Detalhes da ação

EU TAMBÉM SOU UFVJM: Ação de acolhimento e atendimento aos trabalhadores terceirizados da UFVJM

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000740

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Sem Relatório Final

Data Inicio

15/03/2024

Data Fim

15/08/2024


Programa Vínculado

202104000125 - Desenvolvimento de ações com foco na melhoria da qualidade da educação básica nacional


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

evanildo josé da silva

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Trabalho

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Saúde e proteção no trabalho

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

Será criado um perfil no Instagram para divulgação da ação.

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 40 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 5 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

Evento de extensão com o propósito de acolher e atender os trabalhos terceirizados que atuam na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, não apenas com o foco assistencial, mas também de aumentar o senso de pertencimento com a UFVJM e de valorização de tais trabalhadores.


Palavras-chave

Trabalhadores terceirizados. Familiares. Humanização. Inclusão. Saúde. Educação


Introdução

É por meio do processo educativo que o ser humano pode atingir sua potencialidade e desenvolver seus talentos, habilidades, atitudes, como agente integrado à sociedade e ao país. Portanto, é imperativo que o processo educacional esteja em constante processo de mudança, de atualização, para que seja realmente efetivo e construa cidadãos engajados com a transformação da realidade. Por outro lado, o sentir-se parte do universo em que se está inserido é importante para que o indivíduo se sinta acolhido, respeitado, cuidado e assim possa se engajar. Segundo Miriam Debieux Rosa, professora titular do Instituto de Psicologia da USP e coordenadora do Laboratório de Psicanálise da Sociedade e Política da USP “pertencimento é aquela percepção de alguém de ser parte de uma comunidade, de uma família, de um grupo, de uma nação. Ele está muito ligado ao reconhecimento e a como um cidadão tem respeitadas a sua dignidade, a sua cultura, e as suas diferenças”. Neste sentido, é significativa a constatação de que diversas pessoas participam do dia-a-dia da Universidade, mas não têm acesso à maioria da riqueza de conhecimentos e oportunidades inerentes a ela. Pensando nisso, propõe-se a realização de uma ação de extensão com objetivo de acolher, atender e envolver os trabalhadores terceirizados da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, tendo como foco não apenas a assistência, mas também a ampliação do senso de pertencimento com a UFVJM, de valorização de tais trabalhadores e o seu maior engajamento com a instituição.


Justificativa

Necessidade de promover maior senso de pertencimento dos trabalhadores da UFVJM com a instituição, mas também permitir que estes e seus familiares usufruam dos conhecimentos aqui produzidos e da possibilidade de assistência nas diversas áreas do conhecimento.


Objetivos

Objetivo Geral: Desenvolvimento de uma ação de extensão focada nas necessidades dos trabalhadores terceirizados e familiares da UFVJM. Objetivos Específicos: • Prestar assistência à saúde e também em outras áreas do conhecimento; • Realizar ações de educação em saúde; • Avaliar e, se necessário, atualizar o cartão vacinal dos trabalhadores terceirizados; • Discutir sobre acidentes por animais peçonhentos e soro; • Promover ações de doação de sangue e candidatura à doação de medula óssea para a Fundação Hemominas de Diamantina; • Realizar ações de educação com foco na prevenção de acidentes em laboratórios; • Promover ação de formação em primeiros socorros.


Metas

Envolvimento de 50 trabalhadores terceirizados e 10 membros de suas famílias da UFVJM nas ações a serem desenvolvidas.


Metodologia

Para a execução deste projeto, inicialmente serão identificados os membros da comunidade universitária (docentes, servidores técnico-administrativos e discentes) interessados e com potencial para o desenvolvimento das atividades no dia do evento. Serão agendados os espaços físicos e realizados os preparativos necessários para o desenvolvimento das ações. A Pró-Reitoria de Administração, a empresa responsável pelos trabalhadores e os chefes imediatos serão comunicados quanto à proposta de ação, bem como convidados a participar. Serão realizadas ações de divulgação do projeto, bem como de fomento à participação dos trabalhadores terceirizados. Serão aplicados instrumentos de coleta de dados que permitam triar as pessoas com maior necessidade e interesse por cada uma das ações a serem desenvolvidas. O evento será realizado com a participação dos docentes, discentes e servidores técnico-administrativos da UFVJM, contando ainda com a participação de membros da comunidade externa. Após a realização do evento, serão analisados os resultados e redigido um relatório final.


Referências Bibliográficas

DRUCK, Graça. A terceirização no setor público e a proposta de liberalização da terceirização pelo PL 4330. 2015. Disponível em: https://blogdaboitempo.com.br /2015/04/01/a-terceirizacao-no-setor-publico-e-a-proposta-de-liberalizacao-da-terceiriza cao-pelo-pl-4330/. Acesso em: 20 out. 2023. MANCEBO, Deise. Trabalho terceirizado e universidade pública: uma análise a partir da UERJ. EccoS Revista Científica, núm. 44, pp. 159-174, 2017. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/715/71553908008/html/. Acesso em: 20 out. 2023. ROSA, Miriam Debieux in Estanislau, J. Sentimento de pertencimento é a necessidade de manter relações estáveis e de moldar o comportamento. Jornal da USP. Periscópio: Portal de Divulgação Científica do IPUSP. Instituto de Psicologia da USP, 2023. Disponível em: https://sites.usp.br/psicousp/felicitacoes-pelo-seu-aniversario/#:~:text=%E2%80%9CPertencimento%20%C3%A9%20aquela%20percep%C3%A7%C3%A3o%20de,um%20grupo%2C%20de%20uma%20na%C3%A7%C3%A3o. Acesso em 23 out. 2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

No evento serão tratadas diversas questões importantes para o cuidado em saúde, mas também para a prática profissional dos trabalhadores, discutindo o status quo, buscando compreender as demandas e dificuldades atuais, propondo e pactuando mudanças e comportamentos que os leve à maior segurança e condições de saúde.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Trata-se de uma ação integrada com o ensino e a pesquisa, tendo o envolvimento de discentes da graduação e da pós-graduação. Assim, garante-se a integração ensino, pesquisa e extensão, bem como a soma de esforços para que a via de mão-dupla necessária às ações de extensão realmente seja efetivada.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Realizar atendimento clínico, compreender demandas da prática profissional, propor estratégias de intervenção, acolhimento, trabalho em equipe e interdisciplinar, bem como a busca pelo desenvolvimento da pró-atividade são questões importantes na formação dos profissionais da área da saúde, sendo assim a participação de estudantes da graduação e da pós-graduação neste projeto trará contribuições para a sua formação.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Estudantes de diversos cursos de graduação poderão participar deste projeto. A formação do estudante da UFVJM estará em consonância com os tópicos trabalhados no projeto, de modo que este possa contribuir com o processo de formação dos trabalhadores participantes. Além disso, os discentes da UFVJM estarão sob tutoria de um docente, de modo que o estudante possa aprender sobre a análise de problemas enfrentados, bem como possa contribuir com a proposição de possíveis soluções, tornando-se mais engajado com a realidade da comunidade externa, bem como tornando-se mais proativo. Desta forma, antes da realização das atividades no projeto, os discentes serão capacitados e acompanhados pelos docentes-tutores, bem como pela coordenação do projeto. Os discentes acompanharão e participarão de todas as etapas do projeto, quais sejam sua organização, desenvolvimento e análise de dados, bem como redação de artigo/relatórios. A participação e envolvimento dos discentes serão avaliadas pelos docentes tutores, bem como pela coordenação do projeto.


Impacto e Transformação Social

Espera-se que o evento venha contribuir com qualidade de vida e também com a prática profissional dos trabalhadores terceirizados envolvidos e seus familiares.


Divulgação

A divulgação será realizada por meio das redes sociais, solicitando também o apoio da Pró-Reitoria de Administração da UFVJM, das empresas contratadas para a prestação de serviços e das chefias imediatas de tais trabalhadores.


Público-alvo

Descrição

Trabalhadores terceirizados da UFVJM

Descrição

Familiares dos trabalhadores terceirizados

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 40 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Análise de dados e elaboração de relatório final

Carga Horária 15 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Divulgação

Carga Horária 15 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Execução da ação