Detalhes da ação

Aprendendo sobre o HPV, suas doenças e vacinas

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000755

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

08/04/2024

Data Fim

08/07/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

ana paula rodrigues

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Saúde Humana

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 16 h
Resumo

O curso "Aprendendo sobre o HPV, suas doenças e vacinas" terá carga horária de 4 horas e será voltado para quem deseja aprimorar os conhecimentos sobre essa infecção sexualmente transmissível e quais os tratamentos disponíveis para combater o vírus. Serão discutidos conteúdos como conceitos de virologia, características do HPV, doenças causadas pelo HPV, conceitos básicos de oncologia, câncer do colo do útero, estatísticas da doença no Brasil e no mundo, HPV em homens, tratamento e vacinas.


Palavras-chave

HPV, câncer de colo de útero, vacina


Introdução

O câncer de colo do útero é causado, predominantemente, pela persistência do vírus Papilomavírus Humano na região cervical de mulher. De acordo com o guia prático da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), do Ministério da Saúde (MS), o HPV é uma sigla em inglês que significa Human Papiloma Virus. O HPV atinge ambos gêneros, feminino e masculino, principalmente após o início da atividade sexual. As manifestações clínicas podem ocorrem pela apresentação de lesões e verrugas em várias regiões do corpo humano, tais como órgãos genitais, pele, boca, entre outras. Porém muitas pessoas infectadas podem permanecer assintomáticas por tempo indefinido. Sua principal forma de transmissão se dá pelo contato sexual desprotegido, podendo ocorrer também durante o parto. Os sintomas dessa doença, comumente surgem a partir da faixa etária de 25 a 29 anos, aumentando seu risco até atingir o pico entre 50 a 60 anos. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), havia uma estimativa de 16.710 novos casos de câncer de colo do útero para o ano de 2020. Isentando-se o câncer de pele não melanoma, o do colo uterino é o terceiro tumor maligno mais comum, e a quarta causa de óbitos de câncer em mulheres no Brasil. Segundo Silva e colaboradores (2006) os tipos de HPV são divididos em dois grupos: os de baixo e alto risco cancerígeno. De acordo com essa classificação, os HPV de baixo risco são responsáveis principalmente pela aparição de condilomas (verrugas), sendo eles os subtipos: 6, 11, 42, 44, 70 e 73. Os subtipos de HPV 16, 18, 31, 33, 34, 35, 39, 45, 51, 52, 56, 58, 59, 66 e 68, são caracterizados como alto risco oncogenico, aos quais se, associam a lesões intra-epiteliais e câncer. Esses tipos foram designados de acordo com classificação taxonômica, que se fundamenta na sequência de nucleotídeos dos HPV, correlacionada ao tropismo tissular e potencial de desenvolvimento de câncer pelo vírus. Além destes dois grupos, existe um grupo intermediário de HPV, com os tipos 26, 54 e 70, para os quais ainda não existe base epidemiológica que defina seu potencial oncogênico. Essa equiparação entre tipos de HPV de alto risco, câncer cervical e suas lesões precursoras tornou-se mais evidente após os estudos nos quais se identificou Ácido Desoxirribonucleico - DNA de HPV de alto risco em 84 a 99,7% dos cânceres cervicais. Em razão da sua alta taxa de incidência e mortalidade, o câncer do colo do útero é um importante problema de saúde pública, especialmente nos países em desenvolvimento. A persistência ou a progressão da infecção pelo HPV estão ligados à imunidade, genética, ao comportamento sexual e ao tabagismo, que são fatores de risco que podem determinar sua regressão. Apesar da elevada incidência, este câncer apresenta forte potencial de prevenção e cura quando diagnosticado precocemente, seja por meio de consultas regulares ao ginecologista, seja através da realização dos exames preventivos, conhecido como Exame Citopatológico do Colo Uterino (Exame Papanicolau), recomendados de forma gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS) a partir dos 25 anos de idade. Entre as estratégias de prevenção mais utilizadas, além da detecção precoce, está o uso de preservativo, ações educativas, bem como a vacinação de crianças e adolescentes, como uma estratégia efetiva surgida a partir de 2014. Com o intuito de reduzir a taxa de mortalidade e realizar a prevenção das infecções causadas pelo HPV, o MS juntamente com as SRS, levaram em conta que este vírus é condição necessária para o câncer cervical, e a vacinação para prevenção do HPV representa um grande potencial para reduzir a carga de doença cervical e lesões precursoras. Assim, em 2014 foi implantado o calendário vacinal contra o HPV. No Brasil, encontram-se disponíveis duas versões da vacina contra HPV, que conferem proteção contra os tipos 16 e 18, a vacina bivalente e a quadrivalente contra os tipos 6, 11, 16 e 18. Conforme descrito pela Nota Técnica sobre a vacina do HPV na atenção básica de 2014, o principal benefício da vacina é a prevenção das infecções pelos tipos virais presentes na vacina e, dessa forma, reduzir o índice de incidência e mortalidade do câncer do colo do útero. É indicada para uma melhor resposta imunológica imunizar pessoas que nunca tiveram contato com o vírus. A campanha de vacinação consiste na administração de duas doses, atualmente da vacina quadrivalente, com esquema vacinal de uma dose inicial e outra após 6 meses em crianças e adolescentes, meninas na faixa etária de 9 a 14 anos e meninos dos 11 aos 14 anos. Pessoas portadoras do Vírus da Imunodeficiência Humana HIV/AIDS, transplantados de órgãos sólidos e medula óssea e pacientes oncológicos, tomarão três doses, com intervalo de 0, 2 e 6 meses. Ainda existe uma resistência por parte dos pais, e até mesmo desconhecimento sobre a importância de vacinar seus filhos. O MS, juntamente com as SRS ressaltam a importância de atingir altas taxas da cobertura vacinal na população alvo, e durante um período implementaram a campanha e aplicação das vacinas nas escolas como estratégia para uma maior adesão. A meta nacional estabelecida pelo MS é de que a cobertura vacinal alcance 80% da população alvo, contudo estudos evidenciam que essa meta tem sido difícil de ser alcançada pelos municípios. A idéia do presente curso é habilitar profissionais da saúde para atuarem como multiplicadores de informações sobre o HPV, doenças causadas por ele e a vacina. Com um maior número de pessoas habilitadas no assunto espera-se que a população tenha mais cuidado com medidas preventivas e futuramente os casos de câncer de colo uterino diminuam.


Justificativa

O humano papiloma vírus é uma doença sexualmente transmissível muito frequente no Brasil, constituindo-se em um problema de saúde pública no Brasil e no mundo, por ser um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cancerígenas na população. Este trabalho se justifica pelo aumento da incidência e prevalência de pacientes com infeção por HPV entre adolescentes, na área de abrangência atendida, o que constitui considerável problema de saúde. É reconhecidamente importante implementar ações que facilitem diagnóstico precoce, tratamento adequado e prevenção da contaminação. A participação neste curso habilitará os profissionais da saúde para aturem de forma mais ativa na prevenção da infecção por HPV e com isso na diminuição no número de casos de câncer de colo uterino. Tais profissionais poderão atuar como multiplicadores de informação em diversas escalas posteriormente, como escolas, postos de saúde, consultórios farmacêuticos e outros.


Objetivos

O objetivo geral do curso é que o público aprenda mais sobre as características do HPV, como combatê-lo, como prevenir as doenças que ele causa, tratamento e vacinas relacionadas ao vírus na atualidade. Objetivos específicos: 1- Atualizar sobre os conceitos de virologia 2- Abordar as características do HPV 3- Apresentar quais são as doenças causadas pelo HPV 4- Atualizar sobre os conceitos básicos de Oncologia 5- Atualizar sobre o Câncer do colo do útero: o que é, estatísticas da doença no Brasil e no mundo 6- Abordar a infecção por HPV em homens 7- Apresentar as formas de Tratamento disponíveis para as lesões por HPV e câncer de colo de útero 8- Atualizar sobre Vacinas contra o HPV 9- Habilitar o público alvo em relação as formas como abordar esse assunto com adolescentes, pais e outros profissionais da saúde 10 - Com todas etapas anteriores cumpridas espera-se uma futura redução no número de pessoas infectadas por HPV


Metas

As metas que esperamos atingir são: - capacitar discentes do curso de Farmácia da UFVJM para ministrar o curso, e dessa forma colaborar para seu desenvolvimento em relação a pesquisa, estudo, interação com comunidade, segurança ao transmitir seus conhecimentos - atualizar profissionais da saúde em relação ao HPV, doenças causadas por ele, tratamento e prevenção. - sensibilização dos profissionais da saúde e futuros profissionais da saúde sobre a importância da prevenção do câncer de colo de útero e dessa forma contribuir para melhora nos índices de prevenção e diminuição de casos de câncer de colo uterino - fazer com que o público atue como multiplicadores do conhecimento sobre o assunto


Metodologia

A coordenadora do projeto dividirá o assunto em tópicos, que serão distribuídos entre os discentes da disciplina de Citologia Clínica, do Curso de Farmácia, para que estudem e elaborem conteúdo a ser apresentado em curso. Será oferecida referências bibliográficas atuais sobre o assunto aos discentes, que serão responsáveis por organizá-las. A coordenadora do projeto será responsável, junto com colaboradores, da supervisão da revisão de literatura a ser utilizada no curso e direcionar sobre as que são mais importantes e confiáveis. Artigos, sites e livros serão sugeridos por e-mail e/ou presencialmente. Cada dupla de alunos da disciplina de Citologia Clínica irá preparar e elaborar seu tópico, de forma a deixá-lo pronto para ser apresentado em powepoint. Haverá um encontro no qual todas as duplas apresentarão suas idéias do que será abordado em cada tópico, nesse momento a coordenadora e colaboradores opinarão sobre o que deve ser colocado a mais ou retirado e modo de abordagem a ser utilizado no tópico. Cada dupla fará as correções necessárias em sua parte do curso. Após essa etapa teremos um dia com uma apresentação geral prévia do curso para toda turma de Citologia Clínica, coordenação e colaboradores. Concomitante ao preparo do curso haverá uma equipe trabalhando na confecção de formulários de inscrição e também na avaliação e emissão de certificados. Acontecerão reuniões para discutir e aferir o andamento do preparo do curso durante o semestre letivo. O evento será marcado para uma data próxima ao final do semestre e será oferecido para qualquer profissional ou futuro profissional da área da saúde que queira frequentar. Esse curso será ofertado nos 3 semestres letivos de 2024. Todas as etapas serão acompanhadas pelo coordenador e supervisores colaboradores. Haverá emissão de certificados de participação e limite de vagas dependendo do local que conseguirmos para a apresentação.


Referências Bibliográficas

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Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Essa ação de extensão permitirá o desenvolvimento de relações dialógicas entre o conhecimento científico advindo da universidade com os conhecimentos, as vivências, os anseios e as necessidades da comunidade onde a UFVJM está inserida, interagindo e transformando a realidade social. A equipe buscará proporcionar um ambiente de diálogo entre a universidade e o público alvo, pautado pela ação de mão-dupla, troca de saberes e superação do discurso da hegemonia acadêmica, de forma a possibilitar a produção de um conhecimento novo. Durante a execução deste processo de trabalho, o público alvo poderá apresentar demandas não planejadas, possibilitando a adoção de novos métodos de trabalho para os extensionistas. Assim, através da realização deste projeto busca-se favorecer o desenvolvimento e a transformação cultural da sociedade, contribuindo assim para o enfrentamento de questões sociais, como o alto índice de infecção pelo HPV e problemas relacionados a isso.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O desenvolvimento deste curso poderá ser um estímulo a interdisciplinaridade e interprofissionalidade no processo de formação em saúde, uma vez que possibilitará a interação entre diferentes áreas do conhecimento, superando as visões generalistas e especializadas acerca da realidade social, permitindo a ação transformadora da Extensão Universitária. Além disso, proporcionará a formação de um profissional ético, humanista, crítico e reflexivo, consciente do seu importante papel como cidadão. A abertura do curso para profissionais que possuem áreas diversas de atuação, o que permitirá o diálogo, a troca e a cooperação de saberes, agregando conhecimentos de diferentes disciplinas em um processo interdisciplinar e interprofissional, em prol da melhoria na prestação de serviços e na qualidade do cuidado.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A extensão universitária é uma área em constante mudança e construção de novos conhecimentos, e a sua articulação constante e direta com o ensino e com a pesquisa é fundamental para que as demandas sociais sejam respondidas, promovendo uma relação transformadora entre a universidade e a sociedade. A integralidade dessa tríade é fundamental para a formação do profissional de saúde, humanista, crítico e reflexivo, capaz de atuar em prol do cuidado em saúde de maneira contextualizada e problematizada.este projeto associará o ensino – através de conhecimentos adquiridos pela academia e possível melhoria de condutas para sua aprendizagem somado à necessidade de criação de curso com linguagem acessível à população em geral –, a pesquisa – via diagnóstico participativo para levantamento de demandas que afligem o público alvo e busca literária para solução ou minimização destes e pesquisa ativa para respaldar as publicações com dados científicos ou mesmo a perspectiva de novos temas que a comunidade demande e necessite de pesquisas mais aprofundada dentro da academia– e a extensão – via diálogo com comunidade acadêmica e interação com profissionais externos a UFVJM, além de a longo prazo beneficiar a população de uma forma geral, com diminuição no número de casos de infecção por HPV.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O desenvolvimento desta ação poderá impactar positivamente na formação profissional do estudante de Farmácia participante. Uma vez que oportunizará o desenvolvimento humano e social dos discentes por meio das vivências extramuros (fora das salas de aulas), tornando-os mais críticos, reflexivos e humanistas acerca da realidade e dos contextos sociais em que estão inseridos. Além disso, permitirá o enriquecimento da formação acadêmica e profissional do discente envolvido, abrindo espaços para reafirmação e materialização dos compromissos éticos e solidários da Universidade Pública brasileira. A aproximação da comunidade traz impacto na formação do discente ao passo que atende a uma demanda por conhecimento descarte seguro de medicamentos vencidos somado a busca da conscientização da população para a proteção do meio ambiente.


Impacto e Transformação Social

Essa proposta de curso de extensão reafirma a Extensão como estratégia na qual se estabelece a inter-relação da Universidade com outros setores da sociedade, com vistas a uma atuação transformadora, voltada para os interesses e as necessidades da população, e propiciadora do desenvolvimento social e regional, assim como para o aprimoramento das políticas públicas. Assim, essa ação de extensão oportunizará que tanto a Universidade quanto a sociedade sejam impactadas e transformadas, contribuindo para o desenvolvimento de novos conhecimentos, competências e habilidades nos discentes envolvidos que serão fundamentais para uma formação mais crítica e construtiva, além do que, poderá trazer uma transformação social no momento que os profissionais da saúde adquirirem mais informações sobre O HPV e seus problemas na sociedade, tornando-os mais críticos e capazes de sugerir soluções que poderão inferir de maneira direta em melhor uso de recurso em saúde por exemplo, trabalhando com prevenção e não esperando a doença acontecer.


Divulgação

A divulgação acontecerá por meios eletrônicos e cartazes em locais frequentados por profissionais da área da saúde, como universidade, hospitais e consultórios.


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Atualização

Carga Horária Total

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Conteúdo Programático

1- Conceitos de virologia 2- Características do HPV 3- Doenças causadas pelo HPV 4- Conceitos básicos de Oncologia 5- Câncer do colo do útero: o que é, estatísticas da doença no Brasil e no mundo 6- HPV em homens 7- Tratamento 8- Vacinas

Atividades Específicas

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Para a emissão final de certificados os cursistas deverão responder a um questionário com perguntas de múltipla escolha, de forma online.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Será disponibilizado aos participantes um questionário para avaliação da realização do curso de forma online, esta também vinculada a emissão do certificado.

Público-alvo

Descrição

Poderão participar desse curso profissionais ou futuros profissionais da área da saúde que tenham interesse no assunto e que possam se tornar multiplicadores da informação. Dessa forma a população em geral será beneficiada, com uma esperada diminuição nos casos de infecção por HPV e câncer de colo uterino.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 16 h

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Essa reunião servirá para esclarecer e direcionar os estudos das equipes responsáveis por cada tópico do tema a ser abordado no curso

Carga Horária 4 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A equipe irá elaborar questionários referentes a inscrição de participante, bem como questionário pra emissão de certificados e para avaliação do curso

Carga Horária 3 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Durante todo o período da vigência da proposta as referências serão estudadas e atualizadas, visto que se trata de assunto que apresenta atualizações com frequência

Carga Horária 4 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Após a definição dos tópicos a serem abordados e estudo das referências bibliográficas, cada grupo de discentes ficará responsável pela montagem de um bloco do curso, sob a supervisão de coordenadora e colaboradores

Carga Horária 1 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

A equipe irá elaborar questionários referentes a inscrição de participante, bem como questionário pra emissão de certificados e para avaliação do curso