Detalhes da ação

Diamantina Interagindo em Libras: Minha Cidade é Bilíngue e a Sua?

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000696

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

02/12/2023

Data Fim

02/12/2023


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

mailson matos marques

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Direitos individuais e coletivos

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

@libras_diamantina1

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Resumo

Esta proposta tem o objetivo de ofertar à comunidade de Diamantina e região evento de difusão da Língua de Sinais Brasileira (LSB). Temos como atividade, encontro de alunos, comunidade surda e toda a comunidade de Diamantina e região no dia 02 de dezembro de 2023, das 9h as 17h, no Mercado velho de Diamantina. A divulgação será realizada através das redes sociais e cartazes previamente elaborados.


Palavras-chave

LSB - INTERAÇÂO - INCLUSÂO - SURDOS


Introdução

A educação dos surdos ultrapassam os muros de escolas, e busca estar presente nos diversos contextos sociais. As pessoas surdas por diversas vezes, encontram entraves que dificultam o acesso a informação, interação e a cultura local. No Brasil, o direito linguístico as pessoas surdos é garantido por lei, entre elas a nº. 10.436 que traz em seu artigo primeiro que “é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão a Língua Brasileira de Sinais - Libras e outros recursos de expressão a ela associados” (BRASIL, 2002). Viver em um pais que utiliza duas línguas de sendo uma delas a Libras, língua de instrução utilizada pela comunidade surda, faz parte da nossa missão enquanto instituição de ensino, promover a difusão e interação nos diferentes contexto, através do ensino, da pesquisa e da extensão. Está proposta tem como objetivo principal, a organização de evento promovendo a inclusão/interação de pessoas surdas e ouvintes através da Língua Brasileira de Sinais, que ocorrerá no dia 02 de dezembro de 2023, das 09h as 17h, na Praça do Mercado Velho - Diamantina/MG.


Justificativa

Com a necessidade de promovermos a inclusão e a interação entre surdos e ouvintes, justifica-se este evento com a relevância e contribuição alcançada com esta proposta.


Objetivos

- Promover à inclusão/interação de pessoas surdas e ouvintes através da Língua Brasileira de Sinais; - Reconhecer a Libras como meio legal de comunicação e expressão da comunidade surda; _Promover o acesso à Língua, cultura e informação, através da interação entre surdos e ouvintes.


Metas

A meta deste evento/proposta e contribuir com a inclusão das pessoas surdas que residem em Diamantina e Região, e chamar atenção da comunidade local e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM – para aspectos importantes que podem fazer a diferença na vida de um grupo social através de praticas de comunicação já oferecidas por algumas instituições locais.


Metodologia

No desenvolvimento do evento vamos apresentar panfletos com informações importantes e curiosidades sobre a comunidade surda. Vamos ainda contribuir com a interação de todos os surdos e ouvintes presentes no local do evento, levando informação e novidades sobre a Libras e seus sinais que promovem a interação entre sujeitos das comunidades envolvidas.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Brasília: Congresso Nacional, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Decreto n. 5.626, de 19 de dezembro de 2005. Brasília: Congresso Nacional, 2005.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Promover a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade no que tange à comunicação com as pessoas Surdas na utilização da Língua Brasileira de Sinais, colaborando na superação de dificuldades comunicacionais por meio da troca de conhecimentos.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Promover a interdisciplinaridade e interprofissionalidade por meio da interação entre a comunidade surda, ouvinte e acadêmica, através das praticas inclusivas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O ensino, pesquisa e extensão são vinculados, esta ação de extensão parte de uma unidade curricular ofertada a todos os cursos de graduação na UFVJM, tendo a possibilidade de contribuir com pessoas surdas e ouvintes pertencentes ao município de Diamantina e região.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Para os (as) acadêmicos (as) envolvidos enquanto público-alvo desta proposta, poderão aprofundar ainda mais seus conhecimentos da Língua Brasileira de Sinais e aspectos relacionados a cultura Surda, e refletirem sobre a importância do conhecimento da Língua na promoção da inclusão de pessoas surdas na sociedade.


Impacto e Transformação Social

O impacto e transformação social será a inclusão das pessoas com deficiência auditiva, às pessoas com surdas sinalizantes, colaborando na comunicação e interação social.


Divulgação

A divulgação será realizada pelos meios eletrônicos, redes sociais com a divulgação por meio do compartilhamento de cartaz com as informações do evento e link de inscrição nas redes sociais (Instagram) dos membros do presente projeto e via aplicativo de mensagens e comunicação em áudio e vídeo pela internet (WhatsApp) por meio de@ cartaz.


Programação do Evento

Local

MERCADO VELHO DE DIAMANTINA - MG

Data

02/12/2023

Horário de Início

09:00

Horário de Término

17:00


Descrição

- Os (as) acadêmicos (as) de Libras recepcionarão os convidados surdos, e farão diversas brincadeiras, roda de conversa e interação em Libras; - Apresentação de folder com noticias e curiosidades para a população surda e ouvinte presente no espaço destinado ao projeto; - Interação através da Libras (Língua Brasileira de Sinais).

Público-alvo

Descrição

Serão público-alvo deste evento todos que demonstram interesse em estabelecer a comunicação com as pessoas surdas.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Datas - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Felício dos Santos - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 8 h

Carga Horária 8 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Interação social entre surdos e ouvintes, oficinas de Libras na pratica de comunicação.