Detalhes da ação

"TRAMAS com Músicas": interfaces com a Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000766

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/03/2024

Data Fim

31/12/2025


Programa Vínculado

202104000049 - PROGRAMA UNIVERSIDADE NAS COMUNIDADES - (UFVJM&COMUNIDADES)


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

rosiane da silva ribeiro bechler

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Linguística, Letras e Artes

Área Temática Principal

Cultura

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Artes integradas

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Sim

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 1 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 2 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 4 h
Resumo

“TRAMAS com Músicas” é um projeto de extensão vinculado ao Programa Universidade nas Comunidades e ao Projeto “TRAMAS: territórios de afetos, mineiridades e artes”. Promovido pela Diretoria de Cultura em parceria com a Prefeitura Municipal de Diamantina, com o intuito de fomentar a música e as artes em interface com a Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes.


Palavras-chave

Artes - Música - Cultura - Regionalidade


Introdução

O projeto “TRAMAS com Músicas” busca contemplar as demandas apresentadas pela comunidade acadêmica no tocante ao fomento de espaços formativos e atividades culturais, assim como ampliar o diálogo com a comunidade externa e fortalecer parcerias. Nesse sentido, também atende a demanda de regularização do empréstimo de instrumentos pertencentes a UFVJM e que se encontram sob a salvaguarda da Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes. Este projeto é proposto pela Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da UFVJM, de forma articulada a membros da comunidade interna e externa, e busca promover ações artísticas e culturais com viés formativo e extensionista nas territorialidades de abrangência da nossa universidade.


Justificativa

A Política Cultural da UFVJM, aprovada pela Resolução CONSEPE 26/2021, tem por preceito a ação sistemática, institucionalizada e contínua que visa contribuir para o fortalecimento de grupos culturais e artísticos e viabilizar, por meio de projetos e de parcerias, a promoção da arte e da cultura na UFVJM e nas regiões de sua abrangência, por meio da interação entre saberes e linguagens, passado e presente, ciência e arte. De forma a reafirmar e ampliar o alcance desse compromisso, o presente projeto busca avançar na promoção e fomento de atividades artísticas e culturais realizadas por grupos da comunidade acadêmica e, também, na consolidação de parceria com instituições e agentes culturais da comunidade externa. A atual gestão da PROEXC-UFVJM, alinhada ao disposto na proposta apresentada pelo Reitor Heron Laiber Bonadiman e a Vice-Reitora Flaviana Tavares, compreende as artes e as culturas como dimensões transversais, essenciais para a formação humana considerada em sua perspectiva integral. Também apostamos na importância dessas dimensões para construção de laços de pertencimento e fortalecimento identitário, sendo a cultura compreendida aqui de forma ampla, como espaço de manifestação democrática de identidades plurais. Por fim, destacamos nosso compromisso de, por meio desse projeto, consolidarmos caminhos e construirmos as pontes necessárias aos efetivos diálogo Universidade-Comunidade, que, em nossa perspectiva, podem ser potencializados pelas linguagens artísticas e pela valorização das manifestações culturais em suas múltiplas linhas e tonalidades.


Objetivos

Geral Articular, fomentar e promover ações artísticas e culturais com viés formativo e extensionista em parceria com a Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes Específicos: Formar e consolidar a Banda Universitária, como espaço de integração, fruição artística e formação humana integral; Fortalecer e promover a UFVJM no campo artístico e cultural; Qualificar eventos e ações culturais promovidas pela DIC em interface com as demandas da Escola de Artes e Música; Promover encontros formativos, oficinas artísticas e apresentações culturais em parceria com a Escola de Artes e Música; Contribuir para popularização das artes e o debate sobre culturais e saberes dos Vales do Jequitinhonha; Incentivar o desenvolvimento de novos talentos musicais no âmbito da UFVJM; Buscar a integração dos grupos artísticos e culturais da UFVJM com os grupos dos territórios de abrangência; Ampliar parcerias e intercâmbios com as Secretarias de Cultura e outros órgãos equivalentes que atuam nas esferas municipal, estadual e federal;


Metas

METAS - para 2024/2025 Formação e Consolidação da Banda Universitária, com expectativa de pelo menos 2 apresentações em 2024 e 3 em 2025; Realizar, pelo menos, 8 ações culturais em parceria com a Escola de Artes e Música; Mapear demandas da comunidade interna e externa a UFVJM e propor, para 2025, pelo menos 6 cursos livres no campo das artes e da cultura (curta duração); Ampliar o acesso a arte a cultura na UFVJM e territórios de abrangência, com qualificação do debate e democratização do acesso e das expressões culturais. Promover e ampliar a formação de público para apreciação de eventos culturais.


Metodologia

A metodologia prevista para o “TRAMAS e Música” parte da perspectiva da potencialização e transversalidade de saberes colocados em roda em uma dinâmica dialógica, estabelecidas entre os diferentes sujeitos que se disponibilizarem a participar das atividades propostas. Para tanto, nos inspiramos na metodologia dos círculos de cultura freireanos (MARINHO, 2014), com o objetivo de exercitar a práxis, promovendo através da música, experiências sensíveis e formativas. A Banda Universitária será conduzida pela metodologia própria aos professores da Escola de Artes e Música e, as demais ações propostas, serão articuladas sempre na perspectiva dialógica, crítica, formativa e democrática. Nesta parceria a UFVJM se compromete com o empréstimo dos instrumentos musicais listados em convênio, e, dentro das possibilidades e viabilidade técnica-administrativa, em apoiar demais ações artísticas e culturais alinhadas ao disposto neste projeto. Espera-se da Escola de Artes e Música Maestro Francisco Nunes o compromisso com a formação da banda universitária, assim como para uso do espaço e parcerias em demais atividades voltadas para promoção da arte e da cultura. Serão incentivadas atividades culturais intercampi, desde que se consiga viabilizar o deslocamento dos artistas envolvidos no projeto.


Referências Bibliográficas

Metas do Plano Nacional de Cultura 2013. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/participacao/images/pdfs/conferencias/IIICNCultura/metas-do-plano-nacional-de-cultura.pdf CONSELHO DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DA UFVJM. Resolução Nº. 26 - CONSEPE, de 19 de outubro de 2012. Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/formularios/cat_view/430-/479-/487-/350-.html?lang=pt_BR.utf8%2C+pt_BR.UT&start=10 BRASIL. Ministério do Turismo/Secretaria Especial de Cultura. Plano Nacional de Cultura. 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A Diretriz Interação Dialógica presente na Política Nacional de Extensão, trata da produção de conhecimento junto à sociedade, de forma a contribuir para a superação da desigualdade e da exclusão social, em busca de uma sociedade mais justa, ética e democrática. Para tanto, as ações promovidas no contexto do “TRAMAS e Música” partem do mapeamento de demandas junto à comunidade interna e externa à UFVJM, e tem por princípio a valorização, promoção e divulgação da música e das artes, em um perspectiva formativa e dialógica.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O campo das culturais e das artes é por natureza interdisciplinar e interprofissional. As etapas de planejamento, preparo, realização e avaliação das atividades culturais envolvem diferentes sujeitos e saberes, fomentando uma formação ampla e plural. Ademais, o projeto envolverá discentes, servidores técnicos e docentes, além dos agentes culturais da comunidade externa envolvidos em atividades de gestão, educação, música, produção cultural, dentre outros.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

De acordo com Paulo Freire (2014, p.28) "Ensinar não se esgota no “tratamento” do objeto ou do seu conteúdo, superficialmente feito, mas se alonga à produção das condições em que aprender criticamente é possível." Nesse sentido, compreendemos que qualquer formação profissional implica a mobilização de saberes plurais, impregnados das diferentes experiências e vivências cumulativas e angariadas em múltiplos espaços. Essa reflexão embasa a indissociabilidade entre ensino-pesquisa-extensão que constitui-se como base do projeto aqui apresentado - que mobiliza a dimensão do ensino na formação cultural em música; da pesquisa, ao fomentar a problematização sobre as artes e a cultura na UFVJM e territórios de abrangência; extensão, por articular comunidade interna e externa na promoção de atividades artísticas e culturais, configurando as fronteiras até então estabelecidas.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

A ação fomenta e depende da participação dos estudantes em diferentes metas propostas e em diálogo com variados campos e saberes. Os mesmos estarão envolvidos desde a articulação da banda universitária, passando pela produção das atividades e eventos previstos, elaboração dos conteúdos para a divulgação, interlocução com a comunidade externa, acompanhamento da execução e finalização, com a elaboração de novos produtos de divulgação e registro.


Impacto e Transformação Social

O fomento a ações culturais e artísticas de natureza extensionista, ou seja, de forma dialógica e envolvendo diferentes sujeitos, tem por objetivo gerar reflexões e impactos de transformação social no curto, médio e longo prazos. No curto prazo por atender a demandas colocadas de forma rotineira no campo das artes e da cultura na UFVJM; no médio prazo por acolher e fomentar diálogos e aproximações que possam resultar eles mesmos em projetos de pesquisa-ensino-extensão em interface com as artes e a cultura, possibilitando a captação de recursos e a consolidação de pontes entre as demandas e anseios da comunidade interna e externa à UFVJM em seus diferentes campi; e no longo prazo, por assumir e consolidar estratégias que valorizem a importância das atividades culturais e artísticas no âmbito de uma formação humana integral do doo profissional que, no futuro, atuará em sociedade.


Divulgação

Redes de comunicação da UFVJM e da Prefeitura de Diamantina


Público-alvo

Descrição

Participantes e ouvintes das atividades propostas.

Descrição

Participantes e ouvintes das atividades propostas.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Parceria na proposição de atividades e cessão do espaço.

Participação da Instituição Parceira

Parceria na proposição de atividades e cessão do espaço.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 250 h

Carga Horária 150 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Atividades articuladas de forma conjunta e tendo em vista as demandas do calendário acadêmico.

Carga Horária 100 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Formação e capacitação da banda universitária.