Detalhes da ação

Saber que Salva: Treinamento de primeiros socorros para servidores de instituições de ensino de Diamantina.

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000763

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/03/2024

Data Fim

31/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

leida calegário de oliveira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Saúde

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 160 h
Resumo

Os primeiros socorros são procedimentos imediatos em caso de emergência, que visam evitar a morbidade e mortalidade, sendo que pode ser realizado por qualquer pessoa capacitada. Este projeto tem como foco capacitar os servidores de escolas públicas de Diamantina-MG, conforme preconizado pela Lei Nº 13.722 de 2018. Tal projeto está vinculado ao PET Estratégias para diminuir retenção e evasão e conta com parceria do projeto de primeiros socorros para a comunidade.


Palavras-chave

Primeiros socorros, capacitação, servidores de instituições de ensino


Introdução

Os primeiros socorros são procedimentos imediatos em caso de emergência, que visam evitar a mortalidade e minimizar o risco de sequelas, sendo que pode ser realizado por qualquer pessoa capacitada. Estudos evidenciam a ocorrência de acidentes no ambiente escolar, e destacam a falta de preparo dos servidores das instituições em prestar os primeiros socorros. Diante do exposto o presente projeto tem como objetivo instruir acerca dos primeiros socorros os servidores interessados da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brantes e Escola Estadual Professora Isabel Mota, indo ao encontro ao que é preconizado pela Lei Nº 13.722, de 4 de outubro de 2018. Este projeto está vinculado ao PET Estratégias para diminuir retenção e evasão e conta com parceria do projeto de primeiros socorros para a comunidade. Inicialmente será publicado um edital para constituir uma equipe, e os mesmos fornecerão seus dados para acompanhamento do desempenho acadêmico ao longo do projeto. Em seguida, será realizada a capacitação da equipe por meio de encontros, nos quais serão contemplados conteúdos teóricos e práticos, estudados previamente por meio do material disponibilizado. Posteriormente a equipe irá planejar as oficinas e elaborar o material necessário para execução da mesma, como arte de divulgação e slide utilizado na apresentação. As oficinas teóricas e práticas serão realizadas nas dependências das instituições de ensino, e serão beneficiadas diretamente aproximadamente 150 pessoas e indiretamente todas as pessoas do seu convívio social. Ao término das oficinas , pretende-se difundir os relatos de experiência através de artigos e resumos que serão submetidos em eventos acadêmicos com SINTEGRA e RDF, e outros pertinentes, visando compartilhar os conhecimentos alcançados. Espera-se que ao término deste projeto, os servidores das instituições de ensino completadas, sintam-se aptos a prestar os primeiros socorros em caso de acidentes. Portanto, possam prevenir a ocorrência de mortes e sequelas, ao realizarem os procedimentos adequados. A orientação da discente para o desenvolvimento da ação de extensão será feita pelo vice-coordenador do projeto. Caberá à coordenadora realizar a tutoria via Programa de Educação Tutorial.


Justificativa

Os primeiros socorros são procedimentos iniciais de emergência, que buscam preservar a vida e evitar danos maiores até a chegada de assistência especializada. Nesse evento incluem a tomada de medidas imediatas em situações de agravo à saúde, visando preservar a vida, previnir sequelas e promover a recuperação, sempre com o princípio de não causar malefícios à vítima.(MARTINS et. al 2023; GENESINI et. al 2021). De acordo com os dados apontados por Malta et al. (2012), cerca de ¼ dos acidentes com adolescentes são decorrentes de intercorrências provenientes de instituições de ensino/práticas esportivas. Logo é possível inferir que tais acidentes ocorrem no ambiente escolar. No entanto, o estudo realizado por Hadge et al.(2023), nas escolas do ensino fundamental do Município de Marília, em São Paulo, evidenciou que os docentes não estão aptos a prestar os primeiros socorros em caso de intercorrências corriqueiras que podem surgir naquele ambiente, indo ao encontro dos resultados obtidos na revisão sistemática realizada por Cruz et al. (2021). Em caso de intercorrências, o tempo é uma variável primordial, e que pode estar relacionada com possíveis sequelas e até mesmo com a morte. Nesse sentido, é relevante destacar a história de Lucas Begalli, que faleceu aos 10 anos de idade, na cidade de Campinas em 2017, vítima de um engasgo durante uma visita escolar (AQUINO, 2019). Ademais, de acordo com Costa et al.(2021) foram notificados 2.148 óbitos de crianças de 0-9 anos de idade vítimas de engasgo no território brasileiro, considerando o período de 2009 a 2019. Diante do exposto foi sancionada a LEI Nº 13.722, em 4 de outubro de 2018, também conhecida como Lei Lucas, em homenagem ao caso citado anteriormente. Ela estabelece a obrigatoriedade de capacitar os professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil, sobre noções básicas de primeiros, sendo necessário fazer a reciclagem anualmente e a instituição deve dispor de kits de primeiros socorros. Considerando a importância da capacitação em noções básicas de primeiros socorros e o despreparo dos servidores evidenciados nos estudos, o intuito deste projeto é ofertar as oficinas com essa finalidade, abordando conteúdo teórico e prático, para todos os servidores interessados da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brantes e Escola Estadual Professora Isabel Mota, ambas situadas em Diamantina-MG.


Objetivos

Objetivo Geral: Orientar acerca dos primeiros socorros os servidores da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brantes e Escola Estadual Professora Isabel Mota, que manifestarem interesse em receber a capacitação. Objetivos Específicos: Prevenir fatalidades e minimizar possíveis sequelas decorrentes de intercorrências no ambiente escolar. Promover a autoconfiança para prestar os primeiros socorros. Estimular o contato dos acadêmicos com a sociedade externa.


Metas

Diante dos objetivos propostos, pretende-se atingir as seguintes metas: Capacitar, por meio das oficinas teóricas e práticas, aproximadamente 150 servidores das instituições de ensino a prestar os primeiros socorros em caso de intercorrências, sendo que pessoas próximas a elas serão beneficiadas de forma indireta. Promover a conscientização sobre a importância dos primeiros socorros e esclarecimento de dúvidas acerca das técnicas. Minimizar a morbimortalidade em decorrência da negligência ou por procedimentos de primeiros socorros inadequados. Promover o diálogo e a troca de conhecimento com relatos de experiências relacionadas à urgência e emergência. Possibilitar um maior contato dos discentes com a comunidade externa, assim como permitir que compreendam a dinâmica de projetos de extensão.


Metodologia

Trata-se de um projeto de extensão com o intuito de capacitar os servidores da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brantes e Escola Estadual Professora Isabel Mota a prestar os primeiros socorros, essa ação será realizada em parceria com o projeto de primeiros socorros para a comunidade e está vinculado ao PET Estratégias. No intuito de viabilizar a execução deste projeto, será realizada a seleção de alguns discentes para integrar a equipe, podendo concorrer estudantes de todos os cursos que tenham interesse e disponibilidade, sendo que ao ingressarem os mesmos irão encaminhar seus dados acadêmicos para acompanhar seu rendimento ao longo do projeto. Nesse sentido, será publicado um edital nas redes sociais do PET Estratégias para proceder a seleção dos estudantes. Em seguida será realizada a capacitação dos mesmos, ocorrerão encontros periódicos para discussão de materiais sobre a temática disponibilizados previamente. Ademais, para consolidar o conhecimento os mesmos irão participar das oficinas ofertadas pelo projeto de primeiros socorros para a comunidade dentro de sua disponibilidade. Após finalizada essa etapa, os integrantes da equipe irão planejar as oficinas, os mesmos irão elaborar a arte de divulgação e slide para apresentação. A direção das instituições de ensino irão divulgar as oficinas para os seus servidores. Tais oficinas serão realizadas nas dependências das escolas, sendo que serão beneficiadas diretamente aproximadamente 150 servidores e indiretamente todos os discentes e pessoas próximas que poderão precisar de primeiros socorros em caso de intercorrências. Ao término das oficinas, pretende-se difundir os relatos de experiência através de artigos e resumos que serão submetidos em eventos acadêmicos como SINTEGRA e RDF, e outros pertinentes.


Referências Bibliográficas

AQUINO, Aline. Lei Lucas: Conheça a história por detrás da lei. 2019. Disponível em: https://cmosdrake.com.br/blog/lei-lucas-conheca-a-historia-por-detras-da-lei/. Acesso em: 10 dez. 2023. COSTA I.C. et al. Estudo descritivo de óbitos por engasgo em crianças no Brasil. Revista de Pediatria SOPERJ. João Pessoa, 2021, p. 11-14. Disponível em: http://revistadepediatriasoperj.org.br/detalhe_artigo.asp?id=1166#:~:text=S%C3%8DNT. Acesso em: 11 dez. 2023. CRUZ, Karine Bianco da et al.. Intervenções de educação em saúde de primeiros socorros, no ambiente escolar: uma revisão integrativa. Enfermería Actual En Costa Rica, [S.L.], v. , n. 40, p. 0-1, 21 dez. 2021. Universidad de Costa Rica. http://dx.doi.org/10.15517/revenf.v0i40.43542. Disponível em: https://revistas.ucr.ac.cr/index.php/enfermeria/article/view/43542/45164. Acesso em: 09 dez. 2023. GENESINI, Géssica; SANTOS, Fernanda dos; CONTE, Magali; LOHMANN, Paula Michele; ZANOTELLI, Alissara. Primeiros socorros na educação infantil: percepção dos educadores. Research, Society And Development, v. 10, n. 1, p. 1-10, 03 jan. 2021. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/348197011_Primeiros_socorros_na_educacao_infantil_percepcao_dos_educadores . Acesso em: 02 dez. 23. HADGE, Rebeka Brabo; BARBOSA, Vanessa Baliego de Andrade; BARBOSA, Pedro Marco Karan; CHAGAS, Eduardo Federigh Baisi. CONHECIMENTOS DE PROFESSORES DO ENSINO FUNDAMENTAL ACERCA DE PRIMEIROS SOCORROS. Texto & Contexto - Enfermagem, [S.I.], v. 32, n. [S.I.], p. 1-12, 2023. FapUNIFESP (SciELO). MALTA, Deborah Carvalho et al. Causas externas em adolescentes: atendimentos em serviços sentinelas de urgência e emergência nas capitais brasileiras - 2009. Ciência & Saúde Coletiva, [S.L.], v. 17, n. 9, p. 2291-2304, set. 2012. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/s1413-81232012000900011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/tykGcmcGGg9h4qSymKmGZXs/?lang=pt. Acesso em: 04 jan. 2024. MARTINS, Gabriella Pessoa; FRANÇA, Thaysa Jardim de; DIAS, Adriana Keila; SANTOS, Juliane Marcelino dos; COUTO, Giullia Bianca Ferraciolli do. A IMPORT NCIA DO CONHECIMENTO DE PRÁTICAS DE PRIMEIROS SOCORROS NO AMBIENTE ESCOLAR: UMA REVISÃO DE LITERATURA. Facit Business And Tecnology Journal, [S.I], v. 1, n. 44, p. 01-16, 02 dez. 2023. Disponível em: http://revistas.faculdadefacit.edu.br/index.php/JNT/article/view/2365 . Acesso em: 02 dez. 23.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Este projeto viabiliza que os discentes tenham contato direto com a sociedade, pois as atividades não serão realizadas nas dependências da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri ( UFVJM), sendo que os mesmos serão inseridos em ambiente externo, oportunizando aos estudantes a compreensão sobre as dificuldades enfrentadas no ambiente escolar em relação à temática, bem como possibilitando que os mesmos desenvolvam, em conjunto com o público-alvo, estratégias para mitigar os problemas identificados. Tal experiência é crucial para a formação dos estudantes, pois possibilita a troca de experiência e o diálogo com a comunidade, sendo que devem adequar a linguagem científica para a informal, permitindo assim que a população compreenda e se envolva na implementação de medidas para o enfrentamento do problema.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Os primeiros socorros podem ser prestados por qualquer pessoa capacitada, logo a equipe poderá ser constituída por integrantes de diversos cursos que tenham interesse pela temática sob a supervisão de um profissional qualificado. Tal interprofissionalidade é importante pois possibilita que cada integrante contribua com seus conhecimentos prévios e específicos, permitindo aos mesmos uma vivência mais ampla, compreensão abrangente, colaboração e trabalho em equipe. Neste sentido, para viabilizar o projeto é necessário conhecimentos interdisciplinares, sendo crucial entender sobre anatomia humana, reconhecer plantas tóxicas e animais peçonhentos, assim como seus hábitos de vida, entre outros assuntos que auxiliem na compreensão dos primeiros socorros.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Este projeto permite articular o tripé pesquisa, ensino e extensão. Nesse sentido, ao recrutar os integrantes, capacitá-los e possibilitar que os mesmos conduzam as oficinas, transmitindo informações extremamente relevantes acerca dos primeiros socorros para os servidores das instituições de ensino, permite articular ensino e extensão. Ademais, por meio da realização do projeto serão identificadas demandas que possam ser atendidas através da investigação científica, articulando assim pesquisa.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A petiana responsável pelo projeto é discente do curso de fisioterapia e integrante do projeto de primeiros socorros para a comunidade, seus conhecimentos acerca da temática serão cruciais para a realização das atividades, sendo que essa experiência é importante para sua formação, pois possibilitará que a mesma aprimore seus conhecimentos e sua habilidade de liderança e comunicação. Além da petiana, estarão envolvidos na ação, outros estudantes de cursos da área da saúde da UFVJM, que receberão capacitação em conteúdos teóricos e práticos. Tais discentes serão selecionados para compor a equipe, podendo ser estudantes de qualquer curso e não precisam ter conhecimento prévio acerca de primeiros socorros. Neste sentido, inicialmente serão capacitados, em encontros periódicos para discussão dessa temática, logo ao decorrer do projeto irão adquirir conhecimento teórico e prático sobre esse conteúdo. Ademais, tal projeto possibilitará a todos os integrantes o contato com a comunidade externa, trabalhar em equipe, aprimorar a habilidade de comunicação, usar ferramentas de designer e elaborar textos acadêmicos de acordo com as regras preconizadas. A equipe ficará responsável pela elaboração da arte de divulgação e slides para a capacitação, assim como a condução da oficina. Após isso, irão redigir relatos de experiências que serão apresentados em eventos acadêmicos no âmbito da UFVJM e outros cabíveis.


Impacto e Transformação Social

A realização deste projeto terá um impacto significativo e promoverá transformação social. Neste sentido, ao capacitar os servidores acerca dos primeiros socorros, permite diminuir a mortalidade e morbidade. Além disso, possibilita empoderar comunidades, fortalecer a solidariedade, aliviar a demanda nos serviços de saúde, criar ambientes mais seguros e contribuir para a educação em saúde pública.


Divulgação

A equipe do projeto irá elaborar a arte de divulgação das oficinas e a mesma será difundida pela direção da instituição de ensino.


Público-alvo

Descrição

O público-alvo é constituído pelos servidores da Escola Estadual Maria Augusta Caldeira Brantes e Escola Estadual Professora Isabel Mota, ambas situadas em Diamantina-MG, contemplando docentes, auxiliares administrativos, auxiliares de serviços gerais, entre outros.

Municípios Atendidos

Município

Desconhecido

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 160 h

Carga Horária 16 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Seleção da Equipe para desenvolvimento da ação de extensão

Carga Horária 48 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Treinamento da equipe

Carga Horária 30 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração da arte de divulgação e material(slide) utilizado na capacitação

Carga Horária 2 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Divulgação das oficinas para os servidores da instituição

Carga Horária 32 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Oferta das oficinas

Carga Horária 16 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Redação dos relatos de experiências

Carga Horária 16 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Redação de relatório, elaboração de lista para certificados, divulgação do conhecimento construído em eventos acadêmicos (SINTEGRA, RDF)