Detalhes da ação

3DProt: proposta de capacitação em manufatura aditiva em atendimento à 4ODS da ONU

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202304000076

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

08/11/2023

Data Fim

01/01/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

izabel cristina marques

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Engenharias

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Desenvolvimento de produtos

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Resumo

As tecnologias de manufatura aditiva, apresentam enorme potencial para inovação em produtos em diversas áreas, inclusive na área médica, seja na impressão de próteses, seja na docência, auxiliando no processo de ensino-aprendizagem, atendendo ainda aos ODS propostos pela ONU. Perante o cenário, busca-se ofertar um curso introdutório de impressão 3D para profissionais da área da saúde e afins. O treinamento atenderá 30 pessoas as quais serão divididas em três turmas, com emissão de certificados.


Palavras-chave

Manufatura aditiva, ODS, capacitação


Introdução

O momento atual é marcado por um grande avanço tecnológico, onde as referidas tecnologias são exploradas tanto pelo indivíduo, quanto pelos gigantes e mais diversos sistemas de produção existentes. Vive-se em uma nova revolução industrial, neste caso, a quarta. A chamada quarta Revolução Industrial, manufatura avançada ou a Indústria 4.0 foi introduzida pela primeira vez em 2011, e é oriunda de um projeto de estratégias do governo alemão voltado para a tecnologias integradoras (SILVEIRA, 2017). Venturelli (2017) diz em seu trabalho que a Industria 4.0 tem como foco a conectividade, ou seja, conectar toda uma indústria, desde a produção até o sistema de vendas. Dentre os pilares da Indústria 4.0, destaca-se a manufatura aditiva, também conhecida como impressão 3D, a qual já é uma realidade em muitas organizações e deve ganhar ainda mais espaço com o passar do tempo. Ela é usada, por exemplo, para facilitar na construção de protótipos físicos, agilizar a realização de modificações e permitir a criação de produtos personalizados (ENGPROCESS, 2018). Sobre a aplicação desta tecnologia na medicina Ventola (2014) destaca que a mesma pode proporcionar muitos benefícios, incluindo: a customização e personalização de produtos médicos, medicamentos e equipamentos; aumentar a eficácia de procedimentos conhecidos e aumento da reprodução das técnicas inovadoras. Vale ressaltar também o quanto esta tecnologia pode ser útil no meio acadêmico, auxiliando docentes da área médica e afins a serem mais didáticos, proporcionando ao discente a visualização de sistemas biológicos e outros, de forma satisfatória. A área da educação está entre uma das maiores beneficiárias destes recursos tecnológicos, podendo contar, por exemplo, com a criação de modelos didáticos e realísticos que simulam o funcionamento dos sistemas corpóreos. Nas áreas da saúde, o que inclui a atividade docente, a impressão 3D ou prototipagem rápida vem sendo empregada na medicina humana, veterinária e odontologia, com a produção dos biomodelos (SEARS et al., 2016). Perante o cenário acima, este projeto visa oferecer um curso introdutório de manufatura aditiva para docentes e/ou profissionais da área da saúde e afins, buscando potencializar a criação de próteses de baixo custo para atendimento da população no geral e/ou auxiliar no processo de ensino-aprendizagem, projeto este vinculado a um outro denominado “Vagão Sustentável: Educação Ambiental nas Escolas de Teófilo Otoni-MG e na Conscientização Pública”, Edital 01/2023, inscrição: 20231012023474164. Por fim, vale ressaltar que esta proposta manifesta importantes metas presentes nos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU, neste caso, potencializando o bem estar social, uma vez que os produtos serão criados para atender à sociedade da melhor forma possível, promove a inovação, produção responsável de produtos e destaca a importância das parcerias, neste caso, parceria entre a área médica e a engenharia, dentre outros.


Justificativa

Em um mundo marcado por uma série de avanços tecnológicos, faz-se necessário utilizar todo este potencial para a criação de produtos de forma mais barata, eficiente e sustentável, algo que a tecnologia de manufatura aditiva proporciona. O trabalho de Morioto et. al (2021) cita modelos desenvolvidos de próteses, cujos resultados iniciais se demonstraram relevantes devido ao custo-benefício dos produtos assistivos e da possibilidade de geração de modelos versáteis, o que nos sugere que é um campo promissor para ampliar e aprofundar a aplicação da impressão 3D como recurso facilitador no processo de reabilitação. No ambiente acadêmico a literatura mostra que utilizar essa tecnologia nas escolas possibilita transformar as impressoras 3D em pequenas fábricas de instrumentos didáticos a serem utilizados em atividades práticas, potencializando a realização de aulas mais atrativas. Segundo Borges (2002), os professores em geral concordam que a melhoria do ensino passa pelas atividades experimentais, lúdicas, dentre outros, porém, raramente as realizam devido a motivos diversos. Muitos são os benefícios que se ganha em difundir esta tecnologia no mundo acadêmico, dentre eles, temos: aprendizado prático, estímulo à criatividade, interdisciplinaridade acesso à uma tecnologia importante na atualidade, redução de custos, personalização e apoio à pesquisa (HORN, 2017). O projeto “Vagão Sustentável: Educação Ambiental nas Escolas de Teófilo Otoni-MG e na Conscientização Pública”, o qual tem vínculo com este em questão, trata da educação ambiental e sustentabilidade, desenvolvendo nos estudantes, além de outras competências, competências relacionadas à tecnologias e desenvolvimento de produtos. Este teve início a partir de um movimento organizado por instituições e organizações da cidade de Teófilo Otoni-MG, que procuram executar ações em benefício da sociedade, em especial do Vale do Mucuri, na construção de uma cultura sustentável. O projeto “3DProt: proposta de capacitação em manufatura aditiva em atendimento à 4ODs da ONU” vem com a ideia de tornar ainda mais robusta a vertente de contribuir na formação discente no desenvolvimento de competências para lhe dar com tecnologias tão requisitadas no mercado de trabalho e que marcam uma nova revolução industrial. Por fim, esta proposta contribui com alguns objetivos de desenvolvimento sustentável, definidos pela ONU, neste caso, os objetivos 3, 9, 12 e 17, respectivamente, saúde e bem-estar, uma vez que os produtos gerados serão convertidos para a sociedade; inovação na indústria e infraestrutura, pois sabe-se que esta tecnologia motiva o pensamento criativo e possibilita a criação de protótipos físicos que atenderão à necessidades específicas; consumo e produção responsáveis, uma vez que todo o material utilizado é convertido em um produto com valor agregado, com o mínimo de desperdício e; parcerias e meios de implementação, pois haverá integração entre diferentes áreas de conhecimento para o desenvolvimento da proposta.


Objetivos

Objetivo geral Ofertar curso introdutório em impressão 3D para profissionais da área da saúde, seja para o desenvolvimento de próteses para atendimento da população, seja para auxílio no processo de ensino-aprendizagem, buscando difundir a tecnologia e atender à objetivos de desenvolvimento sustentável definidos pela Organização das Nações Unidas. Objetivos específicos - Comunicar sobre o treinamento ao público alvo por meio de redes sociais; - Abrir período de inscrição por meio da plataforma CEVIBRA; - Ofertar o treinamento prático, com duração de 8h por turma, nas instalações da UFVJM; - Elaborar certificados de participação.


Metas

Capacitar um total de 30 profissionais ao longo do período de vigência do projeto; Criar um total de 15 protótipos a serem entregues aos participantes.


Metodologia

Inicialmente, entre os dias 08 e 09/11/2023, os discentes criarão uma arte, utilizando o software CANVA, arte esta que será publicada no Instagram do vagão sustentável, e enviada para todas as escolas presente no banco de dados do vagão sustentável. Neste mesmo período os discentes configurarão o site do CEVIBRA para receber as inscrições. As inscrições serão abertas de 10 a 15/11/2023, onde serão ofertadas 10 vagas para três turmas diferentes, onde haverá dois encontros com cada uma das mesmas, respeitando as seguintes datas: dias 22/11 e 29/11 - Turma 1; dias 6/12 e 13/12 - Turma 2 e; dia 20/12 e 27/12 - Turma 3. Na semana seguinte, dia 22/11/2023 (quarta-feira), das 8:00 às 12:00 as atividades iniciarão onde a primeira turma será recebida, nas instalações da universidade (laboratório de informática), para conhecimento de modelagem com o software Autodesk Inventor. Na quarta-feira seguinte (29/11/2023), mesmo horário, o encontro será no Laboratório presente no Restaurante Universitário onde os participantes utilizarão as impressoras para gerar os protótipos físicos. O processo supracitado se repetirá para as duas outras turmas e, ao final, um certificado de 8h será emitido para cada um dos participantes. As peças produzidas serão entregues aos participantes para que os mesmos façam as aplicações desejáveis. Vale ressaltar que a UFVJM tem todos os recursos necessários para a realização da ação, o projeto tem potencial para desenvolvimento de artigos científicos, uma vez que eventuais patentes podem surgir com o processo de inovação e troca de conhecimentos entre áreas diferentes e, por fim, o seu impacto social é imediato. Como mencionado, esta proposta está vinculada ao projeto “Vagão Sustentável: Educação Ambiental nas Escolas de Teófilo Otoni-MG e na Conscientização Pública”, o qual possui discentes com know-how na referida tecnologia. Sendo assim, os mesmos irão preparar o sistema de inscrições pela plataforma CEVIBRA, prepararão a arte para divulgação, organizarão todo o material necessário bem como apoiarão na oferta da capacitação do público alvo. Estas atividade colaborarão de forma muito importante na formação do mesmo, uma vez que motivará a criatividade, planejamento, uso de tecnologias demandadas pelo mercado, dentre outros.


Referências Bibliográficas

SILVEIRA, C. B. O que é a Indústria 4.0 e como ela vai impactar o mundo. Citisystems. 2017. Disponível em:< https://www.citisystems.com.br/industria-4-0/>. Acesso em: 05 out. 2023. VENTURELLI, M. Indústria 4.0: uma visão da automação industrial. Automação Industrial, nov. 2017. Disponível em:< https://www.automacaoindustrial.info/industria-4-0-uma-visao-da-automacao-industrial/>. Acesso em: 04 out. 2023. ENGPROCESS. Indústria 4.0 –como seus pilares podem afetar sua empresa?2017. Disponível em: http://engprocess.com.br/industria-4-0/. Acesso em: 05 out. 2023. Ventola CLMS. Medical Applications for 3D Printing: Current and Projected Uses. P&T2014;39:10 SEARS, N. A.; SESHADRI, D. R.; DHAVA-LIKAR, P. S. & COSGRIFF-HERNANDEZ, E. “A Review of Three-Dimensional Printing in Tissue Engi-neering”. Tissue Engineering. Part B, Reviews, vol. 22, pp. 298-310, 2016. Morimoto, S. Y. U., Cabral, A. K. P. S., Sanguinetti, D. C. M., Freitas, E. S. R., Merino, G. S. A. D., Costa, J. Â. P., Coelho, W. K., & Amaral, D. S. (2021). Órteses e próteses de membro superior impressas em 3D: uma revisão integrativa. Cadernos Brasileiros de Terapia Ocupacional, 29, e2078. BORGES, A. T. Novos rumos para o laboratório escolar de ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis. v. 19, n. 3, 2002, p. 291-313. Horn, T. J., & Bulkan, J. (2017). The Role of 3D Printing in Education: A Review. Additive Manufacturing, 18, 185-194. doi:10.1016/j.addma.2017.03.006.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A proposta proporcionará um diálogo entre a comunidade acadêmica e a sociedade, uma vez que a atividade será marcada pela troca de saberes entre discentes das engenharias e o público externo da área da saúde.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade e interprofissionalidade também serão inerentes à proposta, uma vez que áreas diferentes precisarão trocar experiências e conhecimentos técnicos no decorrer do processo para desenvolver os protótipos físicos por meio da impressão 3D.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Os discentes irão ofertar o curso, potencializando sua capacidade de ministrar conteúdos, haverá interação com a comunidade externa, e criação de produtos ao longo do processo. Desta forma, entende-se que o projeto contemplará esta indissociabilidade.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Esta proposta está vinculada ao projeto “Vagão Sustentável: Educação Ambiental nas Escolas de Teófilo Otoni-MG e na Conscientização Pública”, o qual possui discentes com expertise na referida tecnologia. Sendo assim, os mesmos irão preparar o sistema de inscrições pela plataforma CEVIBRA, prepararão a arte para divulgação, organizarão todo o material necessário bem como apoiarão na oferta da capacitação do público alvo. Estas atividades colaborarão de forma muito importante na formação do mesmo, uma vez que motivará a criatividade, planejamento, uso de tecnologias demandadas pelo mercado, dentre outros.


Impacto e Transformação Social

O impacto social é nítido quando se percebe que próteses inovadoras e de baixo custo podem ser criadas para atender a população de modo geral, bem como auxiliar docentes de outras instituições a ministrarem aulas mais dinâmicas e que facilitem a compreensão dos estudantes a respeito da geometria de sistemas biológicos, e, por fim, haverá uma difusão da tecnologia.


Divulgação

A divulgação será feita por meio de Instagram e e-mail


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

32

Conteúdo Programático

Introdução ao desenho para computador, vistas e perspectivas, tecnologias de manufatura aditiva.

Atividades Específicas

- Criação de esboços; - Criação de sólidos no software Autodesk Inventor; - Impressão de modelos.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

O rendimento do cursista será avaliado em função da conclusão de atividades que serão propostas ao longo do processo.

Estratégias para avaliação da realização do curso

O rendimento do cursista será avaliado em função da conclusão de atividades que serão propostas ao longo do processo.

Público-alvo

Descrição

O público-alvo são os profissionais da área da saúde e afins. Tanto para aqueles que tem o objetivo de inovar em próteses, por meio de pesquisas, para atender a população, quanto aqueles que são docentes e pretendem criar modelos para auxiliar no processo de ensino-aprendizagem.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Esta parceria será fundamental, uma vez que, em um ato de proatividade, e com o auxílio do coordenador do espaço, os discentes da engenharia que atuarão no processo, passarão a conhecer o referido laboratório para a compreensão dos modelos orgânicos.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 32 h

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Período de criação de arte para a divulgação e abertura das inscrições.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Treinamento de modelagem e impressão com a Turma 1

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Treinamento de modelagem e impressão com a Turma 2

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Treinamento de modelagem e impressão com a Turma 3