Visitante
Prevenção de quedas e fraturas na população idosa de Diamanna-MG"
Sobre a Ação
202203000686
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
11/11/2023
12/11/2023
Dados do Coordenador
germano martins coelho
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Terceira Idade
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Manhã
Sim
Redes Sociais
Membros
Todos os anos, 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem quedas. Medidas simples podem reduzir os riscos e proporcionar mais segurança à população idosa. Algumas atividades e comportamentos de risco podem aumentar a possibilidade de cair, assim como ambientes inseguros. A maior incidência de quedas neste grupo etário está associada a maior fragilidade osteomuscular, causada por comorbidades de maior prevalência nos idosos, aumentando ainda mais os riscos de fraturas ósseas e a morbimortalidade a
Idosos. Quedas. Educação em saúde
Os episódios de quedas em idosos trazem consequências que repercutem em aspectos sociais, físico e psicológico do idoso e, dessa forma, interferem na funcionalidade e na qualidade de vida dessa população (GARCIA, 2020). Nesse aspecto, tais consequências podem incluir fatores como morbidade, mortalidade, deterioração funcional, hospitalização e institucionalização somados à restrição das atividades cotidianas. Nesse cenário, devem ser contextualizados fatores de risco que podem levar os idosos a sofrerem quedas que podem ser relacionados à comorbidades, diminuição da cognição e da capacidade funcional e relacionados ao ambiente. Sendo assim, a partir da promoção da saúde, revisão de medicações, medidas de segurança no domicílio a prevenção visa minimizar problemas que surgem decorrente de quedas (GARCIA, 2020).
A queda é considerada um evento multifatorial que envolve fatores intrínsecos relacionados ao processo de envelhecimento como a redução da acuidade visual, diminuição de força muscular e do equilíbrio ou extrínsecos associados às condições de moradia que afetam a estabilidade do indivíduo (ROCHA et al.2021). Nesse contexto, episódios de quedas em idosos potencialmente podem refletir em consequências que interferem na funcionalidade e na qualidade de vida do idoso, tais como lesões graves ou incapacidade (ROCHA et al, 2021). Além disso, os idosos geralmente têm pouca consciência de tais fatores de risco que podem ser prepoderantes a levá-los a sofrer um evento de quedas e deixam de relatar estas condições à busca de atendimento (GARCIA, 2020). Keinert et al (2009) aponta para elevado índice de mortalidade em idosos relacionada à causas externas como quedas devido a um ambiente inadequado ou pouco adaptado às condições físicas da pessoa idosa, e que os idosos de 80 anos ou mais são os que apresentam maiores riscos. Com base nesses conhecimentos, a ação de extensão ‘’Prevenção de quedas e fraturas na população idosa de Diamantina-MG” realizada por discentes do curso de Medicina da UFVJM-Diamantina, visa realizar uma abordagem da população transeunte, para fornecimento de informações gerais sobre a temática de saúde do idoso, prevenção de quedas e fraturas nessa população com o incentivo à promoção de saúde e distribuição de cartilhas informativas sobre intervenções simples de serem realizadas principalmente em âmbito domiciliar, conforme diretrizes do Ministério da Saúde. Com isso, a ação visa intervir nas causas comuns de quedas em idosos e, por consequência, diminuir a sua morbimortalidade, evitando o confinamento em espaços restritos ou privados, negando-lhes o acesso ao espaço público.
Objetivo geral: Orientar o público em geral da cidade de Diamantina/Minas Gerais, sobre prevenção de quedas e fraturas em idosos e potenciais agravos relacionados à saúde nessa população. Objetivos específicos: - Orientar sobre os agravos mais comuns à saúde do idoso, com enfoque em quedas. - Orientar sobre possíveis intervenções domiciliares, para diminuição do risco de quedas. - Investigar as possíveis relações entre os medicamentos utilizados pelos idosos, quedas e fraturas. - Distribuir cartilhas educativas com orientações sobre quedas em idosos.
- Conscientizar sobre os fatores de risco e os fatores de proteção relacionados à queda em idosos. - Promover o entendimento das principais causas de queda nos idosos, em especial no âmbito domiciliar - Estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis e promoção da saúde.
A ação ocorrerá em dois dias seguidos, com carga horária de oito horas em cada um dos dias, em locais públicos em Diamantina (no primeiro dia o Mercado Velho e no segundo dia no Largo Dom João). Durante a ação, serão abordadas as formas de prevenção de quedas em idosos, como o uso de auxílio para deambulação, os dispositivos de segurança e etc., e também a importância de se prevenir fraturar nessa população. Esse tema será abordado por meio metodologia ativa, com participação ativa do público-alvo, com perguntas e respostas, pesquisa do conhecimento prévio dos participantes e sempre adaptando a exposição de conteúdo ao público. Além disso, será confeccionado um banner que irá auxiliar na exposição de conteúdo e irá mostrar por meio de esquemas e imagens as técnicas de de deambulação, a maneira mais segura do idoso se levantar, o uso corretos de dispositivos como andadores, exemplificação de dispositivos de segurança, dentre outros.
BRASIL. Ministério da Saúde. Serviços e Informações do Brasil. Todos os anos, 40% dos idosos com 80 anos ou mais sofrem quedas [Brasília]: Ministério da Saúde, 10 out. 2022. Disponível em: https://www.gov.br/pt-br/noticias/saude-e-vigilancia-sanitaria/2022/10/todos-os-anos-40-dos idosos-com-80-anos-ou-mais-sofrem-quedas Acesso em: 18 out. 2023. GARCIA, S. M.; ARISTELA, C.; GRASSI, L. T.; ARAUJO, C. C. de; HARTWIG, S. V.; VALADARES, T. A. B. Educação em saúde na prevenção de quedas em idosos / Health education in the prevention of falls in elderly. Brazilian Journal of Development, [S. l.], v. 6, n. 7, p. 48973–48981, 2020. DOI: 10.34117/bjdv6n7-517. Disponível em: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/13589. Acesso em: 10 oct. 2023 KEINERT, T. M. M.; ROSA, T. E. da C.; BRANDÃO, N. F. Para além das doenças: acidentes como causas evitáveis de mortalidade na população idosa. BIS. Boletim do Instituto de Saúde, São Paulo, n. 47, p. 42–44, 2009. Disponível em: https://periodicos.saude.sp.gov.br/bis/article/view/33821. Acesso em: 10 out. 2023 ROCHA, ASL.; SANTANA, LGM de; BARROS, A. de S.; CASTRO, AR de; LOPES, AV de SL.; LOPES, C. de L.; BATISTA, L. da SP; MADURO,PA; SCHWINGEL, PA Estudo preliminar dos fatores associados a quedas em idosos. Pesquisa, Sociedade e Desenvolvimento , [S. l.] , v. 3, pág. e52110313761, 2021. DOI: 10.33448/rsd-v10i3.13761. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/13761. Acesso em: 21 out. 2023.
A ação será realizada em locais públicos da cidade de Diamantina, sendo eles Mercado Velho e Largo Dom João, permitindo que qualquer cidadão que tenha interesse possa interagir com os acadêmicos presentes na ação. Essa interação será de maneira dual, de forma que o acadêmico não só irá expor e transmitir conteúdo sobre o tema da ação, mas também irá procurar entender e aprender com o público-alvo.
O evento articula as áreas de conhecimento das ciências da saúde e da educação, estimulando a busca pelo conhecimento e a aprendizagem de todos os envolvidos na organização, realização e participação na ação.
O evento articula ensino e extensão ao propor um intercâmbio com a comunidade externa para construção de conhecimento e orientações sobre quedas e saúde do idoso. Estudantes participantes do projeto serão incentivados a organizar e executar a ação.
Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica: Graduandos participarão como organizadores e executores do evento, tendo a oportunidade de desenvolver competências relacionadas à organização, liderança, comunicação interpessoal e comunicação profissional. Além disso, é uma oportunidade para aprofundar e solidificar conhecimentos acerca dos principais agravos à saúde população geral e das repercussões da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce, tanto no âmbito da saúde individual, quanto à nível de sistema público de saúde, mudando desfechos potencialmente desfavoráveis através da prevenção primária.
Espera-se que a ação atinja diferentes setores da sociedade. A transformação social é alcançada quando a população torna-se conhecedora da prevenção através dos exames de rastreio, medidas comportamentais individuais e de medidas preventivas sobre os agravos em saúde, mudando assim os desfechos desfavoráveis causados por eles. De tal modo, a aproximação entre a universidade e a sociedade impacta na procura assertiva dos serviços de saúde, bem como na melhoria dos atendimentos a essa população e, por conseguinte, favorece também o intercâmbio de experiências.
O evento será amplamente divulgado em redes sociais, através de perfil no Instagram® e grupos de Whatsapp®.
Programação do Evento
Mercado Velho - Diamantina/MG
11/11/2023
08:00
16:00
Realização da ação na Praça do Mercado Velho de Diamantina Minas Gerais, com abordagem dos temas para fornecimento de informações gerais sobre a temática saúde do idoso com distribuição de cartilhas informativas.
Largo Dom João
12/11/2023
08:00
16:00
Realização da ação na Praça do Largo Dom João de Diamantina Minas Gerais, com abordagem dos temas para fornecimento de informações gerais sobre a temática saúde do idoso com distribuição de cartilhas informativas.
Google Meet
08/11/2023
18:00
20:00
Será realizada reunião de orientação com o professor coordenador, síncronas, pela plataforma Google Meet, para delimitação e organização de atividades bem como orientações acerca da execução da ação, de forma a promover acompanhamento contínuo e longitudinal dos alunos.
Online
10/11/2023
13:00
18:00
Confecção de material virtual e físico para divulgação do projeto, que será realizada por meio de mídias sociais e dos posts informativos sobre a ação. Ainda, serão produzidas cartilhas informativas para serem distribuídas durante a ação, além de pôster para guiar a ação
Online
20/11/2023
13:00
18:00
s discentes participantes do projeto confeccionarão, sob orientação do docente coordenador, um relatório final das da ação realizada, de modo a estimular a aprendizagem teórico-prática, reforçando a indissociabilidade do eixo ensino-extensão e promovendo raciocínio crítico.
Público-alvo
O público-alvo da ação são todas as pessoas da cidade de Diamantina / Minas Gerais, bem como visitantes de outras localidades que estejam na praça do Mercado Velho, um importante ponto turístico, e praça Sagrado Coração de Jesus (Largo Dom João) durante a execução da ação.
Os extensionistas também se incluem como público-alvo nesse caso, pois, além de serem durante a ação fonte de conhecimento, também irão se capacitar para realizar a ação e durante dela irão aprimorar seus conhecimentos e habilidades em diversas áreas
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
A Prefeitura Municipal de Saúde de Diamantina, por meio da Secretaria de Saúde é um parceiro da ação na medida em que forneceu liberação para que a ação ocorresse nos locais públicos da cidade
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 40 h
- Manhã;
- Tarde;
Realização da ação na Praça do Mercado Velho de Diamantina Minas Gerais, com abordagem dos temas para fornecimento de informações gerais sobre a temática saúde do idoso com distribuição de cartilhas informativas.
- Manhã;
- Tarde;
Realização da ação na Praça do Largo Dom João de Diamantina Minas Gerais, com abordagem dos temas para fornecimento de informações gerais sobre a temática saúde do idoso com distribuição de cartilhas informativas.
- Manhã;
- Tarde;
Confecção de material virtual e físico para divulgação do projeto, que será realizada por meio de mídias sociais e dos posts informativos sobre a ação. Ainda, serão produzidas cartilhas informativas para serem distribuídas durante a ação, além de pôster que irá compor e guiar a ação
- Noite;
Serão realizadas reuniões de orientação com o professor coordenador semanalmente, síncronas, pela plataforma Google Meet, para delimitação e organização de atividades bem como orientações acerca da execução da ação, de forma a promover acompanhamento contínuo e longitudinal dos alunos.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Os discentes participantes do projeto confeccionarão, sob orientação da docente coordenadora, um relatório final das da ação realizada, de modo a estimular a aprendizagem teórico-prática, reforçando a indissociabilidade do eixo ensino-extensão e promovendo raciocínio crítico.