Detalhes da ação

Programa de Educação Tutorial - PET 'Estratégias para diminuir a retenção e a evasão na UFVJM, campi I e JK"

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202104000168

Tipo da Ação

Programa

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

19/02/2024

Data Fim

31/12/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

leida calegário de oliveira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

www.obbiotec.com.br

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 100 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1980 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1980 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1980 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1980 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1980 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1980 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1980 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1980 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1980 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1980 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 540 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 540 h
Resumo

O Programa de Educação Tutorial – PET é uma ação do MEC que se pauta no princípio da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Estudantes da graduação, sob a tutoria, desenvolvem ações diversificadas, com objetivos bem estabelecidos. O grupo PET ‘Estratégias para diminuir a retenção e a evasão na UFVJM, foca na redução dos índices de retenção e evasão dos cursos de graduação da UFVJM e, consequentemente, de uma diplomação dentro dos prazos previstos pela instituição.


Palavras-chave

Educação Tutorial. Retenção. Evasão. Diplomação. Indissociabilidade.


Introdução

A evasão é o processo em que o estudante, por diversos motivos, deixa de frequentar um curso, o que leva à perda da sua matrícula. Ou seja, ocorre o desligamento da instituição, sem que haja conclusão do curso. Este fenômeno impacta não só na vida do estudante, mas também na dinâmica da instituição de ensino. Já a retenção refere-se ao fenômeno em que um discente permanece matriculado na instituição de ensino por um período de tempo superior àquele previsto no projeto pedagógico do curso. Evasão e retenção são fenômenos complexos, intrinsecamente relacionados, e que afetam instituições dos mais diversos níveis de ensino. Segundo o Censo da Educação Superior, em 2021, foram ofertadas 22.677.486 vagas na educação superior do país, o que mostra um aumento de 15,5% em relação a 2020, com um decréscimo de vagas presenciais (-2,8%) e incremento de vagas a distância (23,8%). Este aumento (de mais de 3 milhões de vagas de 2020 para 2021) deveu-se, exclusivamente, à oferta de vagas na modalidade a distância na rede. Entretanto, apesar deste acréscimo, o Censo mostrou ainda que a taxa de conclusão de curso ficou em cerca de 40%, com uma taxa de desistência em torno de 59%, considerando-se 1% ainda em curso, números estes bem próximos àqueles do Censo de 2020. Mostrou ainda que a taxa de desistência acumulada em cursos EaD (62%) e cursos presenciais (59%) tem se aproximado, ano após ano, talvez por uma mudança no perfil dos ingressantes (BRASIL, 2021). Em relação à UFVJM, a retenção e evasão também representam grandes desafios. Os históricos números de retenção e evasão na educação superior, não apenas na UFVJM, são preocupantes e ensejam, a tempos, diversos estudos e ações com foco no seu enfrentamento. O Programa de Educação Tutorial – PET nasceu em 1979 como Programa Especial de Treinamento, passando a ter a designação atual apenas em 2004. Desde a sua criação, este Programa busca prover apoio e oportunidades extracurriculares aos estudantes que demonstrem “potencial, interesse e habilidades destacadas em cursos de graduação” (BRASIL, 2006, p. 4). É uma ação do Ministério da Educação – MEC que se pauta pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial. Estudantes de cursos de graduação, organizados em grupos, sob a tutoria de um docente da instituição de ensino superior, desenvolvem ações diversificadas, com objetivos bem estabelecidos. O foco é o desenvolvimento do estudante, com impacto para toda a universidade e sociedade, mas, de acordo com o Manual de orientações básicas do PET (BRASIL, 2006, p. 7), busca-se ainda a “criação de um modelo pedagógico para a universidade, de acordo com os princípios estabelecidos na Constituição Brasileira e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB)”. No caso do grupo PET alvo deste registro, o foco principal é a redução dos índices de retenção e evasão dos diversos cursos de graduação da UFVJM e, consequentemente, de uma diplomação dentro dos prazos previstos nos Projetos Pedagógicos dos Cursos da instituição, sem perder de vista o objetivo geral do Programa que é: Promover a formação ampla e de qualidade acadêmica dos estudantes de graduação envolvidos direta ou indiretamente com o Programa, estimulando a fixação de valores que reforcem a cidadania e a consciência social de todos os participantes e a melhoria dos cursos de graduação. (BRASIL, 2006, p.7) Neste sentido, trabalha-se o grupo tutorial em si, buscando a melhoria de tais índices entre os estudantes bolsistas e voluntários vinculados ao grupo PET, mas de modo que as ações possam também envolver e repercutir em todo o corpo discente da UFVJM, com impactos também na sociedade. Ao passo em que se implementam ações para melhorar e facilitar a permanência dos discentes matriculados nos cursos de graduação, trilhando o caminho da diplomação, é importante também que se trabalhe no sentido de compreender os fatores que levam à evasão do discente do curso ou da Universidade e, consequentemente, implementando medidas preventivas ou mitigadoras. Os altos índices de retenção e evasão e os baixos índices de diplomação que assolam a UFVJM, bem como grande parte dos cursos de graduação em todo o país, precisam ser estudados, compreendidos e abordados de forma rápida e efetiva. Existem diversos trabalhos que abordam o tema, sob os mais diferentes aspectos, quantitativos e qualitativos (OLIVEIRA, REIS, TEIXEIRA, 2022; SANTOS et al., 2022; TEIXEIRA et al., 2020; SACCARO, FRANÇA, JACINTO, 2019; OLIVEIRA, VANZELA, SALVADOR, 2019; CAMPOS, 2016; TEIXEIRA, SALVADOR, FARIA, 2015), demonstrando uma multifatorialidade causal, que remete desde as especificidades individuais e pessoais, problemas financeiros, escolha profissional, até questões relacionadas à estrutura do curso, institucional e regional. Abordar a questão por meio de estratégias de ensino e pesquisa não exime a Universidade de trabalhar também no âmbito da extensão. É fundamental que se desenvolvam trabalhos que contribuam para a melhora da qualidade da educação básica nacional, de modo que os ingressantes cheguem melhor preparados para a realidade e cotidiano da vida universitária, mas também que se preparem melhor os docentes que já estão ou que ainda chegarão (estudantes de licenciatura) no mundo do trabalho. Em virtude da construção e desenvolvimento de ações de ensino, pesquisa e extensão, de forma articulada e tutorada, o PET possibilita uma formação global do estudante. E essa experiência é usufruida não só pelos bolsistas e estudantes voluntários que integram o grupo, mas tem potencial de impactar todo o corpo discente institucional. Com isso, busca-se um maior engajamento do estudante com o seu curso, uma visão mais aprofundada de mundo, bem como a redução dos “riscos de uma especialização precoce” (BRASIL, 2006, p. 6). É responsabilidade do Professor Tutor analisar o cenário institucional, preferencialmente envolvendo estudantes e outros servidores da universidade, de modo a propor, planejar, registrar e supervisionar o desenvolvimento das atividades para que sejam atingidos os objetivos propostos pelo Programa de Educação Tutorial e alcançadas as metas. O tutor é também o responsável, frente à UFVJM e à Secretaria de Educação Superior – Sesu/MEC, pelo bom desempenho do seu grupo (BRASIL, 2006). O Programa é regulamentado pela Lei nº 11.180/2005, pela Portaria MEC nº 976/2010, com as alterações da Portaria MEC nº 333/2013, tendo como objetivos específicos: Objetivos Específicos Desenvolver atividades acadêmicas em padrões de qualidade de excelência, mediante grupos de aprendizagem tutorial de natureza coletiva e interdisciplinar; Contribuir para a elevação da qualidade da formação acadêmica dos alunos de graduação da UFVJM; Estimular a formação de profissionais e docentes de elevada qualificação técnica, científica, tecnológica e acadêmica; Formular estratégias de desenvolvimento e modernização do ensino superior no país; e Estimular o espírito crítico, bem como a atuação profissional pautada pela cidadania e pela função social da educação superior. (BRASIL, 2006). Sendo assim, o exposto justifica a necessidade de desenvolver projetos e atividades que integrem o ensino, a pesquisa e a extensão e que possam trazer inovação e contribuição para uma formação mais integral dos petianos, bem como para diminuir os índices de retenção e evasão, além de ampliar os índices de diplomação na UFVJM.


Justificativa

O desenvolvimento de ações que integrem o ensino, a pesquisa e a extensão com foco na identificação e enfrentamento às causas dos indicadores atuais de retenção, evasão e diplomação na UFVJM é essencial para que a Universidade atinja seus objetivos primordiais de uma formação integral dos estudantes e cumprimento do seu compromisso com a sociedade.


Objetivos

Objetivo geral: Contribuir para ampliar a articulação entre a UFVJM e a sociedade, visando a troca de saberes, o atendimento às necessidades da comunidade onde a universidade está inserida, engajando o petiano nesse processo, transformando a realidade social e contribuindo para o desenvolvimento regional. Objetivos específicos: i. Propor, registrar, executar e participar de ações de extensão que gerem engajamento do petiano com os problemas que afligem a sociedade, em especial na área de abrangência da UFVJM; ii. Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica nacional, em especial nas escolas que estão na área de abrangência da UFVJM; iii. Possibilitar ao petiano o desenvolvimento de habilidades relativas à escrita e desenvolvimento de projetos e ações de extensão; iv. Promover ações de extensão que levem ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao empreendedorismo; v. Desenvolver um projeto de extensão com foco no atendimento às necessidades dos trabalhadores terceirizados da UFVJM; vi. Realizar mostras anuais para popularização da ciência com foco na divulgação dos resultados dos projetos de Iniciação Científica Júnior vinculados à Olimpíada Brasileira de Biotecnologia; vii. Participar da realização das edições anuais da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia; viii. Desenvolver projetos que visem a inclusão de estudantes da educação básica com altas habilidades/superdotação no cotidiano universitário; ix. Ampliar a visibilidade dos canais de comunicação do PET Estratégias; x. Contribuir com a inclusão na UFVJM, em seus diversos aspectos (saúde, humanização, integração).


Metas

Desenvolver 12 projetos de extensão vinculados a este Programa, envolvendo, no mínimo, 20 estudantes da graduação e pós-graduação.


Metodologia

Metodologia geral Inicialmente serão construídos e pactuados o calendário anual, calendário de encontros semanais e as metas individuais relativas ao Ensino, Pesquisa e Extensão para cada petiano, bolsistas e voluntários. Além do desenvolvimento dos projetos aqui proposto, os estudantes serão estimulados, ainda, a olharem ao seu redor e também proporem o desenvolvimento de projetos integradores que tenham significado e tragam motivação para eles, dentro do escorpo deste Programa. Cada projeto de extensão será conduzido por um petiano líder, mas contando com a colaboração dos demais participantes do grupo e também da tutora. A divulgação das ações de extensão também ficará a cargo do grupo. Petianos voluntários, bem como aqueles com necessidades educacionais especiais (PcD ou não), também assumirão a liderança de projetos. Caberá a cada estudante realizar uma revisão bibliográfica sobre o tema do projeto do qual é líder. Na sequência, deverão redigir o pré-projeto nos moldes de um projeto de extensão, a partir de modelos disponibilizados pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM. Os pré-projetos serão apresentados nas reuniões do grupo, quando se dará a discussão, podendo gerar mudanças quanto aos diversos tópicos do projeto. Caberá ao petiano realizar as adequações no pré-projeto e reapresentá-lo ao grupo. Sendo aprovado, o pré-projeto passará por uma revisão final pela tutora/colaboradores e será então submetido para registro no Sistema Integrado de Extensão e Cultura – Siexc/UFVJM. Os petianos receberão capacitação para a execução destas atividades. Com o intuito de realizar o monitoramento quanto ao cumprimento dos objetivos e alcance das metas propostos, serão criados e alimentados, semanalmente, formulários eletrônicos no Google Forms®. A alimentação se dará durante as reuniões do grupo PET, de modo que, no caso de não alcance de um determinado resultado, se estabeleçam novas estratégias e, se necessário, seja feita repactuação dos prazos. Tais medidas visam que todos os projetos aqui propostos sejam finalizados e gerem resultados ao final do triênio 2024-2027. Buscando a popularização da ciência e o alcance à população, todos os projetos deverão gerar produtos acessíveis à população, como cartilhas, vídeos, mapas, podcasts, jogos, animações, dentre outros. Detalhamento da metodologia para alcance de cada um dos objetivos específicos Apresentar-se-á, abaixo, a metodologia a ser utilizada para que seja possível o alcance de cada um dos objetivos anteriormente propostos para o eixo extensão. Objetivo específico i) Propor, registrar, executar e participar de ações de extensão que gerem engajamento do petiano com os problemas que afligem a sociedade, em especial na área de abrangência da UFVJM A Extensão Universitária refere-se à troca de saberes, compartilhamento entre comunidade acadêmica e público externo, o que gera aprendizado, crescimento e desenvolvimento para ambos. Desta forma, para que se alcance o objetivo apresentado neste item, será implementada a seguinte metodologia: O petiano será desafiado a olhar para a sociedade, dialogar com a comunidade externa, compreender seus problemas e demandas e, a partir daí, apresentar para o grupo PET propostas de ações que, sob a sua ótica, tenham potencial para a resolução dos problemas identificados. As propostas serão discutidas pelo grupo PET que poderá propor adequações. Na sequência, a partir de um diálogo com a comunidade externa, o petiano deverá buscar entender se a sua ação proposta atende ou não a demanda daquele grupo social. Se sim, o petiano deverá redigir, discutir, adequar e apresentar o pré-projeto para o grupo PET, de modo a ser realizado o registro junto à Proexc. Entretanto, caso a proposta apresentada não atenda às demandas da comunidade externa, com base nas discussões realizadas, o petiano deverá realizar novas propostas de projetos. Todos os projetos serão devidamente registrados, executados, acompanhados, sendo os resultados analisados, produzidos relatórios, publicações e solicitações de certificados para os participantes. Objetivo específico ii) Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica nacional, em especial nas escolas que estão na área de abrangência da UFVJM Diversos projetos serão executados para que esse objetivo possa ser alcançado. Na sequência é apresentada a metodologia a ser utilizada. Olimpíada Brasileira de Biotecnologia Situações informais de ensino podem contribuir para a construção do processo de aprendizagem. Iniciativas como as olimpíadas científicas contribuem para aprofundar os conhecimentos, bem como para desafiar os estudantes, motivando-os e engajando-os no seu processo formativo (XAVIER et al., 2017). As olimpíadas científicas podem ser utilizadas pelas escolas, de modo vinculado ou não às atividades didáticas, para a abordagem a conteúdos importantes, mas que não são trabalhados em sala de aula (ALMEIDA et al., 2022; PEREIRA, MAREGA, 2009; REZENDE; OSTERMANN, 2012). Além da aproximação de determinadas áreas do conhecimento, permitem o desenvolvimento de diversas capacidades intelectuais, como o raciocínio lógico, o pensamento crítico e a criatividade (NASCIMENTO, PALHANO, OEIRAS, 2007; ALMEIDA et al., 2022; ERTHAL, VIEIRA, 2019). A Olimpíada Brasileira de Biotecnologia – OBBiotec é uma iniciativa da UFVJM, fomentada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI. É uma ação de extensão que tem como objetivo melhorar os níveis de conhecimento dos participantes nas áreas de ciências e biotecnologia, motivando-os, bem como possibilitando a identificação de potencialidades dentre estes estudantes (CARVALHO et al., 2023). Os petianos participarão como membros da comissão organizadora da 3ª (2024), 4ª (2025) e 5ª (2026) edições da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia – OBBiotec, olimpíada científica realizada pela UFVJM desde 2022, nacionalmente, tendo contado com 23.962 participantes e 556 escolas em 2022 e com 38.487 participantes e 1084 escolas em 2023. Os petianos participarão de todas as etapas do processo de desenvolvimento destas edições, desde a definição das estratégias de execução, divulgação, desenvolvimento da olimpíada e premiação. Todo o processo de execução da OBBitoec está vinculado ao: • Site: www.obbiotec.com.br; • Sistema eletrônico de gerenciamento e efetivação de inscrições e provas: https://obbiotec.azurewebsites.net/; • Instagram®: https://www.instagram.com/obbiotec.ufvjm/ e • Canal no YouTube®: https://www.youtube.com/channel/UCWxU-b_geyQ6HHePxj6bCCA. Todos os participantes efetivos (membros da equipe, estudantes e professores da educação básica) serão certificados pela participação. Estudantes, escolas e professores da educação básica com os melhores desempenhos serão premiados. Após a execução de cada uma das edições da OBBiotec, os resultados serão analisados, buscando a implementação de ações mitigadoras dos problemas ocorridos para a edição subsequente. Oferta de cursos online com foco na formação de estudantes e professores da educação básica e de estudantes dos cursos de licenciatura Os petianos participarão também do processo de execução de três cursos de extensão, vinculados à OBBiotec e ofertados pela UFVJM, sendo eles: a) Biotecnologia para futuros cientistas, que busca apresentar as mais diversas áreas da biotecnologia, de modo a despertar o interesse de estudantes da educação básica por esta área empolgante e inovadora das ciências. Público-alvo: professores e estudantes da educação básica e do ensino técnico. Carga-horária: 30h; Oferta: online, com expedição de certificados aos participantes que cumprirem 100% das ações e atividades do curso. Local de oferta do curso: Site da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia – OBBiotec: https://www.obbiotec.com.br/curso-de-biotecnologia-para-a-educacao-basica/ b) Inclusão digital e aplicações pedagógicas: contribuições para melhoria da qualidade da educação básica, que está estruturado em videoaulas e atividades, com foco no aprendizado de diversas metodologias e melhoria da aula do professor. Neste curso são trabalhadas metodologias ativas e colaborativas de aprendizagem, uso de TDICs, aprendizagem mão na massa, inteligência socioemocional, inclusão, dentre outras. Público-alvo: professores da educação básica e do ensino técnico, bem como estudantes dos cursos de licenciatura. Carga-horária: 90h; Oferta: online, com expedição de certificados aos participantes que cumprirem 100% das ações e atividades do curso. Local de oferta do curso: Site da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia – OBBiotec: https://www.obbiotec.com.br/curso-de-inclusao-digital-e-aplicacoes-pedagogicas/ Instagram do curso: https://www.instagram.com/inclusaodigital.ufvjm/ c) A pesquisa científica, que busca propiciar ao estudante da educação básica, uma visão geral sobre a pesquisa e o método científico. Público-alvo: estudantes da educação básica. Carga-horária: 30h; Oferta: online, com expedição de certificados aos participantes que cumprirem 100% das ações e atividades do curso. Local de oferta do curso: Site da Olimpíada Brasileira de Biotecnologia – OBBiotec: https://www.obbiotec.com.br/curso-a-pesquisa-cientifica/ Todos os materiais utilizados nos três cursos (a, b e c acima citados), bem como outros materiais de apoio, cronogramas, atividades, textos, formulários, videoaulas, dentre outros, estão disponibilizados aos participantes no site da OBBiotec, em uma aba especificamente construída para esse fim. A sistemática de acompanhamento e avaliação será feita por meio de i) monitoramento do cumprimento das atividades via Ambiente Virtual de Aprendizagem, ii) avaliações diagnósticas e de encerramento do curso, realizadas via Google Forms; iii) acompanhamento dos seguintes indicadores: * Índice de aprovação da ação ofertada (será mensurado a partir de questionário de avaliação do curso disponibilizado aos participantes). * Índice de estudantes que concluíram o curso. Serão certificados pela Proexc apenas os participantes que cumprirem 100% das atividades do curso. De acordo com o parágrafo único do Art. 1º da Resolução CNS 510/2016, as atividades abaixo não passarão pela avaliação do sistema CEP/CONEP: Parágrafo único. Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP: [...] VII - pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito; e VIII – atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização. §1° Não se enquadram no inciso antecedente os Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias e similares, devendo-se, nestes casos, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP; §2° Caso, durante o planejamento ou a execução da atividade de educação, ensino ou treinamento surja a intenção de incorporação dos resultados dessas atividades em um projeto de pesquisa, dever-se-á, de forma obrigatória, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP. (BRASIL, 2016). Desta forma, em caso de decidir-se pela realização de atividades de pesquisa vinculadas a estes projetos de extensão e que configurem necessidade de apreciação ética, esta será solicitada ao sistema CEP/CONEP. Mostra anual da OBBiotec A “Mostra Nacional da OBBiotec: produzindo e compartilhando conhecimento”, evento realizado anualmente pela UFVJM, tem o objetivo de ampliar as discussões sobre a área de biotecnologia com os bolsistas de Iniciação Científica Júnior da OBBiotec de todas as regiões do Brasil, estudantes da educação básica, bem como do ensino técnico e comunidade acadêmica. A programação é composta por atividades ministradas por pesquisadores e extensionistas renomados, bem como por atividade cultural, culminando com a apresentação dos bolsistas a partir dos resultados obtidos com o desenvolvimento de seus projetos de pesquisa vinculados à OBBiotec. Os convidados são pensados para a temática da biotecnologia e ferramentas digitais de ensino. Será organizado um ambiente virtual (metaverso) específico para o evento. Os petianos participarão de todas as etapas do processo de execução dessa mostra. Neste evento são realizadas palestras e apresentações dos resultados dos bolsistas de Iniciação Científica Júnior da OBBiotec, de forma remota. Cada convidado tem entre 30 e 45 minutos de explanação (convidados externos) ou 15 minutos de apresentação (bolsistas) e depois o espaço é aberto para perguntas. A divulgação é feita pelas redes sociais da OBBiotec, por meio de cartaz digital e comunicações eletrônicas endereçadas às escolas da educação básica. Programa: Desenvolvimento de ações com foco na melhoria da qualidade da educação básica nacional Todos os projetos de extensão com foco na melhoria da qualidade da educação básica nacional integrarão o Programa citado neste tópico. Os projetos serão registrados no Siexc/Proexc e vinculados a este Programa. Ao final do período de execução dos projetos, os resultados serão analisados e redigidos relatórios para monitoramento quanto ao alcance das metas. Objetivo específico iv) Promover ações de extensão que levem ao desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao empreendedorismo Para o alcance deste objetivo, os petianos serão desafiados a proporem projetos integradores do ensino, pesquisa, extensão, sendo estes inovadores e com possibilidade empreendedora. Para tanto, o Citec será convidado a ofertar capacitação aos petianos no tema inovação e empreendedorismo. Os projetos deverão ser da área de conhecimento do curso de formação do estudante, buscando contribuir também para o alcance dos outros objetivos elencados. Objetivo específico v) Desenvolver um projeto de extensão com foco no atendimento às necessidades dos trabalhadores terceirizados da UFVJM É por meio do processo educativo que o ser humano pode atingir sua potencialidade e desenvolver seus talentos, habilidades, atitudes, como agente integrado à sociedade e ao país. Portanto, é imperativo que o processo educacional esteja em constante processo de mudança, de atualização, para que seja realmente efetivo e construa cidadãos engajados com a transformação da realidade. Por outro lado, o sentir-se parte do universo em que se está inserido é importante para que o indivíduo se sinta acolhido, respeitado, cuidado e assim possa se engajar. Segundo Miriam Debieux Rosa, professora titular do Instituto de Psicologia da USP e coordenadora do Laboratório de Psicanálise da Sociedade e Política da USP “pertencimento é aquela percepção de alguém de ser parte de uma comunidade, de uma família, de um grupo, de uma nação. Ele está muito ligado ao reconhecimento e a como um cidadão tem respeitadas a sua dignidade, a sua cultura, e as suas diferenças”. Neste sentido, é significativa a constatação de que diversas pessoas participam do dia-a-dia da Universidade, mas não têm acesso à maioria da riqueza de conhecimentos e oportunidades inerentes a ela. Pensando nisso, serão realizadas ações de extensão com objetivo de acolher, atender e envolver os trabalhadores terceirizados do campus JK da UFVJM, tendo como foco não apenas a assistência, mas também a ampliação do senso de pertencimento com a UFVJM, de valorização de tais trabalhadores e o seu maior engajamento com a instituição. Para a execução deste projeto, serão convidados os membros da comunidade universitária (docentes, servidores técnico-administrativos e discentes), bem como profissionais externos à UFVJM e Secretaria Municipal de Saúde para identificação daqueles interessados e com potencial para o desenvolvimento das atividades no evento em colaboração com o grupo PET. Serão agendados os espaços físicos e realizados os preparativos necessários para o desenvolvimento das ações. A Pró-Reitoria de Administração, a empresa responsável pelos trabalhadores e os chefes imediatos serão comunicados quanto à proposta de ação, bem como convidados a participar. Serão realizadas ações de divulgação do projeto, bem como de fomento à participação dos trabalhadores terceirizados. Serão aplicados instrumentos de coleta de dados que permitam triar as pessoas com maior necessidade e interesse por cada uma das ações a serem desenvolvidas. Após a realização do evento, serão analisados os resultados e redigido um relatório final. Objetivo específico viii) Desenvolver projetos que visem a inclusão de estudantes da educação básica com altas habilidades/superdotação no cotidiano universitário Identificados estudantes da educação básica com perfil de altas habilidades/superdotação, os petianos aplicarão um questionário, via formulário eletrônico do Google Forms® ou, se este não for viável, via documento físico, para identificar as áreas de interesse do estudante. Os petianos farão contato com docentes e servidores técnico-administrativos da área de interesse do estudante, buscando parceiras para a realização ou participação daqueles em atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão na UFVJM. Objetivo específico ix) Ampliar a visibilidade dos canais de comunicação do PET Estratégias Todos os resultados obtidos a partir do desenvolvimento das ações de ensino, pesquisa e extensão serão divulgados com foco na popularização da ciência via canais de comunicação do PET Estratégias. Todos os petianos (bolsistas e voluntários) deverão trabalhar para ampliar a visibilidade de tais canais de comunicação do PET Estratégias. Para tanto, poderão ser utilizadas estratégias como publicação de pílulas do conhecimento, envio de mensagens por e-mail, divulgação de matérias via canais de comunicação da UFVJM com direcionamento para os canais de comunicação do PET, dentre outras.


Referências Bibliográficas

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Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Para o desenvolvimento das ações, haverá intensa interação entre petianos e a sociedade, sendo cada projeto executado para um público-alvo específico. Os estudantes serão motivados a dialogarem com seu público-alvo para que se compreenda os problemas enfrentados e para que a construção e implementação da solução também seja realizada em conjunto.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Todos os projetos executados, vinculados a este programa, serão desenvolvidos com foco na discussão e integração entre as áreas do conhecimento e integrando profissionais das mais diversas áreas e profissões. Os petianos são oriundos dos diversos cursos da UFVJM e trabalharão em parceria, de modo que poderão exercitar o trabalho em equipe multiprofissional.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Todos os projetos executados serão integradores de modo a garantir a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os discentes serão responsáveis pela proposição da primeira versão dos projetos que, na sequência, serão corrigidos, caso necessário, pelo tutor. A participação dos estudantes em todas as etapas do projeto, inclusive na sua proposição, redação, organização, desenvolvimento, análise de dados, bem como redação de artigo/relatórios irá contribuir de forma substancial para um desenvolvimento mais integral do petiano, preparando-o para que possa atuar para a resolução de problemas do mundo real, bem como para sua inserção no mundo do trabalho ou para a continuidade dos estudos acadêmicos em nível de pós-graduação ou residência, caso seja de seu interesse.


Impacto e Transformação Social

O desenvolvimento de projetos focados na resolução de problemas do mundo real, a partir da interação dialógica com a sociedade, tem potencial de contribuir de forma substancial para a transformação da sociedade.


Divulgação

As ações vinculadas a este Programa serão divulgadas pelos canais de comunicação específicos dos projetos, bem como do PET, por exemplo: http://site.ufvjm.edu.br/petestrategias/ https://www.instagram.com/petestrategias.ufvjm/ https://www.youtube.com/channel/UC-jEvLUGw5sw4FxvRXWDIsA


Público-alvo

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 2080 h

Carga Horária 1980 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Registro e execução de projetos diversos. Cálculo da CH: 12 petianos + tutor = 13 extensionistas trabalhando no projeto, com dedicação de 20h semanais, 4,5 semanas por mês, por 22 meses (fev/2024 a dez/2025): 13 * 20 * 4,5 * 22 meses = 25.740 horas, o que totaliza 1980h por extensionista.

Carga Horária 100 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Análise de dados e elaboração de relatório final