Detalhes da ação

"Semana do Servidor 2023 - Pequenos gestos fazem a diferença"

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000676

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

26/10/2023

Data Fim

30/11/2023


Programa Vínculado

202104000049 - PROGRAMA UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES - (UFVJM&COMUNIDADES)


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

rosiane da silva ribeiro bechler

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Sem linha de avaliacao

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Gestão do trabalho

Abrangência

Estadual

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Resumo

A "Semana do Servidor" é um evento realizado tradicionalmente par celebrar o dia 28/10. Neste ano, adotamos o tema "Pequenos gestos fazem a diferença" para fomentar a gentileza, o afeto e estratégias de comunicação não violenta no trabalho. Além disso, ao longo dos dias 26 e 27/10 realizaremos atividades culturais e de promoção a saúde ao autocuidado, fomentado a saúde integral do servidores da UFVJM.


Palavras-chave

Servidor - Saúde - Cultura - Integração


Introdução

O Dia do Servidor foi criado no Governo Getúlio Vargas no ano de 1939 (MDR, 2022) e se tornou feriado em 1990 com a publicação da Lei nº 8.112/90, sendo considerada uma data importante de lutas e conquistas. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, 2022 "os servidores públicos são responsáveis pela promoção da cidadania e fortalecimento da democracia. Ao servir à sociedade, esse profissional garante o direito dos brasileiros de terem acesso a serviços públicos de qualidade. É uma nobre missão e, por isso, os servidores públicos merecem toda a nossa admiração e respeito". No âmbito da UFVJM foi instituída uma comissão permanente que deve se ocupar do planejamento e desenvolvimento de ações focadas na promoção do bem-estar social dos nossos servidores. Neste ano de 2023 a comissão está preparando a "Semana do Servidor - pequenos gestos fazem a diferença", com atividades nos dias 26 e 27 de Outubro.


Justificativa

O evento "Semana do Servidor 2023 - pequenos gestos fazem a diferença" tem o intuito de promover momento de integração, formação e fruição artística e cultural para trabalhadores e trabalhadoras da UFVJM. Acredita-se que as dinâmicas de trabalho tendem a ser qualificadas a partir de um ambiente mais humanizado, com espaço para interação, escuta e diálogo. As atividades pensadas para essa semana buscam fortalecer as relações servidor-servidor, servidor-universidade e servidor-comunidade, pautando temas de interesse como a carreira, condições de trabalho, sáude, dentre outros, além de proporcionar momentos de fruição artística e cultural. Cada campi terá autonomia para propor suas atividades, ainda que a programação seja elaborada de forma geral, no diálogo entre toda a UFVJM. A proposta aqui apresentada se baseia na ação cadastrada no último ano, apresentando apenas alguns ajustes necessários.


Objetivos

A "Semana do Servidor 2023-pequenos gestos fazer a diferença" tem como objetivo fomentar a gentileza, o afeto e estratégias de comunicação não violenta no trabalho. Além de promover a integração entre os servidores, a comunidade interna e externa a UFVJM.


Metas

- Realizar atividades de interação e confraternização entre os servidores da UFVJM, seus familiares e comunidade interna e externa da Universidade. - Realizar atividades de atenção e promoção à saúde em parceira com o programa " Universidade na Comunidades", a ser realizada no campus JK da UFVJM, para a comunidade acadêmica e seus familiares. - Realizar atividades culturais com apresentações artísticas e musicais nos campi JK, do Mucuri, Janaúba e Unaí. - Realizar atividades de esporte e lazer para a comunidade interna e externa da Universidade.


Metodologia

A organização de eventos pé de responsabilidade da comissão permanente instituída com essa finalidade, com a participação de membros dos diferente campo. O planejamento é realizado em reuniões remotas e as atividades acontecerão de forma virtual e presencial. As decisões são tomadas de maneira coletiva, através de votações.


Referências Bibliográficas

Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR). Dia do Servidor Público: uma conquista de todos. Disponível em: <https://www.gov.br/dnocs/pt-br/assuntos/noticias/dia-do-servidor-publico-uma-conquista-de-todos>. Acessado em: 07 de outubro de 2022.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação poderá ser observada na promoção integração e confraternização entre a comunidade acadêmica e a sociedade, considerando a proposição de atividades formativas, de saúde, culturais, sociais, esportivas e de lazer.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O evento envolve a participação de profissionais de diferentes áreas do conhecimento, como comunicação, cultura, saúde e educação, fomentando a construção de uma proposta interdisciplinar e interprofissional que contemple as demandas de servidores da UFVJM.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O evento agrega em sua programação atividades vinculadas a projetos de extensão, além de fomentar a participação de estudantes, servidores técnico-administrativos, docentes, funcionários terceirizados e a sociedade em atividades formativas, de saúde, culturais, sociais, esportivas e de lazer. Possibilitando a Universidade, trocar experiências, estudos e pesquisas com a sociedade, além de incrementar, através da prática na realização do evento, a formação dos estudantes participantes.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes envolvidos contribuirão com as atividades do evento, desde a etapa de planejamento a sua execução e avaliação. Considera-se que esta seja uma experiência potente para o desenvolvimento de habilidades que expandem o disposto no currículo e possibilitam a formação profissional em perspectiva integral.


Impacto e Transformação Social

O evento " Semana do Servidor 2023" possibilitará momentos de valorização, reconhecimento, interação e confraternização entre a sociedade, a comunidade acadêmica e os servidores da UFVJM, através de atividades formativas, de saúde, culturais, sociais, esportivas e de lazer.


Divulgação

A divulgação será feita pelos canais oficiais da UFVJM e pelas instituições parceiras


Programação do Evento

Local

CAMPI UFVJM

Data

25/10/2023

Horário de Início

14:00

Horário de Término

19:00


Descrição

A programação contará com diferentes atividades ao longo dos dias 25, 26 e 27 de outubro. Detalhes podem ser encontrados no documento anexado em "Outros"

Público-alvo

Descrição

artista e demais profissionais parceiro; público interessado.

Descrição

Servidores técnicos e docentes; colaboradores terceirizados; estudantes

Municípios Atendidos

Município

Unaí - MG

Município

Diamantina - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Janaúba - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Apoio financeiro ao evento

Participação da Instituição Parceira

Apoio financeiro ao evento

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 12 h

Carga Horária 12 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Atividades de formação, promoção à saúde integral e fruição artística. Ver detalhes no anexo disponível em "Outros".