Visitante
Gama Pensamento Estratégico
Sobre a Ação
202203000702
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
10/11/2023
31/01/2025
Dados do Coordenador
juan pedro bretas roa
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
Tecnologia e Produção
Comunicação estratégica
Local
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Tarde
Sim
Redes Sociais
https://www.linkedin.com/company/gama-pensamento-estrategico/?originalSubdomain=br
Membros
A Gama Pensamento Estratégico foi uma iniciativa de 4 alunos da UFVJM, que sentiram a necessidade de se associar para capacitar e preparar os alunos da universidade para o mercado de trabalho. Dessa forma o grupo e o projeto se direciona a preparar os alunos da UFVJM para que estes tenham melhor desempenho nos processos seletivos por meio de ações direcionadas e treinamentos.
Capacitação, Mercado de Trabalho, Treinamento
A transição para a vida adulta, especialmente durante o período de formação em nível superior é, ao mesmo tempo, profissional e sociocultural [1]. Uma análise contemporâneo-histórica realizada por Barbosa (2016) aponta que: "(...) as características do "mercado de trabalho" permitem revelar os segredos internos dos vários "padrões de desenvolvimento" no país, os quais não se sucedem de maneira linear, mas carregam as contradições dos períodos anteriores processadas num novo patamar."[2]. Essa realidade mutável e atual implica em acompanhar os processos de inserção nas empresas e as expectativas das empresas em relação aos seus futuros colaboradores. Segundo Swiatkiewicz (2014), no estudo relacionado às habilidades requeridas aos ingressantes, verifica-se, em Portugal, a falta de interesse dos empregadores em competências morais/éticas, mas apontam as competências transversais como elemento de interesse primordial, seguido de competências técnicas. O estudo aponta ainda que as competências morais têm um papel, quando muito, acessório ou secundário [3]. Nessa linha e como forma de aprimorar as competências transversais o projeto Gama: Pensamento Estratégico visa contribuir com o desenvolvimento de competências profissionais e comportamentais de excelência dos discentes vinculados à UFVJM, através do trabalho em equipe, inovação e empreendedorismo. o projeto se posiciona como uma organização estudantil que busca se tornar referência, considerando as aprovações em processos seletivos para vagas de estágio e trainee de grandes empresas.
Suprir a necessidades de os nossos estudantes se prepararem para o ingresso no mercado de trabalho , sendo o trabalho relacionado à formação de replicadores - capacitação dos próprios membros do projeto e de beneficiários, público presente em toda a comunidade acadêmica.
Capacitar replicadores e auxiliar na preparação da comunidade acadêmica, especialmente os discentes, da UFVJM para que tenham melhor preparação e obtenham sucesso nos processos seletivos.
1 - Estruturar a equipe do Projeto na estrutura de uma associação 2 - Realizar treinamentos: a) ao menos, 01 (um) treinamento curto (entre 4 e 8 horas) com duração de um dia; b) ao menos, 01 (um) treinamento longo (entre 8 e 32 horas) com duração entre um e quatro dias; c) ao menos, 01 (um) mini-curso; 3 - Realizar o apoio a eventos e mentorias: a) ao menos, 01 (um) evento de divulgação; b) executar 100 h de mentoria; 4 - Realizar visita técnica: a) ao menos, 01 (uma) visita técnica.
A metodologia para execução da meta 1 envolve a organização da equipe técnica da Gama: Pensamento Estratégico e a renovação de seus quadros por meio de processo seletivo interno e estruturando o projeto em termos organizacionais na forma de uma associação e prover capacitações internas a estes membros [4]. Na meta 2, identificam-se a estruturação de treinamentos com planejamento prévio e definição junto ao Conselho da Gama: Pensamento Estratégico para a sua execução de maneira a definir o local e o formato definidos (presencial, virtual ou híbrido), incluindo a prática de captação de recurso de patrocínio com parceiros e apoiadores; e preferencialmente a utilização da infraestrutura da UFVJM para realização das atividades em formato presencial em atividades divulgadas em redes sociais e com foco na preparação de pessoas para a realização de processos seletivos. Na meta 3, espera-se executar a realização de evento com local e o formato definidos (presencial, virtual ou híbrido), incluindo a prática de captação de recurso de patrocínio com parceiros e apoiadores, assim como disponibilizar tempo da equipe (seja individualmente ou com apoio externo à UFVJM - Parceiros) para a realização de mentorias que aprimorem a prática da equipe e da comunidade acadêmica. Na meta 4, a realização de Visita técnica envolve a participação dos membros do projeto, mas incluindo membros da comunidade acadêmica para reconhecer as estruturas das empresas que são alvo dos processos seletivos.
[1] Rocha-de-Oliveira, S., & Piccinini, V. C.. (2012). Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil. RAM. Revista De Administração Mackenzie, 13(2), 44–75. https://doi.org/10.1590/S1678-69712012000200003 [2] Barbosa, A. D. F.. (2016). O Mercado De Trabalho: Uma Perspectiva De Longa Duração. Estudos Avançados, 30(87), 07–28. https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.30870002 [3] Swiatkiewicz, O.. (2014). Competências transversais, técnicas ou morais: um estudo exploratório sobre as competências dos trabalhadores que as organizações em Portugal mais valorizam. Cadernos EBAPE.BR, 12(3), 633–687. https://doi.org/10.1590/1679-395112337 [4] https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosCoperacao/roteiro-para-criar-uma-associacao,54fe438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD
A interlocução ocorre entre a comunicação estratégica que vislumbra melhor interação entre os candidatos às vagas de emprego e de estágio e as empresas, sendo a equipe do projeto a responsável em realizar a interlocução e o apoio à preparação dos candidatos à estas vagas.
As habilidades de comunicação, além de habilidades como planejamento estratégico, negociação, estruturas organizacionais permeiam profissionais da área de Ciência e Tecnologia e Engenharias, preferencialmente, mas se aplicam a quaisquer profissionais em busca de alocação ou realocação profissional.
As estruturas de ensino se relacionam neste projeto como essência da construção profissional dos participantes da proposta como beneficiários e aptos a atuar, seja em estágio, ou por meio de alocação profissional, nas diferentes áreas de formação existentes na UFVJM. Em termos de Pesquisa, a contínua busca por ferramentas e a experimentação, estruturada como estudo de casos e que podem se transformar em base para os relatos de experiência, sejam nas ações de treinamento, mentorias, eventos ou visitas técnicas estabelecidas na proposta e que gera conhecimento que pode aprimorar relações de empregabilidade do egresso na nossa área de abrangência e em outros territórios. Em termos de Extensão a atividade é voltada para a interação universidade-empresa na forma de alocação profissional, capacitando melhor o discente e melhorando suas chances de ingresso no mercado de trabalho.
As ações envolvendo a interação Universidade-empresa permitem que os participantes dessa proposta (beneficiários) tenham, não apenas a vivência, mas melhores chances de alocação no mercado de trabalho.
O beneficiário deste projeto tem à sua disposição melhores ferramentas e estejam mais bem preparados para a realização de processos seletivos. Essa ação faz com que tenhamos melhores taxas de aproveitamento dos egressos da UFVJM em processos seletivos, especialmente em grandes empresas dos diversos setores presentes no Brasil.
O projeto tem como forma de divulgação as redes sociais - Instagram e LinkedIn, além de página vinculada ao Instituto de Ciência e Tecnologia
Público-alvo
Estudantes que buscam se capacitar para se preparar melhor para os processos seletivos
Recém formados em busca de alocação no mercado de trabalho por meio de processos seletivos
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 980 h
Realização de capacitação interna
30/11/2023
30/12/2024
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Capacitação interna dos membros da equipe e reuniões de andamento
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Estruturação, organização e realização de dinâmicas em grupo, teste de lógica entre outras atividades.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
1 - Estruturar a equipe do Projeto com base na estrutura de uma associação.
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
2 - Realizar treinamentos: a) ao menos, 01 (um) treinamento curto (entre 4 e 8 horas) com duração de um dia; b) ao menos, 01 (um) treinamento longo (entre 8 e 32 horas) com duração entre um e quatro dias; c) ao menos, 01 (um) mini-curso;
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
3 - Realizar o apoio a eventos e mentorias: a) ao menos, 01 (um) evento de divulgação; b) executar 100 h de mentoria;
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
4 - Realizar visita técnica: a) ao menos, 01 (uma) visita técnica.