Detalhes da ação

Crescendo com Saúde: Receitas Saudáveis para Escolares

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000692

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

23/11/2023

Data Fim

30/01/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

kelly da rocha neves

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Infância e adolescência

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

Este projeto visa esclarecer a importância da alimentação saudável na infância para proporcionar benefícios para a saúde, crescimento e desenvolvimento intelectual, através da elaboração de uma cartilha de receitas saudáveis com a participação dos estudantes matriculados no 1° ano do ensino fundamental I da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brant no município de Diamantina-MG, no formato de roda de conversa e desenvolvimento de ilustrações.


Palavras-chave

Alimentação Saudável; Cartilha


Introdução

A 2° edição do Guia Alimentar para a População Brasileira, lançada em 2014, é amplamente elogiada por ter se baseado em um conceito expandido de alimentação saudável, considerando não apenas fatores biológicos, mas também os efeitos socioculturais e ambientais resultantes de diversos estilos de alimentação (MONTEIRO et al., 2015; Ministério da Saúde, 2014). O Guia alimentar baseia suas principais recomendações em uma classificação de alimentos que leva em conta o grau e o propósito do processamento que eles passam. Essas diretrizes podem ser resumidas em uma ‘regra de ouro’: a preferência por alimentos que se encontram em seu estado natural ou passaram por um processamento mínimo, bem como pratos caseiros, em detrimento de alimentos altamente processados (MONTEIRO, 2018). Com base nos dados fornecidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE, 2011), conforme revelados na Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF 2008-2009) sobre o consumo médio de alimentos em domicílios, constatou-se um consumo substancialmente elevado de produtos alimentícios industrializados entre a população brasileira. Isso foi especialmente notável entre crianças e adolescentes. Além disso, a pesquisa também indicou que, ao analisar o consumo de alimentos individualmente, a taxa de consumo de biscoitos recheados foi quatro vezes maior entre crianças e adolescentes em comparação com adultos e idosos. Os padrões alimentares de uma pessoa não apenas refletem sua saúde física, mas também têm um impacto significativo em seu bem-estar mental. É por isso que a importância de uma alimentação saudável e adequada ao longo de todas as fases da vida é incontestável. Cada estágio do desenvolvimento humano demanda uma abordagem diferente em relação à alimentação, mas seu valor é crucial em todos eles. Desde a infância, as preferências alimentares de um indivíduo começam a se formar, e é responsabilidade da família e da escola incentivar escolhas alimentares tão saudáveis quanto possível (CUNHA, 2014). Conforme destacado por Beauchamp e Mennella (2009), a infância é um momento crucial para a introdução de alimentos e para a formação do paladar. Nesse período, os hábitos alimentares estão em fase de desenvolvimento e, portanto, desempenham um papel determinante na configuração dos padrões alimentares que acompanharão a pessoa ao longo de sua vida. Durante a socialização nessa fase, a criança começa a aprender sobre sensações de fome e saciedade, desenvolve sua capacidade de perceber sabores e começa a construir suas preferências alimentares, o que é fundamental para a formação de seu comportamento alimentar futuro (APARÍCIO, 2010). De acordo com Bellinaso et al. (2012), intervenções educativas em alimentação e nutrição têm o potencial de cultivar um conhecimento valioso que promove práticas alimentares apropriadas desde a infância até a vida adulta. Essas ações também têm a capacidade de incentivar e aprimorar os padrões alimentares das crianças, o que, por sua vez, pode contribuir para a prevenção de problemas nutricionais ao longo da idade adulta.


Justificativa

O presente projeto se justifica na importância de conscientizar os escolares a escolher os alimentos in natura ou que passaram por um processamento mínimo e preparações culinárias, em substituição de alimentos altamente processados. Através das receitas disponibilizadas na cartilha de receitas saudáveis. Uma vez que a escola é frequentemente considerada o ambiente mais adequado para a realização de atividade de educação nutricional e promoção de hábitos alimentares saudáveis, devido à sua estrutura organizada e ao fato de que crianças e adolescentes passam grande parte do tempo nesse ambiente (LOPES e LÍBERA, 2017). Um crescente número de pesquisas, nacionais e internacionais, tem se dedicado a investigar como o processamento dos alimentos afeta a saúde, usando a classificação NOVA como base (DICKIE). Esses estudos fornecem evidências de que dietas que incluem uma quantidade significativa de alimentos ultraprocessados tendem a apresentar perfis nutricionais mais desfavoráveis (LOUZADA). Além disso, o consumo desses alimentos está diretamente relacionado a uma maior incidência de obesidade abdominal e a perfis lipídicos menos saudáveis, em crianças (RAUBER). Por outro lado, uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados tem sido associada a resultados positivos para a saúde, incluindo níveis mais elevados de colesterol HDL (lipoproteína de alta densidade) e menores índices de síndrome metabólica, hiperglicemia e excesso de peso (NASREDDINE,MELO). Fornecer uma dieta equilibrada desde a infância proporciona benefícios para a saúde, o crescimento e o desenvolvimento intelectual, com impacto direto na capacidade de aprendizado. Isso ajuda a reduzir problemas educacionais decorrentes de carências nutricionais e, ao mesmo tempo, contribui para a prevenção de doenças no futuro (LOPEZ; BRASIL, 2004). Acerca disso, a ideia do presente projeto é elaborar uma cartilha de Receitas Saudáveis como forma de fomentar a sensibilização em relação à alimentação saudável, conscientizando os escolares matriculados no 1° ano do ensino fundamental I da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brant no município de Diamantina-MG. É importante destacar que os estudantes farão parte da composição da cartilha de receitas saudáveis, visto que as imagens contidas no mesmo serão elaboradas por eles.


Objetivos

Elaborar a cartilha de receitas saudáveis como ferramenta de informação para a promoção da conscientização sobre o consumo de alimento in natura e minimamente processados, promoção de práticas alimentares saudáveis, ensinar habilidades práticas, como o preparo de refeições saudáveis. ● Elaborar uma cartilha com receitas saudáveis utilizando como base as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira; ● Realizar a identificação dos alimentos mais consumidos pelas crianças, por meio da aplicação de um questionário; ● Mostrar por meio da cartilha de receitas a importância de uma alimentação saudável e estimular o preparo de refeições saudáveis; ● Serão elaboradas em torno de 10 receitas saudáveis que podem ser consumidas no lanche da manhã ou tarde; ● Estimular o conhecimento a respeito da alimentação saudável; ● Incentivar a imaginação dos estudantes para que expressem sua criatividade ao ilustrar o caderno de receitas; ● Disponibilizar esse material para os estudantes matriculados no 1° ano do ensino fundamental I da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brant no município de Diamantina-MG;. ● Elaborar uma cartilha com receitas saudáveis utilizando como base as recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira;


Metas

Contribuir com melhoria da informação sobre alimentação saudável dos escolares, ensinando-os a fazer escolhas alimentares mais saudáveis. Proporcionar educação alimentar e nutricional para as crianças envolvidas, ensinando-as sobre a importância da alimentação saudável.


Metodologia

O percurso metodológico a ser adotado nesse projeto perpassará pelas seguintes etapas: 1) Sessão de apresentação, na qual os estudantes serão apresentados à equipe e aos objetivos do projeto. Em seguida, será conduzida uma roda de conversa com os alunos do 1° ano do ensino fundamental I da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brant para avaliar o conhecimento deles sobre alimentação saudável e iniciar uma discussão interativa sobre o tema. Além disso, uma demonstração de maquete de alimentos será realizada como uma ferramenta visual e tátil para envolver os alunos na conversa e tornar o aprendizado sobre alimentação saudável mais envolvente e acessível. 2) Nesse mesmo encontro, será realizado um questionário, segundo o apêndice A, para saber quais alimentos os estudantes mais gostam e conhecem. Faremos uma dinâmica lúdica para que os estudantes façam desenhos desses alimentos que vão ilustrar a cartilha e por fim, cada estudante irá receber uma lembrança referente ao tema sobre alimentação saudável. 3) Será elaborado uma cartilha de receitas saudáveis usando os alimentos que as crianças citaram que mais gostam. 4) A divulgação será realizada cerca de 15 dias após o 1° encontro com a entrega da cartilha, onde teremos o lançamento do trabalho, será oferecido alguma preparação da cartilha para estimular os estudantes do 1° ano do ensino fundamental I da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brant. 5) No lançamento da cartilha, haverá registro de participação por meio de fotos. 6) Finalizadas as etapas acima, será feita a avaliação do projeto, juntamente com a coordenação da escola para saber o impacto que o projeto gerou nas crianças.


Referências Bibliográficas

O percurso metodológico a ser adotado nesse projeto perpassará pelas seguintes etapas: 1) Sessão de apresentação, na qual os estudantes serão apresentados à equipe e aos objetivos do projeto. Em seguida, será conduzida uma roda de conversa com os alunos do 1° ano do ensino fundamental I da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brant para avaliar o conhecimento deles sobre alimentação saudável e iniciar uma discussão interativa sobre o tema. Além disso, uma demonstração de maquete de alimentos será realizada como uma ferramenta visual e tátil para envolver os alunos na conversa e tornar o aprendizado sobre alimentação saudável mais envolvente e acessível. 2) Nesse mesmo encontro, será realizado um questionário, segundo o apêndice A, para saber quais alimentos os estudantes mais gostam e conhecem. Faremos uma dinâmica lúdica para que os estudantes façam desenhos desses alimentos que vão ilustrar a cartilha e por fim, cada estudante irá receber uma lembrança referente ao tema sobre alimentação saudável. 3) Será elaborado uma cartilha de receitas saudáveis usando os alimentos que as crianças citaram que mais gostam. 4) A divulgação será realizada cerca de 15 dias após o 1° encontro com a entrega da cartilha, onde teremos o lançamento do trabalho, será oferecido alguma preparação da cartilha para estimular os estudantes do 1° ano do ensino fundamental I da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brant. 5) No lançamento da cartilha, haverá registro de participação por meio de fotos. 6) Finalizadas as etapas acima, será feita a avaliação do projeto, juntamente com a coordenação da escola para saber o impacto que o projeto gerou nas crianças.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Dessa forma, o projeto visa garantir uma interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade através da elaboração de um material educativo, cuja divulgação acontecerá na escola.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A temática abordada e a forma como foi elaborada permite que, para o cumprimento das etapas descritas, a interprofissionalidade esteja muito presente uma vez que aborda diversas áreas da saúde e do entendimento da alimentação saudável. Dessa forma, devido às ações que serão realizadas, pretende-se contar com alunos voluntários do curso de nutrição e bacharelado em ciências e tecnologia (BCT) e a partir dessa interdisciplinaridade, conceder um trabalho íntegro e completo que atinja o público alvo almejado


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A partir da revisão bibliográfica, envolvimento dos estudantes na ilustração das imagens contidas na cartilha de receitas saudáveis, envolvimento da comunidade acadêmica para a elaboração da cartilha de receitas saudáveis e divulgação do produto final para os estudantes matriculados no 1° ano do ensino fundamental I da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brant no município de Diamantina-MG;


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O presente projeto contribui para o enriquecimento das habilidades dos alunos envolvidos, incluindo petianos e voluntários, no contexto da pesquisa. Isso fortalece seus currículos acadêmicos, proporcionando- lhes conhecimentos adicionais em relação aos demais estudantes da universidade. Além disso, realça a importância do trabalho em equipe, preparando os participantes para um mercado de trabalho que valoriza a colaboração e uma comunicação eficaz. Ao longo do período de envolvimento no projeto, os alunos terão a oportunidade de desenvolver e aprimorar habilidades essenciais para profissionais bem preparados, como a capacidade de redigir de forma eficaz, comunicar- se claramente ao falar, delegar e coordenar tarefas, apresentar ideias de maneira oportuna aos colegas de equipe e reconhecer contribuições valiosas dos colegas, oferecendo ajuda quando necessário.


Impacto e Transformação Social

A promoção da alimentação saudável pode ter um impacto significativo na saúde da população. Ao educar os escolares sobre escolhas alimentares saudáveis e incentivá-las a adotar hábitos melhores, o projeto contribui para a redução das taxas de doenças relacionadas à dieta, como obesidade, diabetes e doenças cardiovasculares. A promoção de uma alimentação baseada em alimentos in natura e minimamente processados também está alinhada com princípios de sustentabilidade ambiental, valorizando alimentos locais e sazonais.


Divulgação

Através da entrega da cartilha de receitas saudáveis para os escolares no município de Diamantina-MG;


Propriedade(s) Intelectual

Será confeccionada uma cartilha com receitas e orientações nutricionais

Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

8

Conteúdo Programático

Sessão de apresentação, na qual os estudantes serão apresentados à equipe e aos objetivos do projeto. Em seguida, será conduzida uma roda de conversa com os alunos do 1° ano do ensino fundamental I da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brant para avaliar o conhecimento deles sobre alimentação saudável e iniciar uma discussão interativa sobre o tema. Além disso, uma demonstração de maquete de alimentos será realizada como uma ferramenta visual e tátil para envolver os alunos na conversa e tornar o aprendizado sobre alimentação saudável mais envolvente e acessível. 2) Nesse mesmo encontro, será realizado um questionário, segundo o apêndice A, para saber quais alimentos os estudantes mais gostam e conhecem. Faremos uma dinâmica lúdica para que os estudantes façam desenhos desses alimentos que vão ilustrar a cartilha e por fim, cada estudante irá receber uma lembrança referente ao tema sobre alimentação saudável.

Atividades Específicas

Será elaborado uma cartilha de receitas saudáveis usando os alimentos que as crianças citaram que mais gostam. 4) A divulgação será realizada cerca de 15 dias após o 1° encontro com a entrega da cartilha, onde teremos o lançamento do trabalho, será oferecido alguma preparação da cartilha para estimular os estudantes do 1° ano do ensino fundamental I da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brant. 5) No lançamento da cartilha, haverá registro de participação por meio de fotos. 6) Finalizadas as etapas acima, será feita a avaliação do projeto, juntamente com a coordenação da escola para saber o impacto que o projeto gerou nas crianças.

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Roda de conversas

Estratégias para avaliação da realização do curso

Questionário avaliativo

Público-alvo

Descrição

Os estudantes matriculados no 1° ano do ensino fundamental I com idade entre 6 a 8 anos da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brant no município de Diamantina-MG.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Local onde será desenvolvida a ação

Participação da Instituição Parceira

Programa de Educação Tutorial - Estratégias para Diminuir a Retenção e Evasão

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 62 h

Carga Horária 6 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reunião com os membros da equipa para planejamento e avaliação das ações

Carga Horária 2 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reunião para a presentação do projeto

Carga Horária 8 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reunião para realizar o diagnóstico e realizar atividades educativas

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração da cartilha com receitas saudáveis

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Apresentação da cartilha aos alunos

Carga Horária 12 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Escrita do relatório final da ação

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Levanto bibliográfico sobre a temática da ação.