Visitante
UMA VIAGEM NO TEMPO: MINI-DOCUMENTÁRIO SOBRE HISTÓRIAS E MEMÓRIAS ASSOCIADAS AOS ATRATIVOS TURÍSTICOS DE DIAMANTINA/MG
Sobre a Ação
202203000716
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
15/12/2023
15/12/2024
Dados do Coordenador
raquel faria scalco
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Comunicação
Educação
Artes visuais
Municipal
Não
Não
Não
Fora do campus
Tarde
Sim
Redes Sociais
Membros
Esse projeto pretende retomar aspectos importantes da história e cultura de Diamantina, ligados aos saberes dos antepassados, que podem enriquecer a experiência do visitante. Desta forma, pretende fazer um resgate das histórias, memórias e tradições locais ligados aos tropeiros, ferreiros, garimpeiros, escravos e outros, que estejam relacionados aos atrativos turísticos de Diamantina, e a divulgação dos mesmos minidocumentários a serem disponibilizados na Web, garantindo assim, a transmissão de
turismo, Diamantina, tradição, minidocumentário,
Com mais de três séculos de fundação, Diamantina é uma cidade rica em histórias e tradições, possuindo um rico patrimônio arquitetônico, cultural e natural. A formação do município está intrinsecamente ligada à exploração de ouro e diamantes, ocorridas ainda no final do século XVII, atraindo exploradores para a região, vindos não só da capitania de Minas, como de alhures (MAGNANI, 2008), sendo que na primeira metade do século XVIII foram descobertas grandes quantidades de diamante na Bacia do Jequitinhonha. As origens do famoso Arraial do Tijuco (ou Tejuco) - como era chamada Diamantina - remontam a 1713, com a atividade dos bandeirantes que permaneceram na região, sendo que no local denominado Burgalhau (atual Rua do Burgalhau, Rua do Espírito Santo e Beco das Beatas) fixaram-se os primeiros habitantes. (IPHAN, s.d). Em 1831 o Arraial foi elevado à condição de vila, por um decreto imperial, passando a contar com maior presença da Coroa Portuguesa, possibilitando um considerável desenvolvimento urbano e que esse se mantivesse como um polo gerador de rendas. (SCALCO et. al., 2021, p.6). Em 1838, a Vila de Diamantina foi elevada à condição de cidade com esse mesmo nome. A cidade de Diamantina teve seu conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico da tombado pelo IPHAN, em 1938 e, em 1999, foi reconhecido Patrimônio Cultural da Humanidade. Atualmente, Diamantina se destaca no cenário turístico nacional, atraindo visitantes de várias partes do Brasil e do mundo, interessados em conhecer suas histórias, casarios coloniais, edificações históricas, igrejas seculares e a belíssima paisagem natural de seu entorno. Tudo isso , associado à uma forte tradição religiosa, manifestações folclóricas e populares e expressiva musicalidade, que conferem singularidade à cidade. Assim, esse projeto pretende retomar aspectos importantes da história e cultura de Diamantina, ligados aos saberes dos antepassados, que podem enriquecer a experiência do visitante. Desta forma, pretende fazer um resgate das histórias, memórias e tradições locais ligados aos tropeiros, ferreiros, garimpeiros, escravos e outros, que estejam relacionados aos atrativos turísticos de Diamantina, e a divulgação dos mesmos em minidocumentários, garantindo assim, a transmissão de tais conhecimentos para a atual e para as futuras gerações.
A presente proposta de realização desse projeto para apoiar a produção de minidocumentários sobre a história, lendas e tradições associadas aos atrativos turísticos de Diamantina surgiu de uma demanda de um membro da comunidade entrevistado no projeto de pesquisa “Colaboração para a Implementação do Memorial do Tropeiro e do Ferreiro de Diamantina/MG”, desenvolvido pelo curso de turismo da UFVJM em parceria com a Prefeitura de Diamantina. Nesse sentido, o projeto promove a interação com a comunidade externa auxiliando na produção de minidocumentários e na divulgação do conteúdo dos mesmos na web. Além disso, o projeto está comprometido com a formação de discentes que atuarão como voluntários no projeto, sendo que a participação ativa de discentes na ação permitirá uma experiência acadêmica complementar ao mesmo e maior conhecimento sobre a região, incentivando o pensamento crítico, enriquecendo sua formação acadêmica e profissional. Ademais, com esta ação a UFVJM também fortalece sua missão institucional de: Promover o desenvolvimento científico, econômico e sociocultural da sua região, assegurando o ensino de qualidade em diferentes áreas do conhecimento, respeitando a natureza, inspirado nos ideais da democracia, da liberdade e da solidariedade, visando produzir, integrar e divulgar conhecimento, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, indissociavelmente articulados, contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com a ética, a responsabilidade e o desenvolvimento sustentável da sua região. (UFVJM, 2017, p. 13-14).
Objetivo geral Resgatar e divulgar a cultura, as histórias e memórias associadas aos atrativos turísticos de Diamantina/MG. Objetivos específicos Contribuir para o desenvolvimento do turismo em Diamantina. Capacitar membros da comunidade para atuarem no projeto. Contribuir com a formação de discentes que atuarem na proposta. Incentivar a integração entre os membros da equipe do projeto (docentes e discentes) e comunidade externa na realização da ação de extensão; Contemplar a interdisciplinaridade entre conteúdos curriculares relacionados à temática no curso de turismo; Contemplar o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, por meio da ação que envolve e comtempla ações nos três âmbitos de atuação da UFVJM. Fomentar o protagonismo do discente que atuará na ação de extensão.
1 - Capacitar 2 discente da UFVJM para atuação no projeto; 2 – Envolver e capacitar um membro da comunidade para atuar no projeto. 3 – Produzir, pelo menos cinco, mini-documentários sobre atrativos turísticos/roteiros turísticos de Diamantina/MG, resgatando a histórias, lendas e tradições dos mesmos; 4 - Promover a integração entre os membros da equipe do projeto (docentes, discentes, analista do ICMBIO e comunidade externa); 5 - Contemplar a interdisciplinaridade entre conteúdos curriculares relacionados à temática no curso de turismo; 6 – Promover a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; 7 - Fomentar o protagonismo do discente que atuará na ação de extensão.
Para o desenvolvimento deste projeto de extensão serão realizadas as seguintes etapas: - Seleção de 5 roteiros / atrativos turísticos a serem contemplados para a produção de mini documentários, resgatando a histórias, lendas e tradições dos mesmos. (duração: 10 horas). - Pesquisa bibliográfica e documental sobre os atrativos / roteiros selecionados: levantamento de bibliografia e de materiais já produzidos sobre os atrativos / roteiros selecionados (duração: 50 horas). Esta etapa contemplará a interdisciplinaridade entre conteúdos curriculares relacionados à temática no curso de turismo e promoverá a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, uma vez que os conhecimentos utilizados são fruto de outros projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos pelo curso de turismo, assim como em atividades de ensino do curso. - Resgate de informações sobre tradições, lendas, histórias ligadas aos atrativos / roteiros selecionados, por meio de conversas com membros da comunidade (duração: 50 horas), fomentando o diálogo entre saberes científicos e populares e a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade. - Reunião da equipe do projeto para elaboração dos roteiros dos vídeos documentários (duração: 40 horas), fomentando o protagonismo dos discentes e a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade. - Realização de trabalhos de campo para a gravação das imagens que irão compor os mini-documentários (duração: 50 horas), fomentando o protagonismo dos discentes que atuarão na ação de extensão; - Edição das imagens coletadas em campo e ajustes no material áudio-visual (duração: 100 horas), novamente fomentando o protagonismo dos discentes que atuarão na ação de extensão e a interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade: - Avaliação das atividades desenvolvidas tanto com os participantes, como pela equipe de coordenação do projeto (duração: 8 horas), avaliando o potencial de transformação social da ação e o impacto na formação do estudante. - Elaboração do relatório final (duração 10 horas), avaliando o atendimento a todas as diretrizes estabelecidas pela política de extensão universitária (FORPROEXC, 2012). - Elaboração de artigo científico sobre o projeto (20 horas), visando a divulgação científica dos resultados alcançados com o projeto.
BRASIL, FORPROEXC. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus/AM, 2012. IPHAN. História - Diamantina (MG). S.D. Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1489/#:~:text=As%20origens%20do%20famoso%20Arraial,se%20fixaram%20os%20primeiros%20povoadores. Acesso em: 16/11/2023. MAGNANI, Maria Cláudia Almeida Orlando. Hospício da Diamantina a loucura na cidade moderna. Belo Horizonte: Argumentum, 2008. SCALCO, Raquel Faria; MAGNANI, Maria Cláudia Orlando Almeida, HELENO, Camila Teixeira; PIMENTEL, Beatriz Carolina; OLIVEIRA, Jessica Souza; DIAS, Ana Paula Severino. A cultura tropeira como atrativo turístico e patrimônio cultural em Diamantina/MG. Revista de Cultura e Turismo, ano 15, n. 1, p. 1-27, 2021. UFVJM. Plano de Desenvolvimento Institucional: 2017–2021. Diamantina/MG, 2017.
O projeto será desenvolvido a partir de uma demanda apresentada por um membro da comunidade de Diamantina Durante a execução do projeto haverá trocas de saberes entre os membros da equipe pertencentes à Universidade e membros da comunidade, para o resgate das tradições, histórias e lendas dos atrativos e roteiros contemplados na proposta.
O projeto promoverá a interdisciplinaridade, uma vez que será desenvolvido por docentes e discentes do curso de turismo, além da participação de um discente do curso de Ciências Humanas – Políticas Públicas. Serão trabalhados temas transversais que perpassam diversas unidades curriculares do curso de Turismo, tais como: Formatação de Produtos e Roteiros Turísticos; Teoria Geral do Turismo, Projetos Turísticos, Marketing de Destinos, Aspectos Culturais do Vale do Jequitinhonha, História, Cultura e Identidade Nacional, Antropologia e Turismo, Patrimônio e Turismo, Meio Ambiente e Turismo, Promoção e Tecnologias da Informação e Comunicação em Turismo, dentre outras. Haverá a participação de membros da comunidade com formações distintas, promovendo a interprofissionalidade. O projeto também atuará no desenvolvimento da vida acadêmica e produção de conhecimento, visando à obtenção de competências necessárias à formação cidadã e à atuação profissional.
O projeto promoverá a indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, uma vez que trabalhará temas transversais que perpassam diversas unidades curriculares do curso de Turismo, conjuntamente com o conhecimento advindo de projetos de pesquisa e de extensão já desenvolvidos pelo curso de turismo da UFVJM. Além disso, serão adotadas estratégias de resgate das informações levantadas nos projetos anteriormente desenvolvidos, para serem utilizados na presente proposta, bem como possibilitar aos discentes que tragam conhecimentos sobre o tema abordados em disciplinas do curso de turismo. Serão utilizadas, para tanto, metodologias participativas, fomento à produção acadêmica e incentivo ao protagonismo do estudante e dos membros da comunidade.
A participação dos discentes do curso de Turismo e de Ciências Humanas – Políticas Públicas da UFVJM neste projeto se dará em todas as etapas (preparação, execução e avaliação) e proporcionará aos mesmos uma experiência acadêmica complementar e prática, possibilidades de aprimoramento de técnicas de comunicação, capacitação, trabalho em equipe, entre outras metodologias de grande importância para a formação acadêmica de nossos discentes. Este projeto também possibilitará aos discentes envolvidos um maior conhecimento sobre a região em que estão inseridos e incentivará o pensamento crítico dos mesmos, incrementando sua formação acadêmica e profissional.
O projeto contemplará este quesito, uma vez que surgiu como demanda da própria comunidade e estabelece relação com setores da sociedade. A partir do desenvolvimento do projeto será possível contribuir para o desenvolvimento do turismo em Diamantina, para a sensibilização de membros da comunidade sobre a importância do resgate das tradições, lendas e histórias da cidade, bem como a difusão do conhecimento sobre a cultura, história e memória da região. Como impacto direto, pretende-se produzir pelo menos cinco minidocumentários, que divulgarão curiosidades, histórias e tradições ligadas aos atrativos e roteiros de Diamantina. Como impacto indireto, pode-se citar que, a partir da divulgação de tais documentários na Web, será possível atingir um grande público, resgatando e transmitindo esses conhecimentos para as atuais e futuras gerações. Ademais, pretende-se, com este projeto, formar profissionais com sólidos compromissos éticos e solidários, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e as necessidades da população e fortalecer, na Instituição de Ensino, a sua missão de contribuir para o desenvolvimento social e regional e de aprimoramento das políticas públicas.
A divulgação dos minidocumentários produzidos no âmbito desse projeto se dará por meio do canal do Youtube Turismo ConsCiência, e das redes sociais do curso de turismo da UFVJM e de membros da comunidade envolvidos
Público-alvo
Participação de membros da comunidade no resgate de informações sobre tradições, lendas, histórias ligadas aos atrativos / roteiros selecionados.
Alunos do curso de Turismo e de Ciências Humanas – Políticas Públicas da UFVJM, para atuarem no projeto.
A partir da realização das atividades, outros setores da sociedade poderão ser envolvidos.
A partir da divulgação dos vídeos na internet, espera atingir uma visualização de pelo menos 200 pessoas.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 24 h
- Tarde;
levantamento de bibliografia e de materiais já produzidos sobre os atrativos / roteiros selecionados.
- Tarde;
Resgate de informações sobre tradições, lendas, histórias ligadas aos atrativos / roteiros selecionados, por meio de conversas com membros da comunidade.
- Tarde;
Realização de encontro da equipe do projeto para capacitação dos discentes, preparação das ações e para elaboração dos roteiros dos vídeos documentários.
Realização de trabalhos de campo.
01/01/2024
30/10/2024
- Tarde;
Realização de trabalhos de campo para a gravação das imagens que irão compor os mini-documentários
- Tarde;
Edição das imagens coletadas em campo e ajustes no material audiovisual que irá compor os mini-documentários.
- Tarde;
Avaliação das ações desenvolvida tanto pelos participantes, como pela equipe coordenadora do projeto.
- Tarde;
O relatório final será elaborado por toda a equipe do projeto.
- Tarde;
Elaboração de artigo científico sobre o projeto por toda a equipe envolvida.
- Tarde;
Elaboração de artigo científico sobre o projeto por toda a equipe envolvida.