Detalhes da ação

InfoPED: a Pediatria na palma da mão

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000086

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

01/06/2021

Data Fim

31/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

rubia de cassia alves farias miranda

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Infância e adolescência

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@laped.fammuc

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 21 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 21 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 21 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 21 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 21 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 21 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 21 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 21 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 21 h
Resumo

Com a necessidade de distanciamento social, a pandemia tem influenciado a forma que ensinamos e aprendemos, reforçando o uso das tecnologias digitais na educação. Assim, o InfoPED se fundamentará no compartilhamento de conhecimento científico acerca da pediatria no Instagram. Devido à facilidade de acesso e à abordagem utilizada, as informações serão disponibilizadas no Instagram da Laped e poderão ser consumidas pelos interessados em saber mais sobre a saúde de crianças e de adolescentes.


Palavras-chave

Pediatria. Educação em Saúde. Assistência Integral à Saúde da Criança e do Adolescente.


Introdução

“A rede social é uma das formas de representação dos relacionamentos afetivos ou profissionais dos seres entre si, em forma de rede ou comunidade. Ela pode ser responsável pelo compartilhamento de ideias, informações e interesses.” (LORENZO, 2015). As redes sociais são espaços que nos permitem compartilhar informações e dados dos mais variados temas, para diferentes públicos e de diferentes formas, como textos, imagens e vídeos. Há formação de grupos por afinidade e grupos de discussão com apresentação de temas e debates. “As mídias sociais fazem parte da cultura contemporânea e nela desempenham papéis cada vez mais importantes e sua apropriação crítica e criativa, é imprescindível para o exercício da cidadania”. (BARBOSA, 2011). É notória a grande expansão que as redes sociais vêm demonstrando em todo o mundo. Em tempos de pandemia, essa forma de interação foi maximizada pela necessidade do isolamento. Assim, muito se tem usado das mídias sociais para medidas educativas, como aulas e palestras online e para promoção e socialização do conhecimento. “Neste contexto, vale ressaltar o papel das mídias sociais no processo de socialização, produção e divulgação do conhecimento, representando um importante elemento nos processos de produção, reprodução e transmissão da informação”. (BARBOSA, 2011). Atualmente, com a pandemia e as recomendações de distanciamento social, o contato da universidade com a população se tornou limitado, sendo necessário utilizarmos de ferramentas, como as redes sociais, para manter esse vínculo. A liga, por meio deste projeto de extensão, pretende utilizar sua conta no Instagram para alcançar a população e promover o conhecimento acerca da saúde da criança e do adolescente.


Justificativa

: O cenário pandêmico atual, com o distanciamento social e a necessidade de ficar em casa, tem influenciado na forma que ensinamos e aprendemos, reforçando o uso das tecnologias digitais na educação. Nota-se a necessidade de continuar transmitindo informações à população mesmo que as ações presenciais com a comunidade se encontrem limitadas, uma vez que as dúvidas em saúde são muito frequentes. Como as pessoas estão cada vez mais conectadas nas redes sociais, o acesso ao conteúdo digital torna-se facilitado e pode atingir pessoas de diferentes locais e condições sociais, fazendo da internet um importante meio de comunicação. Dessa forma, nosso projeto de extensão se fundamenta no compartilhamento de conhecimento com embasamento teórico acerca da pediatria no Instagram. Devido à facilidade de acesso e a abordagem utilizada, a informação disponibilizada poderá ser consumida por estudantes de diversas áreas, pais, responsáveis e outros familiares ou demais interessados em saber mais sobre a saúde de crianças e de adolescentes. O projeto objetiva fazer com que mais pessoas se interessem e se informem sobre o universo pediátrico, além de esclarecer alguns mitos e notícias falsas que são comumente disseminadas pelas mídias sociais.


Objetivos

Objetivo geral: Difundir conhecimentos sobre a saúde da criança e do adolescente para toda população utilizando as redes sociais como meio de informação. Objetivos específicos: - Complementar, aprofundar, atualizar e compartilhar conhecimentos teórico-práticos em Pediatria. - Promover a produção de conteúdo com uma abordagem multidisciplinar. - Proporcionar melhora na educação em saúde da população por meio da promoção de informação de qualidade e em acordo com as evidências científicas mais robustas e atuais.


Metas

- Democratização do conhecimento científico. - Aproximação da comunidade acadêmica com a sociedade. - Prevenção e promoção da saúde da criança e do adolescente. - Contribuição para um melhor desenvolvimento e bem-estar de crianças e adolescentes.


Metodologia

Para alcançar os objetivos previstos, o projeto se realizará por meio de postagens semanais de publicações informativas no perfil do Instagram da Laped, @laped.fammuc. Uma das publicações será realizada no feed e outra em formato de story. A primeira será de caráter mais informativo e conteudista, já a segunda terá um viés mais interativo, buscando o desenvolvimento do pensamento prático do conteúdo da semana. Além disso, mensalmente, será publicado um vídeo curto e informativo, produzido por ligantes ou convidados, no formato IGTV. Tais vídeos irão compor uma série intitulada “PED Talks”. Para a construção dessas publicações, os ligantes se dividirão em duplas e cada dupla ficará responsável pela elaboração e publicação das postagens informativas. As duplas se revezarão a cada semana. Antes de serem publicizados, os materiais produzidos passarão pela análise e aprovação da coordenação da liga. Cada dupla será responsável também por realizar eventuais correções, retratações ou alterações que se fizerem necessárias. Todo conteúdo a ser postado terá como base o conhecimento científico, seja por meio de artigos científicos, documentos oficiais de sociedades médicas, livros da educação médica ou outros documentos oriundos de fontes científicas confiáveis. As ações deste projeto visam difundir informações à população, primordialmente, pais, responsáveis e demais familiares de crianças e adolescentes. Ademais, tendo em vista a temática que será abordada, espera-se que as ações também alcancem profissionais e estudantes da área da saúde. Almeja-se que o público-alvo seja agente ativo no processo de construção do projeto, interagindo com as postagens por intermédio de comentários, curtidas, reações e testando seus conhecimentos por meio de enquetes. Além disso, o público também poderá fazer sugestões de temas e enviar dúvidas através de caixinhas de perguntas nos stories ou por mensagens privadas (direct). Essa interação será sistematicamente acompanhada por meio dos números e informações fornecidas pela própria plataforma do Instagram. A rede social disponibiliza dados como número de seguidores do perfil, número de curtidas e comentários das postagens no feed, reações e número de visualizações nos stories, quantidade de pessoas votantes nos testes realizados nos stories e número de visualizações dos IGTVs. Todos esses dados serão utilizados como indicadores de avaliação do projeto.


Referências Bibliográficas

BARBOSA, Juliana da Silva Dias; TECNOLOGIA, Mídias. AS MÍDIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO. 2011. Acesso em: 23 abr. 2021. LORENZO, Eder Maia. A utilização das redes sociais na educação. Clube de Autores (Managed), 2015. Acesso em: 23 abr. 2021. SANTOS JUNIOR, Veríssimo; JEAN CARLOS, Monteiro. Educação e COVID-19: As tecnologias digitais mediando a aprendizagem em tempos de pandemia. Revista Encantar - Educação, Cultura e Sociedade, Bom Jesus da Lapa, v. 2, p. 01-15, jan/dez 2020. Acesso em: 23 abr. 2021.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A comunicação ocorrerá por meio das redes sociais. Serão utilizadas postagens periódicas no aplicativo Instagram, as quais propiciarão também oportunidades para que a população compartilhe suas dúvidas e possíveis dificuldades sobre assuntos da Pediatria. Esses tópicos levantados serão abordados pela equipe responsável de forma didática e acessível, a fim de que os conteúdos sejam claros e compreensíveis.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A saúde da criança e do adolescente envolve não apenas o profissional médico. Por isso, durante a realização do projeto, serão abordados temas de outras áreas do conhecimento relacionadas ao bem-estar geral dessa parcela da população. Além disso, profissionais de outras áreas, como pedagogia, assistência social, psicologia, entre outros, serão convidados para auxiliar no embasamento teórico e na abordagem desses conteúdos, de forma que a informação propagada inclua a perspectiva de outros especialistas, além de ser atualizada e fundamentada em bases científicas qualificadas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Para execução desse projeto, faz-se necessário pesquisa diligente, para que o conteúdo difundido seja baseado em fontes relevantes e hodiernas. Além disso, por meio da informação divulgada, haverá ampla transmissão de conhecimentos, permitindo a popularização do ensino, e a comunidade poderá interagir, expondo suas demandas e sugestões.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O uso das redes sociais para divulgação de conteúdo científico é cada vez mais comum e utilizado, inclusive, por inúmeros profissionais de diferentes áreas de atuação. Neste projeto, os acadêmicos de medicina terão a possibilidade de ampliar seus conhecimentos, através da pesquisa para elaboração do material a ser propagado, além da oportunidade de desenvolver uma linguagem mais acessível e cognoscível com a população, o que indubitavelmente será benéfico para seu futuro desempenho como profissional de saúde.


Impacto e Transformação Social

: Por meio deste projeto, a comunidade terá espaço para esclarecer dúvidas, além da possibilidade de compreender temas diversos que compõem a saúde da criança e do adolescente e que serão divulgados de maneira atualizada, inteligível e com embasamento científico. Tais informações serão capazes de impactar positivamente na realidade local, proporcionando mudanças e melhoria na qualidade de vida da população.


Divulgação

Realização de postagens informativas semanais, nas modalidades feed e story, que serão disponibilizadas no Instagram da liga (@laped.fammuc). Ademais, em meses alternados, serão também disponibilizados no Instagram da Laped, IGTV’s, vídeos curtos que irão compor uma série intitulada “PED Talks”. INSTAGRAM: @laped.fammuc


Público-alvo

Descrição

As ações deste projeto visam difundir informações à população, primordialmente pais, responsáveis e demais familiares de crianças e adolescentes. O conteúdo será disponibilizado via Instagram, sendo assim, esse público deve também ter acesso à internet.

Descrição

Em vista da temática que será abordada (saúde da criança e do adolescente), conjugada ao tipo de veículo, espera-se também que as ações alcancem outros profissionais e estudantes da área da saúde que tenham interesse nos assuntos abordados.

Municípios Atendidos

Município

Teófilo Otoni - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 192 h

Carga Horária 72 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Visando disseminar informações do universo pediátrico, em uma linguagem acessível e de fácil compreensão, a Laped confeccionará IGTV’s - vídeos curtos que serão disponibilizados no Instagram da liga (@laped.fammuc). Os discentes vinculados à Laped se dividirão em duplas e cada dupla ficará responsável pela elaboração e publicação de um vídeo no formato IGTV. Antes de serem publicizados, os materiais produzidos passarão pela análise e aprovação da coordenação da liga. Cada dupla será responsável por realizar eventuais correções, retratações ou alterações que se fizerem necessárias. Os temas dos vídeos poderão ser tratados por profissionais convidados, orientadora ou colaboradoras da liga ou ainda discentes membros da Laped. O conteúdo dos IGTV’s será baseado em fontes de informações científicas confiáveis.

Carga Horária 120 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Visando disseminar informações do universo pediátrico, em uma linguagem acessível e de fácil compreensão, a Laped realizará postagens informativas semanais, que serão disponibilizados no Instagram da liga (@laped.fammuc). Para cada tema abordado, serão realizadas postagens tanto no feed, quanto no story. As postagens destinadas ao feed terão um caráter mais conteudista e informacional, já as no formato story serão mais interativas. Os discentes vinculados à Laped se dividirão em duplas e cada dupla ficará responsável pela elaboração e publicação das postagens. As duplas irão se revezar a cada semana. Antes de serem publicizados, os materiais produzidos passarão pela análise e aprovação da coordenação da liga. Cada dupla será responsável também por realizar eventuais correções, retratações ou alterações que se fizerem necessárias. O conteúdo das postagens será baseado em fontes de informações científicas confiáveis.