaboração e apresentação do m0delos biológico.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Será entregue formulário de avaliação da oficina.

Público-alvo

Descrição

Crianças de 7-11 anos que passam o período vespertino em atividades na Associação Casa da Criança Maria Antônia

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Associação vai ceder os espaço e auxiliar na divulgação da oficina.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 20 h

Carga Horária 6 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Preparação dos materiais e recursos nescessários para realização da oficina.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização da oficina "Ciência em COnstrução".

Carga Horária 10 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Avaliação da atividade e confecção do relatório final.