Detalhes da ação

Capacitação em Biossegurança - aplicabilidades em Saúde

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202304000077

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

08/11/2023

Data Fim

01/01/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

lia dietrich

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde e proteção no trabalho

Abrangência

Internacional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

biossegurancasaude

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 90 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 12 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 12 h
Resumo

As estratégias e medidas tomadas para evitar, controlar, reduzir e eliminar riscos de contaminação humana são princípios vinculados à biossegurança. Neste contexto, foi criado esse curso online gratuito de capacitação em biossegurança. Ocorrerá em 3 edições e terá carga horária de 30 horas contendo aulas expositivas e avaliação ao final. O objetivo é apresentar conceitos, normas e medidas preventivas, no intuito de conscientizar e capacitar os profissionais da saúde.


Palavras-chave

Biossegurança, Saúde, Capacitação, Prevenção.


Introdução

Segundo Teixeira e Valle (2017), Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do homem, dos animais, do meio ambiente ou a qualidade dos trabalhos desenvolvidos. O termo “Biossegurança” começou a ser trabalhado na década de 70, quando a comunidade científica começou a discutir os impactos dos agentes patogênicos na ação do homem (COSTA; COSTA. 2002). Na atualidade, o mesmo ainda é muito discutido, principalmente nos últimos anos, haja vista o recente contexto pandêmico da COVID-19 iniciado no final de 2019 e ainda não oficialmente finalizado. Apesar do crescente avanço científico e tecnológico, o número de doenças infecciosas e infecção cruzada entre meios e pessoas sempre foi um risco na prática da área da saúde. Infelizmente, ainda é muito comum casos de profissionais da saúde se infectando em ambiente de trabalho. O desenvolvimento de infecção está relacionado aos microrganismos presentes, à virulência, ao caráter invasivo, à suscetibilidade do hospedeiro e à exposição a veículos de transmissão de elementos patogênicos, tais como sangue e saliva, entre outros (SCHROEDER.; MARIN; MIRI, 2010). Dentro desse contexto, visto que profissionais da Odontologia têm contato direto com esses veículos de transmissão, uma vez que o meio bucal é o local de trabalho e os profissionais estão expostos a aerossóis, sangue e gotículas de saliva durante os procedimentos, pode-se dizer que esses necessitam de extrema precaução quando se trata de biossegurança (CFO, 2020). Precaução que vem cada vez mais sendo necessária em razão do surgimento e conhecimento de novas doenças com o passar dos anos. Os profissionais da área da Odontologia são um dos únicos da área da saúde que anteriormente à pandemia da COVID-19 já utilizavam na sua prática diária a paramentação com máscaras de proteção, luvas, óculos de proteção e jalecos. Porém, com o início da pandemia, o uso de paramentos de biossegurança se tornaram ainda mais frequentes e mais essenciais. Muitos profissionais da saúde, inclusive aqueles que trabalham em hospitais, negligenciam seus cuidados básicos de biossegurança, indo desde a lavagem de mãos, até a paramentação em ambientes ambulatoriais, e a desparamentação. Principalmente anteriormente à pandemia, era constante e usual a presença de profissionais com vestimentas de ambientes hospitalares e de consultório, como jalecos, em locais públicos, como estacionamentos de hospitais, cantinas, e restaurantes próximos ou dentro de unidades de saúde. Estas ações consideradas negligentes propiciam a contaminação cruzada. Contaminação cruzada nada mais é que a transferência acidental de contaminantes biológicos (microrganismos patogênicos que podem ser vírus, bactérias, protozoários, etc) entre pessoas, ambientes, superfícies, alimentos e materiais. Tal contaminação pode ocorrer em qualquer ambiente, até mesmo em casa, por exemplo, quando vamos ao banheiro e não higienizamos as mãos após uso do sanitário, e na sequência manipulamos e/ou ingerimos bebidas ou alimentos. Contudo, os ambientes mais comuns de ocorrer esse tipo de contaminação são os ambientes profissionais relacionados à área da saúde, como hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios. Nestes ambientes a contaminação pode ser, por exemplo, de superfícies contaminadas e não higienizadas corretamente, reaproveitamento de vestimentas em várias práticas diárias ou dias consecutivos sem a prévia desinfecção, dentre outros (LEITE; SANTOS, 2019). Com relação ao risco biológico, muitas das vezes, a infecção cruzada ocorre pela falta de conhecimento ou conscientização da equipe atuante. Faz-se necessário não só o conhecimento sobre os protocolos e as normas de biossegurança, mas que estes sejam seguidos de forma correta pelos profissionais, independente do paciente, diagnóstico e situações de tratamento. A conscientização e aplicação das condutas de biossegurança levará o profissional a prestar atendimento de melhor qualidade, além de promover melhorias na segurança do trabalho. Tais condutas ainda contribuem para a prevenção de contaminação de terceiros, como membros da família e pessoas do convívio social. Os cuidados com a biossegurança foram colocados novamente em foco e questionados com o surgimento da pandemia do Covid-19, uma doença respiratória causada pelo coronavírus da síndrome respiratória aguda grave (SARS-CoV-2). Esse vírus, se espalha principalmente pelo ar de forma rápida, sendo altamente transmissível, principalmente quando as pessoas estão próximas umas das outras. Devido ao seu rápido alastramento, o vírus começou a se difundir em vários países, sobrecarregando assim o sistema de saúde em escala mundial. Para preveni-lo, tornou-se necessário a partir desse momento, que houvesse várias mudanças na rotina da população, tanto no ambiente residencial, quanto no local de trabalho. Pessoas começaram a adotar estratégias de proteção, como por exemplo: mascará para o desenvolvimento de atividade no dia a dia, o reforço da necessidade de higienização de mãos com água e sabão, ou com álcool em gel 70% quando não há possibilidade de lavagem das mãos. O cuidado com a limpeza de superfícies também foi colocado em foco na busca de minimizar a transmissão do vírus. As indústrias e as comunidades científicas passaram então a estudar formas de diminuir a transmissão deste, através de vacinas, equipamento de proteção individual e outros. Apesar de a odontologia ser uma das profissões da saúde mais afetadas com a pandemia, em razão do contato direto com a boca do paciente, as demais profissões também precisaram se adequar nesse contexto. Cabe destacar que a biossegurança na área de saúde sempre foi um dos requisitos primordiais para que os profissionais sigam suas práticas de forma segura para esses e seus pacientes. Dessa forma, é necessário que esses profissionais tenham precauções adicionais quanto a biossegurança no ambiente de trabalho, como, por exemplo, selecionar o EPI adequado e ser capacitado para a paramentação, o uso, a desparamentação e o descarte correto, de acordo com as normas de segurança do EPI, uma vez que esses são considerados materiais potencialmente contaminados. Na odontologia, pode-se definir biossegurança como sendo o conjunto de medidas criadas para evitar a contaminação e proteger a equipe e os pacientes em ambiente odontológico (LIMA, 2013). Sabe-se que o ambiente odontológico pode oferecer variados riscos à saúde do profissional por ser um ambiente infectado. Em vista disso, o cuidado com a proteção individual tem um papel fundamental para os atuantes na área odontológica, como dentistas, auxiliares de saúde bucal e técnicos de saúde bucal. Se a prática de biossegurança for constante, isso ajuda a diminuir o risco ocupacional, a infecção cruzada e a transmissão de agentes infecciosos. Desde dentro das instituições de ensino, os alunos da saúde já são expostos à conduta de rotinas de limpeza, normas, procedimentos de esterilização e desinfecção, além de já serem orientados sobre os cuidados com o meio ambiente e gerenciamento de resíduos (BORGES, 2019). Os riscos expostos dentro da odontologia e das demais profissões relacionadas à saúde são físicos, químicos, ergonômicos e biológicos. Os físicos são ruídos, iluminação, vibrações, radiações, temperaturas extremas, etc. Os agentes químicos são o contato com materiais tóxicos, como por exemplo, no caso da Odontologia, o amálgama. Os riscos ergonômicos estão relacionados ao esforço físico, a postura incorreta, a situação de estresse, a jornada de trabalho prolongada. Já os biológicos são relacionados ao contato com bactérias, fungos, parasitas, vírus, protozoários, entre outros, microrganismos que podem ser transmitidos por meio do contato direto e/ou indireto com o paciente. Para se proteger de alguns desses riscos, é importante que os profissionais estejam com suas vacinas em dias, como por exemplo hepatite B, rubéola, caxumba, tétano e influenza; usem durante todos os procedimentos equipamentos de proteção individual (EPIs), exemplo: gorro, óculos, máscara, luvas, avental, entre outros; esterilize todos os instrumentais e materiais possíveis a serem utilizados; e faça as devidas limpezas do ambiente hospitalar, consultório ou clínica (LEITE & SANTOS, 2019). Com relação ao risco biológico, quando as normas e protocolos de biossegurança não são seguidas de forma correta pelos profissionais, aumenta a probabilidade de ocorrer infecção cruzada (LEITE & SANTOS, 2019). No entanto, é necessário que todos os atuantes da equipe, tenham conhecimento sobre os protocolos e sigam as normas, independente do paciente, diagnóstico e situações de tratamento. A conscientização e aplicação das condutas de biossegurança levará a prestar atendimento de melhor qualidade, além de promover melhorias na segurança do trabalho.


Justificativa

É notório que a estimulação de biossegurança dentro do ambiente de trabalho para os profissionais da saúde é essencial para a boa prática das suas atividades. No entanto, esse é um desafio diário que muitos estabelecimentos enfrentam, uma vez que a rotina de trabalho dá espaço para brechas e negligência da sua aplicação, o que acarreta em problemas sérios para a equipe de profissionais e pacientes, como a ocorrência de infecções cruzadas. Apesar disso, há diferentes formas de controlar essa situação e tornar o ambiente de trabalho mais seguro, uma delas é capacitar os profissionais quanto a importância da biossegurança e sua aplicação. Na odontologia, em específico, sabe-se que a prática oferece diversos riscos à saúde do profissional por se tratar de um trabalho em um ambiente possivelmente infectado, que consiste na boca e face de um organismo parcialmente desconhecido. Por isso, a biossegurança tem um papel fundamental para os atuantes na Odontologia, uma vez que protege o profissional e o paciente de possíveis doenças infecciosas e infecções cruzadas. Apesar de todos os profissionais da área da saúde saberem dessa necessidade de aplicar os métodos para o controle da infecção, muitos negligenciam em razão da falta de instrução sobre como executar, ou seja, não sabem e/ou não obedecem às regras estabelecidas, o que pode culminar em possíveis disseminações patológicas. Desta maneira, nota-se que é de suma importância capacitar os profissionais da Odontologia e das demais áreas da saúde quanto a essas questões. Além disso, outra justificativa desse projeto se dá ao observar a grade de ensino do curso de Odontologia na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), é notória a ausência de uma disciplina especificamente na área de Biossegurança. Ainda que algumas disciplinas tentam suprir essa falha, como Clínicas Integradas I e Cirurgia, o ensino não é aprofundado o suficiente para apresentar todos os protocolos necessários para atuar na clínica de Odontologia da Universidade e na vida profissional após o término da graduação. Por todos esses aspectos e apesar de muitos conhecerem a importância da biossegurança, o estudo sobre o assunto ainda é ineficiente e vai muito além do que é apresentado aos profissionais na sua prática cotidiana. Haja vista o recente contexto pandêmico, falar de biossegurança e proteção individual e coletiva se tornou ainda mais necessário. Dirigindo esta problemática, buscando aprofundar as discussões e conscientizar as pessoas sobre a importância de se protegerem, faz-se necessário um curso de capacitação sobre biossegurança para estudantes e profissionais da saúde, que teria o intuito de preencher a defasagem de ensino sobre o assunto na graduação, reforçar a aprendizagem dos profissionais já em atuação e despertar a importância dos acadêmicos e graduados de se protegerem nos ambientes de risco.


Objetivos

Objetivo geral Apresentar conceitos, normas e medidas preventivas em biossegurança, no intuito de conscientizar e capacitar os alunos do curso (estudantes e profissionais da saúde) sobre sua importância na prática diária clínica e quanto a aplicação da biossegurança nos ambientes de estudo/trabalho. Objetivos específicos Identificar os tipos de riscos presentes nos ambientes de trabalho, assim como as medidas utilizadas para minimizá-las. Reconhecer, cumprir e atualizar os alunos do curso com as normas de biossegurança, baseadas em leis, portarias e normas técnicas. Preparar os alunos para que entendam os princípios de segurança nos mais diversos setores da saúde. Desenvolver um raciocínio assertivo acerca deste trabalho, conceituando-o como o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos para o indivíduo, o coletivo e o meio ambiente.


Metas

Considerando a necessidade de prevenção e segurança, a meta desse curso é apresentar e atualizar o público da área da saúde sobre os conceitos, normas e medidas preventivas em biossegurança no ambiente de trabalho. Espera-se que os alunos sejam capazes ao final do curso identificar os tipos de riscos presentes nos ambientes vinculados à saúde e minimizá-los através de medidas de prevenção e proteção. Almeja-se que o aluno do Curso Online - “Capacitação em Biossegurança - aplicabilidades em Saúde” se sinta capacitado para os princípios de segurança nos mais diversos setores de serviços da saúde adequado às suas necessidades para cuidado pessoal, coletivo e com o meio ambiente, sendo capaz de desenvolver atitudes assertivas técnicas e preventivas durante a sua prática no ambiente de trabalho ou estudo. Além disso, ansiasse que o conhecimento técnico-científico acerca desse assunto seja aprimorado e que os participantes consigam fazer inter-relações, entre risco, prevenção e proteção, proporcionando maior segurança durante a execução das atividades. Espera-se ainda que o público institucional e local, tanto discentes, docentes, técnicos e profissionais da área, priorizem tal capacitação, visando a melhoria dos cuidados preventivos praticados dentro dos ambientes de saúde de forma que as ações de biossegurança abordadas tornem rotina diária dos alunos do curso e sejam praticadas além momento pandêmico.


Metodologia

Trata-se de um curso sobre Capacitação em Biossegurança que possui como público alvo discentes, docentes e demais profissionais vinculados à área de saúde. O presente curso “Capacitação em Biossegurança - aplicabilidades em Saúde” foi anteriormente submetido no Edital Proexc 06/2022 - Cursos Online, aprovado e colocado em prática. Esse foi ofertado em 2 edições, cada uma com duração de 30h, e obteve 173 inscritos. Ao submeter a proposta novamente do curso, pretende-se divulgar e ofertar a 6ª e a 7ª edição desse e alcançar ainda mais pessoas. Como ocorrido nas últimas 3 edições, as inscrições serão realizadas via plataforma Google forms e o curso ocorrerá através da plataforma digital Google Classroom, onde ficarão disponíveis aulas expositivas e material complementar. Os conteúdo dos vídeos serão ministrados por profissionais de saúde, alunos extensionistas sob supervisão do professor coordenador e professores convidados, que deverão assinar Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e pelo Termo de Cessão de Imagem, pois serão gravadas vídeo-aulas e disponibilizadas para visualização dos inscritos até o final do curso. O curso contará com dez módulos, que serão disponibilizados semanalmente. As aulas serão elaboradas pelos profissionais de saúde, sendo previamente discutidas entre os membros do projeto. Os módulos contarão com aulas expositivas, vídeos e materiais complementares, e, também, será disponibilizado literatura complementar relacionada ao tema. Ao decorrer de cada módulo será disponibilizado um eBook, confeccionado pela equipe do projeto, com orientações de biossegurança para os inscritos e arquivos e links de referências para o estudo complementar. Quanto à avaliação, ao iniciar o curso, será aplicado um questionário, o qual terá o intuito de medir o nível de conhecimento prévio do inscrito referente ao assunto abordado no curso, e ao final, o mesmo questionário será novamente aplicado, para análise do aprendizado após a capacitação. Tal avaliação será utilizada para dados de pesquisa, e para aprimoramento da metodologia aplicada. Ao final de cada módulo, será aplicado questionário de avaliação, referente ao assunto abordado, o qual será obrigatório a realização para seguimento das aulas. Para a conclusão do curso, será aplicado um último questionário com questões objetivas, que avaliará a aprendizagem do aluno. Para ser aprovado, será necessário que as atividades sejam entregues dentro do nprazo estipulado e atingir uma pontuação mínima de 60% nas atividades propostas. Para medir o nível de satisfação dos participantes, no fim de cada módulo juntamente com o questionário de avaliação, será aplicado um questionário de satisfação.


Referências Bibliográficas

BORGES, L. C..Odontologia Segura: biossegurança e segurança do paciente. 2018. CONSELHO FEDERAL DE ODONTOLOGIA. Manual de boas práticas em biossegurança para ambientes odontológicos. Rio de Janeiro – RJ. Março, 2020. 42p. COSTA, M.A.F.; COSTA, M.F.B. Biossegurança: elo estratégico de SST. Revista CIPA, v.21, n.253, 2002. LIMA, Sergio. A biossegurança no consultório odontológico. Dabi Atlante. Novembro, 2013. Disponivel em: <http://www.dabiatlante.com.br/blog/2013/11/a-biosseguranca-no-consultorio-odontologico/> .Acesso em 11 de outubro de 2021. LEITE, Danielle Souto; SANTOS, Maria Eugênia Veloso Dos. A IMPORT NCIA DA BIOSSEGURANÇA NA PREVENÇÃO DE ACIDENTES NO MBITO DA ODONTOLOGIA: REVISÃO DE LITERATURA. 2019, 22f. Trabalho de Conclusão de Curso em Odontologia. Universidade Tiradentes Pernambuco - UNIT. Recife, Brasil S. SCHROEDER, Maria Dalva de; MARIN, Constanza; MIRI, Fábio. Biossegurança: grau de importância na visão dos alunos do curso de graduação de Odontologia da Univille RSBO Revista Sul-Brasileira de Odontologia, vol. 7, núm. 1, Março, 2010, pp. 20-26. Universidade da Região de Joinville. Joinville, Brasil. TEIXEIRA, P; VALLE, S: Biossegurança: uma abordagem multidisciplinar. Editora Fiocruz, Rio de Janeiro, 2017. https://www.epsjv.fiocruz.br/noticias/entrevista/profissionais-de-saude-precisam-estar-protegidos-poisfazem-parte-da


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A realização da “Capacitação em Biossegurança - aplicabilidades em Saúde” possibilitará não apenas a aquisição de um conhecimento no sentido teórico acerca dos protocolos de biossegurança (preconizados pelos órgãos superiores) mas também no aspecto prático, a fim de assegurar a segurança e a saúde dos indivíduos envolvidos. Nesse contexto, pretende-se com a execução desse curso online conscientizar e mobilizar pessoas vinculadas ao serviço de saúde, no que diz respeito à própria comunidade acadêmica da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM (discentes, docentes e técnicos) e aos profissionais e estudantes externos a trabalharem juntos em prol da proteção individual e coletiva, evitando possível contaminação e disseminação de doenças, como COVID-19 e demais patógenos, em todos os ambientes que permeiam instituição acadêmica e sociedade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A proposta do presente projeto, denominado “Capacitação em Biossegurança - aplicabilidades em Saúde”, tem o intuito de alcançar os indivíduos dos diversos campos de conhecimento da área da saúde, e a partir da relação criada entre os envolvidos propiciar a construção de fundamentos acerca de Biossegurança por intermédio da Interdisciplinaridade. Nesse contexto, como os participantes poderão ser profissionais e discentes dos mais variados tipos de cursos e ambientes vinculados à saúde, anseia-se, diante de tal, estabelecer a Interprofissionalidade, e, assim, todos poderão atuar de modo a fazer com que todo o aprendizado construído seja contemplado nas ações futuras pessoais nas diversas áreas de atuação da saúde.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A sociedade a ser alcançada pela proposta do curso online intitula-se composta pelos próprios membros da comunidade acadêmica e profissionais da saúde. Diante de tal afirmativa, a inter-relação entre os participantes propiciará caminhos que alcancem os leques de pesquisa e extensão, facilitando assim na compreensão e no auxílio de medidas que melhorem as condições de saúde nos mais diversos ambientes clínicos, laboratoriais, etc. Além disso, todos os participantes estarão sujeitos a não apenas aprender com a teoria apresentada, mas muito além disso, a praticarem o ensino a partir dos mais variados assuntos que dizem respeito a Capacitação em Biossegurança. O material didático fornecido poderá ser compartilhado com demais membros da sociedade, permitindo assim, a disseminação do conhecimento fora do ambiente escolar online.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A proposta desse curso é de grande valia para a formação acadêmica dos graduandos que participarem da elaboração. Almeja-se que, ao participar do desenvolvimento desse projeto, os graduandos entendam o processo de ensino e aprendizado teórico-prático do assunto em questão, melhorando seu conhecimento teórico sobre o assunto, bem como seu senso crítico sobre os temas abordados, e ainda, melhorando sua comunicação com a sociedade, aprimorando técnicas de engajamento e disseminação didático de conhecimento. Espera-se que essa oportunidade seja importante para que o discente participante possa aprofundar os seus estudos sobre o assunto e que o aprendizado seja contínuo ao da graduação. Com tais conhecimentos, ele poderá ainda contribuir com a melhoria e qualidade das práticas dentro do ambiente institucional, sugerindo, propondo e executando ações para a melhoria da biossegurança neste ambiente. Ademais, deseja-se que ele possa trocar experiências com os membros colaboradores, no intuito de absorver melhor a temática e que, além disso, possa desenvolver habilidades, como liderança, comunicação, trabalho em equipe, entre outros. Por fim, espera-se que o aluno trabalhe de forma multidisciplinar, desenvolvendo ações como vídeos, cartilhas e materiais de divulgação.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que os participantes que realizarem e concluírem o curso tenham ciência das normas e procedimentos de biossegurança relacionados à prevenção das doenças e, assim, possam desempenhar suas funções práticas nos diversos ambientes de maneira eficaz. Como mencionado anteriormente, boa parte do conhecimento sobre biossegurança não é aplicado por falta de conscientização. Tal conscientização será abordada em todos os módulos da “Capacitação em Biossegurança - aplicabilidades em Saúde”, com o intuito de buscar uma mudança de paradigmas e percepção dos indivíduos. Esses pontos poderão garantir melhor desempenho dos discentes e profissionais da área da saúde com relação à segurança clínica, causando impactos positivos na redução da transmissão de infecções e doenças na sociedade. Logo, com todos cientes dos protocolos de biossegurança e seguindo as medidas de prevenção necessárias, o atendimento e o ambiente de trabalho desses se tornará mais seguro, contribuindo assim, para a proteção individual e coletiva.


Divulgação

O curso será divulgado através dos meios de comunicação vinculados à instituição de ensino superior (UFVJM), da rede social própria do curso (@biossegurancasaude) e ainda buscará parcerias com páginas da área da saúde na rede social Instagram e com a prefeitura de Diamantina para a divulgação nos ambientes de saúde e nas suas redes sociais.


Propriedade(s) Intelectual

Será confeccionado material teórico/didático (vídeo aulas), além de ebook.

Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Treinamento e qualificação profissional

Carga Horária Total

90

Conteúdo Programático

Boas-vindas e orientações iniciais sobre o curso - Questionário inicial Introdução à Biossegurança • Princípios de Biossegurança • Bioética em Saúde Determinação dos riscos • Infecções relacionadas a serviços de saúde • Ambientes de saúde ocupacionais (agentes de contaminação biológica, química e física). Medidas de segurança para proteção do profissional • Imunização • Acidentes ocupacionais • Equipamento de proteção individual (paramentação e desparamentação do profissional) • Higiene simples e antisséptica das mãos Biossegurança em ambientes de saúde • Laboratórios multiusuários (1h) o Dinâmica de funcionamento. o Normas gerais do funcionamento o Distribuição de materiais o Circulação de pessoas. • Clínica (2h) o Dinâmica de funcionamento o Normas gerais do funcionamento o Distribuição de materiais o Circulação de pessoas. • Ambiente ambulatorial e Hospitalar o Dinâmica de funcionamento o Normas gerais do funcionamento o Distribuição de materiais o Circulação de pessoas. Gerenciamento resíduos e controle água • Controle da qualidade da água o Controle de água de abastecimento o Controle da água do equipamento • Gerenciamento de resíduos de serviços odontológicos o classificação e identificação o acondicionamento o coleta e transporte interno Organização do ambiente de trabalho • Organização do ambiente • Distribuição dos componentes individuais do consultório • Manuseio e orientações dos equipamentos Processamento de artigos em saúde • Procedimentos preliminares • Limpeza, desinfecção e Esterilização • Qualificação e validação dos processos de esterilização Biossegurança na radiologia Cuidados com Alimentação • Como ingerir alimentos em ambientes públicos? • Como deve ser o preparo? Quais alimentos devem ser evitados? • Como deve ser o armazenamento? Quanto tempo antes pode ser preparado? Como deve ser transportado? • Cuidados com o ambiente/local onde será realizada a refeição. • Tipos, cuidados ao guardar e higienizar os recipientes de colocação dos alimentos. • Dicas de alimentos e receitas práticas de preparos de refeições para transporte Prevenção COVID-19 • Conceitos atuais sobre o Coronavírus baseados em evidências científicas • Prevenção do Coronavírus • Estou contaminado ou alguém do meu ambiente de trabalho/convívio social contaminou: o que fazer? Protocolos e condutas de isolamento Questionário final para conclusão do curso. Questões avaliativas finais

Atividades Específicas

Serão ministradas aulas expositivas, e disponibilizadas na plataforma Google Classroom para os inscritos, juntamente com vídeos explicativos, imagens, esquemas, e protocolos, além do eBook criado pela equipe organizadora. A cada final de módulo, será aplicado um questionário sobre o tema abordado e ainda um formulário de satisfação referente ao conteúdo estudado.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Ao iniciar o curso, será aplicado um questionário, o qual terá o intuito de medir o nível de conhecimento prévio do aluno referente ao assunto abordado no curso. E ao final do curso, o mesmo questionário será reaplicado, visando análise da melhoria e assimilação do conhecimento ofertado no curso. Ao final de cada módulo, será aplicado questionário de avaliação, referente ao assunto abordado, o qual será obrigatório a realização para seguimento das aulas. Tais questionários contribuirão para a análise da metodologia e da aprendizagem dos cursistas.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Em todos os módulos serão aplicados questionários referentes ao tema abordado, e ao final, para a conclusão do curso, será aplicado um último questionário, que avaliará a aprendizagem do aluno. Para ser aprovado, será necessário que as atividades sejam entregues dentro do prazo estipulado e atingir uma pontuação mínima de 60% nas atividades propostas.

Público-alvo

Descrição

Curso será aberto a acadêmicos, docentes, técnicos administrativos e funcionários que estão vinculados à área de saúde, atuando diretamente ou não com o público em geral

Descrição

Profissionais que atuam direta ou indiretamente no atendimento à saúde

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 96 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Atualização dos dados dos palestrantes e ajustes iniciais

Carga Horária 12 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Ajustes referentes ao início da divulgação e ministração do curso

Carga Horária 12 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Editoração e organização das aulas gravadas pelos palestrantes

Carga Horária 12 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Envio redes sociais e emails os folders sobre o curso

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Reavaliação do formulário e ajustes

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Controle matrículas e ajustes inscrições. Tira dúvidas e suporte aos inscritos

Carga Horária 12 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Inserção conteúdo do curso na plataforma de acesso e suporte inscritos

Carga Horária 12 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Organização, controle e suporte inscrições

Carga Horária 12 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Inserção conteúdo na plataforma, suporte aos inscritos

Carga Horária 8 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Entrega relatório final