Detalhes da ação

Sala abierta de conversación en español

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000084

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

15/07/2021

Data Fim

15/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

clarisse barbosa dos santos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Resumo

Trata-se de um espaço remoto e virtual para a reunião de estudantes e demais interessados na prática da língua espanhola. Durante os encontros remotos serão desenvolvidas atividades de conversação sobre temas relevantes escolhidos com antecedência pela equipe executora. Interessados dos mais diversos níveis de prática da língua espanhola poderão interagir, estimulando as habilidades de compreensão e expressão oral, bem como a compreensão leitora.


Palavras-chave

sala virtual - conversação - espanhol


Introdução

Os alunos da graduação em Letras da FIH/UFVJM necessitam, para sua formação em língua estrangeira, de espaços alternativos nos quais possam exercer atividades de compreensão e expressão em língua estrangeira moderna – espanhol (doravante LEM-espanhol). O contexto atual de pandemia obrigou a universidade como um todo a buscar outras formas de interação e socialização, requisitos fundamentais nos processos de desenvolvimento das habilidades comunicativas em língua estrangeira, particularmente as habilidades oral e auditiva. Nesse sentido, a busca e implementação do uso de espaços adequados à prática remota de atividades de compreensão e expressão oral em língua estrangeira tornam-se um desafio ainda maior, tanto para professores quanto para alunos. Pode-se mencionar que o tempo dedicado aos estudos em LEM - espanhol, na forma remota, precisa ser complementado com horas de estudo que ocorrem de maneira assíncrona, devido às especificidades do contexto de pandemia. O processo de aprendizagem envolve algumas variáveis humanas diretamente ligadas com o compartilhamento das informações entre os sujeitos interagentes no ato de comunicação. Dessa forma, mesmo que o interessado na língua estude sozinho, acesse e reflita sobre materiais audiovisuais, não terá o componente sociocultural que é fornecido por um grupo de conversação guiada e orientada por um tutor e monitores, docentes e discentes do Curso de Letras/espanhol. Com relação a caso específico da língua espanhola no Brasil e, particularmente em Minas Gerais e suas cidades, há que se acrescentar a retirada dos estudos de língua espanhola da grade curricular a partir de 2018, com a implementação da BNCC (BRASIL, MEC/SEB: 2017). Esse documento norteador estabelece que os sistemas de ensino da educação básica deverão ofertar, necessariamente, a língua inglesa. É preciso esclarecer que as escolas públicas e privadas passaram a retirar gradual e inexoravelmente, desde 2018, a língua espanhola dos currículos, chegando-se à retirada total desse idioma da grade nas escolas públicas de Diamantina em 2020. A oferta de língua espanhola foi uma demanda criada e pleiteada pela comunidade escolar e tanto os alunos das escolas em que esse idioma era parte da grade do ensino médio [E. E. Isabel Motta, Colégio Tiradentes da PMMG, E.E. Ayna Torres] quanto aqueles em que havia oferta semestral de projetos de ensino de língua e cultura em espanhol [E.E. Maria Augusta Caldeira Brant, E. E. Gabriel Mandacaru e a E. E. João Hermenegildo dos Santos Generoso em Datas] viram-se subtraidos de seu direito de conhecer mais a fundo os países hispanos mediante a língua predominante dos países vizinhos do Brasil. Em todas essas escolas da rede pública o ensino regular ou por projetos era construído com a participação ativa dos alunos da licenciatura em Letras da FIH/UFVJM e do Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID.


Justificativa

Os ambientes virtuais de aprendizagem, no contexto atual em que nos inserimos, tornam-se recursos úteis para o ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. As ferramentas que transmitem áudios e vídeos em tempo real possibilitam a comunicação oral como uma forma alternativa à interação real nos ambientes físicos. Muñoz (2004, p. 2) define o ensino-aprendizagem no modelo virtual: “se trata de un tipo de E-A a través del ordenador en el sentido que entienden Colom, Sureda y Salinas (1988), de la utilización del ordenador como herramienta intelectual y facilitador del desarrollo de los procesos cognitivos”. A essa definição, acrescentamos o uso dos smartfones, que trazem muitas funções que eram exclusivas dos computadores. Com relação à interatividade no modelo virtual de aprendizagem, Muñoz (2004) esclarece que este tipo de ambiente obriga o aprendiz a buscar ajuda de outras pessoas, fazendo com que a aprendizagem seja fruto da negociação e da discussão entre as diversas formas de entender o conhecimento. A proposta feita aqui é que a parte do ensino-aprendizagem dedicada à interação comunicativa seja feita em salas virtuais, com atividades síncronas. Os participantes, estudiosos ou interessados na língua espanhola e nos assuntos pertinentes a este idioma, como arte, literatura, música, cultura, comportamento, atualidades e demais assuntos que forem escolhidos para cada encontro terão a possibilidade de se manifestarem e, ainda, conhecerem a forma como os diferentes sujeitos presentes na sala virtual vão se expressar quanto aos assuntos abordados. Ao mesmo tempo, será criado um espaço em que pessoas com vários níveis de conhecimento do idioma poderão se comunicar, fazendo com que os falantes em níveis iniciais tenham diferentes inputs e possam, por isso, ser estimulados a adquirir novas habilidades comunicativas. Esse cenário, face ao exposto, abre espaço para a promoção de um espaço destinado, exclusivamente, à conversação em LEM-espanhol, na modalidade síncrona, utilizando as plataformas e meios virtuais de aprendizagem disponibilizadas pela UFVJM. A proposta desse curso de extensão vem, ainda, preencher uma lacuna deixada na comunidade externa do entorno de Diamantina e região com a retirada da língua espanhola da grade curricular a partir de 2018. As escolas citadas na Introdução que ofertavam esse idioma deixaram seus estudantes sem continuidade em seus projetos pessoais de construção do conhecimento e da compreensão das alteridades que conformam o ser latino-americano, coletivo de cidadãos formado prioritariamente, por falantes de português e espanhol das Américas. O encontro entre os anseios dos participantes da comunidade externa antes atendidos pelo ensino de língua espanhola na grade curricular da educação básica , quer sejam alunos da rede pública ou privada, a qual também diminuiu ostensivamente o número de aulas de língua espanhola e a equipe que vai ofertar esse projeto de extensão espera cumprir uma dupla finalidade. De um lado, continuar incentivando o estudo e a intercompreensão das similitudes e diferenças entre o Brasil e seus vizinhos falantes de espanhol; e, do outro, ofertar oportunidades espaços para a prática de língua espanhola onde antes havia a modalidade presencial. É relevante também dedicar um olhar mais cuidadoso ao momento atual vivido pelo Brasil, que recebe um número cada vez maior de refugiados venezuelanos que, junto a suas famílias, iniciam sua inserção nas comunidades fronteiriças do norte brasileiro e vão, com a ajuda recebida de diversos segmentos civis e religiosos, chegando aos territórios mais ao interior do país, em Minas Gerais inclusive. As crianças e adolescentes dessas famílias refugiadas vão estudar nas escolas públicas e o conhecimento por parte dos alunos brasileiros do idioma espanhol será preponderante na acolhida e intercompreensão dessas comunidades de línguas diferentes, apesar de oriundas do mesmo tronco românico.


Objetivos

Oferecer encontros de conversação aberta (extensiva à comunidade externa) mediados pelos professores da área de espanhol do Curso de Letras da FIH/UFVJM no contra turno no segundo semestre de 2021, às quintas-feiras de 17:30 a 18:30, durante o segundo semestre de 2021 (agosto a dezembro). Constituir um espaço para qualificar os discentes do curso de Letras em duas frentes: de um lado, como interessados em melhorar suas habilidades de compreensão e expressão oral em LEM-espanhol e, de outro, como monitores voluntários. Oferecer um ambiente de aprendizagem sistemática das habilidades de compreensão e expressão oral para os estudantes da educação básica da rede pública de Diamantina e cidades próximas que perderam a oportunidade de dar continuidade aos estudos de língua e cultura em espanhol com a retirada desse idioma da grade curricular e extracurricular. Desenvolver, junto aos discentes do Curso de Letras, formação técnica direcionada à preparação, prática e atuação em atividades síncronas de conversação em plataformas virtuais de aprendizagem.


Metas

Divulgação do Curso de Letras da FIH/UFVJM junto às comunidades acadêmica e externa à UFVJM. Oferta aos acadêmicos da UFVJM de créditos em ação de extensão proporcionais à modalidade e tempo de participação efetiva nas atividades. Desenvolvimento, pelos participantes, das habilidades de compreensão e expressão oral mediante a ampliação de conhecimentos diversos relativos à língua espanhola. Consolidação e aperfeiçoamento das habilidades de compreensão e expressão oral dos inscritos nas atividades da sala de conversación, sejam eles membros da comunidade acadêmica ou externa à UFVJM. Formação inicial em serviço dos discentes do curso de Letras-Espanhol que atuarão como monitores.


Metodologia

Após o registro da ação extensionista, a equipe executora se reunirá para definir o programa de atividades do curso, contendo: (i) organização do calendário das aulas síncronas, (ii) definição da plataforma digital para realização do curso, (iii) definição de dia e horário semanal em que cada professor tutor atuará de forma síncrona, (iv) seleção dos monitores voluntários que acompanharão os professores tutores, (v) confecção do material de divulgação em aplicativos que se prestem a esse fim, (vi) divulgação desse material via secretaria da FIH, - Observação: Nesta primeira edição da ação de extensão Sala Abierta de Conversación, de agosto a dezembro de 2021, a comunidade externa será convidada a participar mediante o envio do formulário de inscrição pelo e-mail geral da UFVJM e com uma chamada no material de divulgação esclarecendo que a ação é aberta à comunidade externa, e que esse público poderá participar sem apresentar comprovante de estudos de língua espanhola. A partir do mês de fevereiro de 2021, com a segunda edição dessa Ação de Extensão, cada uma das escolas públicas do segmento ensino médio, citadas na Introdução, serão convidadas a serem parceiras da Ação, uma a cada semestre, e para esse fim será destinado um percentual das vagas dos alunos na proporção de 50% para cada escola. Se esse percentual não for preenchido pelos alunos oriundos das escolas estaduais, serão selecionados os inscritos das comunidades acadêmica e externa. (vii) recebimento de inscrições e contato com os participantes para dar início às aulas, (ix) criação no GoogleDocs de uma pasta com as planilhas de: calendário das aulas síncronas, professores tutores e seus respectivos monitores e participantes inscritos com seus dados. O Cronograma de ações está detalhado em campo específico nesse formulário. (x) Após a inscrição dos participantes interessados, enviaremos com um dia de antecedência o link da sala virtual. Esse envio será feito por cada professor tutor e seu respectivo monitor, por meio dos recursos da agenda virtual do GoogleClassroom ou de outra plataforma digital a ser definida pela equipe executora. Ressalte-se que, no início do semestre 2021/1, no mês de outubro, será aberta nova inscrição para participantes. (xi) A certificação de todos os envolvidos na ação extensionista será feita da seguinte forma: será dada certificação para os professores tutores e seus respectivos monitores, contando-se 2 horas a cada 1 hora trabalhada na ação. Nessas horas, inclui-se o tempo dedicado à pesquisa e à preparação de materiais e recursos didáticos. Cada professor tutor será o responsável por registrar e comunicar o total de horas de seu(s) respectivo(s) monitor(es). Aos participantes da ação, será dada certificação individual, contando-se 1 hora a cada encontro de que eles vierem a participar.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO C CNE; CONSELHO PLENO C CP. Resoluçãoo CNE/CP 02/2015: Deine as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagrgica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília: Ministério da Educação, 2015. MUÑOZ Vera, Maria Isabel. La enseñanza-aprendizaje virtual: principios para un nuevo paradigma de instrucción y aprendizaje. In: Formación de la ciudadanía: Las TICs y los nuevos problemas. Org.: VERA-MUÑOZ, Maria Isabel e PÉREZ i PÉREZ, David. Alicante: Asociació Universitaria de Profesores de Didáctica de las Ciencias Sociales. 2004. PPC Projeto Pedagógico do Curso de Graduação em Letras. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Setembro de 2018.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A ação de extensão é aberta à comunidade externa à UFVJM; dessa forma, os interessados e praticantes da língua espanhola poderão interagir com os tutores e respectivos monitores do Curso de Letras-Espanhol, além dos demais participantes das comunidades acadêmica e externa que se apresentarem para os encontros semanais. Esta é uma forma de a sociedade participar ativamente das atividades de ensino-aprendizagem de língua espanhola desenvolvidas no âmbito da UFVJM, em seus mais variados componentes. A ação também vem dar continuidade a uma demanda reprimida no sistema público de ensino de Diamantina e seu entorno, especificamente no segmento ensino médio, o qual antes ofertava a língua espanhola em suas grades curricular e extracurricular e deixou de fazê-lo gradualmente a partir de 2018. Vale ressaltar que os alunos da rede pública que antes podiam constituir sua formação em língua e cultura em espanhol com vistas à sua participação cidadã em suas comunidades e na preparação para o ENEM (que curiosamente continua ofertando a prova de língua estrangeira em espanhol) poderão dar seguimento a seus projetos pessoais e profissionais nesse sentido.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A natureza dos encontros nesta Ação de Extensão tem como base o caráter interdisciplinar no ensino de línguas estrangeiras modernas. Conversar em uma língua estrangeira é falar sobre tudo o que pode se transformar em assunto: arte, literatura, música, cultura, comportamento, atualidades e todo o conhecimento humano que for do interesse dos participantes do encontro. A diversidade do público-alvo da ação, por sua vez, trará ao encontro remoto pessoas oriundas dos mais diversos campos profissionais, fazendo um mesmo tema provocar reflexões de diferentes áreas do conhecimento, dado que o ser humano se apropria das visões de mundo por meio da linguagem. Essa proposta de ação de extensão obedece as diretrizes da Resolução 02/2015 do CNE, pois a ação de extensão "sala abierta..." constitui um espaço no qual se oferece um laboratório de experimentação para a verificação da aprendizagem, na prática, dos estudos teóricos relativos tanto ao “núcleo de estudos de formação geral, das áreas especíicas e interdisciplinares, e do campo educacional, seus fundamentos e metodologias, e das diversas realidades educacionais, (CNE, 2015, p.09) e de um segundo núcleo, "de aprofundamento e diversificação de estudos das áreas de atuação profissional, (CNE, 2015, p.10). A interação construída entre os alunos praticantes de língua espanhola da "sala abierta", seus professores e monitores permite colocar à prova as habilidades desenvolvidas nas UCS do CAMPO EDUCACIONAL, como Educação e Direitos Humanos, Filosofia e fundamentos da Educação e Psicologia da Educação, bem como os Seminários Interdisciplinares de Prática Pedagógica - SIPPs -, cujas temáticas abordam diretamente os temas tratados nas aulas de línguas estrangeiras modernas. No campo de atuação profissional a abordagem, específica para o uso da intercompreensão em língua espanhola será constante e necessitará um uso constante das habilidades de compreensão e expressão oral em LEM-espanhol.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A sala abierta de conversación constitui um laboratório virtual de ensino-aprendizagem de LEM-espanhol. Como uma ação realizada pelo conjunto de docentes da área de espanhol do Curso de Letras, oferecerá um campo apropriado para que os temas escolhidos para os encontros virtuais sejam abordados segundo a área de atuação e pesquisa de cada um dos docentes. Por meio desta Ação Extensionista os monitores voluntários do curso de Letras-espanhol colocarão em prática os conhecimentos desenvolvidos durante o curso e, ao mesmo tempo, estarão em contato com interessados na prática do idioma que pertencem às comunidades acadêmica e externa, construindo assim um elo a mais entre a UFVJM e a comunidade em que a universidade se insere.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os graduandos dos cursos de Letras-espanhol e BHu/BCH, pela natureza de seu curso universitário, precisam implementar atividades que lhes sirvam com laboratórios de prática da língua estrangeira moderna - LEM - espanhol. Tendo em vista a possibilidade de que atividades dessa natureza sejam realizadas em ambientes virtuais de aprendizagem, será criado um nicho em que a prática de conversação em espanhol pode ser realizada, por estudantes e interessados no idioma em geral.


Impacto e Transformação Social

Esta ação extensionista, voltada para o ensino-aprendizagem [E-A] das habilidades orais de língua espanhola, a ser implementada pela Área de Língua Espanhola do Curso de Letras vai atingir vários segmentos das comunidades acadêmica e externa no âmbito de alcance da UFVJM. Quanto à comunidade acadêmica, o público-alvo são os discentes, TAs e demais servidores da UFVJM. No contexto da comunidade externa, podemos citar os interessados no E-A de espanhol, tanto os que estudam quanto os que já finalizaram estudos na educação básica ou em cursos livres de idiomas, além dos profissionais da área de turismo que desejem melhorar sua proficiência oral nesse idioma. Será formada uma rede de cidadãos que vão interagir e acrescentar saberes com relação à língua espanhola e as culturas que são construídas por meio deste idioma. A cultura, patrimônio imaterial, será o maior ganho para todos os participantes desta ação.


Divulgação

Material de divulgação criado em aplicativos e veiculado em redes sociais pelos aplicativos Facebook, instagram, whatsapp e pela lista de email da FIH. As redes sociais utilizadas serão as que os tutores e acadêmicos envolvidos utilizam.


Informações Complementares

Esta ação extensionista será avaliada periodicamente pelos envolvidos em sua implementação.


Público-alvo

Descrição

Equipe de implementação: discentes dos cursos de Letras - espanhol e dos Bacharelados BHu e BCH; Discentes de outros cursos da UFVJM interessados neste idioma; Interessados das comunidades acadêmica e externa à UFVJM.

Descrição

Estudantes do ensino médio das Escolas da Rede Estadual que deixaram de ofertar a língua espanhola a partir de 2018. O total de 50 vagas para as aulas virtuais de conversação serão assim distribuídas: 10 vagas para os monitores da FIH (Letras, BHu ou BCH), 20 para a comunidade interna à UFVJM e 20 para a comunidade externa, especificamente os estudantes das escolas estaduais descritas na Introdução, na proporção de uma escola a cada semestre em que essa ação for realizada, a partir de fevereiro de 2021.

Municípios Atendidos

Município

Curvelo - MG

Município

Diamantina - MG

Município

Datas - MG

Município

Serro - MG

Município

Gouveia - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 70 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O grupo de tutores, todos professores da área de Letras - espanhol vai elaborar uma chamada interna à FIH para selecionar os discentes voluntários que participarão como monitores da ação nesta primeira edição.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A equipe de implementação, formada por tutores e monitores voluntários vai elaborar o cronograma de funcionamento semanal da sala virtual, indicando a participação de cada tutor e seu(s) respectivo(s) monitor(es), no limite de até 2 monitores por tutor.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

A divulgação e inscrições ocorrerá por meio remoto, sendo assim colocados os três períodos.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Após o encerramento das inscrições, serão feitos os seguintes trâmites: gerar a listagem de inscritos e enviar, para o mês de setembro as datas e horários de cada funcionamento da sala virtual. O envio do endereço eletrônico da sala será feito por cada equipe (tutor e monitor(es) responsável pela sala, em até 24 horas antes do evento.

Carga Horária 10 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Confecção dos cartazes de divulgação das seguines etapas: 1 - Seleção dos monitores - com formulário de inscrição 2 - Inscrições dos interessados em participar como praticantes de língua espanholas 3 - Data de inicio das atividades da sala

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A cada encontro virtual da sala de conversación será feito o cômputo da presença dos participantes inscritos previamente. O responsável por esse registro será o professor da sala virtual no dia de seu funcionamento. Os registros feitos por todos os professores serão repassados à coordenação do projeto para a emissão da certificação final em dezembro de 2021.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

A sala virtual ocorrerá semanalmente, sempre às quintas-feiras, de 17:30 a 18:30. Os encontros serão conduzidos pelos professores da área de espanhol do Curso de Letras da FIH. O professor responsável pela sessão ficará encarregado de enviar com antecedência mínima de 12 horas o link da sala.