Detalhes da ação

Ampliando Horizontes em Ciências Farmacêuticas: PPGCiFarm Conecta

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000688

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

10/11/2023

Data Fim

10/11/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

guilherme carneiro

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Fármacos e medicamentos

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@ufvjm.ppgcf

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 260 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 260 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 260 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 260 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 260 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 260 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 260 h
Resumo

O projeto visa confeccionar materiais educacionais, como infográficos e vídeos digitais, após uma revisão aprofundada de fontes científicas, com o intuito de enriquecer o repertório técnico dos estudantes extensionistas sobre o tema em questão. A divulgação se dará através de canais eletrônicos, visando instigar o interesse público nas temáticas de pesquisa e sua interconexão com o cotidiano das pessoas, ao passo que fomenta a compreensão e a promoção da divulgação científica do PPGCiFar.


Palavras-chave

Divulgação científica, Educação, Farmácia, Medicamentos, Pesquisa, Pós-Graduação


Introdução

O Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas (PPGCiFar) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) visa à formação de pessoal qualificado na área das Ciências Farmacêuticas para atuar na pesquisa, desenvolvimento e análise de fármacos e medicamentos, processos, compostos e organismos para aplicação farmacêutica e biotecnológica, para atuar no exercício das atividades de magistério do ensino superior e no desenvolvimento e na inovação tecnológica (DEFAR, 2023). O PPGCiFar é construído em duas linhas de pesquisa. A linha 1, “Pesquisa e Desenvolvimento de Insumos, Fármacos e Medicamentos” inclui a pesquisa, desenvolvimento e caracterização de sistemas micro e nanoparticulados, polímeros biodegradáveis, excipientes para estudos de liberação prolongada, fitoderivados padronizados para aplicação farmacêutica ou cosmética. A linha também aborda a separação e caracterização de compostos orgânicos e inorgânicos de origem natural ou sintética e o desenvolvimento de novas tecnologias para o desenvolvimento de sensores e biossensores com aplicações farmacêuticas. A linha 2, “Biociências e Biotecnologia Aplicadas às Ciências Farmacêuticas” objetiva estudar os aspectos relacionados ao desenvolvimento e realização de ensaios biológicos utilizando moléculas sintéticas ou naturais. Além disso, também contempla a investigação de aspectos epidemiológicos, celulares, moleculares, das bases fisiopatológicas e bioquímicas de doenças e/ou seus agentes etiológicos e, no desenvolvimento de ferramentas voltadas ao diagnóstico e prognóstico destas doenças; avaliação do potencial oxidativo de substâncias bioativas e a biotecnologia com utilização de ferramentas de biologia molecular e biologia celular (PPGCIFAR, 2023). A divulgação científica é guiada por princípios e diretrizes alinhados com as ações da Universidade em várias áreas. Nos últimos anos, ela ganhou uma importância crescente devido aos desafios apresentados pela ciência, tecnologia e inovação em Saúde, que impactam o desenvolvimento econômico e social do país. Participar de discussões sobre produção de conhecimento e práticas científicas é fundamental para a formação cidadã e para tornar a ciência compreensível para o público em geral. Portanto, a lógica subjacente é que o conhecimento científico e tecnológico deve ser acessível a todos, comunicado de maneira interativa e por meio de diferentes plataformas e conteúdos direcionados a diversos grupos da sociedade (FIOCRUZ, 2023). Por outro lado, o processo de ensino-aprendizagem está se adaptando progressivamente às demandas de uma sociedade cada vez mais conectada e não apenas com acesso à internet, mas profundamente influenciada pelo conteúdo e dinâmica online. Esse cenário está introduzindo uma nova dinâmica nas salas de aula (LIMA et al., 2021). Redes sociais, muito populares na internet, têm um grande potencial para aproximar a universidade da comunidade em geral, apesar de serem frequentemente usadas para atividades cotidianas (FERMANN et al., 2021). Esse potencial é o cerne do nosso projeto, que visa ampliar a divulgação da ciência e facilitar a construção de novos saberes por meio das mídias sociais. Diante disso, é fundamental sistematizar o conhecimento sobre o tema, permitindo que a população tenha acesso a informações confiáveis. Isso envolve considerar orientações e precauções, entender interações entre substâncias, a forma ideal de uso e a importância de orientação profissional (PEREIRA et al., 2017). Com essa abordagem, almeja-se destacar a riqueza de informações relevantes sobre os temas e pretende-se tornar esse conhecimento acessível à comunidade, promovendo a educação por meio da divulgação científica para o público fora da universidade. Nosso projeto se baseia na utilização da tecnologia para construir conhecimento de forma compartilhada e colaborativa, possibilitando o acesso a informações importantes relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos no PPGCiFar. Além disso, o projeto visa criar materiais educacionais que fortaleçam o ensino de ciências na educação básica.


Justificativa

O PPGCiFar desenvolve pesquisas com excelência na grande área de Ciências da Saúde, na área de Farmácia, em suas duas linhas de pesquisa: “Pesquisa e Desenvolvimento de Insumos, Fármacos e Medicamentos” e “Biociências e Biotecnologia Aplicadas às Ciências Farmacêuticas”. O PPGCiFar conta com docentes orientadores e discentes orientados em diferentes níveis, como a iniciação científica na graduação e o mestrado. Diversas destas pesquisas são realizadas e divulgadas apenas no meio científico, ainda que tenham relevância para a população da região onde o programa está inserido, o Vale do Jequitinhonha, bem como a população em geral. Nesse sentido, é essencial sistematizar o conhecimento por meio de pesquisa e revisão em temas específicos, fortalecendo a base teórica. Isso possibilitará a criação de conteúdos digitais, como infográficos e vídeos explicativos, para serem compartilhados com a comunidade por meio da extensão. Esse projeto se insere na "Área Temática Saúde", promovendo a compreensão da saúde como um estado completo de bem-estar físico, mental e social, conforme definido pela Organização Mundial da Saúde, indo além da mera ausência de doença (WHO, 2023); também tem interface com a "Área Educação", visando a formação cidadã e a capacitação profissional de jovens e adultos, e com a "Área Tecnologia e Produção", incentivando o conhecimento em insumos e produtos farmacêuticos, bioensaios, e fundamentando o empreendedorismo, as empresas juniores e a inovação tecnológica. No âmbito dessa temática, o projeto está alinhado com as linhas de extensão que buscam o "Desenvolvimento de produtos", a promoção do "Desenvolvimento regional" para solucionar problemas e melhorar a qualidade de vida da população local, e a pesquisa relacionada a "Fármacos e medicamentos", que são tópicos centrais do projeto.


Objetivos

Objetivos gerais: Ampliar a divulgação do conhecimento científico produzido no PPGCiFar, levando-o ao cotidiano da população e divulgar a ciência relacionada com a pesquisa desenvolvida. Objetivos específicos: - Implantar uma rede comunicativa por plataformas virtuais contendo informações sobre a pesquisa desenvolvida no PPGCiFar. - Ampliar a participação popular sobre este tema. - Contribuir com o acesso a conhecimentos específicos dos temas relacionados às linhas de pesquisa do PPGCiFar. - Divulgação da ciência sobre o tema via informativos. - Possibilitar a criação de materiais didáticos fortalecedores do ensino de ciências voltados para a educação em saúde.


Metas

- Contribuir com divulgação do conhecimento científico relacionado com a pesquisa desenvolvida no PPGCiFar e por consequência, no Vale do Jequitinhonha. - Melhorar da qualidade de vida das pessoas atingidas pelas publicações, a partir de melhor conhecimento científico sobre assuntos farmacêuticos. - Aproximação dos estudantes de graduação à comunidade, possibilitando trocas de experiências pessoais, científicas e profissionais. - Disseminar a importância da inserção da educação em saúde no cotidiano dos indivíduos, assim buscando a melhoria nas suas condições de vida em pequenos aspectos diários. - Contribuir com a formação de profissionais graduados e pós-graduados conscientes e autônomos em relação à pesquisa científica no Brasil e particularmente no Vale do Jequitinhonha.


Metodologia

O projeto será desenvolvido em etapas. Etapa 1 – Seleção dos estudantes para confeccionar os informativos a serem divulgados para o público em geral. Serão selecionados para participar do projeto estudantes de graduação em Farmácia e do mestrado em Ciências Farmacêuticas (PPGCiFar). Não haverá análise prévia de CRA ou histórico escolar. Os estudantes irão se envolver na condução de todas as etapas subsequentes o projeto. Etapa 2 – Enquete para seleção dos assuntos a serem trabalhados pela equipe e ordenação cronológica. Desenvolvimento de enquetes via rede social com participação voluntária da população. Os canais de enquete ficarão abertas durante todo o desenvolvimento do projeto para que novos diálogos ocorram com a equipe e estes canais serão monitorados pelos estudantes a fim de sanarem eventuais dúvidas durante o decorrer do projeto. Etapa 3 - Capacitação dos extensionistas para confecção dos informativos, divulgação e feedback aos 'leitores" dos informativos. A execução do projeto se iniciará pela capacitação dos extensionistas sobre os assuntos selecionados conforme os interesses do momento. Será realizada extensa pesquisa bibliográfica, com um levantamento de todas as informações científicas necessárias e suas devidas referências. Durante a pesquisa bibliográfica, o material encontrado será organizado de forma sistemática incluindo todas as referências bibliográficas, com o devido grau de confiança científica. Este material organizado será utilizado para a confecção dos informativos. Então, os informativos serão confeccionados, mantendo um conteúdo textual equilibrado com o conteúdo visual, com foco apenas no apelo científico. O tema central dos informativos será a pesquisa conduzida no PPGCiFar e o conteúdo será diversificado, conforme as especificidades do momento. Essa etapa de confecção e melhoria dos informativos (ou complementação dos mesmos) ocorrerá durante todo o desenvolvimento do projeto. Etapa 4- Divulgação e feedback dos participantes. – Divulgação científica para o público (da UFVJM e comunidade que se interesse pelo tema). Após a confecção dos informativos e avaliação dos mesmos pela equipe, ocorrerá divulgação dos informativos na forma de postagens virtuais, a serem publicadas na timeline das plataformas de redes sociais, como o site do PPGCiFar, a página no Instagram do PPGCiFar, ou em outras plataformas, como o Youtube, buscando atingir o máximo da população em geral. Esta etapa consistirá na etapa extramuros onde o material produzido será divulgado pela equipe. Os comentários do público que visualizará os informativos trarão novas ideias para melhorar ou adaptar o material a ser divulgado. O interesse sobre determinado conteúdo poderá resultar em mudanças nas informações divulgadas sobre o mesmo. Na ação não haverá prescrição ou indicação de uso de nenhuma substância. A consulta com profissional especializado de acordo com anamnese do paciente é a indicação preconizada para este contexto. Para incentivar o alcance das postagens, serão realizadas algumas estratégias como a utilização de stories, compartilhamento pelos extensionistas deste projeto e junto a outras páginas relacionadas ao curso de Farmácia da UFVJM e à Pós-graduação desta Universidade, que serão escolhidas conforme o contexto do momento. Essa ação não se restringe aos estudantes da UFVJM pois trata-se de informações que o público, como pesquisadores, estudantes de áreas afins ou mesmo sujeitos que se interessem pelos assuntos das pesquisas desenvolvidas no PPGCiFar, poderão dialogar com a equipe do projeto. Etapa 5 – Avaliação dos resultados . A última etapa será a avaliação do projeto por meio de monitoramento do número de acessos das postagens nas mídias e da interação das pessoas com o conteúdo, para averiguar o alcance dos objetivos e dos resultados esperados, bem como o impacto do projeto. De acordo com a participação externa, os temas publicados poderão sofrer variações ao longo do projeto. Pessoas próximas da equipe e outros estudantes serão uma fonte direta de feedback pois as redes pessoais dos estudantes envolvidos no projeto também serão fonte de divulgação, porém não se restringirá a esse público, uma vez que espera-se que a divulgação ocorra via processo “bola de neve” e os informativos também sejam divulgados via “boca a boca”, aumentando o engajamento.


Referências Bibliográficas

DEPARTAMENTO DE FARMÁCIA (DEFAR). Pós Graduação. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/defar/pos-graduacao/. Acesso em 27 de outubro de 2023. FERMANN, IL et al . Uso de internet e mídias sociais por estudantes universitários: um campo de estudo emergencial. Cienc. Psicol., Montevideo, v. 15, n. 1, e2389, jun. 2021. FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ (FIOCRUZ). Divulgação Científica. Disponível em: https://portal.fiocruz.br/divulgacao-cientifica. Acesso em 27 de outubro de 2023. Lima, SG et al. Redes sociais na educação: desdobramentos contemporâneos diante de contextos tecnológicos. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 4, 42341–42357, 2021. PEREIRA, FGF et al. Automedicação em idosos ativos. Rev. Enferm. UFPE on lin e, p. 4919-4928, 2017. PROGRAMA DE PÓS GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS FARMACÊUTICAS (PPGCIFAR). Linhas de Pesquisa. Disponível em: http://site.ufvjm.edu.br/ppgcf/. Acesso em 27 de outubro de 2023. WORLD HEALTH ORGANIZATION (WHO). Constitution of the World Health Organization. Disponível em: https://www.who.int/about/accountability/governance/constitution. Acesso em 27 de outubro de 2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade se dará ao responder pesquisas para entender o interesse do público em relação aos projetos. Além disso, no momento da postagem do material produzido pelos estudantes nas redes sociais, o público poderá fazer comentários e solicitar informações adicionais sobre os tópicos, incentivando a produção e divulgação de mais conteúdo. Os "likes" e visualizações também servirão como indicadores do interesse do público sobre o assunto. Busca-se minimizar possíveis problemas na comunicação entre os extensionistas e o público-alvo, particularmente no que diz respeito à compreensão das diferenças entre a aplicação da intervenção e a realidade local que orientará os principais conteúdos a serem explorados. Durante o processo de trabalho, é possível que o público-alvo apresente demandas não planejadas, o que permitirá a adoção de novos métodos de trabalho pelos extensionistas. Vale ressaltar que os familiares e conhecidos da equipe constituem uma fonte direta de feedback inicial, uma vez que as redes pessoais dos estudantes também serão utilizadas para divulgação, estabelecendo conexões com a comunidade em que estão inseridos. Espera-se que a divulgação se expanda de forma orgânica, contando com as comunidades onde os participantes estão envolvidos como canais diretos de comunicação com a equipe. Os estudantes encarregados da execução do projeto participarão em todas as etapas, desde os estudos iniciais até a publicação e promoção do conteúdo, bem como na interação com eventuais comentários e direct messages (DM). A interação não se limitará à equipe extensionista, sendo fundamental com o público que acessará os informativos ao longo do projeto, visto que isso contribuirá com novas ideias e complementações ao material divulgado e produzido. Desta forma, espera-se que as perguntas gerem mais interações e novas abordagens sobre os temas. A formação de um profissional cidadão será buscada através dessa possibilidade de interação com a comunidade, considerando também as interações virtuais, que são uma realidade na sociedade contemporânea.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A temática de divulgação científica das pesquisas realizadas no PPGCiFar, por meio deste projeto, abrange a interdisciplinaridade desde a sua concepção. Isso ocorre porque engloba conhecimentos em diversas áreas relacionadas às Ciências Farmacêuticas, como Química Orgânica, Físico-Química, Bioquímica, Farmacologia, Toxicologia, Química Medicinal, Química Farmacêutica, Farmacotécnica, Tecnologia Farmacêutica, Estabilidade, Controle de Qualidade, Parasitologia, Cultura Celular, Hematologia, Química de Produtos Naturais, Fitoquímica e Farmacognosia, entre outras. Os temas tratados, por serem relevantes no cotidiano da população, podem interessar a profissionais da saúde, como farmacêuticos, técnicos de farmácia, técnicos de enfermagem, cuidadores, enfermeiros, médicos e nutricionistas, bem como a não profissionais de saúde, como biólogos, químicos, engenheiros químicos, engenheiros de alimentos e professores de ensino básico ou superior que desejem utilizar os materiais como exemplos em suas aulas. Além disso, a realização deste projeto envolverá estudantes e docentes no uso de mídias sociais, arte gráfica, tecnologia da informação e comunicação, estratégias de divulgação e marketing, entre outros aspectos. Os estudantes terão a oportunidade de estabelecer uma relação profissional entre a universidade e a comunidade, além de aprimorar suas habilidades interpessoais e interprofissionais com seus colegas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto está alinhado com as diretrizes de extensão universitária da UFVJM e do Forproex, que consideram o ensino, pesquisa e extensão como indissociáveis e, assim, a interação entre essas dimensões é valorizada. Da mesma forma em que a pesquisa realizada no PPGCiFar pode gerar um conhecimento a ser compartilhado com a sociedade, a pesquisa sistemática é essencial para organizar este conhecimento. A troca integrada de conhecimentos possibilita o diálogo entre os estudantes extensionistas e a comunidade, tanto interna quanto externa à universidade. Acredita-se que a aproximação da universidade com os cidadãos pode promover a divulgação da ciência, por meio da troca mútua entre o conhecimento gerado na universidade e o público-alvo. Nesse contexto, a experiência prática no campo de atuação oferece diversos benefícios de aprendizado aos estudantes. Além dos conhecimentos diretamente relacionados ao tema do projeto, outras habilidades transversais também são desenvolvidas nessa interação. Isso inclui o conhecimento de metodologias participativas para construção de conhecimento e fortalecimento das práticas de extensão, compartilhamento de responsabilidades na execução de ações para maior sucesso em educação e saúde, e uma compreensão integrada de todos os envolvidos no projeto como seres humanos que buscam interação, criação, contribuição e conexão. Portanto, este projeto integra o ensino, através da aquisição de conhecimento acadêmico e a melhoria de estratégias de aprendizado, juntamente com a criação de materiais informativos acessíveis ao público em geral, a pesquisa, incluindo diagnóstico participativo para identificar demandas da comunidade, revisão bibliográfica para solucionar ou minimizar essas demandas, e pesquisa ativa para embasar publicações com dados científicos ou explorar novos tópicos de interesse, e a extensão, promovida através do diálogo com a comunidade acadêmica e a possibilidade de expandir o alcance para o público externo, além dos limites da UFVJM.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A extensão desempenha um papel essencial, pois permite que os estudantes entrem em contato com questões contemporâneas, os prepara para o mercado de trabalho e amplia oportunidades para a pesquisa. Além disso, ela promove a integração entre a comunidade universitária e a sociedade, sem gerar demandas que impactem na vida acadêmica dos estudantes, bem como facilita a divulgação da ciência por meio dos tópicos abordados. O projeto de extensão, protagonizado pelos estudantes, aprofunda o conhecimento sobre o tema de pesquisa, tornando-os mais qualificados para o mercado de trabalho. A interação com a comunidade contribui para a formação dos estudantes ao atender à demanda por informações científicas em temas muitas vezes negligenciados, mas relevantes no cotidiano. Num contexto de crescente propagação de notícias falsas (fake news), a demanda por conhecimento científico confiável torna-se urgente. Isso não apenas enriquece o currículo dos estudantes, mas também os capacita a contribuir com a comunidade. O projeto promove a integração dos estudantes no ambiente educacional fora dos limites da universidade e os transforma em agentes de uma formação que promove uma relação mais crítica, ativa e cidadã com os meios de comunicação e as linguagens midiáticas. Além disso, espera-se que os alunos desenvolvam habilidades em divulgação científica, incluindo noções de marketing digital e na criação de materiais informativos para facilitar a troca de conhecimento entre a universidade e a sociedade.


Impacto e Transformação Social

Neste projeto, pretende-se sensibilizar os indivíduos para compreender aspectos que fazem parte de seu cotidiano e difundir conhecimento sobre as Ciências Farmacêuticas e seu impacto na vida da população. A divulgação será realizada por meio de plataformas de comunicação virtuais, como Instagram, WhatsApp, Facebook, YouTube e outras, visando alcançar uma ampla parcela da população que utiliza esses aplicativos. A expectativa é que o projeto contribua para a promoção da saúde da população ao fornecer informações relacionadas aos temas abordados nos projetos de pesquisa do PPGCiFar. Além disso, o público é incentivado a fazer sugestões, o que pode levar à criação de novos conteúdos complementares, em novas postagens. O projeto também busca superar desigualdades e combater a exclusão social que afeta alguns dos atores sociais envolvidos no projeto, promovendo assim uma relação social de impacto positivo. Valoriza-se sempre o protagonismo no contexto em que se está inserido, e a organização social desempenha um papel crucial nesse sentido. Busca-se com isso humanizar o conhecimento, facilitando a troca de informações entre os membros da comunidade, uma vez que publicar conteúdo científico com uma linguagem acessível e uma apresentação visual atraente pode melhorar a compreensão do público em relação aos projetos do PPGCiFar. As enquetes estarão disponíveis durante a duração do projeto, e a equipe está à disposição para esclarecer qualquer dúvida dos participantes. É importante destacar que não haverá prescrições ou indicações do uso de substâncias; e a consulta a profissionais especializados com base na avaliação do paciente é a recomendação preconizada. Além disso, essa ação proporcionará à equipe de extensão a oportunidade de aprimorar suas habilidades de trabalho em equipe, comunicação com o público e simplificação da linguagem formal, habilidades frequentemente necessárias no mercado de trabalho, especialmente para estudantes da área de Saúde.


Divulgação

A divulgação do projeto será conduzida de maneira remota, fazendo uso de plataformas de comunicação online, como Instagram, WhatsApp, Facebook, YouTube e outras. A promoção começará diretamente nas redes sociais dos estudantes, que inicialmente servirão como fonte de informação para suas famílias e conhecidos. Isso possibilitará o alcance da comunidade em que estão inseridos, mas não se limitará a esse público, uma vez que se espera que a divulgação inicial se espalhe de forma orgânica, em que uma pessoa repassa a informação para outra.


Público-alvo

Descrição

Principalmente: farmacêuticos, técnicos em Farmácia, técnicos em Enfermagem, cuidadores, enfermeiros, médicos, nutricionistas

Descrição

Principalmente: biólogos, químicos, engenheiros químicos, engenheiros de alimentos e professores de ensino básico ou superior

Descrição

Estudantes dos cursos da UFVJM, especialmente de Farmácia e outras áreas relacionadas (Biologia, Química, Nutrição, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina, Engenharia Química, Engenharia de Alimentos, dentre outros). Público leigo das cidades atingidas pelo projeto.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Datas - MG

Município

Serro - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Gouveia - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 260 h

Carga Horária 8 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Carga Horária 8 horas de atividade, desenvolvidas apenas 1 vez. Descrição da Atividade: Capacitação dos extensionistas para atividades, além de treinamento em ferramentas de tecnologia da informação e comunicação. Escolha dos temas a serem trabalhados e grupos para cada tema após enquete. Criação do cronograma para divulgação e modelo padrão para tal ação. Caso haja necessidade, novos treinamentos serão realizados ao longo do desenvolvimento do projeto

Carga Horária 80 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Carga Horária: 2 horas semanais de pesquisa, durante todo desenvolvimento do projeto. Descrição da Atividade: Revisão bibliográfica para confecção dos informativos e/ou capacitação durante ação. Busca ativa em fontes científicas para subsidiar as informações divulgadas. Pesquisa, se necessário para confecção do relatório final baseado na literatura.

Carga Horária 80 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Carga Horária: 2 horas semanais com entrega do material quinzenalmente, durante um ano. Descrição da Atividade: Elaboração dos posts para publicação. Serão realizadas intervenções através da construção de textos baseados em evidências científicas usando artigos de bases de dados incluindo Pubmed, Scielo, Web of Science, OMS, entre outras. Após primeiras divulgações, caso o público se interesse por determinado assunto, poderão ser criadas novas postagens sobre o assunto para responder ás perguntas e interesse do público em geral. Antes da publicação, os coordenadores irão revisar o conteúdo, baseado na literatura científica. Para os professores, haverá conferência de cada informativo junto aos estudantes antes de publicar.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Carga Horária: 1 h por semana, durante 12 meses com publicação quinzenal. Descrição da Atividade: Publicações do material e divulgação do material em redes sociais através de diversos instrumentos de informação e comunicação e encontros presenciais ou síncronos, se necessário, para melhor divulgação e acesso ao material produzido. A equipe extensionista irá utilizar redes sociais para tal ação que ocorrerá com periodicidade quinzenal. Está programado postagens no período matinal e vespertino, mas caso o público acesse mais no período noturno, a equipe poderá mudar o horário de divulgação e tempo de permanência nos stories, por exemplo.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Carga Horária: 2 h a cada 15 dias durante desenvolvimento do projeto e principalmente após início das publicações dos posts. Descrição da Atividade: Reuniões com o objetivo de apresentar, debater e discutir assuntos relativos aos temas escolhidos. Caso hajam pedidos de postagens diferentes, serão discutidos a formulação do conteúdo dessas postagens e divulgação das mesmas. Avaliação do projeto durante o andamento da sua execução e ao final, através da verificação de acessos nas páginas vinculadas ao projeto ou feedback dos participantes nas redes sociais e o impacto do perfil sobre os usuários; acompanhamento das métricas fornecidas pela rede social, como número de seguidores, alcance, visitas ao perfil e engajamento. Haverá discussão nas reuniões intraequipe para readequação, se necessária. Adicionalmente serão desenvolvidos questionários de avaliação dos materiais publicados na rede social. A enquete ficará aberta até final do projeto e o que for levantado pelos participantes será discutido nas reuniões e postagens apresentadas nas atividades anteriores.

Carga Horária 12 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Este relatório conterá uma descrição das atividades realizadas ao longo do trabalho neste projeto.