Detalhes da ação

Agronomia UFVJM: divulgar antes de entrar

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000669

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

30/11/2023

Data Fim

30/11/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

danúbia aparecida costa nobre

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Internacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

AgroQueVale
@agronomiaufvjm
Outras Redes Sociais

Os discentes envolvidos e os grupos de estudos do DAG ajudarão na divulgação as ações.

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 150 h
Resumo

O curso de Agronomia atrelado à produção de alimentos, sustentabilidade e desenvolvimento econômico do país, formar profissionais com papel vital na busca por soluções para os desafios da agricultura e melhoria da qualidade de vida das comunidades. Portanto, faz-se necessário o incentivo a informação e a conscientização dos estudantes para essa importante opção de curso superior, o que auxilia ainda na tomada de decisões vocacionais, incentivo no momento da escolha e fixação no curso.


Palavras-chave

Agronomia; Curso Superior; Divulgação; Vocação.


Introdução

A divulgação de cursos superiores no ensino médio é fundamental para orientar os estudantes na tomada de decisões educacionais e profissionais informadas. Coelho et al., (2022) relatam diversos fatores que colaboraram para a expansão das vagas nas universidades, como a crescente demanda das populações, as necessidades técnicas do mercado de trabalho, e os avanços tecnológicos que propiciaram o aumento da variedade de formas como o ensino é ofertado para diferentes públicos. Porém, pouco se discute sobre a fixação dos estudantes no curso escolhido. A apresentação dos cursos superiores, quando o estudante ainda encontra-se no ensino médio é crucial para orientar na correta escolha, o que pode permitir um futuro acadêmico e profissional bem-sucedido, a fim de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. Divulgar do curso de Agronomia em escolas pode apresentar benefícios que promovam maior incentivo no momento da escolha e fixação no curso pretendido. A exemplo, tem-se a conscientização, pois inúmeros alunos podem não estar cientes da existência do curso de Agronomia na região ou ainda, das oportunidades que a carreira oferece. Uma vez que, a demanda de profissionais na agricultura e a elevada produção de alimentos no país são cruciais para a sociedade. Vale ressaltar que a Agronomia desempenha um papel fundamental na promoção de práticas sustentáveis e gestão dos recursos naturais, apresenta elevada contribuição na economia do país, conta com a inovação tecnológica e garante a segurança alimentar, possibilita alta empregabilidade, além de propiciar o desenvolvimento rural e a melhoria das condições de vida das comunidades agrícolas. Para Fonseca e Canal (2022), cabe à escola, favorecer o desenvolvimento dos adolescentes, a realização de atividades que propiciem a identificação, por parte dos estudantes, e suas possibilidades de atuação profissional de acordo com as próprias aptidões e interesses, além do fundamental papel da família no fornecimento de informações, no apoio às decisões e no esclarecimento de possíveis dúvidas. Contudo, por diferentes motivos, inúmeras vezes os jovens não tem acessos à informações. Diante do exposto, divulgar o curso de Agronomia em escolas do ensino médio, fundamental e curso técnico, pode aumentar a conscientização sobre sua importância e atrair estudantes para essa área vital, com fins de aumentar a formação de agrônomos que podem contribuir para o crescimento e desenvolvimento econômico do país e do mundo.


Justificativa

A orientação vocacional para cursos superiores durante o ensino médio pode ajudar os estudantes a explorar suas áreas de interesse e a compreender as opções disponíveis, o que pode facilitar a identificação de carreiras que se alinhem as suas paixões e talentos, ademais, a exposição antecipada ajuda os estudantes a tomar decisões mais ponderadas sobre sua educação superior, com redução de estresse e pressão de escolha para os estudantes. Nesse sentido, o curso de Agronomia, que está ligado à produção de alimentos, à sustentabilidade ambiental e ao desenvolvimento econômico do país, visa formar profissionais que desempenham um papel vital na busca por soluções para os desafios da agricultura e na melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais e urbanas. Portanto, faz-se necessário o incentivo a informação e a conscientização dos estudantes no ensino médio para essa importante opção de curso superior, sendo uma ação benéfica, pois oferece aos estudantes informações mais completas e oportunidades para planejar seu futuro educacional e profissional de forma mais eficaz.


Objetivos

A ação de extensão tem como objetivo, divulgar o curso de Agronomia, a simples orientação vocacional pode promover informações aos estudantes do ensino médio, fundamental e técnico, motivar e preparar para vida acadêmica, reduzir a evasão escolar e contribuir com o o desenvolvimento das comunidades locais onde os futuros profissionais poderão atuar.


Metas

- Ofertar conhecimentos básicos sobre o curso de Agronomia e quais são suas áreas de atuação. - Aumentar o interesse pelo curso e elevar o número de inscritos na Agronomia. - Melhorar o acesso à informação e permitir a formação de parcerias entre as instituições de ensino. - Promover a diversidade de gênero, etnia e origens socioeconômicas na escolha do curso. - Desenvolver e aprimorar nos discentes envolvidos, maior interesse, divulgação e abrangência da profissão escolhida. - Divulgar o curso fora do país, em especial na África, com auxilio dos graduandos do PEC-G.


Metodologia

Para a divulgação do curso superior em Agronomia nas escolas de ensino médio e nono ano do fundamental, inicialmente serão formados grupos de estudantes que tenham competência e conhecimento do curso, para atingir os alunos de forma impactante e informativa, sempre acompanhados pela equipe de professores envolvidos na ação. Serão formados três grupos, que podem trabalhar de forma isolada ou concomitante. O primeiro grupo será formado por estudantes que participam de algum grupo de estudo no Departamento de Agronomia (DAG), dessa forma, esse grupo de estudantes serão responsáveis pela apresentação dos setores do DAG àqueles estudantes que veem de escolas de ensino médio para visitação à UFVJM. O segundo grupo, será formado por aqueles discentes que tem a intenção de divulgar o curso de Agronomia fora da UFVJM, ou seja, a equipe irá buscar escolas de ensino médio, fundamental e técnico da região para efetuar a divulgação do curso. E por fim, teremos um terceiro grupo, que será formado por aqueles discentes que não residem na região, mas em período de férias divulgarão o curso de Agronomia em suas cidades. Ademais, o curso de Agronomia conta com discentes do PEC-G, que farão a divulgação do curso em países da África. O público-alvo será estudantes do ensino médio, preferencialmente, do segundo e terceiro ano. A ação deverá ser registrada por meio de fotos e vídeos, assim como informações relevantes para criação de um histórico e memorial de captação de novos possíveis discentes para o curso. As ações independente do local onde serão realizadas, contará com uma apresentação do curso, as áreas envolvidas, oportunidades e consciência da sustentabilidade agrícola. Para tanto, a equipe executora, poderá criar materiais atraentes para facilitar o entendimento do público-alvo, como panfletos, cartazes e recursos digitais (apresentação e posts do instagram) que destaquem os benefícios do curso superior em Agronomia, bem como as oportunidades da carreira. Ademais, materiais informativos podem facilitar o entendimento dos familiares e auxiliar na escolha do curso superior. A equipe responsável pela ação de divulgação, pretende ainda, atingir a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão, com fins de apresentar de forma clara e coesa os pilares que regem a universidade e norteiam o ensino de excelência. Para visar os impactos sociais e econômicos, com o projeto pretende ainda, promover a interação de estudantes e professores do curso superior x estudantes e professores do ensino fundamental, médio e técnico, para tanto, o progresso será acompanhado com base em métricas definidas, como aumento nas inscrições, participação em eventos, feedback de alunos e professores com um questionário de satisfação, para avaliar a eficácia da estratégia de divulgação e buscar o melhorar desempenho para a ação proposta.


Referências Bibliográficas

Coelho, R. O.; Penha, P. H. E.; Milanski, B. A. Novas tendências, mais concentração? Os padrões de distribuição de matrículas no ensino superior brasileiro entre 2010 e 2019. PLURAL, Revista do Programa de Pós -Graduação em Sociologia da USP, v.29.1, p.14-35, 2022. Fonseca, L. S.; Canal, C. P. P. Processo de escolha profissional de adolescentes: uma perspectiva desenvolvimentista. Psicologia em Pesquisa, v.16, p,1-26, 2022.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A Interação dialógica estabelecida pelas relações entre universidade e setores sociais é marcadas pelo diálogo e pela ação de troca de saberes. Em vista disso, o desenvolvimento de relações entre o curso de Agronomia da UFVJM e a comunidade é orientado pela interação dialógica, superando-se o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais. Esse crucial e determinante papel tange a capacidade de provocar a transição de uma consciência ingênua para uma consciência crítica fomentadora de transformações na comunidade em que os indivíduos vivem e atuam, isso é possível via interação dialógica. Portanto, ações de extensão são fundamentais para que a universidade realize o diálogo e a troca de conhecimento com a sociedade, ademais divulgar o curso e Agronomia permite melhoria de vida para as comunidades locais. O estreitamento Universidade x Sociedade, tem a finalidade de promover o desenvolvimento social pautado nos valores das relações humanas e ambientais, portanto, eventos que permita esse enlace de forma dinâmica, são essenciais para a interação de forma mais leve, com a manutenção e apresentação das tradições locais. Portanto, ofertar minicurso ao produtor em seu local de origem, é uma ferramenta com viés educacional, que viabilizará a interação e conhecimento múltiplo para os setores envolvidos (Sociedade x Universidade).


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade é o termo usado para definir a atuação conjunta de diversos áreas de competência, integrando saberes (domínio cognitivo) e compartilhando práticas ou colaborando em atividades complementares (domínio pragmático), processos estes mediados por afetos. Consideramos haver assimetrias na permeabilidade entre a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade (interação de futuros profissionais). A interdisciplinaridade ocorre no campo da organização dos saberes, sendo estes mais facilmente compartilhados, se compararmos com as possibilidades de partilha de práticas e do fazer profissional. Nesse sentido, a ação de promover o curso de Agronomia no Brasil e no mundo, permite de forma leve e interativa a interdisciplinaridade e interprofissionalidade, uma vez que os setores universidade e sociedade se juntam para apreciar a divulgação do curso e a possível captação de alunos que tenham interesse pelas área agrária em busca de melhoria do seu local de origem, da produção de alimentos sustentáveis e que promovam a segurança alimentar.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, reflete um conceito de qualidade do trabalho acadêmico que favorece a aproximação entre universidade e sociedade, a auto-reflexão crítica, a emancipação teórica e prática dos estudantes e o significado social do trabalho acadêmico. A concretização deste princípio supõe a realização de projetos coletivos de trabalho que se referenciem na avaliação institucional, no planejamento das ações institucionais e na avaliação que leve em conta o interesse da maioria da sociedade. Portanto, divulgar o curso de Agronomia busca atender às necessidades da sociedade pela produção de alimentos, além de ser operacionalizados por meio de atividades curriculares como Extensão Universitária e Atividades Complementares para os discentes promovedores da ação, buscando intervenções que envolvam diretamente as comunidades externas, com demonstração e aplicações do ensino e pesquisa adquiridos no curso de Agronomia, junto a extensão externa à universidade. Portanto, ações dessa natureza, envolvem o tripé da indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão e ainda permitem, alcançar futuros alunos que tenham perfil para atuar na Agronomia, buscando a redução da evasão universitária.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A formação em andamento dos estudantes do curso de Agronomia irá favorecer a execução desta ação, uma vez que terão conhecimento amplo das atividades relacionados ao curso de Agronomia que será divulgado. Além disso, os estudantes estarão envolvidos em atividades de transferência de tecnologia e para tanto, irão desenvolver treinamento em capacidade de organização das atividades propostas, comunicação oral e escrita, o que permite a oferta de carga horária para estudantes que necessitam de cumprir os10% da carga horária total do curso em extensão. Durante o desenvolvimento e execução da ação, os estudantes além de participar da organização, terão a oportunidade de ministrarem os conteúdos. Já nas atividades de escrita, os estudantes irão elaborar materiais para a produção de materiais de divulgação técnica e elaboração de relatórios das atividades de avaliação do projeto envolvendo o público-alvo. A extensão universitária aproxima os estudantes junto à comunidade externa, aprimora e permite a troca de conhecimentos, impacta e transforma aqueles que passam pela experiência de formas diferentes e ao mesmo tempo, permite mudanças na formação, na vida pessoal, na profissional, na sociabilidade e na simples relação com o mundo, permitindo aumentar o número de ingressos no curso de Agronomia da UFVJM.


Impacto e Transformação Social

Apesar da agricultura no Brasil ser referência mundial na produção, ainda há falhas em etapas de produção, manejo e pós-colheita, portanto, a busca por profissionais da Agronomia soma ao setor. Assim a presente ação, é uma excelente oportunidade para a formação dos estudantes buscar novos interessados. O conhecimento acadêmico fornecido à sociedade, pode influenciar a vida de inúmeras pessoas e agir como instrumento de mudança social e econômica, pois permite a melhoria na qualidade de vida. Para a presente proposta, o curso de Agronomia sendo divulgado, permitirá a formação de mais profissionais que desempenham um papel vital na busca por soluções para os desafios da agricultura e melhoria da qualidade de vida das comunidades rurais e urbanas. Portanto, o incentivo a informação e a conscientização dos estudantes de ensino médio para essa importante opção de curso superior, pode auxiliar ainda na tomada de decisões vocacionais, com propósito de comunicação e informação de oportunidades para planejar o futuro educacional e profissional, o que pode contribuir para maior incentivo no momento da escolha e fixação no curso pretendido.


Divulgação

O curso de Agronomia será divulgado no próprio Departamento de Agronomia (DAG), nas escolas de ensino médio e profissionalizantes e por meio das redes sociais.


Informações Complementares

O projeto de divulgar o curso de Agronomia, é uma simples orientação vocacional que pode promover informações aos estudantes do ensino médio, fundamental e técnico, motivar e preparar para vida acadêmica, reduzir a evasão escolar e contribuir com o o desenvolvimento das comunidades locais onde os futuros profissionais poderão atuar. Além disso, a ação permite divulgação por meio de mídias sociais, fonte de comunicação muito utilizada pelos jovens.


Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Datas - MG

Município

Monjolos - MG

Município

São José do Rio Preto de Minas - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Inhaí - MG

Município

Salinas - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

As escolas parceiras que permitirão a participação dos discentes e professores na divulgação do curso de AGRONOMIA, enviaram uma cata com permissão de parceria que ficará sob poder da Coordenação do curso, em anexo algumas carta já enviadas.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 150 h

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Separação e organização de equipes para distribuição das tarefas, sendo discente que apresentarão o curso no DAG, nas escolas da cidade e aqueles que durante o período do recesso da UFVJM, mas em período letivo em suas cidades de origem, apresentarão o curso de Agronomia. Dentro das equipes serão indicados os membros responsáveis pelas redes sociais.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Busca por novas escolas parceiras, além das já indicadas, confecção de novas carta para parceria da ação e controle da Coordenação de curso.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Preparação de materiais para divulgação do curso de Agronomia com apresentação em Power point e Canva, confecção de Panfletos e Cartazes.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A apresentação do Curso de Agronomia dentro e fora do DAG, será efetuada em distintos momentos, sendo no próprio Departamento de Agronomia, nas escolas do município e fora do município.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A Equipe de divulgação em redes sociais, serão responsáveis pela criação de conteúdos para aumentar a divulgação do curso de Agronomia nas redes sociais via post e reposts, por meio do Instagram, WhatsApp e outras mídias.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Os discentes envolvidos na ação farão material de um post a cada 15 dias para divulgação do curso de Agronomia na página do Instagram (@agronomiaufvjm) sob responsabilidade da Coordenação.

Carga Horária 30 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Organização dos vídeos, fotos e demais materiais feito durante a ação, a fim de montar um copilado e gerar histórico para subsidiar melhorias na inclusão de discentes que chegarão por meio dessa ação, organizar os feedbacks de alunos envolvidos, familiares e professores presentes na ação.