Visitante
Coral Universitário Virtual
Sobre a Ação
202103000087
032021 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
01/06/2021
20/06/2022
Dados do Coordenador
guilherme fortes drummond chicarino varajao
Caracterização da Ação
Linguística, Letras e Artes
Cultura
Comunicação
Música
Internacional
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
https://www.youtube.com/channel/UCSOQSZuKDsd_tvIGkX7cezw
Membros
Continuidade do projeto iniciado em 2018. Visa manter o coral durante o período de pandemia, com o intuito de fornecer formação musical propedêutica, desenvolver habilidades e promover bem-estar aos participantes e espectadores. As principais atividades serão aulas virtuais, gravação e edições de vídeos que serão divulgados em redes sociais para o público em geral. A presente proposta tem forte potencial transformador da sociedade, enaltecendo a imagem de Diamantina, além de promover a UFVJM.
audiovisual, vídeo clipe, música, pandemia, canto coral
O coral universitário existe desde 2018, quando o professor Federico Santos (atual vice-coordenador da presente proposta) ingressou como professor visitante na UFVJM e elaborou o pioneiro projeto. Desde esse período, o coral realizou apresentações em diversos eventos e cidades, tendo também apresentado musicais famosos no Teatro Santa Izabel, sempre com grande presença de público. O projeto foi importante não somente por trazer arte e cultura para a universidade e sua área de influência, mas também por transformar a vida de seus integrantes e sensibilizar audiências. A partir da pandemia, reconhecida em março de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (WORLD HEALTH ORGANIZATION, 2020), uma série de atividades foram descontinuadas e outras tiveram que sofrer grandes adaptações. Diante do cenário de distanciamento social, a formação do Coral Universitário Virtual configura-se como uma forma de disseminação da cultura musical e de promoção do bem-estar. Tendo em vista os princípios elencados, aliados à missão da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, este projeto foi elaborado com a perspectiva de aproximar elementos técnicos e importantes como a oratória, a dicção, a retórica, a desinibição e a improvisação com a prática de canto coral, possibilitando a criação de condições para diferentes demandas na UFVJM. Proporciona, assim, uma formação musical, social e profissional diversificada, por meio do desenvolvimento de habilidades interpessoais. O projeto foi desenvolvido de maneira remota desde 2020, contando com 34 integrantes ativos. Nesse formato, foram elaborados quatro vídeos que alcançaram milhares de visualizações. Atendeu a todos os objetivos previstos inicialmente e, destarte, a presente proposta visa dar continuidade ao projeto.
A música tem imenso potencial de impacto e ressonância em seres humanos (SEKEFF, 2003), com inúmeros benefícios para a saúde e o bem estar (MACDONALD et al., 2013). Durante o atual período de pandemia, ela tem seu efeito potencializado como recurso para a transformação social, tendo em vista que muitos indivíduos estão reclusos e emocionalmente fragilizados com o convívio social diminuído. A música tem a capacidade de “influenciar o homem física e mentalmente, podendo contribuir para a harmonia pessoal, facilitando a integração e a inclusão social” (CHIARELLI; BARRETO, 2005, p. 01). De acordo com Todres (2006, p. 166), ela “afeta as necessidades físicas, emocionais, cognitivas e sociais de indivíduos de todas as idades'. Segundo Degani e Mercadante (2011, p. 01) a música pode ser uma 'prazerosa ferramenta terapêutica e preventiva para melhorar a atitude corporal e estimular a atividade mental'. Possui o efeito comprovado de fortalecer, inclusive, o sistema imunológico dos indivíduos ao propiciar estados emocionais positivos (MCCRATY et al., 1996), além de atenuar quadros de ansiedade e dor (NILSSON, 2008). Se revela, destarte, essencial em tempos de pandemia, considerando todos os seus efeitos positivos. Ela é uma necessidade fundamental do ser humano, não apenas como fonte de prazer, mas como inesgotável fonte de bem-estar e saúde (RODRÍGUEZ, 2010).
Geral - Manter ativo o coral universitário criado em 2018, com o intuito de proporcionar aos integrantes uma formação musical propedêutica, o desenvolvimento de habilidades interpessoais e a promoção do bem-estar social. Objetivos Específicos - Promover aulas de canto coral e iniciação musical; - Estimular as práticas coletivas, propiciando a integração entre docentes, discentes, técnicos e a população em geral; - Desenvolver habilidades sociais e formas de controle da inibição, enfatizando a importância da comunicação eficiente - entonação, gestos, olhar e articulação das palavras; - Melhorar a atitude corporal e estimular a atividade mental, facilitando a integração e a inclusão social; - Pesquisar canções produzidas na área de influência da UFVJM adaptadas para canto coral; - Promover a imagem da UFVJM e de Diamantina para o amplo público, por meio da divulgação das músicas do Coral através das redes sociais.
- Manter o vínculo de ao menos 30 coralistas ativos; - Realizar a mixagem de som e edição de vídeos de três ou mais músicas, gravadas individualmente pelos integrantes do coral virtual; - Oferecer três aulas semanais de canto coral e iniciação musical; - Alcançar 2000 ou mais visualizações dos vídeos produzidos.
Toda a proposta é embasada em referências sobre as práticas corais e o tratamento vocal, além disso, o repertório será escolhido coletivamente partindo da premissa que é necessário estabelecer diálogos e integrações entre as regiões abarcadas pela UFVJM. O coral será regido pelo vice coordenador deste projeto, professor Frederico Santos, que participará ativamente de três ensaios semanais, em ambiente virtual, dividindo os coralistas entre naipes diferentes, a saber: soprano, contralto, tenor e baixo. Os preparadores vocais, Sâmara Évelyn, Gláucia Assumpção e Leandro Pinheiro também irão conduzir ensaios e auxiliar individualmente os coralistas com técnicas vocais e iniciação musical. Pretende-se trabalhar ao menos três músicas com até 40 integrantes do coral. As músicas a serem trabalhadas possuem, além da partitura, quatro faixas de referência, uma para cada naipe, que servirão de guias para os integrantes do coral treinarem e, posteriormente, gravarem individualmente um vídeo cantando a música. Este método se aplica a pessoas não músicas e, portanto, prescinde de formação musical prévia ou de técnica de leitura de partitura. Cada coralista, após gravar, enviará seu vídeo ao professor regente que o avaliará de acordo com a métrica da música, a afinação e a dinâmica. Sendo aprovado, o vídeo poderá ser enviado para a equipe de edição, composta pelo professor Guilherme Varajão. O áudio de cada vídeo será tratado para remoção de ruídos, compressão de dinâmica, equalização e reverberação. Os vídeos serão sincronizados em software de edição que reunirá as gravações de todos os integrantes para composição da música final. As músicas serão amplamente divulgadas nas redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram e YouTube), enaltecendo a imagem musical de Diamantina, além de promover a UFVJM. Ao longo do projeto, serão contabilizados o número de visualizações em cada plataforma a fim de mensurar a população atingida. A avaliação será realizada por meio de comentários dos participantes nas redes sociais e canal do YouTube. A equipe do projeto de extensão fará reuniões periódicas para avaliar as ações, de maneira a propor ajustes ou adequações se houver necessidade. Ao final, será feita reunião para avaliação do projeto como um todo e para a redação do relatório final.
CHIARELLI, Lígia Karina Meneghetti; BARRETO, Sidirley de Jesus. A música como meio de desenvolver a inteligência e a integração do ser. Revista Recre@rte, v. 3, 2005. DEGANI, Marcia; MERCADANTE, Elizabeth Frohlich. Os benefícios da música e do canto na maturidade. Revista Kairós: Gerontologia, [S.l.], v. 13, n. 2, mar. 2011. Disponível em: <http://ken.pucsp.br/kairos/article/view/5372>. Acesso em: 02 set. 2020. MACDONALD, Raymond; KREUTZ, Gunter; MITCHELL, Laura (Org.). Music, health, and wellbeing. Oxford University Press, 2013. MCCRATY, Rollin et al. Music enhances the effect of positive emotional states on salivaryIgA. Stress Medicine, v. 12, n. 3, p. 167-175, 1996. NILSSON, Ulrica. The anxiety-and pain-reducing effects of music interventions: a systematic review. AORN journal, v. 87, n. 4, p. 780-807, 2008. RODRÍGUEZ, Ernesto Correa. Los benefícios de La música. Revista Digital: innovación y experiencias, v. 26, p. 1-10, 2010. Disponível em: <https://archivos.csif.es/archivos/andalucia/ensenanza/revistas/csicsif/revista/pdf/Numero_26/ERNESTO_CORREA_2.pdf>. Acesso em: 02 set. 2020. SEKEFF, Maria de Lourdes. Da música, seus usos e recursos. São Paulo: Unesp, 2003. TODRES, I David. Música é remédio para o coração. J. Pediatr. (Rio J.), Porto Alegre, v. 82, n. 3, p. 166-168, Jun. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0021-75572006000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 02 Set. 2020. WORLD HEALTH ORGANIZATION. Coronavirus disease (COVID-19) advice for the public. Disponível em: <https://www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public>. Acesso em 18 jul. 2020.
A interação dialógica se faz presente em todos os momentos do projeto. A relação horizontal universidade/sociedade é feita com profissionais externos à UFVJM da área de música, que atuam no projeto ensinando, aprendendo, pesquisando repertórios regionais e interagindo com o público em redes sociais. Como se nota, há o estabelecimento de uma relação universidade/sociedade delimitada pela troca de saberes e o diálogo, em uma via de mão-dupla. Haverá estímulo para a interação da comunidade acadêmica (docentes, técnicos e discentes) para disseminar conhecimento e estreitar laços com a comunidade externa, incluindo profissionais da música, apreciadores e a população em geral. A interação com o público se dará, entre outras formas, por meio dos comentários em redes sociais. A sensibilização por meio da música é uma forma poderosa de se alcançar maiores públicos e elevar a visibilidade da UFVJM e da cidade de Diamantina.
A formação interdisciplinar dos cursos da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades, e de outras unidades, favorece a abordagem de temas e conteúdos relacionados à cultura, ao patrimônio, à arte e à música. A participação no projeto permitirá o desenvolvimento de habilidades importantes para a formação humanista e crítica, além promover bem-estar e integração social. Trata-se de habilidades fundamentais para um amplo leque de formas de atuação profissional que demandam flexibilidade, sensibilidade, criatividade, trato interpessoal, oratória e comunicação, entre outros.
Paralelamente às aulas e às gravações do coral, propõe-se a pesquisa de músicas e composições das regiões dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Caso forem encontrados arranjos musicais para corais, poderão ser trabalhados como repertório. Também serão conduzidas pesquisas históricas e sociais referentes aos contexto de origem do repertório trabalhado, de modo que a produção dos vídeos reflita, de maneira adaptada, a cultura e a identidade atreladas às composições musicais.
Os encontros virtuais virtuais realizados para os ensinamentos musicais se configuraram também como aulas que permitirão o desenvolvimento de habilidades. Serão trabalhados elementos técnicos e importantes, como a oratória, a dicção, a retórica, a desinibição e a improvisação com a prática de canto coral. Assim, proporcionará uma formação social e profissional diversificada, por meio do desenvolvimento de habilidades interpessoais. Os graduandos participantes do projeto poderão contribuir com suas experiências nas redes sociais. Dessa maneira, contribuirão para aumentar o engajamento do público, alavancando a interação nas redes sociais. Aumentar o alcance dos produtos do coral será primordial para aumentar a visibilidade da instituição e manter um canal aberto de interação com a comunidade.
Para além da capacitação de recursos humanos anteriormente descrita, o projeto, por meio da música, é capaz de trazer inúmeros benefícios para a saúde e o bem estar dos integrantes do coral e para o público em geral que assistirá os vídeos. Durante este momento de pandemia, poucas são as alternativas viáveis de atividades capazes de promover a saúde mental e emocional. Nesse sentido, propostas dessa natureza facultam a integração e contatos sociais em tempos de isolamento social, quando muitos estão em situação de fragilidade, além de valorizar a cultura e a arte.
As músicas serão amplamente divulgadas nas redes sociais (WhatsApp, Facebook, Instagram e YouTube), enaltecendo a imagem musical de Diamantina, além de promover a UFVJM.
Todas as atividades serão desenvolvidas de maneira não presencial. Este projeto não demanda recursos financeiros para sua execução. Como as aulas e as gravações dos vídeos são virtuais, não há possibilidade de delimitação geográfica do alcance do projeto, que pode ser internacional e, portanto, sem municípios de abrangência definidos.
Público-alvo
O coral já conta com 40 integrantes, incluindo comunidade acadêmica e comunidade externa, desde a pioneira proposta em 2018. O coral, desde o início esteve aberto a novos integrantes e fazia convites a cada apresentação. Em 2020, promoveu um edital de inscrição que resultou na seleção de 10 coralistas.
População mais ampla que irá assistir aos vídeos. Devido à forma de veiculação do projeto (canal do YouTube e redes sociais), não é possível determinar a priori a quantidade de pessoas que serão atingidas, o que pode variar de centenas a dezenas de milhares de visualizações. Ao longo do projeto, serão contabilizadas o número de visualizações.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 84 h
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Avaliação dos vídeos dos coralistas, observando dinâmica, entonação, coreografia e qualidade técnica.
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Reuniões periódicas de planejamento e avaliação. Treinamento e capacitação da equipe. Avaliação final e elaboração do relatório.
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Aulas virtuais de canto coral e iniciação musical.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Elaboração de arte e texto das publicações. Resposta e interação com o público. Análise das métricas dos vídeos.
- Manhã;
- Tarde;
Edição de vídeo. Mixagem e tratamento de som.
- Manhã;
- Tarde;
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Gravação individual dos coralistas das músicas que serão enviadas para as equipes de avaliação e edição.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Pesquisa de arranjos de música para coral, com ênfase em músicas regionais. Pesquisa histórica e social do contexto das composições musicais.