Visitante
SIMPLES ASSIM: descomplicando a ciência
Sobre a Ação
202203000742
032022 - Ações
Projeto
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
01/01/2024
31/12/2026
Dados do Coordenador
vivian machado benassi
Caracterização da Ação
Ciências Biológicas
Educação
Comunicação
Mídias
Nacional
Não
Não
Sim
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Redes Sociais
Membros
O projeto “SIMPLES ASSIM: descomplicando a ciência”, de caráter multidisciplinar, busca a exploração de diferentes áreas do conhecimento científico e a articulação de ações conjuntas com o objetivo de difundir o conhecimento científico com uma linguagem acessível para o público em geral por meio de lives mensais no YouTube do LMEDP e postagens constantes no Instagram @lmedp.ufvjm e @licel.ufvjm.
Divulgação científica, Instagram, Lives, redes sociais, PROEXT-PG
De acordo com Vale (1998), o desenvolvimento social depende de uma prática social como a ciência, constituindo-se na forma mais eficiente de gerar conhecimento significativo tanto para a resolução de problemas, como para o encaminhamento de muitos problemas humanos. O sistema educacional possui vários objetivos, dentre os quais, proporcionar aos futuros cidadãos um senso crítico acerca dos diversos problemas que porventura irão enfrentar, conhecimentos para que sejam aprendizes mais flexíveis, eficazes e autônomos. Atualmente, observa-se a urgência de uma reorganização da Educação, a fim de dar conta dos desafios impostos pelos processos globais e pelas transformações sociais e culturais. Entretanto, até o momento, o ensino “tradicional” é marcado pela inflexibilidade dos conteúdos, ou seja, uso quase que exclusivo de aulas meramente expositivas com cunho memorístico, com mínima participação dos alunos, e currículo basicamente prescritivo (MORIN, 2002). Vale citar que, em determinadas ocasiões, um dos motivos que leva ao distanciamento do discente, uma aversão às salas de aulas e aos conteúdos é a forma como o conhecimento é passado pelo professor, por exemplo: a falta de figuras e esquemas na introdução de novos assuntos; o não interesse do professor em pesquisar os conhecimentos prévios do aluno ao iniciar um novo conteúdo; a falta de analogias dos conteúdos teóricos com o dia-a-dia; a utilização exacerbada do tempo pelo professor ocasionando um curto período de tempo para que o aluno possa se expressar (GOMES et al., 2008). As condições para um bom ensino nas escolas dependem dos esforços de seus professores, ou mesmo, do trabalho individual de um docente. Para que o aluno compreenda e se encante com as aulas, os professores devem enfatizar atividades que favoreçam a espontaneidade do aluno, correlacionando os conteúdos teóricos expostos nos livros didáticos com os conceitos cotidianos, permitindo a construção de noções necessárias para a compreensão da ciência (MOURA E VALE, 2003). Nesse contexto, a pesquisa científica e a prática de extensão universitária são inerentes às Instituições Federais de Ensino Superior, uma vez que atividades de pesquisa e extensão são implícitas como atividades acadêmicas dos docentes. A Instituição, por sua vez, tem o dever de estimular essas práticas, porém, tão importante quanto à realização de pesquisas é a sua divulgação à comunidade. A importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento social e econômico do país é indiscutível. Sem acompanhar a dinâmica de inovações e descobertas da ciência e tecnologia é impossível competir no mercado globalizado. Apesar dos constantes avanços das tecnologias de educação, percebe-se que o ensino permanece restrito às aulas expositivas, com mínima participação dos alunos, resultando em um ensino escolar distinto e distante do cotidiano do aluno. Dessa forma, o ensino torna-se incompleto e ineficiente. Então, esse projeto visa o uso de ferramentas digitais para a divulgação da ciência para a comunidade de forma interativa, lúdica e com uma linguagem mais acessível.
Os processos e resultados de pesquisas desenvolvidas no âmbito da UFVJM, principalmente aqueles que podem interferir diretamente na vida do cidadão comum, podem ser socializados e discutidos, devendo a UFVJM não somente se preocupar com o desenvolvimento de tecnologias e a formação de seus alunos regulares. Isto posto, é através das ações de extensão que pode-se de maneira efetiva disponibilizar ao público externo o conhecimento adquirido com o ensino e a pesquisa desenvolvidos no ambiente acadêmico, transformando a realidade social da comunidade onde a Universidade está inserida; intervindo em suas deficiências e contribuindo para o desenvolvimento intelectual, científico e cultural da comunidade. Este projeto poderá contribuir de forma significativa na socialização de conteúdos científicos através da divulgação de novas descobertas e da evolução tecnológica humana, pois provê a oportunidade de que comunidades não inseridas na Universidade possam conhecer sobre novas descobertas científicas realizadas pelo Laboratório de Micologia, Enzimologia e Desenvolvimento de Produtos (LMEDP) e do Laboratório Integrado de Cereais e Lipídeos (LICEL), que faz parte da UFVJM, e compreender a evolução tecnológica humana e sua relação com o contexto histórico e social ao longo do tempo. Destaca-se, ainda, o fato de que os alunos do projeto poderão desenvolver diversas atividades, como a capacitação em ferramentas de divulgação científica como o CANVA, Powtoon, elaboração de uma página no YouTube do projeto, google meet e outras plataformas de divulgação científica necessárias, possibilitando um exercício de transposição de linguagem e de enfoque dos conteúdos pedagógicos e científicos trabalhados no âmbito do ensino. As atividades do projeto girarão em torno do princípio de levar até a população, de maneira compreensível, inteligível e contextualizada, o que se passa no mundo da ciência, noticiando as novas descobertas científicas e os resultados experimentados em laboratórios, Universidades e Institutos de pesquisa brasileiros e/ou internacionais nas diversas áreas do conhecimento. A ideia é trabalhar a divulgação da ciência trazendo-a para o cotidiano dos cidadãos comuns, por meio de lives, e a rede social Instagram lmedp.ufvjm e licel.ufvjm.
Gerais Alimentação das redes sociais Instagram lmedp.ufvjm e licel.ufvjm com conteúdos referentes à ciência e tecnologia com enfoque na linguagem lúdica e acessível à população em geral e a criação de lives mensais que serão mantidas na página do YouTube LMEDP. Específicos - Elaborar postagens sobre conteúdos do cotidiano da pesquisa realizada no laboratório de pesquisa LMEDP e LICEL, dos trabalhos publicados, das ações sociais, das participações de eventos científicos e, principalmente, a elaboração de postagens abordando conteúdos expositivos em livros e artigos científicos de forma clara, lúdica e com uma linguagem mais acessível ao público leigo sobre o assunto; - Realização de lives científicas de forma mensal e on line, com temas atuais, sob a orientação dos docentes responsáveis pelo tema, visando uma maior aproximação entre os alunos universitários e o público; - Fazer com que os discentes universitários ganhem conhecimento na confecção de apresentações utilizando-se de diversos recursos, por exemplo, CANVA, Powtoon, Power Point, bem como saber passar o conteúdo de forma correta e com uma linguagem adequada ao respectivo receptor; - Oferecer à comunidade a oportunidade de conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre ciência e tecnologia de uma forma lúdica e interativa; - Propiciar às comunidades dos Vales, onde os campi da UFVJM estão inseridos, mais acesso às informações científicas de forma que o público leigo possa fazer uso da produção deste conhecimento, ampliando a atuação da UFVJM no campo da divulgação científica. - Elaboração de modelos de fungos em impressora 3D para uso em escolas de Diamantina para explicação desse de organismos vivos e sua aplicação em processos industriais.
- Publicação de 2 resumos em eventos científicos; - Orientação de alunos de iniciação científica e alunos de pós-graduação no desenvolvimento do projeto; - Capacitação da equipe discente e docentes quanto às redes sociais Instagram e Youtube, bem como, de ferramentas para elaboração de material de divulgação de ciência; - Oferecer à comunidade a oportunidade de conhecer e aprofundar seus conhecimentos sobre alguns aspectos da ciência e da tecnologia, e ampliar a atuação da UFVJM no campo da divulgação científica; - Viabilizar a inserção da sociedade em um veículo de comunicação institucional, fazendo com que as pessoas participem mais ativamente das realizações da Universidade; - Contribuir para a formação de profissionais qualificados na graduação, muitos dos quais oriundos dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e que têm maior probabilidade de exercer suas atividades profissionais nos Vales, contribuindo para elevar a massa crítica e, desta forma, para o desenvolvimento sócio-econômico-ambiental destas carentes regiões de Minas Gerais;
Serão realizadas reuniões semanais entre os alunos universitários e os coordenadores do projeto para alinhamento das atividades e apresentação das metas e objetivos cumpridos, bem como, tirar as dúvidas e criar um momento de diálogo. Os discentes passarão por capacitações para uso das ferramentas computacionais para a elaboração de postagens no Instagram, bem como, para a criação e postagens das lives. Serão propostas lives mensais sobre diversos temas científicos que serão realizados no período noturno de forma on line. Essas lives ficarão disponíveis no YouTube LMEDP. A proposta desse projeto é a criação de novos quadros e uma maior alimentação dos já existentes nos Instagram LMEDP.UFVJM e LICEL.UFVJM, com o intuito de chegar mais perto e de forma mais efetiva da comunidade. Cada quadro será planejado com intuito de fornecer informações de maneira envolvente e acessível, através de sessões regulares e interações com os seguidores. A partir da reorganização do perfil propõe-se alcançar com satisfação uma quantidade significativa de novas contas interessadas nos diversos quadros que serão criados pelos discentes universitários de maneira interativa, despertando o interesse e a curiosidade das pessoas. Serão impressos 3D fungos para uso da divulgação desse de organismos vivos em escolas de Diamantina como forma de informação do uso em processos industriais.
VALE, J. M. F. do. Educação científica e sociedade. In: NARDI, R. (Org.). Questões atuais no ensino de ciências. São Paulo: Escrituras, 1998. p. 1-7. MORIN, E. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 6.ed. São Paulo: Cortez, 2002. GOMES, F.K.S.; CAVALLI, W.L.; BONIFÁCIO, C.F. Os problemas e as soluções no ensino de Ciências e Biologia. 1º Simpósio Nacional de Educação. XX Semana da Pedagogia. Unioeste/Cascavel-PR. 2008.
Serão apresentados conteúdos técnicos de forma interativa com linguagem apropriada sobre diversos temas de ciência usando a plataforma social Instagram e lives no YouTube.
Serão abordados conteúdos sobre diversas áreas da ciência por meio de postagens no Instagram e em lives.
Para que os discentes universitários possam elaborar as postagens deverão estudar os conteúdos teóricos acerca dos diversos temas e elaborar postagens mais dinâmicas para apresentação à comunidade.
Ao longo das atividades abordadas no presente projeto, os discentes colaboradores da UFVJM poderão exercitar seus conhecimentos adquiridos durante os cursos de graduação, além de adquirirem novas habilidades importantes em suas formações como cidadãos e profissionais.
A população em geral terá acesso ao conhecimento científico de forma acessível.
Divulgação científica, Instagram, Lives no YouTube
Ao verificar que o ensino está centrado no livro didático e na memorização de informações, observa-se um distanciamento dos alunos pelo encanto da ciência, uma vez que os mesmos mostram-se pouco interessados pela disciplina e apresentam a ideia de que as disciplinas trabalham com conteúdos cheios de nomes a serem decorados, sem aplicações práticas. Dessa forma, coloca-se uma questão: Como atrair o aluno para o ensino de ciências? Como abordar o conteúdo teórico no dia-a-dia do discente? Uma possível resposta a essa problematização seria analisar e colocar em prática a importância da experimentação no ensino, com o uso da ferramentas Instagram e de lives no YouTube abordando diversos temas atuais da ciência e tecnologia. O projeto, de caráter multidisciplinar, busca a exploração de diferentes áreas do conhecimento científico e a articulação de ações conjuntas para difundir o conhecimento científico para o público em geral.
Público-alvo
Comunidade Brasileira
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 900 h
- Manhã;
- Tarde;
Diversos assuntos referente à ciência, em especial, micologia, enzimologia e desenvolvimento de produtos serão selecionados e será montado redes de conversas, palestras, mesas redondas para discussão mensal no período da noite de forma on line, por pesquisadores renomados na área. Os discentes universitários que farão o convite e irão mediar as conversas, sob orientação das coordenadoras.
Criação de postagens no Instagram
01/01/2024
31/12/2024
- Manhã;
- Tarde;
Serão alimentadas as postagens do Instagram lmedp.ufvjm, bem como, criados novos quadros para postagens diárias no Instagram como forma de divulgação científica de forma lúdica, interativa e com uma linguagem acessível.
- Manhã;
- Tarde;
Serão alimentadas as postagens do Instagram licel.ufvjm, bem como, criados novos quadros para postagens diárias no Instagram como forma de divulgação científica de forma lúdica, interativa e com uma linguagem acessível.