Detalhes da ação

Depressão no capitalismo: a vida esvai. Artes e terapias complementares são antidepressivas?

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000672

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

12/05/2023

Data Fim

12/06/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

silvia regina paes

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Meio Ambiente

Linha de Extensão

Artes integradas

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@estudos_dcb

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Resumo

A presente proposta representa o fechamento de dois projetos: Projeto de Extensão "Arte Contra a Depressão" e com o Projeto de Pesquisa "Depressão e sociedade: fatores socioculturais e suas relações com a depressão em estudantes da área da saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Diamantina/MG ". Tem como objetivo geral realizar reflexão sobre a depressão dentro da to


Palavras-chave

Depressão, Capialismo, Terapias, Artes


Introdução

A presente proposta representa o fechamento de dois projetos: Projeto de Extensão "Arte Contra a Depressão" registrado com o número 202310220231065 no SIEXC e com o Projeto de Pesquisa "Depressão e sociedade: fatores socioculturais e suas relações com a depressão em estudantes da área da saúde na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus Diamantina/MG ", protocolo: 6452021 no e-campus pesquisa. A proposta do projeto de extensão é proporcionar aos estudantes e profissionais da UFVJM, Campus JK, intervenções artístico/culturais com o objetivo de prevenir e complementar o tratamento de transtornos depressivos. Intervenções em grupo e que considerem os fatores sociais e culturais vêm sendo citadas como formas eficazes, tanto na prevenção de episódios depressivos, quanto no complemento ao tratamento médico, como consta na diretriz de manejo da depressão publicada em 2009 (NICE, 2009). Estas intervenções culturais podem ser utilizadas de diversas maneiras, podendo ser musicalmente, como relatado por Muszkat (2015), no estudo em que firmou-se a eficácia da música na estimulação da flexibilidade mental, a coesão social fortalecendo vínculos e compartilhamento de emoções que nos fazem perceber que o outro faz parte do nosso sistema de referência e facilitando a expressão de estados afetivos e comportamentais em indivíduos com depressão e ansiedade. Não apenas a música, mas intervenções que envolvam artes em geral têm mostrado bons resultados no que diz respeito à prevenção e tratamento complementar da depressão, como nos estudos de Ciasca (2017) com mulheres depressivas, de Marques (2014) com intervenções artísticas em espaços públicos dos bairros de Lisboa, de Neto (2015) com artes visuais ecológicas através da plantação de plantas, e de diversos outros autores. Ou seja, há um consenso na literatura científica de que a depressão não é puramente biológica e que fatores socio/culturais estão intimamente relacionados, assim sendo, estas intervenções se baseiam em evidências científicas e possui potencial sucesso na prevenção de depressão e complemento ao tratamento. A proposta da pesquisa tem como objetivo verificar as relações entre fatores sociais com sintomas depressivos em estudantes da área da saúde da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus-Diamantina, Minas Gerais. Nas sociedades ocidentais, de maneira geral, o fenômeno da depressão se consolida como o “mal-estar do século” mais recorrente na população em geral. A depressão é um problema de saúde pública. De acordo com a OMS (Organização Mundial da Saúde), pelo menos 350 milhões de pessoas sofrem desse mal no mundo. No Brasil, de acordo com um levantamento nacional da Universidade Federal de São Paulo, um terço da população brasileira sofre com este mal. O sociólogo Zygmunt Bauman trata o fenômeno social em uma sociedade marcada pela ansiedade e a angústia que é viver em condição sociocultural, em que se apresentam infinitas possibilidades de escolhas, pela falta de solidez e durabilidade dos relacionamentos como pontuou Souza e Fonte (s/d). A contribuição da sociologia aos estudos sobre depressão estão em entender que a depressão não é causada apenas por questões internas ou individuais ao sujeito acometido pela doença, mas também por questões sociais. Os fatores sociais, como fatores econômicas, desemprego, crime, separações e outros. No caso de estudantes poderá ser ocasionada pela mudança de cidade e afastamento da família, insegurança de continuidade na universidade por questões econômicas e outras. Diante do exposto a presente proposta do evento será articular temáticas dos dois projetos em formato de seminário de dois dias. A organização da metodologia se dará a partir da temática central que é a depressão e será oferecida em forma de oficinas, palestras, exposição e apresentação artística.


Justificativa

A discussão em torno do tema depressão tem se mostrado limitadas, principalmente no que diz respeito ao meio universitário. Segundo autores como Silva et al. (2018) e Inocente et al.(2005), a depressão pode ser prevalente em professores e estudantes universitários e esta doença contribui para uma defasagem no processo de raciocínio, memorização, motivação e interesse na autoaprendizagem. Por este motivo é de grande importância a necessidade da realização deste evento para discussão da depressão em um contexto mais amplo e não somente como um fenômeno individual ou pessoal, mas o quanto esta doença é provocada pela sociedade em que vivemos. O evento aqui proposto possui grande potencial para contribuir com a compreensão sobre os fatores sociais que podem estar relacionados ao surgimento da doença. A depressão deve ser analisa dentro da complexidade e exige uma variedade de conhecimento que vão além dos fenômenos biológicos ou psíquicos. A solução da mesma pede intervenções complementares conjuntamente com ações convencionais da medicina tradicional. Verificou-se que a depressão é um problema sério entre estudantes, técnicos e docentes nas universidades e, em especial, na UFVJM. Esta constatação se deu a partir de inúmeros casos relatados de forma informal e de caso de suicídio de estudante da UFVJM. A partir deste fato chegamos a conclusão da necessidade dos projetos e de eventos que falem e provoquem o debate sobre o assunto. Com o desenvolvimento dos projetos podemos afirmar que o aprofundamento da compreensão da depressão na UFVJM poderá contribuir para ações junto a gestão da universidade para amenizar o problema. Na pesquisa ainda serão analisadas as entrevistas e na extensão, as atividades realizadas, a partir das oficinas, mostraram avaliações importantes por parte dos participantes que se sentiram muito bem com as práticas levando-os a refletir sobre seu próprio problema e pensar em outras possibilidades de cura. No Projeto “Arte contra a depressão”, em suas oficinas, o fazer artístico se mostrou como um instrumento poderoso para promover o bem-estar à saúde mental. As oficinas levaram a pensar a própria respiração, o movimento do corpo, a colagem para montar o estandarte, o desenho da própria mão, como técnicas simples que traz alegria e satisfação.


Objetivos

Geral: Realizar reflexão sobre a depressão dentro da totalidade que o problema exige sob a perspectiva interdisciplinar.. Específicos: - Organizar palestras com convidados que tenha uma visão interdisciplinar do problema da depressão; - Organizar oficinas que apontem possíveis soluções para o enfrentamento da depressão com atividades artísticas e da saúde complementar.;


Metas

Espera-se mobilizar a participação direta volta de 150 pessoas de dentro da UFVJM. Indiretamente estima-se que por volta de 100 da comunidade externa esteja presente nas atividades.


Metodologia

A metodologia utilizada será em forma de palestra, oficinas, depoimentos, exposiçãoapresentações culturais. A palestra será com convidados(as) reconhecidos(as) sobre o tema depressão e saúde mental. Convidados na área da sociologia, psicanálise, arte, terapias e outros. Para cada convidado uma apresentação de 15 minutos e abertura da fala para o público; Serão ofertadas 4 oficinas: arte e terapias complementares. Os participantes poderão realizar as oficinas de forma ativa a medida que o oficineiro crie sua metodologia. A exposição será organizada com o material de arte e fotografia das oficinas realizadas do Projeto "arte contra a depressão" em 2023. Os trabalhos expostos são de autoria dos participantes das oficinas; Para o momento de apresentação cultural convidar-se-á um poeta ou cantor da própria UFVJM. Pedir-se-á aos convidados que interajam com o público para deixar mais dinâmica a atividade; Na mesa de diálogo, também serão convidados para darem depoimentos pessoais sobre o tema depressão; A mesa será composta por um palestrante sobre depressão e sociedade capitalista, um terapeuta e um depoente. Serão feitos cartazes e posteres para divulgação; Organizar um site para o evento que contenha programação e inscrição.


Referências Bibliográficas

ADEODATO, Vanessa Gurgel et al. Qualidade de vida e depressão em mulheres vítimas de seus parceiros. Revista de Saúde Pública, v. 39, p. 108-113, 2005. ANGST, Jules et al. Gender differences in depression. European archives of psychiatry and clinical neuroscience, v. 252, n. 5, p. 201-209, 2002. BALLONE, G. J. Depressão e relacionamento pessoal.[revisto em 2007]. Psiquiatria Geral.[acesso 21 Jan. 2012]. Disponível em: http://www. psiqweb. med. br, 2008. BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Em Tese, v. 2, n. 1, p. 68-80, 2005. MORIN, Edgar. O Método 3: o conhecimento do conhecimento. Tradução de Juremir Machado da Silva. Porto Alegre: Sulina, 1999. SILVA, Gleidson Marques; MORAES, Renildo Lucio de. O serviço do setor de psicologia Centro de Referência dos Direitos de LGBT e Combate à Homofobia do SILVA, Rodrigo Sinnott; DA COSTA, Letícia Almeida. Prevalência de transtornos mentais comuns entre estudantes universitários da área da saúde. Encontro: Revista de Psicologia, v. 15, n. 23, p. 105-112, 2015. 15


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O evento por si só é um momento de diálogo entre academia e sociedade por tratar de temas que são de interesse da sociedade em geral. Um espaço de divulgar o que se produz na universidade para sociedade. Um evento é um momento de aproximação e interação.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A ação aqui proposta é necessariamente interdisciplinar por envolver diferentes áreas do conhecimentos, tais como: sociologia, antropologia, saúde,psicanálise, artes, terapias. Para cada área há um profissional envolvido seja ele docente ou técnico. Envolve profissional não acadêmicos como é o caso dos terapeutas e profissionais acadêmicos.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A produção de conhecimentos socialmente de qualidade com a formação acadêmicas antenadas com demandas sociais e pesquisa se articulam no espaço do evento. Universidade e sociedade se complementam à emancipação teórica e prática dos estudantes em um exercício do significado social do trabalho acadêmico num processo de construção do tripé entre pesquisa, extensão e ensino.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes da graduação e da pos graduação participarão da organização e realização das ações. Os estudantes do Grupo de Trabalho Depressão, Saúde e Sociedade serão os envolvidos diretamente. São estudantes da odontologia, enfermagem, Mestrado Saúd, Sociedade e Ambiente, Mestrado Estudos Rurais e uma pretendente de pós-doutorado. As atividades de organização e realização das ações contribuem com a formação dos estudantes, pois colocarão em prática o que aprendem em sala de aula.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que o eento tenha um impacto positivo na academia e na sociedade em geral por tratar de um tema, segunda a Organização Mundial da Saúde, considerado o mal do século que causa mal estar à população. Ao convidarmos especialistas sobre a temática e promover o debate já e contribui para pensar soluções. È um passo para amenizar a situação e oferecer uma possibilidade de transformação social.


Divulgação

Divulgação interna, na UFVJM e na página da universidade. Divulgação nas redes sociais por meio de posteres. Feitura de cartaz impresso para colocação nos locais públicos de Diamantina


Programação do Evento

Local

Campus Jk - Auditório da Reitoria

Data

12/05/2023

Horário de Início

08:00

Horário de Término

12:00


Descrição

Abertura do evento com a Proexc. Inicio das palestras.

Local

Campus Jk - Espaço aberto

Data

12/05/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Oficinas

Local

Campus JK - Local a definir

Data

12/05/2023

Horário de Início

17:00

Horário de Término

19:00


Descrição

Apresentação Cultural

Local

Campus Jk - Auditório da reitoria

Data

12/06/2023

Horário de Início

08:00

Horário de Término

12:00


Descrição

Palestras e depoimentos

Local

Campus JK - Espaço aberto

Data

12/06/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

17:00


Descrição

Oficinas

Local

Campus JK - local a definir

Data

12/06/2023

Horário de Início

17:00

Horário de Término

19:00


Descrição

Apresentação cultural

Público-alvo

Descrição

Indiretamente o público fora da universidade.

Descrição

O evento será oferecido para a comunidade interna e externa à UFVJM. Espera-se atingir os servidores públicos ( técnicos e docentes) e discentes diretamente.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 16 h

Carga Horária 3 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Apresentação dos membros do comitê organizador do evento e discussão sobre a proposta.

Carga Horária 5 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Divisão das tarefas (comunicação, logística, decoração, oficinas, palestrantes, depoentes) e organização do evento.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Últimos detalhes da organização