Visitante
Por uma Administração Pública Profissionalizada: Capacitação de Servidores Públicos Municipais para o Desenvolvimento Sustentável"
Sobre a Ação
202203000732
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
05/05/2025
28/04/2026
202104000135 - InterAÇÃO PÚBLICA nos Vales
Dados do Coordenador
adriana aparecida da conceição santos sá
Caracterização da Ação
Ciências Sociais Aplicadas
Educação
Trabalho
Desenvolvimento regional
Regional
Não
Sim
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Sim
Membros
Este projeto propõe a capacitao de servidores publicos municipais nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, por meio de um programa de capacitação voltado ao fortalecimento das competências profissionais e institucionais, em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. A ação será desenvolvida em parceria com a Associação dos Municípios do Vale do Mucuri (AMUC), com foco na melhoria da qualidade dos serviços públicos e na promoção do desenvimento sustentável.
Administração Pública; Extensão Universitária; Capacitação; Desenvolvimento Sustentável; Agenda 2030
O fortalecimento da capacidade institucional dos municípios é um dos pilares para a construção de políticas públicas eficazes e para a consolidação de um Estado comprometido com os princípios da equidade, eficiência e sustentabilidade. No Brasil, essa necessidade é ainda mais premente em territórios historicamente marcados por vulnerabilidades socioeconômicas, como os Vales do Mucuri e Jequitinhonha, situados no nordeste do estado de Minas Gerais. Composta majoritariamente por municípios de pequeno porte, essa região é afetada por desafios estruturais como a baixa densidade técnica nos quadros da administração pública, a evasão de profissionais qualificados e a carência de programas de formação continuada. Nesse contexto, este projeto busca oferecer capacitações temáticas a servidores públicos e conselheiros municipais, com ênfase na implementação dos ODS da Agenda 2030 como norte para a atuação pública. A atuação extensionista proposta neste projeto reconhece que a qualificação dos quadros técnicos e políticos é condição indispensável para a transformação social, sendo também um caminho promissor para o resgate da confiança da população nos serviços públicos e no Estado.
A capacitação contínua de servidores públicos é uma estratégia essencial para o enfrentamento das desigualdades regionais e para a promoção de uma gestão pública eficiente, ética e comprometida com os direitos fundamentais. Os Vales do Mucuri e Jequitinhonha, apesar de sua rica diversidade cultural e potencialidades territoriais, enfrentam limitações institucionais que impactam diretamente a qualidade da prestação dos serviços públicos. A formação qualificada dos agentes públicos permite maior capacidade de resposta às demandas sociais, favorece a inovação no setor público e contribui para o alcance dos ODS, especialmente aqueles relacionados à educação de qualidade (ODS 4), à redução das desigualdades (ODS 10), à paz, justiça e instituições eficazes (ODS 16) e à promoção de parcerias (ODS 17). O projeto se insere ainda na lógica da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, promovendo espaços dialógicos entre universidade e sociedade, que retroalimentam o conhecimento acadêmico com os saberes e as práticas locais.
Objetivos geral Capacitar de servidores públicos municipais na área de abrangência dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha em consonância com a Agenda 2030. Objetivos específicos: • Realizar o diagnóstico das principais demandas formativas dos municípios por meio de escuta ativa com gestores. • Definir temáticas prioritárias e seus respectivos ODS como eixo estruturante das ações de capacitação, nas áreas de interesses definidas após consulta. • Ofertar cursos, oficinas, palestras e seminários, de forma presencial, remota e ou híbrida, com foco em conteúdos aplicados à realidade municipal;
-Capacitar ao longo do projeto, pelo menos 200 servidores públicos e conselheiros municipais dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha; -Realizar no mínimo 5 capacitações temáticas no período de vigência do projeto; -Ampliar o acesso de municípios da região a redes de conhecimento e práticas inovadoras de gestão pública.
A execução deste projeto de extensão será orientada por uma abordagem participativa e colaborativa, estruturada em etapas sucessivas que visam assegurar a efetividade, a pertinência e o alcance das ações formativas junto aos servidores públicos municipais. Inicialmente, será promovida uma reunião estratégica com os parceiros institucionais envolvidos, com o propósito de delinear a proposta de comunicação e articulação com as prefeituras. A execução será organizada em quatro etapas: 1) Planejamento e Articulação: Reunião estratégica com os parceiros (AMUC e prefeituras) para estruturação das ações, divulgação institucional e pactuação de responsabilidades. 2) Diagnóstico Participativo: Realização de escutas com representantes municipais para levantamento das demandas prioritárias de capacitação, utilizando formulários, entrevistas e encontros regionais. 3) Execução das Ações Formativas: Oferta de formações nas temáticas priorizadas, com base nos ODS. As capacitações serão ministradas por docentes, especialistas convidados e técnicos de referência, com formatos presencial, remoto e ou híbridos. 4) Avaliação e Monitoramento: Avaliação com aplicação de instrumentos para aferição de satisfação, relevância, aplicabilidade e sugestões de melhoria, buscando retroalimentar as próximas edições do projeto.
1. BUENO, Ricardo L.; BRELAZ, Gabriela de; SALINAS, Natasha S. C. Administração Pública Brasileira no Século 21: seis grandes desafios. Revista do Serviço Público, n. 67, Edição Especial, p. 7-28, 2016. 2. BRASIL. Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.Disponível em: https://www.mds.gov.br/webarquivos/publicacao/Brasil_Amigo_Pesso_Idosa/Agenda2030.pdf 3. BRASIL. Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras (FORPROEX). Política Nacional de Extensão Universitária.Brasília: FORPROEX, 2012. 4. BRASIL. Constituição Federal de 1988.
A interação dialógica entre a universidade e a sociedade constitui-se como um dos fundamentos mais relevantes da extensão universitária. No âmbito deste projeto, essa interação se materializa por meio de uma escuta ativa e de um diálogo horizontal com os municípios dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, regiões marcadas por desafios históricos em termos de desenvolvimento institucional e qualidade da gestão pública. A proposta reconhece os saberes locais, valoriza as experiências dos gestores e conselheiros e se propõe a construir, conjuntamente, soluções formativas que respondam às demandas reais das administrações municipais. Mais do que levar conhecimento técnico aos territórios, o projeto busca estabelecer uma via de mão dupla, onde a universidade aprende com a realidade dos municípios e, a partir dessa vivência, reconstrói seus processos formativos e sua produção acadêmica. Trata-se, portanto, de uma ação extensionista que rompe com a lógica verticalizada da transmissão de conhecimento e propõe a construção colaborativa de competências, com base na realidade vivida pelos atores sociais envolvidos. O contato direto com a gestão pública local permite uma compreensão mais profunda dos entraves institucionais e das potencialidades territoriais, ampliando as possibilidades de intervenção qualificada e contextualizada. Esse modelo de extensão crítica e transformadora também contribui para o fortalecimento da função social da universidade pública, reafirmando seu compromisso com o desenvolvimento regional, a equidade social e a cidadania plena. A presença da comunidade acadêmica nos espaços municipais favorece o intercâmbio de ideias, o estabelecimento de parcerias duradouras e a construção de soluções inovadoras que tenham impacto direto sobre a vida da população. A extensão, nesse sentido, cumpre sua função de ser um elo vivo entre o conhecimento científico e as necessidades emergentes da sociedade.
O caráter interdisciplinar do presente projeto é evidenciado pela natureza multifacetada dos desafios enfrentados pela gestão pública municipal, os quais exigem abordagens integradas, que envolvam diferentes campos do saber. A capacitação de servidores públicos contempla temáticas que perpassam áreas como Administração Pública, Direito, Economia, Planejamento Urbano, Políticas Sociais, Educação, Saúde e Meio Ambiente, exigindo, portanto, a articulação entre diferentes disciplinas e competências acadêmicas. O enfrentamento dos problemas públicos requer a construção de soluções que transcendem as fronteiras tradicionais do conhecimento. A interprofissionalidade, por sua vez, se manifesta na composição da equipe executora e nas parcerias com profissionais de diferentes áreas de atuação, tanto do meio acadêmico quanto do setor público. A realização de cursos, oficinas e palestras contará com docentes universitários, especialistas convidados, técnicos da administração pública e representantes de conselhos municipais, promovendo um intercâmbio produtivo entre diferentes formas de saber e experiências práticas. Essa diversidade de perspectivas contribui para a complexificação dos debates e para a construção de respostas mais robustas e aplicáveis às realidades locais. Essa abordagem contribui não apenas para o enriquecimento dos conteúdos programáticos, mas também para o fortalecimento de uma cultura de colaboração entre os diversos setores da sociedade. Ao integrar diferentes saberes e profissionais, o projeto reforça o princípio da integralidade nas políticas públicas, promovendo uma formação mais completa para os servidores e estimulando práticas de gestão pública mais articuladas, eficientes e humanizadas. A interdisciplinaridade e a interprofissionalidade, portanto, não são apenas estratégias metodológicas, mas pilares éticos e epistemológicos da ação extensionista.
Este projeto de extensão está comprometido com o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, previsto nas diretrizes do ensino superior brasileiro e fundamental para a formação integral dos estudantes e a qualificação das ações universitárias. Ao promover a escuta ativa com os municípios, levantar demandas formativas e construir propostas educacionais contextualizadas, o projeto transforma-se também em campo fértil para a produção de conhecimento e para o aprimoramento das práticas pedagógicas no ensino da Administração Pública e áreas correlatas. A participação de estudantes de graduação, docentes e pesquisadores na concepção, execução e avaliação das atividades extensionistas permite que as experiências vivenciadas no território retroalimentem os conteúdos curriculares e inspirem novos projetos de pesquisa aplicados. As dificuldades enfrentadas pelos municípios, os desafios institucionais e as boas práticas identificadas no decorrer das capacitações oferecem material empírico valioso para a investigação científica, ao mesmo tempo em que ampliam o repertório dos alunos para além do conteúdo teórico, aproximando-os das realidades concretas da administração pública. Assim, a extensão se configura como um espaço privilegiado para a vivência do conhecimento em sua plenitude, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades práticas, senso crítico, responsabilidade social e capacidade de intervenção. O projeto contribui, portanto, para consolidar a universidade como uma instituição comprometida com a transformação social, a partir de uma atuação acadêmica integrada, colaborativa e voltada ao bem comum. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão não apenas qualifica a formação, mas amplia a relevância e o alcance da produção acadêmica.
A participação dos estudantes de graduação neste projeto de extensão é central e estratégica, tanto do ponto de vista pedagógico quanto do desenvolvimento profissional e pessoal. Envolvidos diretamente na elaboração, organização e execução das atividades formativas, os graduandos terão a oportunidade de vivenciar, na prática, os desafios da gestão pública municipal, bem como desenvolver habilidades essenciais para sua trajetória acadêmica e atuação futura no setor público ou em organizações da sociedade civil. Essa vivência proporciona uma aprendizagem significativa e experiencial, que transcende os limites da sala de aula e permite o contato direto com realidades complexas e desafiadoras. Os estudantes terão papel ativo no levantamento de demandas, sistematização de dados, apoio logístico às capacitações, produção de relatórios e análise de resultados. Essas atividades estimulam o pensamento crítico, a autonomia intelectual, o trabalho em equipe e a capacidade de escuta e adaptação a contextos diversos – competências indispensáveis para um profissional comprometido com a ética pública e com a transformação social. Além disso, ao atuarem como agentes de conexão entre universidade e sociedade, os graduandos se reconhecem como protagonistas na promoção do desenvolvimento local e regional, fortalecendo seu engajamento cidadão e a compreensão do papel social da universidade pública. A extensão, nesse contexto, torna-se uma dimensão formativa que complementa e enriquece o percurso acadêmico, contribuindo de forma direta para a formação de quadros técnicos sensíveis às necessidades sociais e preparados para liderar processos de inovação no setor público.
O projeto tem como propósito último a geração de impactos sociais positivos e duradouros nos Vales do Mucuri e Jequitinhonha, promovendo a profissionalização da administração pública municipal e, por consequência, a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população. Ao capacitar servidores públicos em temáticas prioritárias e alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a proposta contribui para o fortalecimento institucional dos municípios e para a ampliação do acesso a políticas públicas mais eficazes, inclusivas e sustentáveis. A transformação social esperada vai além da melhoria técnica dos profissionais da administração pública: busca-se fomentar uma cultura de inovação, responsabilidade e compromisso com o bem comum, essencial para o desenvolvimento regional e para a superação das desigualdades históricas que marcam os territórios atendidos. O investimento na qualificação dos servidores repercute diretamente na eficiência da gestão, na transparência dos processos, na escuta ativa das demandas sociais e na ampliação do controle social. A médio e longo prazo, espera-se que os municípios beneficiados desenvolvam maior autonomia técnica e administrativa, consolidando redes de cooperação e trocas de experiências que fortaleçam a governança territorial. O projeto, portanto, alinha-se à missão extensionista da universidade de ser agente ativo na construção de uma sociedade mais justa, democrática e solidária, atuando de forma concreta na superação dos desafios do desenvolvimento local e na promoção de uma cidadania plena e participativa.
A divilgação das ações seram realizadas pelas redes sociais do curso.
Público-alvo
A ação atenderá prioritariamente servidores públicos e conselheiros municipais dos Vales do Mucuri e Jequitinhonha.
Municípios Atendidos
Teófilo Otoni - MG
Nanuque - MG
Águas Formosas - MG
Catuji - MG
Itaipé - MG
Bertópolis - MG
Ladainha - MG
Padre Paraíso - MG
Serra dos Aimorés - MG
Ouro Verde de Minas - MG
Novo Oriente de Minas - MG
Campanário - MG
Ataléia - MG
Caraí - MG
Carlos Chagas - MG
Poté - MG
Itambacuri - MG
Machacalis - MG
Crisólia - MG
Setubinha - MG
Malacacheta - MG
Franciscópolis - MG
Fronteira dos Vales - MG
Santa Helena de Minas - MG
Pavão - MG
Novo Cruzeiro - MG
Parcerias
A Associação será responsável pela logistica de deslocamento, alimentação e todo material necessário para realização das atividades.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 240 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO DO PROJETO Planejamento e Articulação • Período: Maio/2025 Diagnóstico Participativo • Período: Maio/2025 Planejamento das Ações Formativas • Período: Maio/2025 Planejamento e elaboração dos instrumentos avaliativos • Período: Maio/2025 Início das capacitações (presenciais, remotas ou híbridas) • Período: Maio/2025 Realização das Capacitações programadas (presenciais, remotas ou híbridas) • Período: Maio/2025 a Dezembro/2025 Sistematização das primeiras avaliações • Período: Agosto/2025 e Setembro/2025 Início da preparação para encerramento • Período: Dezembro/2025 Encerramento das capacitações • Período: Janeiro/2026 Sistematização final das avaliações • Período: janeiro/2026 e fevereiro/2026 Sistematização e análise dos resultados • Período: Fevereiro/2026 e Março/2026 Elaboração do relatório de avaliação final • Período: Março/2026 e Abril/2026 Ajustes finais e preparação para retroalimentação • Período: Abril/2026 e Maio/2026 Encerramento e entrega do relatório final • Período: Maio/2026