Detalhes da ação

Canal Hop Musical (3ª temporada)

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000749

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

19/02/2024

Data Fim

15/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

jose rafael madureira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Cultura

Linha de Extensão

Artes visuais

Abrangência

Internacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Externo
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Resumo

Projeto de produção de conteúdo audiovisual de Arte, Cultura, Filosofia e Educação (entrevistas, podcast, ensaios visuais, documentários) a ser divulgada através do canal Hop Musical (YouTube)


Palavras-chave

canal YouTube, Arte, Cultura, Filosofia, Educação


Introdução

O projeto Canal Hop Musical teve início em 15 de janeiro de 2021 como estratégia de sobrevivência durante a pandemia do Coronavírus. A proposta era reunir artistas e pesquisadores (conferências, entrevistas, bate-papo) para falarem de Arte, Cultura, Filosofia e Educação e darmos continuidade à articulação entre pesquisa, ensino e extensão universitária. Os encontros aconteciam pela plataforma Zoom e o material editado (vídeo) era divulgado em nossa conta no YouTube. Além desse material, nos propusemos a produzir pequenos documentários e ensaios visuais sobre a temática da Arte-Educação. Na primeira temporada do projeto, com duração de 12 meses, produzimos um total de 42 vídeos (7 programas e dois videodocumentários) e tivemos 211 inscritos e alcançamos 4.350 visualizações, um número considerável para um canal amador de produção de conteúdo acadêmico. A síntese dessa experiência – devidamente ilustrada com as miniaturas dos vídeos – foi publicada na Revista da Extensão (UFRGS) ao final de 2022 (MADUREIRA; PADILHA, 2022). O relativo sucesso do empreendimento nos motivou a seguir em frente e dar continuidade ao projeto, agora em sua segunda temporada, que se efetivou de fevereiro de 2022 a dezembro de 2023. Ao final desse período, contabilizamos 110 vídeos publicados, 362 inscritos e 14.769 visualizações. E como canal Hop Musical continua avançando pouco a pouco – pian, piano si va lontano (“devagar se vai longe”) – resolvemos cadastrar esta terceira temporada do projeto, com duração de 24 meses.


Justificativa

O projeto Hop Musical tem se revelado com uma singular oportunidade de reunir pessoas (artistas e pesquisadores) e produzir conteúdos acadêmicos através de uma linguagem audiovisual que, por sua natureza lúdica e volátil, tem conseguido circular com maior facilidade, no Brasil como no exterior, atingindo um número bastante elevado de pessoas: estudantes, professores, acadêmicos e demais interessados na temática do canal (comunidade externa). Os vídeos publicados têm sido largamente utilizados nas aulas da graduação (unidades curriculares) e fomentado as discussões e produções do Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música (CNPq), o que ratifica o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão previsto no artigo 207. Também estamos nos mobilizando, enquanto NDE e colegiados de Curso, para que este projeto possa se adequar à curricularização da extensão prevista nos projetos pedagógicos de nossos cursos de graduação (Educação Física), o que pode se estender a outros cursos, se for o caso. A proposta vai ao encontro daquilo que acreditamos ser um dos papeis mais importantes da extensão universitária, a formação estética e cultural (MADUREIRA, 2019, 2021, 2022).


Objetivos

1. Fomentar a produção de material audiovisual sobre arte, cultura, filosofia e educação no formato de transmissões ao vivo (webinars/lives), entrevistas, documentários e podcasts articulando as atividades do ensino de Graduação em Educação Física (disciplinas: EDF067, EDF062, EDF086 e EDF059) e as atividades pesquisa do Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música (CNPq); 2. Divulgar o material audiovisual produzido no Canal Hop Musical (YouTube) e, desse modo, contribuir com a formação cultural de estudantes e profissionais de Artes, Educação Física, Ciências Humanas e Filosofia, entre outras, e demais interessados na temática do canal


Metas

1. Produzir um total de 50 vídeos; 2. Alcançar um total de 1.000 inscritos; 3. Atingir um número total de 100.000 visualizações


Metodologia

A criação e divulgação de conteúdo para o Canal Hop Musical leva em consideração 3 etapas de produção: 1) Pré-produção – momento em que é preciso contatar individualmente os colaboradores, apresentar as demandas dos programas e discutir o cronograma de execução (lives ou gravações); 2) Produção – momento em que toda equipe se organiza para efetivar a execução dos eventos com transmissão ao vivo ou em estúdio (plataforma Zoom) e sua divulgação (arte, cartazes, mídias sociais, portais institucionais, mala direta). Obs.: no caso das outras produções (playlists, podcasts, entrevistas, documentários), é nesta etapa que organizamos e gravamos o material bruto (sem prévia edição); 3) Pós-produção – momento em que todo material gravado é editado (criação de miniaturas, vinhetas, textos, legendas, créditos de produção) e disponibilizado manualmente no canal Hop Musical, observando-se todas as exigências de upload previstas pela plataforma Youtube para vídeos públicos. A avaliação da ação será realizada nesta etapa através de reuniões com os integrantes do projeto e formulário a ser encaminhado para os inscritos na mala direta do Hop Musical


Referências Bibliográficas

ALMEIDA, M. J. Imagens e sons: a nova cultura oral. 3. Ed. São Paulo: Cortez, 2004. BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. 8. ed. São Paulo: Brasiliense, 2012. BRASIL. [Constituição (1988)].Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, [2016]. Disponível em: https://www.senado.leg.br/atividade/const/con1988/con1988_18.02.2016/CON1988.pdf. BRASIL. Ministério da Cultura. Plano Nacional de Cultura. Brasília: MinC, 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2010/lei/l12343.htm. CANAL HOP MUSICAL. Página oficial do canal Hop Musical. Disponível em: https://www.youtube.com/c/HopMusical. FONTES, D. T. M. Uma comparação das visualizações e inscrições em canais brasileiros de divulgação científica e de pseudoci-ência no YouTube. Journal of Science Communication (América Latina), v. 4, n. 1, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://jcomal.sissa.it/sites/default/files/documents/JCOMAL_0401_2021_A01_pt.pdf. FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária. Manaus: 2012. MADUREIRA, J. R. Extensão universitária e formação acadêmica: alguns apontamentos sobre os 5 anos de vigência do Programa de Bolsas de Apoio à Cultura e à Arte da UFVJM. Revista ELO – Diálogos Em Extensão, 8(2), 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/elo/article/view/7317 MADUREIRA, J. R. Arte e formação cultural: algumas considerações sobre o papel da extensão universitária. Revista UFG, Goiânia, v. 21, n. 27, 2021. Disponível em: https://revistas.ufg.br/revistaufg/article/view/70520 MADUREIRA, J. R. Corpo-movimento-jogo e formação cultural: inter-ações da Educação Física na Extensão Universitária. Expressa Extensão, v. 27, n. 3. 2022. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/expressa/article/view/2218/1765 MARTINHO, M.; PINTO, M.; KUZNETSOVA, Y. Scholars’ YouTube Channels: content analysis of educational vídeos. Internet Latent Corpus Journal, v. 1, n. 2, p. 76-90, 2012. Disponível em: <https://www.researchgate.net/publication/232747160_Scholars'_You-Tube_channels_content_analysis_of_educational_videos>. QUEIROGA JÚNIOR, T.; DULCI, T. “Professores-youtubers”: análise de três canais do YouTube voltados para o ensino de história. Revista Escritas do Tempo (UNIFEESPA), Marabá/PA, v. 1, n., 1, p. 4-29, jun. 2019. Disponível em: <https://periodicos.unifesspa.edu.br/index.php/escritasdotempo/article/view/410/62>. SIQUEIRA, D. C. O. Televisão e divulgação científica. Revista ComCiência (SBPC), Campinas/SP, n. 100, 2008, p. 1-3. Disponível em http://comciencia.scielo.br/pdf/cci/n100/n100a14.pdf. SUAREZ , R. Nota sobre o conceito de Bildung (formação cultural). Kriterion, Belo Horizonte, n.112, dez. 2005. Disponível em: https://www.scielo.br/j/kr/a/7Hh9d3cv6 KNT 4bgrNx-cPqGn/?lang=pt#.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O fundamento do projeto é a troca de saberes e experiências entre os colaboradores (pesquisadores, artistas) e os professores e estudantes de várias instituições e coletivos artísticos, uma rede de diálogo com pessoas e setores sociais de vários estados do Brasil e exterior. Essa troca de saberes realizar-se-á através da interação dos participantes presentes nos eventos realizados ao vivo e também através da possibilidade de diálogo posterior entre o público e os convidados, lembrando que os contatos e redes sociais dos convidados serão disponibilizados nas descrições dos vídeos/podcasts. Também será divulgado o contato de e-mail do Canal Hop Musical (hopmusical@gmail.com), que permanecerá ativo durante o período de execução do projeto.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Ciência, arte e filosofia são campos indissociáveis do conhecimento sobre os quais todas as disciplinas acadêmicas se organizam. Não é possível fazer arte ou pensar sobre a arte sem os pressupostos estético-filosóficos, assim como não é possível realizar uma produção cultural de impacto que não esteja atrelada a diversas ciências. O projeto Canal Hop Musical visa estabelecer relações com diversas áreas, a saber: filosofia, arte, psicologia, ciência e tecnologia. Todas essas áreas se encontram para responder aos desafios da educação e da cultura.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Todas as ações vinculadas ao projeto Canal Hop Musical possuem uma relação orgânica com as atividades do Grupo de Estudos em Métodos e Técnicas de Ensino de Dança, Teatro e Música (CNPq) e com as atividades de ensino de várias unidades curriculares do vinculadas à estrutura curricular do curso de graduação em Educação Física da UFVJM. Essa dinâmica é a seguinte: a pesquisa suscita elementos que são colocados à prova no ensino de graduação (materiais didáticos, traduções de manuais e artigos técnicos, elaboração de teorias e conceitos estéticos) e, em seguida, aplicadas nas ações de extensão; o movimento contrário também se observa, ou seja, os resultados obtidos nas ações de extensão são revistos durante o ensino e posteriormente analisados pelo grupo de pesquisa, o que impulsiona a produção de trabalhos científicos (artigos, comunicações, resumos, posters). O projeto Canal Hop Musical orienta-se através dessa dinâmica, na qual os conceitos teóricos nascem da pesquisa e são experimentados no ensino (público interno) e na extensão (público externo).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Como já discutimos amplamente em outras produções (MADUREIRA, 2019, 2021, 2022), a extensão universitária é um campo que potencializa a formação acadêmica de excelência do estudante. A participação em um projeto de extensão, mesmo que estes não estejam diretamente ligado à área de formação acadêmica do estudante, é uma oportunidade singular para a conquista de um novo ponto de vista da realidade, o que poderá ampliar sua percepção das dinâmicas socioculturais que, muitas vezes, encontram-se ausentes da sala de aula ou dos laboratórios de pesquisa científica. Essa experiência – no sentido filosófico da Erfahrung (BENJAMIN, 2012) – é uma preciosa ferramenta (estética) que poderá impulsionar pensamentos mais críticos e encorajar o futuro profissional a agir com mais confiança e precisão diante dos desafios do mercado de trabalho. Muitos estudantes, ao contrário do que poderíamos imaginar, não tem conhecimento nem habilidade para lidar com as exigências da construção de um canal de conteúdo. A produção de um vídeo mais elaborado, por exemplo, leva em considerações aspectos técnicos sofisticados e complexos da linguagem audiovisual que não são ensinados na universidade, excetuando-se os cursos de comunicação e jornalismo. Nesse sentido, a oportunidade de participar ativamente da construção dos conteúdos do Canal Hop Musical, o que envolve protocolos de produção muito bem definidos – desde a escolha da temática e do convidado, o agendamento da entrevista até a escolha da trilha sonora, das fontes gráficas a serem escolhidas para os títulos e legendas – poderá possibilitar ao estudante uma compreensão mais elaborada sobre como lidar com a “nova cultura oral” (ALMEIDA, 2004) que se apresenta como imprescindível para a conquista de um lugar no mercado profissional. Neste projeto, os estudantes envolvidos participarão ativamente de todas as etapas previstas (pré-produção, produção e pós-produção), observando-se que todas as atividades serão realizadas online, através de reuniões presenciais e virtuais de trabalho.


Impacto e Transformação Social

Os conteúdos a serem produzidos e disponibilizados no Canal Hop Musical são mais longos do que o tempo médio de visualização dos internautas (30 segundos ou, no máximo, 2 minutos). Isso irá requerer do público-alvo um considerável envolvimento (engajamento) que, por outro lado, poderá ampliar o impacto da ação sob o aspecto da formação cultural e, consequentemente, sobre a transformação social. Cada indivíduo ou coletivo que puder apreciar algum conteúdo produzido pelo Canal Hop Musical poderá compartilhar esse material com grande facilidade em seu círculo pessoal (mídias sociais), promovendo um movimento de reverberação que poderá atingir um número incalculável de pessoas. A entrevista com o coreógrafo Sandro Borelli (dançarino trágico), por exemplo, oferece à comunidade um panorama atual sobre os problemas da cultura, da arte e da educação no Brasil, fomentando a reflexão filosófica e problematizando questões sociais que são urgentes e necessárias para a emancipação dos sujeitos. Nossa instituição, seja na figura de seus servidores, técnicos, professores ou estudantes, se desdobra para assimilar um novo cenário imposto pela revolução midiática e tecnológica (digital). O projeto Canal Hop Musical revela-se como uma tentativa de produzir e divulgar um material audiovisual com um conteúdo mais crítico e reflexivo (do senso comum ao sentido sintético), através uma forma mais leve e de fácil circulação que poderá abrir espaço e preparar os internautas para mergulhos em águas mais profundas.


Divulgação

A divulgação das produções do projeto será feita através de notificação, para os inscritos, mala direta pelo e-mail hopmusical@gmail.com (atualmente com 2.000 contatos de vários estados do Brasil),Portal da UFVJM, redes sociais oficiais da UFVJM (DICOM) e redes sociais dos colaboradores e apoiadores externos


Público-alvo

Descrição

Estudantes, professores e técnicos e outras instituições de ensino super

Descrição

Professores de Artes, Educação Física e Humanidades da rede pública e privada de ensino básico

Municípios Atendidos

Município

Palmas - TO

Município

Maceió - AL

Município

Campinas - SP

Município

Indaiatuba - SP

Município

Santos - SP

Município

Diamantina - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Unaí - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Belo Horizonte - MG

Município

Florianópolis - SC

Município

Curitiba - PR

Município

Montes Claros - MG

Município

Rio de Janeiro - RJ

Município

Recife - PE

Município

Natal - RN

Município

Santa Cruz - RN

Município

Fortaleza - CE

Município

Paracuru - CE

Município

São Luís - MA

Município

Salvador - BA

Município

Petrolina - PE

Município

Porto Alegre - RS

Município

Goiânia - GO

Município

Brasília - DF

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 500 h

Carga Horária 150 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Contato com os palestrantes e convidados e agendamento de conversa sobre as propostas (telefone e/ou e-mail), realização de conversa por videoconferência para apresentar a proposta (temas, datas, formato), elaboração da arte de divulgação (cartazes e teasers)

Carga Horária 150 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Divulgação dos eventos, gravação de entrevistas e programas, produção dos eventos com transmissão ao vivo

Carga Horária 200 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Organização e edição de todo material gravado, criação de miniaturas para os vídeos e podcasts, upload do material na plataforma Youtube, elaboração dos textos a serem disponibilizados na descrição dos vídeos e publicação no canal (status público)