Detalhes da ação

Programa de Rádio - EntreLinhas

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000747

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/03/2024

Data Fim

28/02/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

davidson afonso de ramos

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Comunicação

Área Temática Secundária

Direitos Humanos e Justiça

Linha de Extensão

Mídias

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 110 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 110 h
Resumo

Este projeto visa uma aproximação entre a universidade e 25 cidades do Alto e Médio Jequitinhonha. O objetivo é produzir um programa semanal de análise de conjuntura política, com os principais assuntos da semana, envolvendo sociedade, cultura, política e economia. Este programa promoverá um espaço de integração, interação e aprendizagem mútua, visando o intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços.


Palavras-chave

Política, economia, cultura e sociedade


Introdução

Das três funções fundamentais e indissociáveis da Universidade (ensino, pesquisa e extensão), a extensão se refere à aplicação prática do conhecimento, ela estabelece a interação e a presença da universidade na sociedade, na vida cotidiana das pessoas. Em outras palavras, uma aproximação entre academia e comunidade. "A Extensão Universitária é o processo educativo, cultural e científico que articula o Ensino e a Pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre Universidade e Sociedade. A Extensão é uma via de mão- dupla, com trânsito assegurado à comunidade acadêmica, que encontrará, na sociedade, a oportunidade de elaboração da praxis de um conhecimento acadêmico. No retorno à Universidade, docentes e discentes trarão um aprendizado que, submetido à reflexão teórica, será acrescido àquele conhecimento. Esse fluxo, que estabelece a troca de saberes sistematizados, acadêmico e popular, terá como consequências a produção do conhecimento resultante do confronto com a realidade brasileira e regional, a democratização do conhecimento acadêmico e a participação efetiva da comunidade na atuação da Universidade. Além de instrumentalizadora deste processo dialético de teoria/prática, a Extensão é um trabalho interdisciplinar que favorece a visão integrada do social". (FORPROEX, 1987). Este projeto visa exatamente uma aproximação entre a universidade e 25 municípios do Alto e Médio Jequitinhonha. O objetivo é produzir um programa semanal de análise de conjuntura política, com os principais assuntos da semana, envolvendo sociedade, cultura, política e economia. Este programa promoverá as seguintes ações: 1. Ampliar o diálogo entre a comunidade universitária e a comunidade do Alto e Médio Jequitinhonha. 2. Criar um espaço de integração, interação e aprendizagem mútua, visando o intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços.


Justificativa

A mídia desempenha um importante papel na vida dos cidadãos contemporâneos. Uma parte considerável do que sabemos a respeito do mundo ao nosso redor tem a intermediação das mídias, dos meios de comunicação (televisão, rádio, jornais e revistas impressas). Ela transmite informações e ao mesmo tempo valores, ideias e interpretações. Entretanto, como afirma Miguel (2007), quando falamos de mídia e de meios de comunicação de massa, devemos ir além da ideia de que ele se limitaria às TVs, rádios, jornais ou revistas. Apesar da importância histórica e inegável desse tipo de mídia, deve-se incluir indústrias com a editorial (livros), cinematográfica e fonográfica. Pode- se incluir também os outdoors, softwares e internet. Ou seja, as possibilidades de acesso à informação e ao entretenimento se ampliaram significativamente na atualidade. Assim como a nossa dependência em relação a ela. Mais contemporaneamente, não podemos deixar de levar em consideração as redes sociais que desempenham um papel fundamental na produção e disseminação de informações. Ainda de acordo com o mesmo autor, é preciso apontar também que as mídias e a imprensa em particular, desempenham um papel importante na formação de uma “agenda pública”, isto é, a escolha de questões que mobilizam a opinião pública. Ela tem criado uma sociabilidade que se organiza através dos assuntos transmitidos diariamente para a população pelas mídias. Outro impacto importante ocorre na sua influência sobre os funcionários governamentais e políticos. Isso acontece por que a atenção que a mídia pode dar a um assunto específico, mobilizando a opinião pública, pode levar os agentes de governo e seus gestores a focarem-se no mesmo problema a fim de responder a ele diante de público mais amplo. Diante da centralidade obtida pelos meios de comunicação, tal como foi apontado acima, o Projeto tem a intenção fazer com que o conhecimento desenvolvido dentro das instituições universitárias possa circular de forma mais democrática, em linguagem acessível, para além dos seus muros. Dessa maneira, agregamos um público maior do que o interno e cumprimos com a obrigação de extensão da universidade. Destaca-se que se é importante desenvolver formas de comunicação e troca com a comunidade que cerca a universidade, ou seja, as cidades e seus habitantes nos mais diferentes campos de conhecimento, ela se torna cada vez mais urgente nos assuntos que dizem respeito à política e afins. Em um país que busca mais desenvolvimento e democracia, e em uma região tão desigual, com tantos problemas de inclusão social, é fundamental a construção de um espaço de troca de informações, de produção de conhecimento, de envolvimento do público universitário e da comunidade. Ela oferece a possibilidade de promover a reflexão e a ação no sentido de aperfeiçoamento da democracia e na construção da cidadania. Assim, o projeto “EntreLinhas” baseia-se nas seguintes diretrizes, estabelecidas pela Política Nacional de Extensão elaborada pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras: 1. Interação Dialógica – O Programa visa desenvolver relações entre Universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes, superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais. Importante destacar que essa interação será feita através das redes sociais, nas quais a comunidade poderá se expressar a respeito do conteúdo, podendo esse retorno ser utilizado dentro do programa no momento do debate. Não se trata mais de “estender à sociedade o conhecimento acumulado pela Universidade”, mas de produzir, em interação com a sociedade, um conhecimento novo. Um conhecimento que contribua para a superação da desigualdade e da exclusão social e para a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática. Esse objetivo pressupõe uma ação de mão dupla: da Universidade para a sociedade e da sociedade para a Universidade. Isto porque os atores sociais que participam da ação também contribuem com a produção do conhecimento. Eles também oferecem à Universidade os saberes construídos em sua prática cotidiana, em seu fazer profissional ou vivência comunitária. 2. Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade – O programa, eventualmente, poderá convidar especialistas de diversas áreas para debater e contribuir sobre os mais diversos assuntos de modo a combinar diversos modelos, conceitos e metodologias oriundos de várias disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela construção de alianças intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais. 3. Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão – o Programa EntreLinhas trata-se de um projeto acadêmico voltado para a comunidade (extensão). O projeto ganha efetividade na medida em que está vinculado ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa). O Projeto abre múltiplas possibilidades de articulação entre a Universidade e a sociedade visando à produção de conhecimento dentro de uma metodologia participativa que prioriza o diálogo. Para que todos os atores possam contribuir para a transformação social em direção à justiça, solidariedade e democracia, é preciso que eles tenham clareza dos problemas sociais sobre os quais pretendem atuar, do sentido e dos fins dessa atuação, do ‘arsenal’ analítico, teórico e conceitual a ser utilizado, das atividades a serem desenvolvidas. 4. Impacto e Transformação Social – A expectativa é de que o programa ofereça contribuições relevantes para o desenvolvimento social da região, assim como apontar aprimoramentos para as políticas públicas.


Objetivos

Objetivos Gerais: Estabelecer no âmbito da Rádio Bom Sucesso um programa semanal de análise de conjuntura política com dois professores da UFVJM. No programa serão analisados os principais assuntos da semana envolvendo sociedade, cultura, política e economia. Objetivos Específicos: 1. Ampliar o diálogo entre a comunidade universitária os municípios do Médio e Alto Jequitinhonha. 2. Criar um espaço de integração, interação e aprendizagem mútua e intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços.


Metas

A pretensão do Projeto EntreLinhas é possibilitar: Impactos diretos - Possibilitar o diálogo entre professores da UFVJM e os ouvintes da Rádio Bom Sucesso espalhados por 25 municípios do Médio e Alto Jequitinhonha, através do debate sobre os problemas políticos, sociais, culturais e econômicos que movimentam a opinião pública; - Relacionado ao primeiro aspecto destacado acima, aprofundar a responsabilidade da Universidade junto ao seu entorno, possibilitando novos diálogos com a comunidade e grupos sociais e fortalecendo a Extensão da UFVJM. Impactos Indiretos - Possibilidade de criação de diálogo e participação de especialistas de outras áreas de conhecimento. Dessa forma, o Programa pode se constituir como um espaço interdisciplinar.


Metodologia

O projeto consiste no estabelecimento, junto à Rádio Bom Sucesso, de um programa semanal de análise de conjuntura política. No programa serão analisados os principais assuntos da semana envolvendo sociedade, cultura, política e economia, através de um bate papo, com participações especiais e entrevistas sempre que possível. O programa “EntreLinhas” será gravado em estúdio e reproduzido pela Rádio Bom Sucesso.


Referências Bibliográficas

Aldé, A. (2001). A construção da Política: cidadão comum, mídia e atitude política. Ciência Política. Rio de Janeiro, IUPERJ. Doutorado. Andrews, C. W. (2006). "Investigando a legitimidade: estudo de atitudes de público em relação aos papéis do Estado e do mercado." Opinião Pública 12(2). Bourdieu, P. (1997). Sobre a Televisão seguido de A influência do jornalismo e os Jogos Olímpicos. Rio de Janeiro, Jorge Zahar Editor. Echegaray, F. (2001). "O papel das pesquisas de opinião pública na consolidação da democracia: a experiência latino-americana." Opinião Pública 7(1). FORPROEX - Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus, 2012. Howlett, M. (2000). "A dialética da opinião pública: efeitos recíprocos da política pública e da opinião pública em sociedades democráticas contemporâneas." Opinião Pública 6(2). Marques, F. P. J. A. (2006). "Debates políticos na internet: a perspectiva da conversação civil." Opinião Pública 12(1). Miguel, L. F. (2002). Política e Mídia no Brasil: episódios da história recente. Brasília, Editora Plano. Miguel, L. F. (2004). Mídia e Opinião Pública. Sistema Político Brasileiro: uma introdução. L. Avelar and A. O. Cintra. Rio de Janeiro / São Paulo, Konrad-Adenauer / Ed. UNESP. Mota, R. and F. Tavares (2006). Regulação da mídia. Reforma política no Brasil. L. Avritzer and F. Anastasia. Belo Horizonte, Ed. UFMG/PNUD. Rubim, A. A. C. (2000). Comunicação e Política. São Paulo, Hacker Editores. Rubim, A. A. C. o. (2004). Comunicação e Política: conceitos e abordagens. Salvador, Edufba. Sartori, G. (2001). Homo videns: televisão e pós-pensamento. Bauru, EDUSC


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O Programa visa desenvolver relações entre Universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes, superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais. Importante destacar que essa interação será feita através das redes sociais, nas quais a comunidade poderá se expressar a respeito do conteúdo, podendo esse retorno ser utilizado dentro do programa no momento do debate. Não se trata mais de “estender à sociedade o conhecimento acumulado pela Universidade”, mas de produzir, em interação com a sociedade, um conhecimento novo. Um conhecimento que contribua para a superação da desigualdade e da exclusão social e para a construção de uma sociedade mais justa, ética e democrática. Esse objetivo pressupõe uma ação de mão dupla: da Universidade para a sociedade e da sociedade para a Universidade. Isto porque os atores sociais que participam da ação também contribuem com a produção do conhecimento. Eles também oferecem à Universidade os saberes construídos em sua prática cotidiana, em seu fazer profissional ou vivência comunitária.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O programa, eventualmente, poderá convidar especialistas de diversas áreas para debater e contribuir sobre os mais diversos assuntos de modo a combinar diversos modelos, conceitos e metodologias oriundos de várias disciplinas e áreas do conhecimento, assim como pela construção de alianças intersetoriais, interorganizacionais e interprofissionais.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O Programa EntreLinhas trata-se de um projeto acadêmico voltado para a comunidade (extensão). O projeto ganha efetividade na medida em que está vinculado ao processo de formação de pessoas (Ensino) e de geração de conhecimento (Pesquisa). O Projeto abre múltiplas possibilidades de articulação entre a Universidade e a sociedade visando à produção de conhecimento dentro de uma metodologia participativa que prioriza o diálogo. Para que todos os atores possam contribuir para a transformação social em direção à justiça, solidariedade e democracia, é preciso que eles tenham clareza dos problemas sociais sobre os quais pretendem atuar, do sentido e dos fins dessa atuação, do ‘arsenal’ analítico, teórico e conceitual a ser utilizado, das atividades a serem desenvolvidas.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes que, porventura, participem como voluntários do Programa EntreLinhas terão a oportunidade de ter contato direto com as grandes questões contemporâneas. Este permitirá o enriquecimento da experiência discente em termos teóricos e metodológicos, ao mesmo tempo em que abrem espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira. Importante destacar, que os programas ficarão disponíveis nas redes sociais e poderão ser utilizados em sala de aula.


Impacto e Transformação Social

A expectativa é de que o programa ofereça contribuições relevantes para o desenvolvimento social da região, assim como apontar aprimoramentos para as políticas públicas.


Divulgação

O programa EntreLinhas será veiculado semanalmente na programação regular da Rádio Bom Sucesso, bem como nas redes sociais da rádio e dos professores envolvidos.


Público-alvo

Descrição

A Rádio Bom Sucesso transmite a partir de Minas Novas e atinge mais de 25 cidades do Alto e Médio Jequitinhonha, abrangendo uma área com mais de 400 mil ouvintes contando os centros comerciais de Araçuaí, Capelinha, Turmalina e Itamarandiba, além da maior parte dos distritos de Diamantina.

Municípios Atendidos

Município

Minas Novas - MG

Município

Diamantina - MG

Município

Araçuaí - MG

Município

Berilo - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Produzir e veicular o Programa

Participação da Instituição Parceira

Disponibilização do estúdio para a gravação dos programas

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 110 h

Carga Horária 110 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Preparação e gravação dos programas envolvendo 30 minutos de programa e 1h:30min para preparação incluindo: montagem da pauta e estudo dos assuntos a serem tratados.