Detalhes da ação

Prevenção, uma ação de todos

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000689

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

11/11/2023

Data Fim

12/11/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

emilio henrique barroso maciel

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@laclim.ufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 80 h
Resumo

A síndrome metabólica tem se destacado como importante problema de saúde pública, com de 25% de prevalência na população mundial. É definida pelo aumento da pressão arterial, pelos distúrbios do metabolismo dos glicídios e lipídios e o excesso de peso, estes estão associados ao aumento da morbimortalidade cardiovascular. Diante disso, a ação tem como objetivo oferecer orientações à população, aferições de pressão arterial, glicemia e IMC como forma de promoção e prevenção em saúde.


Palavras-chave

Síndrome metabólica; prevenção; promoção.


Introdução

A Síndrome Metabólica pode ser abordada como um conjunto de fenômenos metabólicos que configura um relevante problema de saúde no cenário do cuidado atual, seja por sua alta prevalência e incidência, seja por suas repercussões negativas à saúde individual como fator de risco à doenças cardiovasculares como a hipertensão arterial sistêmica e às síndromes coronarianas, ao diabetes mellitus tipo II dentre várias outras patologias (OLIVEIRA et al., 2020). De maneira clínica objetiva, define-se o diagnóstico sindrômico na presença de ao menos três de cinco critérios, sendo eles a obesidade abdominal avaliada a partir das medidas de circunferência abdominal, os níveis séricos de triglicerídeos (maior ou igual a 150mg/dL), valores reduzidos de HDL-colesterol, hipertensão arterial sistêmica e glicemia em jejum maior ou igual ao valor de 100 mg/dL(LIRA NETO et al., 2018). No cenário de saúde brasileiro observa-se uma prevalência de aproximadamente 29% de modo que esse valor atinge 40% na população com mais de 60 anos de idade. Além disso, é colocado que, os grupos populacionais que se encontram em vulnerabilidade social e/ou na ausência de estilos de vida saudável, apresentam uma maior incidência da síndrome metabólica (OLIVEIRA et al., 2020). Nesse sentido é importante ressaltar que a base de intervenção primária para o cuidado e prevenção da síndrome bem como de suas complicações se dá na modificação do estilo de vida como alterações para melhoria na dieta e qualidade alimentar, incentivo à prática de atividades físicas regulares, cessação do tabagismo, higiene do sono dentre outras (LIRA NETO et al.,2018; OLIVEIRA et al., 2020). Dessa forma, a ação de extensão proposta visa, no contato com a população, e na presença do meio acadêmico junto à comunidade, trabalhar os pilares de promoção, prevenção, proteção e educação em saúde no que diz respeito à saúde metabólica, avaliando o perfil populacional e realizando orientações acerca de estilos de vida saudável.


Justificativa

A ação de extensão em saúde “Prevenção, uma ação de todos!” aqui proposta é justificada nos diversos aspectos que a compõem. A temática de Síndrome Metabólica se mostra cada vez mais relevante no contexto de saúde pública visto que apresenta grande prevalência e incidência tanto a nível nacional quanto mundial, bem como diversas repercussões negativas do seu negligenciamento. Além disso, a ação se faz pertinente pelo contato em via de mão dupla entre universidade e comunidade com o objetivo de tornar a informação científica acessível à população de maneira geral, possibilitando práticas de educação que vislumbram alcançar a promoção, a prevenção e a proteção à saúde em nível básico. Por fim, no contexto descrito na parte introdutória desta proposta, a ação abrange grande potencial uma vez que busca trabalhar tanto na avaliação clínica da população como na orientação acerca de estilos de vida saudável, fatores que são considerados essenciais para o manejo e intervenção primária do problema estabelecido.


Objetivos

Objetivo geral: Orientar o público em geral da cidade de Diamantina/Minas Gerais, sobre mudanças no estilo de vida para a prevenção da Síndrome Metabólica. Objetivos específicos: - Sensibilização do público quanto à importância do cuidado com a saúde. - Orientar sobre os agravos mais comuns à saúde provocados pela hipertensão, obesidade, dislipidemia e diabetes. - Informar a população sobre o que é a síndrome metabólica e como preveni-la. - Esclarecer dúvidas sobre a doença e seu impacto sobre a saúde. - Distribuir cartilhas educativas com orientações sobre síndrome metabólica.


Metas

- Fortalecer as recomendações para o diagnóstico precoce preconizadas pelo Ministério da Saúde. - Conscientizar sobre os fatores de risco e os fatores de proteção relacionados à Síndrome Metabólica. - Estimular a adoção de hábitos de vida saudáveis e promoção da saúde. - Orientar os cuidados específicos com as doenças envolvidas na Síndrome Metabólica, seu controle e suas consequências.


Metodologia

Para planejamento da presente ação de extensão foram realizados encontros virtuais, via google meet, com participação de coordenador e discentes envolvidos na proposta, promovendo a discussão referente a localidade, horário, intervenções a serem realizadas e materiais necessários para sua execução. Assim, oficializou-se que a ação ocorrerá em dois dias, sendo 11/11/23 e 12/11/23, com duração de 04 horas diárias (08:00 – 12:00) na Praça Sagrado Coração de Jesus e Praça do Mercado Velho, com abordagem da população por meio da entrega de panfletos informativos e orientações verbais a acerca da temática de síndrome metabólica. Ainda, haverá 2 tendas com materiais disponíveis e discentes em prontidão para realização de aferição de pressão arterial, glicemia capilar, cálculo de IMC.


Referências Bibliográficas

1- DUTRA, Higor Silva; CHIACHIO, Nádia Cristina Ferreira. Prevalência e Fatores de Riscos Associados à Síndrome Metabólica entre os Funcionários Atendidos no Ambulatório do SESI - Serviço Social da Indústria de Vitória da Conquista - BA. [S. l.], 28 dez. 2020. Disponível em: https://doi.org/10.14295/idonline.v14i53.2836. Acesso em: 23 out. 2023. 2- LIRA NETO, José Cláudio Garcia; OLIVEIRA, Jales Fhelipe de Sousa Fernandes; SOUZA, Maria Amélia de; ARAðJO, Márcio Flávio Moura de; DAMASCENO, Marta Maria Coelho; FREITAS, Roberto Wagner Júnior Freire de. PREVALÊNCIA DA SÍNDROME METABÓLICA E DE SEUS COMPONENTES EM PESSOAS COM DIABETES MELLITUS TIPO 2. Texto & Contexto - Enfermagem, [S.L.], v. 27, n. 3, p. 1-8, 6 ago. 2018. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/0104- 070720180003900016. 3- OLIVEIRA, Laís Vanessa Assunção; SANTOS, Bruna Nicole Soares dos; MACHADO, Ísis Eloah; MALTA, Deborah Carvalho; VELASQUEZ-MELENDEZ, Gustavo; FELISBINO-MENDES, Mariana Santos. Prevalência da Síndrome Metabólica e seus componentes na população adulta brasileira. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 25, n. 11, p. 4269- 4280, nov. 2020. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1413- 812320202511.31202020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto possui interação social por contribuir para promoção e prevenção em saúde com repasses de informações acerca da Síndrome Metabólica. Permitindo, assim, sua autonomia em relação à saúde e identificação de fatores de risco preveníveis. Além disso, interação acadêmica, pois contribuirá para a formação dos alunos participantes na relação profissional-paciente e na busca por literatura científica adequada para o repasse das informações.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O evento articula as áreas de conhecimento das ciências da saúde e da educação, estimulando a busca pelo conhecimento e a aprendizagem de todos os envolvidos na organização, realização e participação na ação.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O evento articula ensino e extensão ao propor um intercâmbio com a comunidade externa para construção de conhecimento e orientações sobre a Síndrome Metabólica. Estudantes participantes do projeto serão incentivados a organizar e executar a ação.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica: Graduandos participarão como organizadores e executores do evento, tendo a oportunidade de desenvolver competências relacionadas à organização, liderança, comunicação interpessoal e comunicação profissional. Além disso, é uma oportunidade para aprofundar e solidificar conhecimentos acerca dos principais agravos à saúde população geral e das repercussões da prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce, tanto no âmbito da saúde individual, quanto à nível de sistema público de saúde, mudando desfechos potencialmente desfavoráveis através da prevenção primária.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que a ação atinja diferentes setores da sociedade. A transformação social é alcançada quando a população torna-se conhecedora da prevenção através dos exames de rastreio, medidas comportamentais individuais e de medidas preventivas sobre os agravos em saúde, mudando assim os desfechos desfavoráveis causados por eles. De tal modo, a aproximação entre a universidade e a sociedade impacta na procura assertiva dos serviços de saúde, bem como na melhoria dos atendimentos a essa população e, por conseguinte, favorece também o intercâmbio de experiências.


Divulgação

O evento será amplamente divulgado em redes sociais, através de perfil no Instagram® e grupos de Whatsapp®.


Programação do Evento

Local

Praça do Mercado Velho de Diamantina

Data

11/11/2023

Horário de Início

08:00

Horário de Término

12:00


Descrição

Realização da ação na Praça do Mercado Velho de Diamantina e Praça Sagrado Coração de Jesus (Largo Dom João) / Minas Gerais, com abordagem da população transeunte para fornecimento de informações gerais sobre a temática da Síndrome Metabólica com o incentivo à promoção de saúde e distribuição de cartilhas informativas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Local

Praça Sagrado Coração de Jesus (Largo Dom João)

Data

12/11/2023

Horário de Início

08:00

Horário de Término

12:00


Descrição

Realização da ação na Praça do Mercado Velho de Diamantina e Praça Sagrado Coração de Jesus (Largo Dom João) / Minas Gerais, com abordagem da população transeunte para fornecimento de informações gerais sobre a temática da Síndrome Metabólica com o incentivo à promoção de saúde e distribuição de cartilhas informativas, conforme diretrizes do Ministério da Saúde.

Público-alvo

Descrição

O público-alvo da ação são todas as pessoas da cidade de Diamantina / Minas Gerais, bem como visitantes de outras localidades que estejam na praça do Mercado Velho, um importante ponto turístico, e praça Sagrado Coração de Jesus (Largo Dom João) durante a execução da ação.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A prefeitura forneceu o alvará do local para que pudéssemos atuar, dando total apoio ao evento.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 80 h

Carga Horária 16 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Os discentes realizarão revisão de literatura sobre a temática da ação, para um melhor embasamento das informações a serem compartilhadas com as participantes do projeto e estímulo à aprendizagem através da correlação teórico-prática.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Serão realizadas reuniões de orientação com a professor coordenador mensalmente, síncronas, pela plataforma Google Meet, para delimitação e organização de atividades bem como orientações acerca da execução da ação, de forma a promover acompanhamento contínuo e longitudinal dos alunos.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Confecção de material virtual e físico para divulgação do projeto, que será realizada por meio de mídias sociais e dos posts informativos sobre a ação. Ainda, serão produzidas cartilhas informativas para serem distribuídas durante a ação.

Carga Horária 8 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Realização da ação na Praça do Mercado Velho de Diamantina e Praça Sagrado Coração de Jesus (Largo Dom João) / Minas Gerais, com abordagem dos transeuntes para fornecimento de informações gerais sobre a temática da Síndrome Metabólica, com distribuição de cartilhas informativas.

Carga Horária 28 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Os discentes participantes do projeto confeccionarão, sob orientação do docente coordenador, um relatório final das da ação realizada, de modo a estimular a aprendizagem teórico-prática, reforçando a indissociabilidade do eixo ensino-extensão e promovendo raciocínio crítico.

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Os discentes receberão capacitação sobre os assuntos que serão abordados através de encontros mensais sobre as temáticas da campanha, com aulas ministradas pelo docente coordenador.