Detalhes da ação

Informação e Cidadania nas Ondas do Rádio

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000751

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/03/2024

Data Fim

31/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

stenio cavalier cabral

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Tecnologia e Produção

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Desenvolvimento tecnológico

Abrangência

Regional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Resumo

O objeto do projeto de extensão universitária “Informação e Cidadania nas Ondas do Rádio” voltado à criação, produção e distribuição de programetes de rádio. O projeto pretende atingir um número muito grande de pessoas, visto que o mesmo será disseminado tanto nos programas de rádio das cidades de nossa região, dessa forma tornando a ação extensionista mais eficaz e abrangente, da mesma forma levando o nome da universidade para novas regiões dando melhor e maior visibilidade para UFVJM.


Palavras-chave

comunicação; rádio; ciência; cidadania; universidade; informação


Introdução

Para Szerszyski et al. (2000), a mídia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento do discurso público. Ela molda a cidadania e pode promover a formação de um senso de conexão global. Mazur e Lee (1993) afirmam que o efeito mais amplamente aceito dos meios de comunicação sobre a opinião pública é a definição da agenda, ou seja, a colocação de certas questões ou problemas na mente pública. Esta hipótese foi originalmente formulada por Cohen (1963), que sugeriu que, embora a imprensa, na maior parte das vezes, possa não ser bem-sucedida ao indicar às pessoas como pensar, é consideravelmente eficaz ao dizer a sua audiência sobre o que pensar. Dessa forma, as pessoas tendem a incluir ou excluir dos próprios conhecimentos o que a mídia inclui ou exclui de seu conteúdo (SHAW, 1979). Nesse sentido, a comunicação moderna modifica não apenas a transmissão das formas simbólicas, mas também as próprias formas de interação social (GIDDENS, 2002). O rádio na contemporaneidade, com sua ampla cobertura nacional e elevada audiência regional, ainda desponta como um forte veículo midiático. Moreira e Bianco (2001) discorrem que com a chegada do novo milênio muito tem se discutido sobre o possível fim do rádio. Apesar dessa realidade ter sido esboçada no início do século, e já terem passados mais de 20 anos, percebe-se que o rádio continua tendo uma extensa contribuição no meio comunicacional. Este tem se tornado um importante dispositivo que contribui na comunidade, fazendo uso das experiências e identidades coletivas e individuais, e permitindo uma expressão menos massificada e padronizada, e muito mais diversa e cultural. Esse ponto de vista resgata uma discussão antiga sobre o papel da comunicação de massa: informar, educar, entreter, persuadir, promover a integração individual e coletiva, na realização do bem-estar social (BELTRÃO,1992). Assim, na emergente sociedade da informação, precisa-se de uma mídia com perspectiva crítica e consciente do seu papel na educação, que consiga evoluir de um mero meio de divulgação e disseminação de informações e notícias para um espaço público, aberto e democrático que possibilite o intercâmbio de informações e opiniões. Nesse sentido, se faz necessário um repensar substantivo das práticas jornalísticas e do próprio papel da mídia nos processos de formação de opinião e de deliberação política (FREY, 2002). A interface entre a educação e a comunicação, com propostas que estejam embasadas na realidade comunitária, visa não somente a um processo de leitura crítica da mídia. Tal conexão busca promover a integração dos diferentes atores sociais (instituições educativas, sociais, organizações políticas e governamentais, comunidade, etc.) neste processo de construção social e a participação cidadã para o desenvolvimento local e para o fortalecimento de um sentimento de pertencimento. Neste contexto, e tendo em conta a latente demanda pela participação social nos meios de comunicação, particularmente nos regionais, os projetos de extensão universitária, voltados para as comunidades nas quais estão inseridos, se constituem como uma excelente oportunidade e promoção da cidadania. A partir deste cenário, e considerando que o rádio ainda é o meio com maior penetração nos lares brasileiros, os resultados aqui esperados são parte de uma investigação mais ampla que será conduzida no âmbito do Projeto de Extensão “Informação e Cidadania” da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM campus do Mucuri. O presente projeto busca refletir sobre a integração da mídia no espaço universitário e comunitário a partir dos programetes veiculados e os estudos feitos de cada área de conhecimento por cada colaborados do programa e comunidade acadêmica. Nesse sentido, pretende-se apresentar com as práticas radiofônicas de conteúdo educativo deste projeto novos caminhos para a promoção da cidadania e da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM.


Justificativa

O projeto Informação e Cidadania nas ondas do Rádio promoverá o encontro entre professores e estudantes das diferentes áreas do saber da UFVJM para produção de conteúdo de relevância, educacional, social e interesses comunitários. Tais atividades buscam incentivar o entendimento e o engajamento dos atores envolvidos (comunidade universitária, setores público e privado, outras organizações sociais, comunidade em geral) com o fim de minimizar problemas sociais por meio da distribuição de informação. Esta parceria permitiu que, além dos programas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável educacional, o projeto desenvolva peças de áudio com temas diversos e focados nos interesses da comunidade.


Objetivos

Este projeto tem o objetivo de assegurar a integração entre a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM e a comunidade, por meio da produção e veiculação de programetes de rádio educativos, realizados por discentes dos cursos de graduação. A iniciativa constituirá para uma prática de extensão, com envolvimento comunitário, na qual os discentes extensionistas, sob a orientação de docentes pesquisadores, desenvolvam programetes de rádio, de conteúdos variados e com cunho experimental, nos quais as pautas educativas e sociais focalizam a formação cidadã.


Metas

 Levantar dados acerca da influência das ações de educação na qualidade de vida da população;  Estimar o desejo da comunidade em participar de ações de educação na Universidade;  Aproximar a comunidade acadêmica da comunidade externa, de modo a propiciar a troca de experiências, vivências e saberes;  Divulgação de informações relevantes em várias áreas de conhecimento por meio do rádio e do instagram;  Reduzir a disseminação de informações falsas sobre temas de diversas áreas do conhecimento, a partir da divulgação de informações verídicas e pautadas em evidências científicas;  Compreender o papel da equipe multidisciplinar na educação;  Promover uma discussão sobre a educação tanto no meio acadêmico, quanto na comunidade;  Agregar conhecimento acerca das áreas abordadas nos programetes de rádio;  Promover discussões dentro do espaço acadêmico sobre o projeto, a fim de que mais projetos possam ser criados com o objetivo de se promover mais educação extensionista


Metodologia

Classifica-se o presente projeto como pesquisa aplicada (quanto à natureza), qualitativa (quanto à abordagem do problema) e exploratória-descritiva (quanto aos objetivos). A perspectiva qualitativa permite uma melhor compreensão dos fenômenos no contexto em que ocorrem e do qual são parte (GODOY, 1995). Quanto aos procedimentos técnicos, emprega a pesquisa bibliográfica, o estudo de caso e a observação participante. O levantamento bibliográfico se baseia em livros, artigos científicos e informações disponibilizadas na internet, em sites científicos, livros científicos revistas de diversas áreas do conhecimento. Já o estudo de caso envolve o exame profundo e exaustivo de um indivíduo, um grupo, uma organização ou uma situação (DENCKER, 2000). Por sua vez, a observação participante coloca o pesquisador em contato direto com o fenômeno observado e consiste em identificar e obter provas a respeito de situações sobre as quais os indivíduos não têm consciência, mas que orientam seu comportamento (LAKATOS, MARCONI, 2000).


Referências Bibliográficas

BELTRÃO, L. Iniciação à filosofia do jornalismo clássicos do jornalismo brasileiro. São Paulo: USP, 1992. BERTI, O. A história e a luta pela legalização das primeiras rádios comunitárias do Sertão Central do Piauí. Mídia, indústria e sociedade. V Congresso Nacional de História da Mídia, Faculdade Cásper Líbero – CIEE, INTERCOM, São Paulo, 2007. COGO, D. No ar… Uma rádio comunitária. São Paulo: Paulinas, 1998. COHEN, B. C. The press and foreign policy. Princeton: Princeton University Press, 1963. DELIBERADOR, L.; LOPES, M. Mídia educação e a formação cidadã: Análise das oficinas de rádio da Escola Municipal Soares Barros de Cambé-PR. Revista Brasileira de Ciências da Comunicação, v. 24, n. 1, p. 85-103, 2011. DENCKER, A. F. M. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo: Futura, 2000. FORPROEX. Política Nacional de Extensão Universitária [versão eletrônica]. Fórum de Pró-Reitores das Instituições Públicas de Educação Superior Brasileiras, Manaus-AM. 2012. Disponível em: http://proex.ufsc.br/files/2016/04/Pol%C3%ADtica-Nacional-de- Extens%C3%A3o-Universit%C3%A1ria-e-book.pdf. Acesso em: março 2021. FREY, K. O papel da imprensa na política ambiental. Revista de Ciências Humanas, n. 32, p. 293-319, 2002. GIDDENS, A. Modernidade e identidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2002. GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa. Tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas São Paulo, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995. LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia científica. São Paulo: Atlas, 2000. MARCONDES FILHO, C. Quem manipula quem? São Paulo: Vozes, 1987. MAZUR, A.; LEE, J. Sounding the global alarm: Environmental issues in the US national news. Social Studies of Science, v. 23, n. 4, p. 681-720, 1993. MOREIRA, S. V.; DEL BIANCO, N. R. Desafios do rádio no século XXI. Rio de Janeiro: UERJ, 2001. PAIVA, R. O espírito comum: comunidade, mídia e globalismo. Rio de Janeiro: Mauad, 2003. PERUZZO, C. M. K. Mídia local e suas interfaces com a mídia comunitária. Anuário UNESCO/UMESP de comunicação regional, p. 141-162, 2003. PERUZZO, C. M. K. Rádio comunitária, educomunicação e desenvolvimento. In: Paiva, R. (Org.). O retorno da comunidade: os novos caminhos do social. Rio de Janeiro: Mauad, 2007, p. 69-92. PERUZZO, C. M. K. Rádios livres e comunitárias, legislação e educomunicação. Revista de Economía Política de las Tecnologías de la Información y Comunicación, v. 11, n. 3, p. 1-20, 2009. PRADO, E. Estrutura e informação radiofônica. São Paulo: Summus Editorial, 2013. REIS, C. Propaganda no rádio: Os formatos de anúncio. Blumenau: Edifurb, 2013. REIS, C.; PETTERS, L. B. O papel das emissoras de rádio no desenvolvimento econômico de Blumenau (1960-1970). In.: Machado, M. B., Queiroz, A., Araujo, D. C. (Org.). História, memória e reflexões sobre a propaganda no Brasil. Novo Hamburgo: Feevale, 2008, p. 87-104. RUAS, C. M. S. Rádio comunitária: uma estratégia para o desenvolvimento local. Campo Grande: UCDB, 2004. SHAW, E. Agenda-Setting and Mass Conimunication Theory. International Journal for Mass Communication Studies, v. 25, n. 2, p. 96-105, 1979. SILVEIRA, P. F. Rádios comunitárias. Belo Horizonte: Del Rey, 2001. SZERSZYSKI B. et al. Mediating global citizenship. In: Smith J. Earthscan (Ed), The daily globe environmental change, the public and the media, London: Joe Smith, 2000, p. 97- 114. URIBE, E. Alto-falantes: Formas autônomas de expressão e de desenvolvimento local. In Peruzzo, C. (Org). Vozes Cidadãs – Aspectos Teóricos e Análises de Experiências de Comunicação Popular e Sindical na América Latina. São Paulo: Angellara Editora, 2004. VIGIL, J. I. Manual urgente para radialistas apaixonados. São Paulo: Paulinas, 2003.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A diretriz Interação Dialógica orienta o desenvolvimento de relações entre Universidade e setores sociais marcadas pelo diálogo e troca de saberes, superando-se, assim, o discurso da hegemonia acadêmica e substituindo-o pela ideia de aliança com movimentos, setores e organizações sociais. Os docentes e discentes estarão ativamente envolvidos na produção, divulgação e apresentação dos programetes de rádio, pois os mesmos irão realizar pesquisa com a sociedade para detectar quais são as demandas da sociedade. Do ponto de vista social o projeto irá proporcionar uma troca de experiências da academia com a sociedade civil e vice-versa, isso poderá ser na forma de debates aberto ao público, através de palestras e/ou eventos. Assim a sociedade vai ser incentivada a participar ativamente do projeto contribuindo com feedbak sobre os programetes sugerindo tópicos relevantes para aperfeiçoamento do seu conhecimento. A Interação dialógica poderá contribuir para a promoção de cidadania, conscientização gerando um impacto positivo de conhecimento na sociedade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto envolve docentes e discentes de várias áreas do conhecimento, proporcionando assim uma interdisciplinaridade que pode enriquecer muito os programetes de rádio com diversidade de temas a serem abordados atingindo todas as áreas de interesse da sociedade. Essa interdisciplinaridade e interprofissionalidade do projeto pode contribuir significamente para o desenvolvimento dos envolvidos no projeto, pois terão que desenvolver habilidades diversas, como por exemplo o trabalho em equipe, pensamento crítico e resolução de problemas. Essas habilidades são fundamentais para os discentes após a conclusão do curso de graduação.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

O projeto "Informação e Cidadania nas Ondas do Rádio" promove a integração entre ensino, pesquisa e extensão, pois os participantes terão que fazer pesquisas para saber quais os temas de interesse da sociedade, os estudantes terão a oportunidade de colocar em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula para elaboração e produção dos programetes de rádio. Essa indisscoabilidade estimula o discente um aprendizado ativo e experimental desenvolvendo habilidades de pesquisa, comunicação, trabalho em equipe, liderança o qued resulta em benefícios para a sociedade em geral.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A participação dos graduandos no projeto irá proporcionar uma experiência prática e a oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. Isso inclui a realização de atividades como pesquisa, produção de conteúdo, edição de áudio, entrevistas e interação com a comunidade. Sendo assim os discentes irão desenvolver habilidades profissionais, como comunicação oral e escrita, trabalho em equipe, liderança, gerenciamento de projetos, pensamento crítico e resolução de problemas, dentre outras. Como o projeto é interdisciplinar, esse fato irá aumentar de forma significativa o seu repertório de conhecimento extra-classe permitindo atingir novas áreas do conhecimento. O discente também irá construir uma nova networking com pessoas da sociedade e professores que poderá ser muito útil no seu futuro profissional.


Impacto e Transformação Social

Os programetes de rádio produzidos no âmbito do projeto contribuem para a conscientização e o empoderamento da comunidade. Isso pode ser evidenciado através da disseminação de informações relevantes, educação sobre direitos e questões sociais, e promoção de debates construtivos. O projeto também visa o combater a desinformaçãoe as fakenews, pois o mesmo será desenvolvido e aplicado por profissionais capacitados em suas respectivas áreas do conhecimento fornecendo assim informações verídicas e pautadas em evidências científicas sobre diversos temas de interesse público. Isso contribui para a formação de uma sociedade mais crítica e informada. Os programetes de rádio promovem o diálogo e a participação cidadã, criando espaços para a expressão de diferentes pontos de vista, o debate de ideias e a busca por soluções colaborativas para os desafios enfrentados pela comunidade. Dessa forma fica evidente o fortalecimento dos vínculos comunitários, ao proporcionar espaços de encontro e interação entre diferentes grupos sociais, e ao criar oportunidades para a colaboração e o engajamento coletivo em prol do bem comum.


Divulgação

O radio e as redes sociais revolucionaram a forma de divulgar a ciência. Por serem dinâmicas, e com grande versatilidade de ferramentas de produção de conteúdo, elas possibilitaram a promoção da ciência ajudando a levar informação científica a grandes públicos. Ao dinamizar a informação, essas mídias atuam como ponte entre a produção acadêmica e a população, que muitas vezes não é alcançada pelo meio tradicional de divulgação científica, como palestras e publicações acadêmicas. Sendo assim, o rádio e as redes sociais pode ser um forte aliado para divulgação científica por garantir um rápido acesso ao conteúdo pela comunidade alvo e pela facilidade de comunicação. Além de garantir que informações científicas sejam entregues ao grande público.


Informações Complementares

Ainda não temos as redes sociais ativas dessa ação mais serão produzidas.


Público-alvo

Descrição

Cerca de 80% dos brasileiros escutam rádio todos os dias. É o que mostra uma pesquisa da Kantar Ibope. O levantamento mostrou que o brasileiro ouve quase 4h de rádio por dia. Quase 60% ficam sintonizados em casa e 27% dentro do carro. Esse é o publico que pretendemos atingir um publico com todas as faixa etárias de idade e etnias, difundindo assim nosso projeto para o maior numero possível de pessoas.

Municípios Atendidos

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Município

Desconhecido

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

A Radio vai apresentar nossos programas

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 490 h

Carga Horária 100 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Estudo Bibliográfico

Carga Horária 40 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reunião para acertar as diretrizes dos programas

Carga Horária 150 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração dos programas que serão gravados

Carga Horária 120 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Gravação

Carga Horária 60 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Entrega e reunião com os colaboradores para divulgação dos programas

Carga Horária 20 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Escrita do relatório final