Detalhes da ação

Terceira turma do Programa de Extensão Universidade Aberta para Idosos

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000756

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

22/02/2024

Data Fim

03/10/2024


Programa Vínculado

202104000069 - Universidade Aberta para Idosos - UAI


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

adriana netto parentoni

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Terceira Idade

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Resumo

A ação da segunda turma do programa Universidade Aberta para Idosos visa permitir aos maiores de 60 anos a realização de cursos curtos montados em módulos a serem ofertados semestralmente conforme as demandas dos próprios idosos nas mais diversas áreas de conhecimento, dentro da universidade. Assim, a terceira turma de idosos na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri está programada para ocorrer no período de 22 de fevereiro de 2024 à 03 de outubro de 2024.


Palavras-chave

idosos, gestão em saúde, avaliação funcional, saúde do idoso


Introdução

Sabe-se que a população mundial tem envelhecido e que no Brasil tal fato ocorre de forma mais rápida. Em 2015 o número de idosos brasileiros ultrapassou os 11,7% da população, mas em 2025 atingirá 16,2 % da população total, por esta razão seremos, o sexto país no mundo com maior número de idosos, o que implica em elevados custos com saúde, prevenção e cuidados, embora não tenhamos recursos suficientes para tal (WHO 2005). Com o aumento do número de idosos na população, aumenta também, a ocorrência das complicações de saúde relacionadas à idade (MELLO, ENGSTROM, & ALVES, 2014). Nesse contexto, a preocupação com as condições necessárias à manutenção da qualidade de vida das pessoas idosas tem crescido, dentre os especialistas, para que o envelhecimento não ocorra associado à dependência (CAMARANO; KANSO& MELLO 2004). Vale ressaltar que a população idosa apresenta sob o ponto de vista biopsicossocial características bastante diversas em relação à idade, sexo, raça/cor, educação, renda, saúde (PAD-MG, 2011; TEIXEIRA; GUARIENTO, 2010) e todos esses fatores são permeados por hábitos de vida e o ambiente em onde este idosos reside. Não buscamos apenas viver mais, mas sim, melhor e para isto a manutenção da funcionalidade tem sido uma meta para gerontólogos e geriatras. O curso de Fisioterapia da UFVJM tem sido um importante aliado da comunidade em geral, prestando serviços de alta qualidade e gratuitos na Clínica Escola de Fisioterapia, nos Centros de Saúde, na Santa Casa de Misericórdia e no Hospital Nossa Senhora da Saúde, mas isto não é o suficiente! É apenas o nosso ponto de partida! Quando buscamos por cursos ofertados em faculdades e universidades brasileiras, que sejam voltados para o público de idosos, verificamos que os nomes mais usados são os seguintes: Universidade Aberta para a Terceira Idade ou Escola da Maturidade. Durante o processo de criação do nosso programa em uma universidade que fica no Estado de Minas Gerias, percebemos que a nossa universidade teria que ter algo novo que remetesse aos seus objetivos e às suas raízes. Este pensamento nos levou à proposição do nome Universidade Aberta de Idosos cuja sigla seria a palavra UAI... e o significado e importância do uai na vida de mineiros só eles conhecem!!! E como a palavra uai remonta de tempos muito antigos, achamos seu uso duplamente adequado, não só pela história que carrega, pela simbologia, mas principalmente por sua versatilidade e importância. A terceira turma de idosos da Universidade Aberta para Idosos -UAI- que pretendemos implementar está prevista para o período de 22 de fevereiro de 2024 à 05 de novembro de 2024. A fim de avaliarmos o impacto das aulas propriamente ditas em aspectos cognitivos, funcionais, antropométricos e outros, os idosos da terceira turma serão avaliados e reavaliados antes e após o período de aulas propriamente ditas, que ocorrerão no período de 22 de fevereiro à 22 de junho totalizando 13 aulas. Assim, o período de avaliação ocorrerá nos dias 22 a 29 de fevereiro de 2024. Já o período de reavaliação ocorrerá nos dias e 23 de maio a 10 de junho de 2024. É preciso deixar claro que, a proposta de uma Universidade Aberta para Idosos, é ofertar, dentre outras atividades, aquelas ações de cunho educativo, vivências teóricas e práticas nas diversas dimensões: intelectual, física, emocional, cognitiva, afetiva e social; para pessoas a partir dos 60 anos, pois, segundo a Organização mundial de saúde, em países em desenvolvimento, é considerado idoso aquele indivíduo que tenha 60 anos ou mais, já nos países desenvolvidos é aquele que tenha 65 anos ou mais. As universidades para a terceira idade são uma forma de melhorar a qualidade de vida da população idosa, pois proporcionam: o conhecimento (ao oferecerem uma diversidade de cursos de atualização, palestras, etc.); o debate das questões relativas ao envelhecimento; questões locais, o divertimento; um espaço de convivência com outras pessoas (já que a solidão é um fator que não pode ser desconsiderado em se tratando de idosos, pois afeta profundamente sua qualidade de vida); a quebra da rotina; a criação de novos horizontes e objetivos e, finalmente, dão ainda um suporte institucional aos participantes. É claro que, o desenvolvimento destes projetos, em instituições de ensino superior, ajudam o idoso a refletir sobre o seu papel e aspirações na sociedade, trazem à comunidade acadêmica jovem a experiência do idoso como uma forma de enriquecimento e valorização da vida, promovem ações interdisciplinares inseridas nos três pilares: ensino, pesquisa e extensão e ampliam o papel social das instituições de ensino superior, especialmente as públicas. A criação da UAI prevê como exposto acima, a oferta de atividades educativas que favoreçam o envelhecimento ativo e bem sucedido e com as ações sociais e de cidadania, o que atende às políticas governamentais relativas ao tema. Neste sentido, é preciso disponibilizar e utilizar de forma plena a estrutura física existente na UFVJM que é de excelência, no que diz respeito também, à expertise do corpo docente e às ações desenvolvidas no atendimento gerontológico. A UAI impactará diretamente na formação dos discentes de vários cursos que terão convívio direto com a população de idosos o que favorecerá a tão necessária troca de experiências intergeracionais. Mesmo que existam outros projetos voltados para o público de idosos em funcionamento na UFVJM, os mesmos podem ser abarcados neste programa. A possibilidade de participação gradativa de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM que tiverem interesse em participar da UAI será imprescindível para o fortalecimento do programa e para estreitar as relações entre os diversos campos do saber e do saber fazer, assegurando a diversidade, a criatividade e a liberdade de escolhas e ações. Para participar deste programa é importante que o idoso seja alfabetizado (saiba ler e escrever), tenha condições funcionais que lhe permitam se deslocar entre os campi da UFVJM de Diamantina, de modo que o mesmo seja capaz de frequentar as atividades sozinho, ou com a presença de um cuidador pessoal.


Justificativa

A Universidade aberta para Idosos (UAI) pode ser, para grande parte do público alvo, a única experiência dos idosos com a vida acadêmica, uma vez que, os idosos da atualidade são de uma geração onde houve predomínio do analfabetismo e da falta de oportunidades especialmente para os indivíduos de baixa renda. A importância da UAI reside, ainda, na possibilidade de integração entre diversos cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, contribuindo para a formação de pessoas e profissionais engajados com as necessidades dos idosos. Ela será um espaço capaz de propiciar conhecimento; debate das questões relativas ao envelhecimento; o divertimento; a convivência com outras pessoas; a quebra da rotina; a criação de novos horizontes e objetivos e, finalmente, permitirá que a UFVJM dê um retorno à sociedade de tudo que recebeu até o momento.


Objetivos

A ação intitulada “Terceira turma do Programa de Extensão Universidade Aberta para Idosos” visa permitir à terceira turma de idosos (maiores de 60 anos de idade), a vivência em curso de curta duração nas mais diversas áreas de conhecimento, dentro da universidade. Assim, pretendemos promover a interação da comunidade universitária (discentes de cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde e docentes de diferentes áreas da saúde) com a comunidade externa (idosos) na resolução de problemas, superação de dificuldades, intercâmbio de conhecimentos, saberes e serviços. Digno de nota, as aulas, vivências práticas e atividades avaliativas serão realizadas por discentes de cursos de graduação na área da saúde (i.e., fisioterapia, educação física, medicina, enfermagem, farmácia); pós-graduandos dos programas de pós-graduação em ciências da saúde, em reabilitação e desempenho funcional, em ciências fisiológicas; docentes dos cursos da saúde (i.e., fisioterapia, educação física, medicina, enfermagem). As aulas e atividades estão sendo planejadas para ocorrer no campus JK da UFVJM, em locais adequados em termos físicos e materiais/equipamentos, como auditório do departamento de fisioterapia, ginásio terapêuticos, ginásio de ginástica do prédio da educação física, sala de informática do prédio da enfermagem, laboratório de fisiologia do exercício do CIPq e outros. Diante do exposto, ressaltamos que a ação é viável em termos logístico, técnico e operacional.


Metas

A proposta tem como meta oferecer atividades de alta qualidade e diferenciadas específicas para pessoas com idade superior a 60 anos, sob a forma de Universidade Aberta para Idosos (UAI). Assim, pretendemos propiciar à terceira turma de idosos de Diamantina uma vivência acadêmica ou mesmo, a continuidade da mesma, através de aulas modulares com conteúdo multidisciplinar e multidimensional. Assim, estamos organizando atividades de ensino, socialização e físicas, visando favorecer um envelhecimento ativo, bem sucedido e com qualidade de vida. Digno de nota, foi construída parceria com os diversos cursos da UFVJM; portanto, a operacionalização deste programa requer o envolvimento e participação de muitas pessoas, docentes, técnico-administrativos e discentes. Por fim, destacamos que a proposta da terceira turma visa, ainda, a formação geriátrica e gerontológica dos discentes e docentes envolvidos, da comunidade acadêmica interna e externa, propiciando mudanças atitudinais em relação ao envelhecimento e aos idosos.


Metodologia

A ideia para a terceira turma de idosos do programa UAI é desenvolver ao longo dos semestres leticos do ano de 2024, um projeto que será braço de um programa” guarda-chuva”. Para que se tenha uma ideia do que pretendemos fazer, estamos planejando para a terceira turma as seguintes aulas: Aula 1: Aula inaugural: apresentação do cronograma e visita à clínica escola visita à Biblioteca Aula 2: Envelhecimento cerebral o que muda no nosso dia a dia? Aula 3:Demências, Envelhecimento muscular/TCC; Aula 4: Quedas; Aula 05:Ginástica 1, Aula 06: Ginástica 2; Aula 07:Alfabetização digital 1; Aula 08: Alfabetização digital 2, Aula 09:Primeiros socorros 1, Aula 10:Primeiros socorros 2, Aula 11: Ervas medicinais e venenosas; Aula 12: Autocuidado no idoso, hidratação, pele, hogiene do sonho; Aula 13: Uso de medicamentos, lidando com o luto; Aula 14: Demências NOVO; Aula 15: Envelhecimento cerebral NOVO; Aula 16: Uso de dispositivos para deambulação/pilates/alongamentos NOVO; Aula 17: Envelhecimento muscular/TCCNOVO, Aula 18: Quedas NOVO, Aula 19: Quedas NOVO, Aula 20: Ginástica 4 NOVO; Aula 21: Ginástica 5 NOVO; Aula 22: Ginástica 6 NOVO; Aula 23: Alfabetização digital 3- NOVO; Aula 24: Alfabetização digital 4? NOVO; Aula 26: Primeiros socorros 3? NOVO; Aula 27: Primeiros socorros 4? NOVO; Aula 28: preparo de chás, técnicas de desidratação etc? NOVO, Aula 29: TCC turma 3; Aula 30: Formatura tuma 3 (de 3 a 10 de outubro inscrição turma 4 e reavaliações turma 3 de 11/10 a 6/11) Assim, para esta terceira turma teremos discentes de curso de graduação em fisioterapia, medicina, enfermagem, educação física, farmácia e outros. Além disso, teremos discentes de pós-graduação em nível de mestrado e de doutorado dos programas de pós-graduação em ciências fisiológicas, pós-graduação em ciências da saúde, pós-graduação em reabilitação e desempenho funcional. Digno de nota, docentes dos cursos de fisioterapia, medicina, educação física, enfermagem, e outros também fazem parte da equipe da terceira turma do programa UAI. Para a terceira turma do UAI fizemos ampla divulgação do projeto da terceira turma em mídias sociais. Além disso, divulgamos o evento em postos de saúde e serviços privados em Diamantina direcionados ao público idoso, e nos grupos de whats up das turmas anteriores. Pretendemos ofertar turma única com no máximo 20 idosos, com as atividades ocorrendo uma vez por semana no período da tarde, nas quintas-feiras. Enfatizamos que a terceira turma de idosos da Universidade Aberta para Idosos -UAI- que pretendemos implementar está prevista para o período de 22 de fevereiro à 03 de outubro de 2024. A fim de avaliarmos o impacto das aulas propriamente ditas em aspectos cognitivos, funcionais, antropométricos e outros, os idosos da terceira turma serão avaliados e reavaliados antes e após o período de 13 aulas propriamente ditas, que ocorrerão no período de 22 de fevereiro à 15 de junho de 2024. Posterior, o curso continuará sendo ofertado, sem reavaliação ao final das 30 aulas. A metodologia de ensino da UAI privilegiará ações relacionadas a esse público (idosos), com aulas expositivas, dinâmicas, metodologias ativas, materiais didáticos apropriados. O conhecimento será construído em conjunto com os alunos, privilegiando as experiências prévias e o percurso participativo. As aulas para a terceira turma ocorrerão no auditório do departamento de fisioterapia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (Campus JK em Diamantina). Vale destacar que o referido auditório apresenta estrutura física adequada para os usuários e para as atividades exercidas, com boa acústica, iluminação e ventilação natural. Os mobiliários são adequados para as atividades; as salas são limpas diariamente e contam com lixeiras em seu interior. Estamos prevendo o uso de outros espaços como o laboratório de informática do departamento de enfermagem, ginásio de ginástica do departamento de educação física, sala de ginástica do departamento de fisioterapia, laboratório de fisiologia do exercício (LAFIEX) do CIPq-saúde. Destacamos também que todos os cuidados, no que tange aos aspectos desegurança, já são protocolos estabelecidos e implementados em todo o prédio do curso de fisioterapia, visto que neste prédio há a clínica escola de fisioterapia. Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade:


Referências Bibliográficas

Referências Bibliográficas BARRETO, KÁTIA MAGDALA DE LIMA; CARVALHO, EDUARDO MAIA FREESE DE; et al. Perfil sócio epidemiológico demográfico das mulheres idosas da Universidade Aberta à Terceira Idade no Estado de Pernambuco. Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil, v. 3, n. 3, p. 339-354, 2003. BRASIL. Estimativa Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística IBGE 2015. Disponível em: <https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/estimativa, 2015>. CAMARANO, ANA AMÉLIA; KANSO, SOLANGE; MELLO, J. L. Como vive o idoso brasileiro? Os novos idosos brasileiros: muito além dos 60? Rido de janeiro, 604p, 2004. CHAIMOWICZ, F. A saúde dos idosos brasileiros às vésperas do século XXI: problemas, projeções e alternativas. Revista Saúde Pública. 31(2):184-200, 1997. ESTATUTO DO IDOSO. BRASIL Estatuto do idoso. – Brasília : Senado Federal, Coordenação de Edições Técnicas, 40 p., 2017.Conteúdo: Lei no 10.741/2003. ISBN: 978-857018-827-4 MELLO, A. DE C.; ENGSTROM, E. M.; ALVES, L. C. Health-related and sociodemographic factors associated with frailty in the elderly: a systematic literature review TT - Fatores sociodemográficos e de saúde associados à fragilidade em idosos: uma revisão sistemática de literatura TT - Factores sociode. Cadernos de Saúde Pública, v. 30, n. 6, p. 1143–1168, 2014. PAD-MG. Boletim PAD-MG | 2011 Perfil da população idosa de Minas Gerais. 2011. Disponível em: <http://fjp.mg.gov.br/index.php/docman/cei/pad/335-boletim-pad-mg- 2011-perfil-da-populacao-idosa- de-minas-gerais/file>. Acesso em: 17 julho. 2019. VERAS, R.P. ; CAMARGOS, Jr.K. Idosos e Universidade: parceria para Qualidade de Vida. In. VERAS,R.(org) Terceira Idade: um envelhecimento digno para o cidadão do futuro. Rio de Janeiro: Relume-Dumara-UNATI, p. 11-27, 1995. WHO. Preventing chronic diseases vital investment. [S.l: s.n.], 2005.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Destacamos que a currículo da terceira turma UAI será desenhado para atender às dimensões intelectual, emocional, física, afetiva e social do alunos participantes. Nos dois primeiros horários, as aulas teóricas acontecerão em aulas germinadas de 50 minutos para permitir o uso de metodologias ativas. Após essas aulas, acorrerá um lanche, em que a socialização entre os alunos será privilegiada. Nos dois últimos horários, ocorrerão as práticas físicas, em grupo com aulas de 50 minutos. Os alunos da UAI escolhem as disciplinas que querem cursar respeitando-se cada horário e dia da semana que o programa será realizado. Os idosos, alunos da terceira turma UAI, respeitadas as regras de uso dos espaços da UFVJM, poderão ter acesso à toda a estrutura física e às atividades acadêmicas da UFVJM, tais como biblioteca, laboratórios de informática, auditórios, cantinas, restaurante, prédios dos diversos cursos, salas de aulas, eventos acadêmicos, etc. Os idosos, alunos da segunda turma UAI, serão convidados a participar ativamente ou como sujeitos de projetos de pesquisa, extensão, projetos interdisciplinares e trabalhos de conclusão de curso dos diversos programas de pós-graduação e cursos de graduação envolvidos. A ação visa permitir aos idosos, da terceira turma UAI, o desenvolvimento de atividades que sejam construídas em conjunto, contando com sua participação ativa, na escolha dos temas de seu interesse e que julguem mais relevantes, para comporem os tópicos a serem abordados em formato de módulos. Ao término da ação, para aqueles que obtiveram a frequência mínima de 60%, será realizada uma formatura simbólica para a entrega dos certificados de participação na UAI. Aqueles idosos que desejarem poderão, inclusive, se tornar monitores em módulos subsequentes, como se estivessem numa espécie de pós-graduação dentro da UAI. Deste modo, acreditamos que estaremos incentivando ainda mais a participação dos idosos em outras ações vinculadas ao programa UAI e aperfeiçoaremos a troca de experiências e saberes.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Os idosos, alunos da terceira turma UAI, serão convidados a participar ativamente ou como sujeitos de projetos de pesquisa, extensão, projetos interdisciplinares e trabalhos de conclusão de curso dos diversos programas de pós-graduação e cursos de graduação envolvidos. Destacamos que as aulas a serem proferidas abordarão vivências teórico-prática de ginástica e temas relacionados com o envelhecimento cerebral e muscular com foco no entendimento do que muda no dia a dia; conhecimento da mídias digitais; adaptações possíveis para melhorar quedas e equilíbrio; dicas de como suspeitar de que algo está errado no que tange à ocorrência de demências; o que devemos fazer e o que não fazer quando há urgência/emergência; importância do autocuidado na velhice; dicas de enfrentamento de como lidar com o luto e como fazer para minimizar transtornos do sono. Assim, acreditamos que a ação terá impacto em diversos aspectos relacionados à qualidade de vida dos idosos. Digno de nota, a segunda turma será avaliado antes e após a ação por meio de questionários e observação dos participantes. Para a terceira turma UAI teremos a participação de diversos cursos de graduação em saúde (tanto docentes quanto discentes de graduação), bem como de cursos de pós-graduação da UFVJM (programa de pós-graduação multicêntrico em ciências fisiológicas, pós-graduação em ciências da saúde, pós-graduação em reabilitação e desempenho funcional). Assim, ressaltamos que já para a terceira turma UAI contamos com a presença de diversos campos do saber e do saber fazer, assegurando a diversidade, a criatividade e a liberdade de escolhas e ações.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão: A ação da terceira turma UAI permitirá a experiência do convívio da comunidade acadêmica jovem com o idoso enriquecimento e valorizando a vida, promovendo formação de pessoas, ações interdisciplinares de cursos de graduação e pós-graduação, por estar conectada aos três pilares: ensino, pesquisa e extensão. Assim, destacamos a indissociabilidade ensino-pesquisa-extensão da presente ação visto que a equipe organizadora da terceira turma de idosos conta com discentes e docentes de diferentes cursos da saúde da UFVJM (fisioterapia, medicina, enfermagem, educação física), bem como discentes de mestrado e doutorado dos programas de pós-graduação da UFVJM (programa de pós-graduação multicêntrico em ciências fisiológicas, programa de pós-graduação em reabilitação e desempenho funcional, programa de pósgraduação em ciências da saúde).


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Considerando que os alunos de graduação e de pós-graduação estão participando ativamente de toda a organização da ação, incluindo confecção de materiais a serem utilizados, destacamos o impacto da ação: 1) No desenvolvimento de habilidades e atitudes como capacidade de discussão, organização de ideias e saberes, busca por informações, leituras de textos recomendados, demonstração do que tem aprendido. 2) Em aspectos como responsabilidade, compromisso, interesse, iniciativa, assertividade, proatividade, cumprimento de tarefas pactuadas, relacionamento com a equipe (consideração, respeito, cuidados) e desenvolvimento de habilidade de comunicação com os colegas, professores e comunidade externa (idosos da terceira turma).


Impacto e Transformação Social

Considerando que a terceira turma de idosos do programa UAI participará ativamente de atividades de ensino, socialização e físicas, esperamos que a vivência na universidade promova impacto e transformação social nos participantes, favorecendo um envelhecimento ativo, bem sucedido e com qualidade de vida. Além disso, vale destacar o possível impacto na formação gerontológica da comunidade acadêmica, propiciando mudanças atitudinais em relação ao entendimento do envelhecimento e vivência e trocas de saberes da comunidade acadêmica com os idosos da terceira turma. Assim, a importância da terceira turma UAI reside, ainda, na possibilidade de integração entre diversos cursos e programas de pós-graduação da UFVJM, contribuindo para a formação de pessoas e profissionais engajados com as necessidades dos idosos. Digno de nota, todas as atividades propostas para a segunda turma UAI contarão com o apoio de alunos dos cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM, bem como docentes dos cursos de fisioterapia, educação física, enfermagem, farmácia e medicina.


Divulgação

Nesta terceira turma do UAI fizemos ampla divulgação do projeto em mídias sociais, incluindo Instagram pessoal de todos os membros da equipe. Além disso, divulgamos o evento em postos de saúde e serviços privados em Diamantina direcionados ao público idoso, além de grupos dos participantes anteriores.


Informações Complementares


Propriedade(s) Intelectual

Trabalhos de conclusão de curso, tese de doutorado e trabalhos acadêmicos.

Público-alvo

Descrição

Idosos acima de 60 anos de idade

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 104 h

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Avaliação da qualidade de vida e medidas antropométricas dos idosos participantes da terceira turma UAI

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Avaliação da capacidade intrínseca e desempenho funcional

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Avaliação da função cognitiva

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Avaliação de biomarcadores de fragilidade dos idosos da terceira turma UAI

Carga Horária 90 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

29/02-Aula 1: Aula inaugural: apresentação do cronograma e visita à clínica escola visita à Biblioteca ; 07.03-Aula 2: Envelhecimento cerebral o que muda no nosso dia a dia? Aula 3:Demências, Envelhecimento muscular/TCC; Aula 4: Quedas; Aula 05:Ginástica 1, Aula 06: Ginástica 2; Aula 07:Alfabetização digital 1; Aula 08: Alfabetização digital 2, Aula 09:Primeiros socorros 1, Aula 10:Primeiros socorros 2, Aula 11: Ervas medicinais e venenosas; Aula 12: Autocuidado no idoso, hidratação, pele, hogiene do sonho; Aula 13: Uso de medicamentos, lidando com o luto; Aula 14: Demências NOVO; Aula 15: Envelhecimento cerebral NOVO; Aula 16: Uso de dispositivos para deambulação/pilates/alongamentos NOVO; Aula 17: Envelhecimento muscular/TCCNOVO, Aula 18: Quedas NOVO, Aula 19: Quedas NOVO, Aula 20: Ginástica 4 NOVO; Aula 21: Ginástica 5 NOVO; Aula 22: Ginástica 6 NOVO; Aula 23: Alfabetização digital 3- NOVO; Aula 24: Alfabetização digital 4? NOVO; Aula 26: Primeiros socorros 3? NOVO; Aula 27: Primeiros socorros 4? NOVO; Aula 28: preparo de chás, técnicas de desidratação etc? NOVO, Aula 29: TCC turma 3; Aula 30: Formatura tuma 3 (de 3 a 10 de outubro inscrição turma 4 e reavaliações turma 3 de 11/10 a 6/11)

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reavaliação da qualidade de vida, medidas antropométricas dos idosos da terceira turma UAI

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reavaliação da capacidade intrínseca e desempenho funcional dos idosos da terceira turma UAI

Carga Horária 2 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reavaliação da função cognitiva dos participantes da terceira turma UAI