Visitante
Prevenção, uma ação de todos
Sobre a Ação
202203000689
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
11/11/2023
12/11/2023
Dados do Coordenador
emilio henrique barroso maciel
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Saúde Humana
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Manhã
Sim
Redes Sociais
Membros
A síndrome metabólica tem se destacado como importante problema de saúde pública, com de 25% de prevalência na população mundial. É definida pelo aumento da pressão arterial, pelos distúrbios do metabolismo dos glicídios e lipídios e o excesso de peso, estes estão associados ao aumento da morbimortalidade cardiovascular. Diante disso, a ação tem como objetivo oferecer orientações à população, aferições de pressão arterial, glicemia e IMC como forma de promoção e prevenção em saúde.
Síndrome metabólica; prevenção; promoção.
A Síndrome Metabólica pode ser abordada como um conjunto de fenômenos metabólicos que configura um relevante problema de saúde no cenário do cuidado atual, seja por sua alta prevalência e incidência, seja por suas repercussões negativas à saúde individual como fator de risco à doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial sistêmica e às síndromes coronarianas, ao diabetes mellitus tipo II dentre várias outras patologias (OLIVEIRA et al., 2020). De maneira clínica objetiva, define-se o diagnóstico sindrômico na presença de ao menos três de cinco critérios, sendo eles a obesidade abdominal avaliada a partir das medidas de circunferência abdominal, os níveis séricos de triglicerídeos (maior ou igual a 150mg/dL), valores reduzidos de HDL-colesterol, hipertensão arterial sistêmica e glicemia em jejum maior ou igual ao valor de 100 mg/dL(LIRA NETO et al., 2018). No cenário de saúde brasileiro observa-se uma prevalência de aproximadamente 29% de modo que esse valor atinge 40% na população com mais de 60 anos de idade. Além disso, é colocado que, os grupos populacionais que se encontram em vulnerabilidade social e/ou na ausência de estilos de vida saudável, apresentam uma maior incidência da síndrome metabólica (OLIVEIRA et al., 2020). Nesse sentido é importante ressaltar que a base de intervenção primária para o cuidado e prevenção da síndrome bem como de suas complicações se dá na modificação do estilo de vida como alterações para melhoria na dieta e qualidade alimentar, incentivo à prática de atividades físicas regulares, cessação do tabagismo, higiene do sono dentre outras (LIRA NETO et al.,2018; OLIVEIRA et al., 2020). Dessa forma, a ação de extensão proposta visa, no contato com a população, e na presença do meio acadêmico junto à comunidade, trabalhar os pilares de promoção, prevenção, proteção e educação em saúde no que diz respeito à saúde metabólica, avaliando o perfil populacional e realizando orientações acerca de estilos de vida saudável.
A ação de extensão em saúde “Prevenção, uma ação de todos!” aqui proposta é justificada nos diversos aspectos que a compõem. A temática de Síndrome Metabólica se mostra cada vez mais relevante no contexto de saúde pública visto que apresenta grande prevalência e incidência tanto a nível nacional quanto mundial, bem como diversas repercussões negativas do seu negligenciamento. Além disso, a ação se faz pertinente pelo contato em via de mão dupla entre universidade e comunidade com o objetivo de tornar a informação científica acessível à população de maneira geral, possibilitando práticas de educação que vislumbram alcançar a promoção, a prevenção e a proteção à saúde em nível básico. Por fim, no contexto descrito na parte introdutória desta proposta, a ação abrange grande potencial uma vez que busca trabalhar tanto na avaliação clínica da população como na orientação acerca de estilos de vida saudável, fatores que são considerados essenciais para o manejo e intervenção primária do problema estabelecido.
Objetivo geral: Orientar o público em geral da cidade de Diamantina/Minas Gerais, sobre mudanças no estilo de vida para a prevenção da Síndrome Metabólica. Objetivos específicos: - Sensibilização do público quanto à importância do cuidado com a saúde. - Orientar sobre os agravos mais comuns à saúde provocados pela hipertensão, obesidade, dislipidemia e diabetes. - Informar a população sobre o que é a síndrome metabólica e como preveni-la. - Esclarecer dúvidas sobre a doença e seu impacto sobre a saúde. - Distribuir cartilhas educativas com orientações sobre síndrome metabólica.
- Fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce preconizadas pelo Ministério da Saúde. - Conscientizar sobre os fatores de risco e os fatores de proteção relacionados à Síndrome Metabólica. - Estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis e promoção da saúde. - Orientar os cuidados específicos com as doenças envolvidas na Síndrome Metabólica, seu controle e suas consequências.
Para planejamento da presente ação de extensão foram realizados encontros virtuais, via google meet, com participação de coordenador e discentes envolvidos na proposta, promovendo a discussão referente a localidade, horário, intervenções a serem realizadas e materiais necessários para sua execução. Assim, oficializou-se que a ação ocorrerá em dois dias, sendo 11/11/23 e 12/11/23, com duração de 04 horas diárias (08:00 – 12:00) na Praça Sagrado Coração de Jesus e Praça do Mercado Velho, com abordagem da população por meio da entrega de panfletos informativos e orientações verbais a acerca da temática de síndrome metabólica. Ainda, haverá 2 tendas com materiais disponíveis e discentes em prontidão para realização de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, cálculo de IMC.
1- DUTRA, Higor Silva; CHIACHIO, Nádia Cristina Ferreira. Prevalência e Fatores de Riscos Associados à Síndrome Metabólica entre os Funcionários Atendidos no Ambulatório do SESI - Serviço Social da Indústria de Vitória da Conquista - BA. [S. l.], 28 dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2836. Acesso em: 23 out. 2023. 2- LIRA NETO, José Cláudio Garcia; OLIVEIRA, Jales Fhelipe de Sousa Fernandes; SOUZA, Maria Amélia de; ARAðJO, Márcio Flávio Moura de; DAMASCENO, Marta Maria Coelho; FREITAS, Roberto Wagner Júnior Freire de. PREVALÊNCIA DA SÍNDROME METABÓLICA E DE SEUS COMPONENTES EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2. Texto & Contexto - Enfermagem, [S.L.], v. 27, n. 3, p. 1-8, 6 ago. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104- 070720180003900016. 3- OLIVEIRA, Laís Vanessa Assunção; SANTOS, Bruna Nicole Soares dos; MACHADO, Ísis Eloah; MALTA, Deborah Carvalho; VELASQUEZ-MELENDEZ, Gustavo; FELISBINO-MENDES, Mariana Santos. Prevalência da Síndrome Metabólica e seus componentes na população adulta brasileira. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 25, n. 11, p. 4269- 4280, nov. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413- 812320202511.31202020.
O projeto possui interação social por contribuir para promoção e prevenção em saúde com repasses de informações acerca da Síndrome Metabólica. Permitindo, assim, sua autonomia em relação à saúde e identificação de fatores de risco preveníveis. Além disso, interação acadêmica, pois contribuirá para a formação dos alunos participantes na relação profissional-paciente e na busca por literatura científica adequada para o repasse das informações.
O evento articula as áreas de conhecimento das ciências da saúde e da educação, estimulando a busca pelo conhecimento e a aprendizagem de todos os envolvidos na organização, realização e participação na ação.
O evento articula ensino e extensão ao propor um intercâmbio com a comunidade externa para construção de conhecimento e orientações sobre a Síndrome Metabólica. Estudantes participantes do projeto serão incentivados a organizar e executar a ação.
Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica: Graduandos participarão como organizadores e executores do evento, tendo a oportunidade de desenvolver competências relacionadas à organização, liderança, comunicação interpessoal e comunicação profissional. Além disso, é uma oportunidade para aprofundar e solidificar conhecimentos acerca dos principais agravos à saúde população geral e das repercussões da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce, tanto no âmbito da saúde individual, quanto à nível de sistema público de saúde, mudando desfechos potencialmente desfavoráveis através da prevenção primária.
Espera-se que a ação atinja diferentes setores da sociedade. A transformação social é alcançada quando a população torna-se conhecedora da prevenção através dos exames de rastreio, medidas comportamentais individuais e de medidas preventivas sobre os agravos em saúde, mudando assim os desfechos desfavoráveis causados por eles. De tal modo, a aproximação entre a universidade e a sociedade impacta na procura assertiva dos serviços de saúde, bem como na melhoria dos atendimentos a essa população e, por conseguinte, favorece também o intercâmbio de experiências.
O evento será amplamente divulgado em redes sociais, através de perfil no Instagram® e grupos de Whatsapp®.
Programação do Evento
Praça do Mercado Velho de Diamantina
11/11/2023
08:00
12:00
Realização da ação na Praça do Mercado Velho de Diamantina e Praça Sagrado Coração de Jesus (Largo Dom João) / Minas Gerais, com abordagem da população transeunte para fornecimento de informações gerais sobre a temática da Síndrome Metabólica com o incentivo à promoção de saúde e distribuição de cartilhas informativas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.
Praça Sagrado Coração de Jesus (Largo Dom João)
12/11/2023
08:00
12:00
Realização da ação na Praça do Mercado Velho de Diamantina e Praça Sagrado Coração de Jesus (Largo Dom João) / Minas Gerais, com abordagem da população transeunte para fornecimento de informações gerais sobre a temática da Síndrome Metabólica com o incentivo à promoção de saúde e distribuição de cartilhas informativas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.
Público-alvo
O público-alvo da ação são todas as pessoas da cidade de Diamantina / Minas Gerais, bem como visitantes de outras localidades que estejam na praça do Mercado Velho, um importante ponto turístico, e praça Sagrado Coração de Jesus (Largo Dom João) durante a execução da ação.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
A prefeitura forneceu o alvará do local para que pudéssemos atuar, dando total apoio ao evento.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 80 h
- Noite;
Os discentes realizarão revisão de literatura sobre a temática da ação, para um melhor embasamento das informações a serem compartilhadas com as participantes do projeto e estímulo à aprendizagem através da correlação teórico-prática.
- Noite;
Serão realizadas reuniões de orientação com a professor coordenador mensalmente, síncronas, pela plataforma Google Meet, para delimitação e organização de atividades bem como orientações acerca da execução da ação, de forma a promover acompanhamento contínuo e longitudinal dos alunos.
- Noite;
Confecção de material virtual e físico para divulgação do projeto, que será realizada por meio de mídias sociais e dos posts informativos sobre a ação. Ainda, serão produzidas cartilhas informativas para serem distribuídas durante a ação.
- Manhã;
Realização da ação na Praça do Mercado Velho de Diamantina e Praça Sagrado Coração de Jesus (Largo Dom João) / Minas Gerais, com abordagem dos transeuntes para fornecimento de informações gerais sobre a temática da Síndrome Metabólica, com distribuição de cartilhas informativas.
- Noite;
Os discentes participantes do projeto confeccionarão, sob orientação do docente coordenador, um relatório final das da ação realizada, de modo a estimular a aprendizagem teórico-prática, reforçando a indissociabilidade do eixo ensino-extensão e promovendo raciocínio crítico.
- Noite;
Os discentes receberão capacitação sobre os assuntos que serão abordados através de encontros mensais sobre as temáticas da campanha, com aulas ministradas pelo docente coordenador.