Detalhes da ação

Gama Pensamento Estratégico

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000702

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

10/11/2023

Data Fim

31/01/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

juan pedro bretas roa

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Sociais Aplicadas

Área Temática Principal

Comunicação

Área Temática Secundária

Tecnologia e Produção

Linha de Extensão

Comunicação estratégica

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

https://www.linkedin.com/company/gama-pensamento-estrategico/?originalSubdomain=br

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 500 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 500 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 400 h
Resumo

A Gama Pensamento Estratégico foi uma iniciativa de 4 alunos da UFVJM, que sentiram a necessidade de se associar para capacitar e preparar os alunos da universidade para o mercado de trabalho. Dessa forma o grupo e o projeto se direciona a preparar os alunos da UFVJM para que estes tenham melhor desempenho nos processos seletivos por meio de ações direcionadas e treinamentos.


Palavras-chave

Capacitação, Mercado de Trabalho, Treinamento


Introdução

A transição para a vida adulta, especialmente durante o período de formação em nível superior é, ao mesmo tempo, profissional e sociocultural [1]. Uma análise contemporâneo-histórica realizada por Barbosa (2016) aponta que: "(...) as características do "mercado de trabalho" permitem revelar os segredos internos dos vários "padrões de desenvolvimento" no país, os quais não se sucedem de maneira linear, mas carregam as contradições dos períodos anteriores processadas num novo patamar."[2]. Essa realidade mutável e atual implica em acompanhar os processos de inserção nas empresas e as expectativas das empresas em relação aos seus futuros colaboradores. Segundo Swiatkiewicz (2014), no estudo relacionado às habilidades requeridas aos ingressantes, verifica-se, em Portugal, a falta de interesse dos empregadores em competências morais/éticas, mas apontam as competências transversais como elemento de interesse primordial, seguido de competências técnicas. O estudo aponta ainda que as competências morais têm um papel, quando muito, acessório ou secundário [3]. Nessa linha e como forma de aprimorar as competências transversais o projeto Gama: Pensamento Estratégico visa contribuir com o desenvolvimento de competências profissionais e comportamentais de excelência dos discentes vinculados à UFVJM, através do trabalho em equipe, inovação e empreendedorismo. o projeto se posiciona como uma organização estudantil que busca se tornar referência, considerando as aprovações em processos seletivos para vagas de estágio e trainee de grandes empresas.


Justificativa

Suprir a necessidades de os nossos estudantes se prepararem para o ingresso no mercado de trabalho , sendo o trabalho relacionado à formação de replicadores - capacitação dos próprios membros do projeto e de beneficiários, público presente em toda a comunidade acadêmica.


Objetivos

Capacitar replicadores e auxiliar na preparação da comunidade acadêmica, especialmente os discentes, da UFVJM para que tenham melhor preparação e obtenham sucesso nos processos seletivos.


Metas

1 - Estruturar a equipe do Projeto na estrutura de uma associação 2 - Realizar treinamentos: a) ao menos, 01 (um) treinamento curto (entre 4 e 8 horas) com duração de um dia; b) ao menos, 01 (um) treinamento longo (entre 8 e 32 horas) com duração entre um e quatro dias; c) ao menos, 01 (um) mini-curso; 3 - Realizar o apoio a eventos e mentorias: a) ao menos, 01 (um) evento de divulgação; b) executar 100 h de mentoria; 4 - Realizar visita técnica: a) ao menos, 01 (uma) visita técnica.


Metodologia

A metodologia para execução da meta 1 envolve a organização da equipe técnica da Gama: Pensamento Estratégico e a renovação de seus quadros por meio de processo seletivo interno e estruturando o projeto em termos organizacionais na forma de uma associação e prover capacitações internas a estes membros [4]. Na meta 2, identificam-se a estruturação de treinamentos com planejamento prévio e definição junto ao Conselho da Gama: Pensamento Estratégico para a sua execução de maneira a definir o local e o formato definidos (presencial, virtual ou híbrido), incluindo a prática de captação de recurso de patrocínio com parceiros e apoiadores; e preferencialmente a utilização da infraestrutura da UFVJM para realização das atividades em formato presencial em atividades divulgadas em redes sociais e com foco na preparação de pessoas para a realização de processos seletivos. Na meta 3, espera-se executar a realização de evento com local e o formato definidos (presencial, virtual ou híbrido), incluindo a prática de captação de recurso de patrocínio com parceiros e apoiadores, assim como disponibilizar tempo da equipe (seja individualmente ou com apoio externo à UFVJM - Parceiros) para a realização de mentorias que aprimorem a prática da equipe e da comunidade acadêmica. Na meta 4, a realização de Visita técnica envolve a participação dos membros do projeto, mas incluindo membros da comunidade acadêmica para reconhecer as estruturas das empresas que são alvo dos processos seletivos.


Referências Bibliográficas

[1] Rocha-de-Oliveira, S., & Piccinini, V. C.. (2012). Uma análise sobre a inserção profissional de estudantes de administração no Brasil. RAM. Revista De Administração Mackenzie, 13(2), 44–75. https://doi.org/10.1590/S1678-69712012000200003 [2] Barbosa, A. D. F.. (2016). O Mercado De Trabalho: Uma Perspectiva De Longa Duração. Estudos Avançados, 30(87), 07–28. https://doi.org/10.1590/S0103-40142016.30870002 [3] Swiatkiewicz, O.. (2014). Competências transversais, técnicas ou morais: um estudo exploratório sobre as competências dos trabalhadores que as organizações em Portugal mais valorizam. Cadernos EBAPE.BR, 12(3), 633–687. https://doi.org/10.1590/1679-395112337 [4] https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosCoperacao/roteiro-para-criar-uma-associacao,54fe438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interlocução ocorre entre a comunicação estratégica que vislumbra melhor interação entre os candidatos às vagas de emprego e de estágio e as empresas, sendo a equipe do projeto a responsável em realizar a interlocução e o apoio à preparação dos candidatos à estas vagas.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

As habilidades de comunicação, além de habilidades como planejamento estratégico, negociação, estruturas organizacionais permeiam profissionais da área de Ciência e Tecnologia e Engenharias, preferencialmente, mas se aplicam a quaisquer profissionais em busca de alocação ou realocação profissional.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

As estruturas de ensino se relacionam neste projeto como essência da construção profissional dos participantes da proposta como beneficiários e aptos a atuar, seja em estágio, ou por meio de alocação profissional, nas diferentes áreas de formação existentes na UFVJM. Em termos de Pesquisa, a contínua busca por ferramentas e a experimentação, estruturada como estudo de casos e que podem se transformar em base para os relatos de experiência, sejam nas ações de treinamento, mentorias, eventos ou visitas técnicas estabelecidas na proposta e que gera conhecimento que pode aprimorar relações de empregabilidade do egresso na nossa área de abrangência e em outros territórios. Em termos de Extensão a atividade é voltada para a interação universidade-empresa na forma de alocação profissional, capacitando melhor o discente e melhorando suas chances de ingresso no mercado de trabalho.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

As ações envolvendo a interação Universidade-empresa permitem que os participantes dessa proposta (beneficiários) tenham, não apenas a vivência, mas melhores chances de alocação no mercado de trabalho.


Impacto e Transformação Social

O beneficiário deste projeto tem à sua disposição melhores ferramentas e estejam mais bem preparados para a realização de processos seletivos. Essa ação faz com que tenhamos melhores taxas de aproveitamento dos egressos da UFVJM em processos seletivos, especialmente em grandes empresas dos diversos setores presentes no Brasil.


Divulgação

O projeto tem como forma de divulgação as redes sociais - Instagram e LinkedIn, além de página vinculada ao Instituto de Ciência e Tecnologia


Público-alvo

Descrição

Estudantes que buscam se capacitar para se preparar melhor para os processos seletivos

Descrição

Recém formados em busca de alocação no mercado de trabalho por meio de processos seletivos

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 980 h

Carga Horária 120 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Capacitação interna dos membros da equipe e reuniões de andamento

Carga Horária 400 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Estruturação, organização e realização de dinâmicas em grupo, teste de lógica entre outras atividades.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

1 - Estruturar a equipe do Projeto com base na estrutura de uma associação.

Carga Horária 200 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

2 - Realizar treinamentos: a) ao menos, 01 (um) treinamento curto (entre 4 e 8 horas) com duração de um dia; b) ao menos, 01 (um) treinamento longo (entre 8 e 32 horas) com duração entre um e quatro dias; c) ao menos, 01 (um) mini-curso;

Carga Horária 200 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

3 - Realizar o apoio a eventos e mentorias: a) ao menos, 01 (um) evento de divulgação; b) executar 100 h de mentoria;

Carga Horária 40 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

4 - Realizar visita técnica: a) ao menos, 01 (uma) visita técnica.