Detalhes da ação

Contribuições para melhoria da qualidade da educação básica: Inclusão digital e aplicações pedagógicas

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000762

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

26/02/2024

Data Fim

31/12/2024


Programa Vínculado

202104000125 - Desenvolvimento de ações com foco na melhoria da qualidade da educação básica nacional


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

leida calegário de oliveira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Trabalho

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 10 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 20 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 10 h
Resumo

Melhorar a qualidade do ensino ofertado pela educação básica é uma necessidade agravada pelo contexto da Covid-19. Pretende-se ofertar aos professores de escolas da educação básica, um curso de formação pedagógica com foco na aprendizagem significativa, interdisciplinar, mão-na-massa, ativa e colaborativa, integrada com a realidade atual do pós contexto pandêmico, lançando mão de tecnologias digitais para aumentar o envolvimento dos estudantes e potencializar o aprendizado


Palavras-chave

Formação docente; metodologias ativas de aprendizagem; inclusão digital; TDICs; aprendizagem significativa; aprendizagem mão na massa; educação especial


Introdução

A prática docente competente, contextualizada, interdisciplinar, atualizada é um grande desafio para professores e escolas, impactando diretamente na formação do discente. E o desafio não se ampara apenas nas mudanças constantes das situações do dia-a-dia, quando somos expostos a alterações no cenário de saúde, econômico, político, social e que precisam ser trabalhados de forma permeada com o que estabelecem as Bases Nacionais Comuns Curriculares – BNCC, mas também no contexto da criança, levando-se em consideração suas vivências, suas experiências, suas motivações, seus interesses. Tornar o aprendizado significativo é então um grande desafio para escolas e educadores, tendo em vista que os professores que hoje estão no mundo do trabalho, muitas vezes não receberam essa formação, contextualizada, interdisciplinar, antenada com as diversas tecnologias, focada no aprendizado em que o discente é o centro do processo, baseada em métodos ativos de aprendizado. Assim, o objetivo deste projeto é executar um curso de formação pedagógica voltado para professores da educação básica, com foco na aprendizagem significativa, interdisciplinar, mão-na-massa, ativa e colaborativa, integrada com a realidade atual do contexto pandêmico e também com as demandas de formação em educação especial e socioemocional. E lançar mão das tecnologias digitais tem sido um desafio para professores, pois dentre tantas alternativas possíveis, é preciso escolher com qualidade para envolver os estudantes e potencializar o aprendizado ao invés de apenas inserir elementos distratores. Neste sentido, é importante conhecer o leque de recursos digitais disponíveis e a forma como podem ser utilizados para direcionar a escolha de acordo com o conteúdo que deve ser trabalhado. Envolvendo discentes da graduação e da pós-graduação, além de contribuir com a formação pedagógica dos docentes das escolas em que o curso será realizado e com a melhoria da educação básica, o projeto pretende contribuir com a formação destes discentes da UFVJM, desenvolvendo em paralelo ações de ensino e pesquisa, garantindo, desta forma, o alcance da integração entre ensino-pesquisa e extensão.


Justificativa

Problematização e justificativa - Caracterização do objeto da ação extensionista Trata-se de uma ação de extensão, tendo em vista que, segundo a Resolução 07/2018 CNE/CES do Ministério da Educação do Brasil: A Extensão na Educação Superior Brasileira é a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa (BRASIL, 2018). De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso de Farmácia da UFVJM, a extensão funciona como uma ponte entre Universidade e os diversos setores da sociedade. Desta forma, como uma via de mão-dupla, leva conhecimentos e/ou assistência à comunidade, mas, em contrapartida, dela recebe uma retroalimentação, de modo a possibilitar o aprendizado de sua comunidade acadêmica, a partir dos saberes destas comunidades. Desta forma, a universidade pode planejar e executar as atividades de extensão, mas sempre respeitando e não violando esses valores e cultura (PPC Farmácia, 2020), de modo que ambas crescem juntas, comunidade e Universidade. A própria Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (BRASIL, 1996) traz como papel da Educação Superior "atuar em favor da universalização e do aprimoramento da educação básica, mediante a formação e a capacitação de profissionais, a realização de pesquisas pedagógicas e o desenvolvimento de atividades de extensão que aproximem os dois níveis escolares". No contexto dialógico da extensão universitária, tal atuação não se pauta apenas em ofertar ações, mas em criar comunicação capaz de valorizar a experiência e diversidade de saberes, num ciclo virtuoso por meio do qual, estudantes e profissionais da educação superior também são beneficiados e enriquecem suas vivências e a própria formação a partir da realidade social vivida no contexto da educação básica. É a oportunidade para trabalhar temas transversais como direitos humanos, responsabilidade social e fortalecimento da democracia. Por outro lado, a comunicação dos profissionais da educação básica e de seus estudantes com a universidade abre horizontes mais amplos, amplia perspectivas de acesso e favorece a apropriação da educação superior como um objetivo mais próximo e factível. A ação de extensão será ofertada na forma de um curso de aperfeiçoamento docente, já que busca a atualização ou aprofundamento das habilidades técnicas e científicas de professores da educação básica (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio), de acordo com o estabelecido na Resolução nº 01/CNE, de 08 de junho de 2007. Caracteriza-se por uma formação interdisciplinar e antenada com as demandas atuais, prioritariamente aquelas decorrentes do ensino no contexto pandêmico. Além disso, trata-se de uma ação integrada com o ensino e a pesquisa, tendo o envolvimento de discentes da graduação e da pós-graduação. Assim, garante-se a integração ensino, pesquisa e extensão, bem como a soma de esforços para que a via de mão-dupla necessária às ações de extensão realmente seja efetivada. A carga horária total do curso será de 90 horas, sendo este estruturado em cinco eixos: i) introdução; ii) educação especial e socioemocional; iii) metodologias ativas de aprendizagem; iv) utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs; v)) aprendizagem mão na massa. Fundamentação teórica: A Educação é um direito fundamental do ser humano, conforme traz a Constituição Federal de 1988. É por meio do processo educativo que o ser humano pode atingir sua potencialidade e desenvolver seus talentos, habilidades, atitudes, como agente integrado à sociedade e ao país. Portanto, é imperativo que o processo educacional esteja em constante processo de mudança, de atualização, para que seja realmente efetivo e construa cidadãos focados e comprometidos com a transformação da realidade. Embora todos tenham consciência disso, não é uma mudança fácil. Estudantes pouco envolvidos com o processo formativo, professores desmotivados com os baixos salários, com as dificuldades materiais, com a sobrecarga de trabalho, com os contextos sociais com os quais precisam lidar, sem o devido apoio e, muitas vezes, sem a devida formação. Mudar exige investimento, não só de tempo e dedicação, mas também, muitas vezes, investimento financeiro. Outra questão importante é que a mudança exige uma reflexão sobre a prática. Hoje, um dos grandes problemas no contexto educacional é a fragmentação do conhecimento repassado aos discentes. Não apenas porque dificulta o aprendizado global, mas também porque não favorece que o estudante possa encontrar significado e, a partir daí, o interesse naquilo que se estuda. Colocar o estudante no centro do processo é outra mudança fundamental. Fomos formados para sermos professores que repassam o conteúdo para o estudante, é preciso aprender a instigar o estudante a assumir uma postura ativa frente ao seu processo de aprendizagem. Além disso, Quintino e Paixão (2021, p.8-9) relatam que, em virtude da pandemia da Covid19, surgiu na educação o ensino remoto emergencial, trazendo consigo novas perspectivas epistemológicas, ontológicas e metodológicas, modificando todas as relações de convivência, afetividade e de comunicação. Esses autores trazem ainda que, As tecnologias digitais da informação e comunicação (TDICs) podem ajudar, melhorar, despertar o interesse dos discentes, contribuindo no processo de ensinoaprendizagem, sendo que podem ser utilizadas em qualquer lugar e em qualquer momento. O uso das TDICs também facilita a organização das informações durante o processo de ensino, incentivando a aprendizagem individual, aproximando o conteúdo da realidade de forma mais dinâmica e atrativa, trazendo maior agilidade nas atividades do dia a dia, com uma comunicação mais rápida e eficaz (QUINTINO; PAIXÃO, 2021. p.8-9). Outra consideração importante a ser feita baseia-se na “Teoria do controle em sala de aula” de William Glasser, um médico psiquiatra, que publicou em 1986 um trabalho em que aplica sua teoria na educação e cria um modelo de aprendizagem em equipe, com ênfase na satisfação e entusiasmo. Glasser afirma que, trabalhando em pequenas equipes, os estudantes descobrem que o conhecimento contribui para poder, amizade e diversão (GLASSER, 1986). É criada então a Pirâmide de Aprendizagem de William Glasser, cuja análise permite constatar que o aprendizado é mais efetivo quando se utilizam metodologias que promovem atividades em que um estudante ensina ao outro, atividades que permitem a prática, além daquelas que promovem a discussão do assunto, em que todos relatam suas experiências, dúvidas, definem, debatem, recordam questões trabalhadas anteriormente. Entretanto, apesar da demanda pela mudança ser uma realidade, a maioria dos docentes que hoje está no mundo do trabalho, recebeu uma formação bastante tradicional e, agora, enfrenta as dificuldades de se trabalhar com metodologias ativas, com tecnologias digitais e inclusão, necessitando manipular uma série de plataformas que antes nem sequer conhecia. Fazer uso de tantas ferramentas, metodologias, plataformas, conteúdos, trabalhando de forma dinâmica, interdisciplinar, integrada, gerenciando a formação de cada estudante, não é uma tarefa simples. Desta forma, trabalhar a integração do conhecimento, de forma que gere significado e motivação para o estudante, o instigando na busca pela informação, colocando a mão-na-massa, construindo conceitos a partir de experimentos, fazendo bom uso das tecnologias digitais de informação e comunicação, induzindo o estudante a assumir uma posição mais proativa frente à sua formação e construção do conhecimento, são os objetivos deste projeto. Esta é uma oportunidade para que a Universidade possa contribuir com a melhoria da qualidade da formação oferecida pela educação básica, cumprindo seu dever de colaborar com a comunidade externa por meio da possibilidade de análise e proposição de ações para resolução dos problemas por ela enfrentados. Desse modo, crescem a comunidade externa e a comunidade universitária, já que a realização de ações de extensão favorece ampla troca de conhecimentos e saberes, além de possibilitar um maior engajamento dos discentes da UFVJM com as comunidades.


Objetivos

Objetivo geral: Ofertar um curso de formação pedagógica voltado para professores da educação básica, com foco na aprendizagem significativa, interdisciplinar, mão-na-massa, ativa e colaborativa, integrada com a realidade atual do contexto pandêmico. Objetivos específicos: Para o alcance do objetivo geral acima citado, esta proposta está sendo apresentada por uma equipe de profissionais, a maioria deles vinculada à UFVJM, sendo docentes, discentes (graduação, mestrado e doutorado) e servidores técnico-administrativos, além de profissionais externos à UFVJM e egressos. Portanto, são objetivos específicos deste projeto: 1) Contribuir com a melhoria da educação básica, por meio da realização de ações de formação para professores, com foco nos seguintes eixos de formação: i) introdução; ii) educação especial e socioemocional; iii) metodologias ativas de aprendizagem; iv) utilizando Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs; v) aprendizagem mão na massa. 2) Motivar os docentes da educação básica para a realização do trabalho integrado, ativo e colaborativo; 3) Aprender sobre o contexto da educação básica, envolvendo discentes da graduação e da pós-graduação nesse conhecimento da realidade da escola, principalmente no contexto pandêmico, engajando-os para a proposição de ações de enfrentamento aos problemas identificados; 4) Desenvolver projetos de ensino e pesquisa integrados com esta ação de extensão.


Metas

Metas e Previsão de impacto direto: a) formação continuada de docentes da Educação Básica; b) envolvimento de estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação da UFVJM na realização das ações de extensão; c) envolvimento de profissionais da comunidade externa à UFVJM na realização desta ação de extensão, aumentando a integração desta Universidade com profissionais e instituições locais. Previsão de impacto indireto: a) Melhoria da qualidade da educação básica ofertada pelas escolas públicas nacionais. Indicadores numéricos: Índice de aprovação da ação ofertada (será mensurado a partir de questionário de avaliação do curso disponibilizado aos participantes).


Metodologia

O projeto para oferta do curso de formação continuada docente será realizado seguindo as seguintes etapas: A) Análise da avaliação feita pelos cursistas no semestre anterior, com adequação do curso às demandas apresentadas; B) Serão executadas as ações do Eixo 1 - Introdução; Conferência de abertura. e Aula inaugural: nesta etapa, se discutirá com os participantes sobre o tema: Metodologias ativas, aprendizagem significativa, TDICs: enfrentamento aos novos desafios – CH total de 6h (somada a carga horária de atividades e treinamento com o uso das metodologias discutidas); C) Realização do diagnóstico situacional: nesta etapa será disponibilizado para participação dos docentes, via Google Forms, um questionário para que se compreenda o nível de envolvimento e conhecimento de cada um em relação ao uso de metodologias ativas; TDICs, aprendizagem mão-na-massa, educação especial, educação socioemocional, bem como em relação às expectativas e perspectivas em relação ao curso de formação aqui proposto – CH total: 2h; D) Realização das atividades do Eixo 2 (metodologias ativas de aprendizagem): nesta etapa, serão desenvolvidas as ações de capacitação em metodologias ativas, quais sejam: i) Trezentos; ii) Peer Instruction; iii) Aprendizagem baseada em problemas – PBL;iv) Aprendizagem baseada em projetos - PrBL; v) Aula Invertida – CH total de 12h; E) Realização das atividades do Eixo 3 (Uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs): nesta etapa, serão desenvolvidas as ações de capacitação para uso de TDICs, quais sejam: i) vídeo-aulas (a experiência do LinfoTube); ii) Google Classroom; iii) Mentimeter como ferramenta para atividade de minuto; iv) Mapas conceituais e mentais; v) Google Forms; vi) Estórias em quadrinhos; vii) Kahoot; viii) Padlet; ix) Quizizz; x) Go Formative; xi) Redação em formato de ebook; xii) Plataforma para criação de tarefas; xiii) Powerpoint – CH total de 37h; F) Realização das atividades do Eixo 4 (Aprendizagem mão na massa): nesta etapa, serão desenvolvidas as ações de capacitação para preparar os docentes para a realização de atividades práticas do tipo mão-na-massa, bem como para a construção do conhecimento a partir de tais práticas, construindo conceitos a partir da vivência dos estudantes. Serão realizadas diversas atividades, quais sejam: i) Lixo e bioplástico; ii) Os microrganismos podem ser bons?; iii) Lançando as bases da ciência do DNA; iv) Leite psicodélico; v) A terra não é plana – CH total de 18h; G) Realização da avaliação final do curso: nesta etapa será disponibilizado para participação dos docentes, via Google Forms, um questionário para que estes posam avaliar o curso oferecido, bem como propor melhorias para as edições futuras – CH total: 2h. A carga horária total deste curso inclui todas as atividades acima descritas, somando um total de 90h. Os participantes, como já citado anteriormente, serão os professores e, caso tenham interesse, também será possibilitada a participação de outros servidores da escola, como pedagogos, diretores, vice-diretores, bibliotecários, dentre outros, além de estudantes de cursos de licenciatura, sendo que todos participarão de forma online e gratuita. O acesso ao curso se dará em fluxo contínuo. Não haverá atividade presencial. Todos os materiais utilizados no curso, bem como outros materiais de apoio, cronogramas, videoaulas, dentre outros, serão disponibilizados aos participantes. A sistemática de acompanhamento e avaliação será feita por meio de i) listas de presença, via Google Forms, assinadas pelos participantes em cada atividade, ii) avaliação de encerramento do curso, realizada também via Google Forms; iii) acompanhamento dos seguintes indicadores: * Índice de aprovação da ação ofertada (será mensurado a partir de questionário de avaliação do curso disponibilizado aos participantes). Serão certificados pela Proexc apenas os participantes que tiverem participação efetiva nas atividades de, no mínimo, 75% nas atividades executadas durante do curso. De acordo com o parágrafo único do Art. 1º da Resolução CNS 510/2016, as pesquisas abaixo não passarão pela avaliação do sistema CEP/CONEP: Parágrafo único. Não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP: [...] VII - pesquisa que objetiva o aprofundamento teórico de situações que emergem espontânea e contingencialmente na prática profissional, desde que não revelem dados que possam identificar o sujeito; e VIII – atividade realizada com o intuito exclusivamente de educação, ensino ou treinamento sem finalidade de pesquisa científica, de alunos de graduação, de curso técnico, ou de profissionais em especialização. §1° Não se enquadram no inciso antecedente os Trabalhos de Conclusão de Curso, monografias e similares, devendose, nestes casos, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP; §2° Caso, durante o planejamento ou a execução da atividade de educação, ensino ou treinamento surja a intenção de incorporação dos resultados dessas atividades em um projeto de pesquisa, dever-se-á, de forma obrigatória, apresentar o protocolo de pesquisa ao sistema CEP/CONEP. (BRASIL, 2016). Desta forma, em caso de decidir-se pela realização de atividades de pesquisa vinculadas a este projeto que configurem necessidade de apreciação ética, esta será solicitada ao sistema CEP/CONEP. Público-alvo: * Beneficiários diretos das ações do projeto: a) Professores vinculados à Educação Básica em todo país, uma vez que serão capacitados nas diversas metodologias propostas nos cinco eixos deste projeto; b) Estudantes matriculados na Educação Básica, pois terão a oportunidade de experenciar o uso de metodologias, ferramentas de tecnologias digitais e aprendizagem mão-na-massa, o que poderá contribuir com a melhoria da sua formação; c) Discentes da UFVJM (graduação e pós-graduação), uma vez que participarão ativamente do processo de construção e execução deste projeto, tendo a possibilidade de aprender sobre o contexto da educação básica, sobre os problemas que a afligem, sendo instigados a analisarem e proporem soluções para os problemas identificados. * Beneficiários indiretos das ações do projeto: a) Demais servidores e equipe gestora das escolas de Educação Básica, pois poderão alcançar melhoria dos indicadores institucionais, a partir da melhoria da educação ofertada; b) Comunidade externa à escola, pois poderão vivenciar a experiência de uma formação mais sólida para as suas crianças e adolescentes.


Referências Bibliográficas

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil: promulgada em 5 de outubro de 1988. Disponível em: https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/518231/CF88_Livro_EC91_2016.pdf. Acesso em: 24 nov 2022. BRASIL. Lei 9394 de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 nov 2022. BRASIL. Resolução n. 1, de 8 de junho de 2007. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Estabelece normas para o funcionamento de cursos de pós-graduação lato sensu, em nível de especialização. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=8825-rces001-07- pdf&category_slug=setembro-2011-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 24 nov 2022. BRASIL. Resolução n. 7, de 18 de dezembro de 2018. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Superior. Estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 da Lei nº 13.005/2014, que aprova o Plano Nacional de Educação – PNE 2014- 2024 e dá outras providências. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104251-rces007- 18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 24 nov 2022. BRASIL. Resolução n. 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 24 nov 2022. GLASSER, W. Control theory in the classroom. New York: Perennial Library, 1986. QUINTINO, A.G.; PAIXÃO, J.F.M. As TDICs e seus benefícios no processo de ensino-aprendizagem na educação superior em tempos de pandemia. Congresso Internacional de Pedagogia. 2021. Link de acesso: https://trabajos.pedagogiacuba.com/trabajos/19Trabalho_Aleff_Congresso%20Internacional%20de%20. Acesso em: 24 nov 2022.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

No contexto dialógico da extensão universitária, este projeto não se pauta apenas em ofertar ações de capacitação aos docentes, mas em criar uma comunicação capaz de valorizar a experiência e diversidade de saberes, num ciclo virtuoso por meio do qual, estudantes e profissionais da educação superior também são beneficiados e enriquecem suas vivências e a própria formação a partir da realidade social vivida no contexto da educação básica. É a oportunidade para trabalhar temas transversais como direitos humanos, responsabilidade social e fortalecimento da democracia. Por outro lado, a comunicação dos profissionais da educação básica e de seus estudantes com a universidade abre horizontes mais amplos, amplia perspectivas de acesso e favorece a apropriação da educação superior como um objetivo mais próximo e factível.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Caracteriza-se por uma formação interdisciplinar e antenada com as demandas atuais, prioritariamente aquelas decorrentes do ensino no contexto pandêmico. O conteúdo programático do curso foi reestruturado a partir dos diálogos efetuados com os participantes das duas turmas anteriores, sendo agora estruturado em cinco eixos que garantem a interdisciplinaridade e interprofissionalidade. A carga horária total do curso será de 90 horas, sendo este estruturado nos seguintes eixos: educação especial, educação socioemocional, aprendizagem mão na massa, aprendizagem ativa e colaborativa, uso de TDICs.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Trata-se de uma ação integrada com o ensino e a pesquisa, tendo o envolvimento de discentes da graduação e da pós-graduação. Assim, garante-se a integração ensino, pesquisa e extensão, bem como a soma de esforços para que a via de mão-dupla necessária às ações de extensão realmente seja efetivada.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Estudantes de diversos cursos de graduação poderão participar deste projeto. A formação na área da licenciatura, Sistemas de Informação e Saúde serão priorizadas, tendo em vista as propostas de eixos anteriormente citadas. Assim, a formação do estudante estará em consonância com os tópicos trabalhados no curso, de modo que este possa contribuir com o processo de formação dos docentes da Educação Básica. Além disso, os discentes da UFVJM serão sempre vinculados para a realização do trabalho sob tutoria de um docente (integrante da equipe e que atue na mesma área de sua formação ou em área afim), de modo que o estudante possa aprender sobre a análise de problemas enfrentados pela Escola, bem como possa contribuir com a proposição de possíveis soluções, tornando-se mais engajado com a realidade da comunidade externa, bem como tornando-se mais proativo. Desta forma, antes da realização das atividades na Escola, os discentes serão capacitados e acompanhados pelos docentes-tutores, bem como pela coordenação do projeto. Os discentes acompanharão e participação de todas as etapas do projeto, quais sejam sua organização, desenvolvimento e oferecimento aos participantes, análise de dados, bem como redação de artigo/relatórios. A participação e envolvimento dos discentes serão avaliadas pelos docentes tutores, bem como pela coordenação do projeto, sendo necessário, ao final, que o discente receba um conceito, no mínimo, B e uma frequência às atividades propostas de, no mínimo, 75%.


Impacto e Transformação Social

Trabalhar aspectos importantes como formação docente, interdisciplinaridade, educação mão na massa, utilização de metodologias ativas de aprendizagem, aprendizagem significativa e colaborativa, educação especial, educação socioemocional, bem como inclusão digital e o bom uso de recursos de TDICs, como fator engajador, motivador e não distrator, tem impacto direto na qualidade da educação básica a ser ofertada aos discentes, motivo pelo qual poderá contribuir para a formação de futuros acadêmicos ou profissionais mais capacitados, pró-ativos e envolvidos, então como fator de transformação social.


Divulgação

A divulgação será feita por mala direta (e-mail) à Superintendência Regional de Ensino, Secretaria Municipal e Estadual de Educação, Escolas, Professores da Educação Básica, bem como pelo Instagram do curso que já conta com mais de 9.000 seguidores (endereço: https://www.instagram.com/inclusaodigital.ufvjm/).


Público-alvo

Descrição

Professores da educação básica, de escolas públicas e privadas

Descrição

Estudantes dos cursos de licenciatura

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 200 h

Carga Horária 50 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Organização e divulgação do curso

Carga Horária 90 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Execução do curso

Carga Horária 50 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Acompanhamento do curso e provisão de respostas aos questionamentos dos participantes

Carga Horária 10 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração do relatório final e lista de certificados para os participantes