Visitante
Atendimento inicial das principais emergências cardiovasculares na Atenção Básica
Sobre a Ação
202103000088
032021 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final
17/05/2021
02/06/2021
Dados do Coordenador
thiago guimarães cerqueira
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Educação
Saúde Humana
Regional
Não
Não
Não
Fora do campus
Manhã
Não
Redes Sociais
Membros
As doenças cardiovasculares se destacam no cenário atual como as principais causas de morbidade e mortalidade e no mundo. Em função disso, pesquisas e políticas públicas atualmente atribuem grande foco de seus investimentos nestas áreas. Nesse cenário, a Ligas de Cardiologia e Urgência propõe a realização de quatro apresentações em unidades básicas de saúde da região de Teófilo Otoni, divulgando conhecimentos acerca da prevenção e atendimento emergencial inicial dessas doenças.
Saúde, doenças cardiovasculares, medicina, saúde, extensão
A extensão universitária se destaca dentro do tripé universitário (Ensino, Pesquisa e Extensão) como uma possibilidade de desenvolvimento de canais de comunicação entre o meio acadêmico e a comunidade. Tal espaço permite o desenvolvimento uma troca bidirecional de conhecimentos e experiências, que contribuem tanto para o desenvolvimento de novos saberes pela população, como para o aprendizado técnico e social dos acadêmicos, desenvolvimento de capacidades de comunicação, experiências direcionadas para humanização etc. O projeto de extensão “Atendimento inicial das principais emergências cardiovasculares na Atenção Básica” visa o desenvolvimento desse espaço de comunicação com a comunidade para a transmissão de informações relacionadas as principais doenças cardiovasculares, com foco no infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico. Os temas abordados incluem a prevenção das doenças cardiovasculares, a fisiopatologia e desenvolvimento dessas patologias, com foco na doença aterosclerótica, reconhecimento dessas síndromes e abordagem inicial nos quadros de urgência emergência.
Dentre as principais causas de morte mundialmente, dados da OMS (2014) estimaram as doenças cardiovasculares como sendo as principais, com estimativas de um total de 52% de óbitos. No Brasil, os dados sobre mortalidade são imprecisos, entretanto as doenças cardiovasculares continuam sendo a principal causa de mortalidade (SBC 2013). Os dois principais grupos de óbitos por DCV são as doenças isquêmicas do coração (DIC) e as doenças cerebrovasculares (DCBV) que compuseram, respectivamente, 30,8% e 30,0% dos óbitos por DAC no Brasil (SOCERJ 2013). Grande parte disso deve-se a fatores socioculturais, como a alimentação inadequada e falta de atividade física que, consequentemente, predispõe à obesidade, diabetes e hipertensão arterial, onde juntamente com o tabagismo e o consumo nocivo de álcool são considerados os principais fatores de risco para o desenvolvimento de doença aterosclerótica, um dos principais fatores evolvidos diretamente na gênese das doenças cardiovasculares (SOCIEDADE BRASILEIRA DECARDIOLOGIA, 2013). Especialmente com reação aos quadros de iam, a maioria dos óbitos ocorre nas primeiras horas de manifestação da doença, especialmente no ambiente extra-hospital, sem tempo suficiente para um atendimento médico adequado. Esse foi o motivo para, a partir da década de 1960, ter havido maior interesse no atendimento pré-hospitalar do IAM. O atendimento pré-hospitalar tem como principal objetivo reduzir o tempo entre o início do evento isquêmico/necrose muscular até tratamento efetivo, restaurando a perfusão miocárdica. Esse atendimento pode ser realizado previamente por equipes de atendimento móvel de urgência (como SAMU no Brasil). É também, de suma importância a participação da população, seja leiga ou profissionais de saúde que presei o quadro e saiba reconhece-lo, prestar o atendimento inicial e acionamento adequado do serviço médico de emergência. Nesse cenário, se destaca a importância do processo de educação em saúde visando tanto umas orientações para população em geral sobre medidas para prevenção das doenças cardiovasculares quanto a orientações sobre uma primeira abordagem e reconhecimento adequados dos quadros agudos.
Gerais: Realizar ações de promoção da saúde profissionais da atenção básica em saúde do município de Teófilo Otoni, acerca da abordagem preventiva e do atendimento inicial das principais doenças cerebrovasculares: IAM, AVE, e Parada Cardiorrespiratória. Específicos: 1- Orientações sobre a fisiopatologia dos processos ateroscleróticos e suas consequências. 2- Influencia dos hábitos de vida, alimentação e práticas de exercício físico nos processos ateroscleróticos, e sua importância no processo de prevenção. 3- Possíveis manifestações clínicas e como identificar pacientes com possíveis quadros de Síndromes coronarianas agudas e Acidente vascular encefálico. 4- Abordagem inicial dos pacientes em possíveis quadros de Síndromes coronarianas agudas e Acidente vascular encefálico. 5- Conceitos sobre Suporte básico de vida e acionamento do Serviço Médico de Emergência.
Promover uma melhor compreensão do público alvo acerca de: - Influencia dos hábitos de vida no desenvolvimento das doenças cardiovasculares. - Principais mudanças no estilo de vida que podem auxiliar na prevenção dessas patologias. - Reconhecer casos graves e fazer um primeiro atendimento de emergência quando necessário, e acionamento do serviço móvel de urgência. Melhorar o atendimento às doenças cardiovasculares em unidades da atenção básica de Teófilo Otoni. Construir junto ao público alvo um fluxograma de condutas a serem tomadas em situações de emergência, que fique disponível para equipe de forma digital e impressa. Construir também um mapa mental sobre principais ações de prevenção cardiovascular, que fique disponível para equipe de forma digital e impressa.
- O projeto visa a promoção de educação em saúde por meio de palestras interativas apresentadas pelos membros do projeto via plataformas digitais. - As instituições alvo serão quatro unidades básicas de saúde da região. Os discentes do projeto vão entrar em contato com as UBS do município, nas quais já realizam atividades práticas do módulo PIESC (Práticas de Integração Ensino, Serviço e Comunidade), presente na matriz curricular da FAMMUC do 1º ao 8º Períodos. - Inicialmente será realizada uma ampla revisão bibliográfica pelos discentes envolvidos na atividade, com foco nos Guidelines e diretrizes nacionais atuais sobre os temas doença cardiovascular e atendimento inicial de vítimas de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular encefálico. - Ocorrerá uma reunião online dos discentes para discussão desses pontos. - Será montado um resumo dessa discussão, e elaborada uma apresentação em Power point pelos discentes. - Serão realizadas as apresentações nos dias acordados, por meio da plataforma Google meet, ou outra plataforma de escolha do público alvo. - Após cada apresentação, será montada uma roda de conversa digital para possibilitar ao público alvo a expressão de suas opiniões sobre a atividade e suas críticas. Ao final da atividade será realizada uma reunião on-line dos discentes para relatar os principais pontos da experiência. - Será montado um relatório final da atividade.
Brasil. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Protocolos de Intervenção para o SAMU 192 - Serviço de Atendimento Móvel de Urgência. Brasília: Ministério da Saúde, 2016. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólico. Diretrizes brasileiras de obesidade 2016/ABESO - Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. – 4.ed. - São Paulo, SP, 2016. Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes 2017-2018 / Organização José Egídio Paulo de Oliveira, Renan Magalhães Montenegro Junior, Sérgio Vencio. -- São Paulo: Editora Clannad, 2017. Sociedade Brasileira de Cardiologia, Atualização das Diretrizes Brasileiras de Dislipidemia. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Volume 109, No 2, Supl. 1, Agosto 2017. Sociedade Brasileira de Cardiologia, Diretrizes Brasileira de Hipertensão Arterial Sistêmica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Volume 107, No 3, Supl. 3, Setembro 2016. Sociedade Brasileira de Cardiologia, I Diretriz Brasileira de Diagnóstico e Tratamento da Síndrome Metabólica. Arquivos Brasileiros de Cardiologia, Volume 84, Suplemento I, Abril 2005.
A interação da comunidade acadêmica e a sociedade se fará de forma direta, buscando apresentar para o público alvo as principais recomendações científicas, que podem ser aplicadas as suas realidades, visando a prevenção e atendimento inicial das doenças cardiovasculares. Após a apresentação, nas quais serão transmitidos os conhecimentos técnicos e científicos por partes dos discentes, será aberto um espaço para ouvir as opiniões, questionamentos e pontuações feitas pela equipe da unidade de saúde em questão. Esse momento será importante para um maior conhecimento das limitações e demandas daquela região, e adequações de apresentações em ações futuras.
Ao realizar tal atividade, faz-se fundamental uma articulação de capacidades dos membros envolvidos como médicos/pesquisadores e como educadores. A união dessas capacidades é fundamental para uma adequada educação em saúde, um dos pilares do Sistema Único de Saúde e também da formação médica contemporânea. Durante as apresentações, estarão também envolvidos diversos profissionais de áreas diferentes da saúde, médicos, acadêmicos de medicina, enfermeiros, técnicos, agente comunitários. Essa diversidade de profissionais será importante para o compartilhamento de informações teóricas e também práticas próprias de cada profissão, apesar do denominador comum, de serem da área da saúde.
A elaboração e execução desse projeto se desenvolve por meio de uma clara interação ensino-pesquisa-extensão. A pesquisa se faz presente durante toda a revisão bibliográfica a ser feita pelos discentes, visando elaborar um material com os conteúdos mais atuais e relevantes sobre o tema doenças cardiovasculares. Ao mesmo tempo, a discursão envolvendo diferentes indivíduos, professores presentes no grupo, alunos de diferentes períodos, e servidores do município de Teófilo Otoni das UBS, permitirá um aprendizado para todos os envolvidos. E a participação da comunidade, não só como ouvintes, mas também como voz ativa, principalmente durante as rodas de conversa, será fundamental para uma atividade eficaz. Desse modo, a associação ensino-pesquisa-extensão é fundamental para elaboração e execução desse projeto.
Esse projeto será de grande ganho na formação dos estudantes, que estarão envolvidos em todas as etapas do mesmo (elaboração das apresentações, apresentações e elaboração e relatórios e resumos). Primeiramente, as revisões bibliográficas e discursões realizadas pelos mesmos, serão importantes para aumentar seus conhecimentos teóricos e científicos. Já as apresentações, serão também muito importantes para o desenvolvimento de habilidades comunicativas de ensino, e de interação com a comunidade de uma forma geral, orientando, mas também aprendendo sobre a realidade da mesma.
O impacto se dará tanto sobre o público alvo quanto sobre os membros do projeto. A compreensão por parte do público alvo sobre prevenção e atendimento inicial de doenças cardiovascular, tem o potencial de beneficiar toda uma população abrangida pelas UBS's alvo da atividade, permitindo uma melhor realização de atividades de saúde para com a mesma. Já os membros do projeto, terão um grande ganho, não só no seu conhecimento e habilidades comunicativas, mas na possibilidade de interagir mais com a região na qual nos situamos, e compreender sua realidade, desafios, e possibilidades.
A divulgação da atividade se fará de forma direta com o público alvo, por meio de aplicativo WhatsApp e também pelo Instagram da Liga acadêmica de cardiologia.
Programação do Evento
As apresentações serão realizadas via Google Meet
18/05/2021
08:00
11:00
Nessa data, está prevista a primeira apresentação à ser realizada na Unidade Básica de Saúde Novo Horizonte. Caso seja necessário, por alguma intercorrência, a unidade e a data podem ser alteradas.
As apresentações serão realizadas via Google Meet
20/05/2021
08:00
11:00
Nessa data, está prevista a segunda apresentação à ser realizada na Unidade Básica de Saúde São Jacinto. Caso seja necessário, por alguma intercorrência, a unidade e a data podem ser alteradas.
As apresentações serão realizadas via Google Meet
25/05/2021
08:00
11:00
Nessa data, está prevista a terceira apresentação à ser realizada na Unidade Básica de Saúde Palmeiras. Caso seja necessário, por alguma intercorrência, a unidade e a data podem ser alteradas.
As apresentações serão realizadas via Google Meet
27/05/2021
08:00
11:00
Nessa data, está prevista a quarta apresentação à ser realizada na Unidade Básica de Saúde Grão Pará. Caso seja necessário, por alguma intercorrência, a unidade e a data podem ser alteradas.
Público-alvo
O público alvo será composto por profissionais da área da saúde de 4 Unidades da Atenção básica em saúde do Município de Teófilo Otoni. Dentre os profissionais estarão enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e médicos
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 12 h
- Manhã;
- Tarde;
A Liga Acadêmica de Cardiologia e a Liga Acadêmica de Urgência e Emergência propõe a realização de uma série curta de quatro apresentações em unidades básicas de saúde da região de Teófilo Otoni durante as duas últimas semanas de maio, divulgando conhecimentos acerca da prevenção do desenvolvimento das doenças cardiovasculares, e em como prestar os primeiros socorros em situações emergenciais.