Detalhes da ação

COMUNIDADE MEDICINAL

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000727

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

01/01/2024

Data Fim

30/03/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

elvis pierre alves soares

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Agrárias

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Meio Ambiente

Linha de Extensão

Fármacos e medicamentos

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@petestrategias.ufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 240 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 180 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Resumo

Este projeto é uma ação do PET Estratégias que promoverá a união de saberes populares e conhecimentos científicos acerca de plantas medicinais. Será realizado na comunidade de Vargem do Pombo, do município de José Gonçalves de Minas e com seus resultados serão produzidos trabalhos para submissão em eventos e congressos futuros. Além disso, será elaborado um e-book que poderá ser acessado através do site do PET Estratégias e contribuir em pesquisas posteriores relacionadas a esta temática.


Palavras-chave

Ervas Medicinais; Saberes Populares; Conhecimentos Científicos.


Introdução

As plantas medicinais são espécies vegetais que se caracterizam por conter diversos princípios ativos capazes de realizar o combate de várias enfermidades no organismo humano (CAMPOS; et al, 2022). Estas são utilizadas para tratamento de doenças e comorbidades desde os primórdios da humanidade e o saber popular quanto ao seu uso frequentemente é transmitido de pai para filho ao decorrer das gerações (BOHM; OLIVEIRA, 2022). Entretanto, o uso incorreto de uma planta medicinal pode comprometer a saúde do consumidor ocasionando efeitos tóxicos, reações alérgicas e até morte. Assim, para qualquer que seja o medicamento, mesmo sendo “natural” é indispensável a prudência quanto a sua ingestão para evitar colocar a saúde e a vida em risco, tornando necessário obter informações acerca do uso de plantas medicinais. (MATTOS; et al., 2015 apud FREITAS; et al., 2021). Nesta perspectiva, este projeto de extensão será realizado em uma pequena comunidade rural chamada de Vargem do Pombo que pertence ao município de José Gonçalves de Minas juntamente a agricultores conhecedores de plantas medicinais regionais. Estes as apresentarão informando seus usos costumeiros para o tratamento de doenças e comorbidades. Logo, a equipe de discentes desta ação irá avaliar a veracidade destas informações com auxílio da literatura científica. Então, serão reunidos os saberes populares com os conhecimentos científicos através de um e-book que ficará disponível virtualmente no site do PET Estratégias. Por fim, um formulário eletrônico destinado aos participantes da comunidade-alvo será disponibilizado para que estes possam avaliar as ações deste projeto quanto ao seu impacto sobre os saberes populares até então conhecidos pelos mesmos. Para tal realização, a equipe conta com um membro bolsista do PET Estratégias que é originário da comunidade-alvo. Este verificou interesse por esta ação ao realizar durante o ano de 2023 o projeto intitulado por: Troca de conhecimentos sobre “ervas daninhas” na produção de hortaliças com agricultores da Vargem do Pombo.


Justificativa

É muito comum na zona rural em vários locais do Brasil os agricultores familiares cultivarem plantas medicinais em seus próprios quintais como alternativa à deficiência no atendimento adequado de serviços de saúde e/ou indisponibilidade de medicamentos necessários. (CARVALHO; CAMPOS; LIMA, 2021). Diante disso, é comum que esses agricultores desconheçam algum malefício desse método alternativo devido ao desconhecimento quanto a sua composição. Assim, principalmente pessoas com doenças crônicas podem estar entrando em contato com substâncias capazes de modificar suas taxas metabólicas ou interferir na ação de fármacos industrializados, podendo provocar intoxicações. (SILVA; et al., 2015). Neste sentido, durante a execução desta ação será investigada a eficiência e a segurança quanto ao uso de plantas medicinais populares presentes na comunidade-alvo no tratamento de doenças e comorbidades através da literatura científica. Por fim, pela junção dos conhecimentos científicos e saberes populares será produzido um e-book que será disponibilizado virtualmente para todos os participantes terem acesso no final desta ação. Sendo assim, ao final deste projeto pretende-se avaliar a veracidade da eficiência do uso de plantas medicinais no tratamento de doenças e comorbidades de acordo com a literatura científica. Além disso, espera-se que com a divulgação dos resultados deste projeto desperte interesse em pesquisas futuras sobre esta temática em outras comunidades rurais dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.


Objetivos

OBJETIVO GERAL: *Promover união de conhecimentos científicos e saberes populares acerca de plantas medicinais na comunidade de Vargem do Pombo do município de José Gonçalves de Minas, MG. OBJETIVOS ESPECÍFICOS: *Pesquisar sobre plantas medicinais na literatura científica. *Visitar a comunidade-alvo e obter informações acerca de plantas medicinais. *Produzir e disponibilizar um e-book com os resultados deste projeto. *Obter avaliações acerca do impacto deste projeto sobre os saberes populares da comunidade-alvo.


Metas

Promover a união de saberes populares e conhecimentos científicos com 10 pessoas da comunidade-alvo


Metodologia

Este projeto de extensão será realizado seguindo as seguintes etapas: >>Criação da logo do projeto: Os discentes participantes deste projeto irão produzir uma logo para representar de forma simbólica este projeto sob supervisão do coordenador. >>Revisão bibliográfica: Os discentes participantes também produzirão uma revisão bibliográfica acerca da temática deste projeto e o coordenador avaliará as produções por meio de reuniões. >>Visita à comunidade: Um dos discentes participantes deste projeto é originário e conhecedor da comunidade-alvo e este a visitará a fim de coletar informações populares acerca de plantas medicinais. As pessoas visitadas irão apresentar as plantas medicinais e seus usos costumeiros no tratamento de doenças e comorbidades e o discente irá enviar os dados para os outros discentes organizá-los. >>Validação de informações: Todos os discentes participantes auxiliarão na organização das informações originárias da comunidade-alvo e estas serão pesquisadas na literatura a fim de avaliar sua veracidade e, por fim, todas serão reunidas em um único arquivo para avaliação do coordenador. >>Produção de um e-book: Após isso, com os resultados encontrados durante a realização desta ação, os discentes produzirão em equipe um e-book através da plataforma Canva e esta será avaliada pelo coordenador. >>Disponibilização do e-book: O e-book será disponibilizado no site do PET Estratégias e também será compartilhado pelo meio digital com a comunidade-alvo que participou deste projeto. Sendo assim, este pessoal poderá responder um formulário a fim de avaliarem o impacto deste projeto sobre o uso de plantas medicinais. >>Relatório final: Por fim, o discente participante bolsista do PET Estratégias irá produzir o relatório final desta ação e após a avaliação do coordenador este será enviado para a proexc.


Referências Bibliográficas

OHM, F. Z.; OLIVEIRA, Y. de. Levantamento etnobotânico do consumo de plantas medicinais utilizadas na cidade de Colorado, Paraná. Luminário, v.24, n.01, 2022. Campos, M. L.; et al. Medicinal plants and heavy metals: a library review. Agrarian and Biological Sciences, v. 11, n.9, 2022. FREITAS, A. S. de.; et al. USO DE PLANTAS MEDICINAIS NAS CIDADES DE CRUZÍLIA, SÃO GONÇALO DO SAPUCAÍ E VARGINHA MG. Revista Augustus, v. 27, n.54, 2021. MATTOS, A. A. et al. Levantamento de plantas medicinais comercializadas por raizeiros do mercado municipal central de Montes Claros–MG. Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde, v. 2, n. 1, p. 11-17, 2015. CARVALHO, D. de S.; CAMPOS, M. C. C.; LIMA, J. P. S. de. Caracterização de quintais e aspectos socioeconômicos de moradores que cultivam plantas medicinais em um assentamento rural. Society and Development, v. 10, n.13, 2021. SILVA, D. D. M. da; et al. Atenção Farmacêutica aplicada no estudo de composição elementar de plantas medicinais. Revista de Ciências Farmacêuticas Básica e Aplicada, v.36. n.2, 2015.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Durante a realização desta ação, a comunidade rural de Vargem do Pombo, do município de José Gonçalves de Minas irá fornecer informações acerca dos conhecimentos populares que possuem quanto ao uso de ervas medicinais no tratamento de doenças e comorbidades e a comunidade acadêmica será responsável por analisá-las com base na literatura científica. Por fim, através de um e-book disponibilizado virtualmente e um formulário eletrônico a comunidade-alvo poderá avaliar as ações deste projeto quanto ao seu impacto sobre os saberes populares até então conhecidos.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Este projeto terá como coordenador o geógrafo Elvis Pierre Alves Soares do campus JK da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) que supervisionará e avaliará o discente de Ciência e Tecnologia juntamente aos discentes do curso de Agronomia envolvidos ao longo do desenvolvimento desta ação. Já a comunidade-alvo será composta por agricultores conhecedores de ervas medicinais da comunidade de Vargem do Pombo, José Gonçalves de Minas, MG. Desta forma, os discentes irão conhecer os saberes populares destes agricultores e os avaliará com auxílio da literatura científica e, por fim, produzirão e disponibilizarão um e-book como forma de união entre os conhecimentos obtidos por todos os participantes deste projeto.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Durante a execução desta ação, os discentes colocarão em prática a competência de trabalho em equipe, realização de projetos sociais, pesquisa na literatura científica e análise da veracidade de saberes populares. Desta forma, será investigada a eficiência e a segurança quanto ao uso de plantas medicinais populares presentes na comunidade-alvo no tratamento de doenças e comorbidades. Sendo assim, pela junção dos conhecimentos científicos e saberes populares será produzido um e-book que será disponibilizado virtualmente para todos os participantes terem acesso.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Este projeto será executado com estudantes do curso de Ciência e Tecnologia juntamente a discentes do curso de Agronomia do campus JK da UFVJM e esta interdisciplinaridade poderá trazer diferentes perspectivas durante a execução. Assim, durante a realização desta ação os discentes desenvolveram a capacidade de buscar informações científicas, analisar saberes populares, produzir conteúdos para publicação em eventos e congressos e execução de projetos sociais. Para tal finalidade, o coordenador irá acompanhar, capacitar e avaliar os discentes participantes podendo propor reuniões entre os mesmos discentes envolvidos nesta ação.


Impacto e Transformação Social

Esta ação permitirá ao discente participante ampliar sua visão crítica acerca de saberes populares mediante a literatura científica e auxiliará no desenvolvimento de suas habilidades de trabalho em grupo e de execução de projetos sociais exigidos pelo mercado. Ao mesmo tempo, os agricultores da comunidade-alvo irão relatar informações acerca do uso de plantas medicinais conhecidas na região e estes terão acesso a um e-book que avaliará seus saberes populares que após o lerem avaliarão o impacto das ações deste projeto sobre o que sabiam a respeito deste tema até então.


Divulgação

Este projeto será divulgado por meio das redes sociais do PET Estratégias.


Propriedade(s) Intelectual

Trabalho completo no próximo COBICET e um e-book em forma de cartilha.

Público-alvo

Descrição

São em sua maioria agricultores conhecedores de ervas medicinais e possuem em média 40 anos e pouca escolaridade.

Municípios Atendidos

Município

Desconhecido

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 240 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Produção da logo do projeto por meio da plataforma Canva

Carga Horária 30 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Pesquisar na literatura trabalhos semelhantes a este projeto.

Carga Horária 80 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

O membro bolsista do PET Estratégias visitará e entrevistará o público-alvo a fim de obter informações acerca do uso de ervas medicinais e os demais membros organizarão estas informações

Carga Horária 40 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Pesquisa na literatura para avaliar as informações obtidas pela comunidade-alvo.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Produção de um e-book reunindo todas as informações obtidas.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Enviar o e-book digitalmente para o público-alvo participante e obter avaliações acerca do projeto.

Carga Horária 20 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaborar e enviar o relatório final do projeto para a proexc.