Visitante
Serviço de análise histopatológica de lesões biopsiadas em pessoas portadoras de lesões bucais
Sobre a Ação
202203000768
032022 - Ações
Prestação de Serviço
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
15/03/2024
30/12/2026
Dados do Coordenador
joao luiz de miranda
Caracterização da Ação
Ciências da Saúde
Saúde
Saúde
Saúde Humana
Regional
Não
Não
Não
Dentro do campus
Integral
Não
Membros
A presente prestação de serviço tem por objetivo dar continuidade ao serviço de emissão de laudos histopatológicos de lesões bucais biopsiadas nas clínicas dos cursos de graduação e pós-graduação em odontologia, serviços públicos de atenção à saúde bucal e serviços privados de odontologia da Macrorregião Jequitinhonha. Trabalharão nesta ação de extensão, professores de patologia, uma professora de estomatologia, um técnico de laboratório em patologia e estudantes de graduação em odontologia.
Odontologia, Histopatologia, Lesão Bucal.
A presente prestação de serviço tem por objetivo dar continuidade ao serviço de emissão de laudos histopatológicos de lesões bucais biopsiadas nas clínicas dos cursos de graduação e pós-graduação em odontologia, serviços públicos de atenção à saúde bucal e serviços privados de odontologia da Macrorregião Jequitinhonha. As lesões biopsiadas podem ser manifestação de doenças bucais propriamente originadas ou podem ser a manifestação oral de determinadas doenças sistêmicas. As amostras de tecidos biopsiadas recebidas no laboratório são processadas e, a partir delas são confeccionados cortes histopatológicos, os quais são corados por técnicas de rotina de laboratório, os quais são analisados por microscopia óptica comum. Com base nos achados histopatológicos, são emitidos os laudos diagnósticos das lesões apresentadas pelas pessoas que foram biopsiadas. Com base no diagnóstico definitivo, o profissional que realizou a biópsia pode proceder ao tratamento mais indicado para a lesão apresentada pelo paciente. Em função de dar esta contribuição para o diagnóstico das diversas lesões apresentadas pelas pessoas das comunidades atendidas, o Laboratório de Patologia da UFVJM, por meio desta Ação de Extensão, colabora para melhor qualidade de vida das pessoas. O Laboratório de Patologia da UFVJM, há mais de 30 anos, vem ofertando esta prestação de serviço à comunidade externa da universidade. No edital de fluxo contínuo passado, apresentamos a proposta desta ação, a qual estamos reencaminhando para a renovação para mais um período de prestação de serviços à comunidade. Na ação passada, atingimos as metas e objetivos propostos.
Justifica-se esta prestação de serviço, em fluxo contínuo, tendo em vista o seu papel em auxiliar no diagnóstico das diversas lesões bucais que acometem a população da área de abrangência da Macrorregião Jequitinhonha, tendo em vista que, muitas delas são diagnosticadas apenas após a emissão dos laudos histopatológicos. Ao ser feito o diagnóstico definitivo das lesões os paciente portadores destas são tratadas adequadamente, permitindo um melhor prognóstico e, consequentemente, melhor qualidade de vida para o paciente.
A presente ação de extensão tem por objetivos: 1) emitir laudos histopatológicos de lesões bucais biopsiadas nas clínicas dos cursos de graduação e pós-graduação em odontologia, serviços públicos de atenção à saúde bucal e serviços privados de odontologia da Macrorregião Jequitinhonha; 2) contribuir para o diagnóstico definitivo destas lesões; 3) contribuir para melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras das lesões bucais; 4) preparar material didático para as aulas práticas de patologia geral e patologia bucal; 5) os objetivos desta Ação de Extensão incentivam a integração entre docentes, discentes (de graduação e pós-graduação), pacientes e técnico-administrativos, pois durante a realização da biópsia o professor e os estudantes estão atendendo o paciente nas clínicas de ensino de graduação e pós-graduação. No Laboratório de Patologia, os professores e os técnico-administrativos processam e analisam as amostras de biópsias, sendo possível aos estudantes acompanharem todas estas atividades. Por meio da emissão dos laudos histopatológicos é feito o diagnóstico definitivo das lesões apresentadas pelos pacientes, o que auxilia na resolução dos problemas de saúde apresentados pelos pacientes.
Processar e analisar microscopicamente as amostras de tecidos de biópsias encaminhadas ao laboratório. Para se atingir esta meta, ocorre a integração entre docentes da patologia e os técnicos de laboratório de patologia, durante o processamento e análise das amostras das biópsias, ao mesmo tempo em que há integração com os estudantes, os quais podem participar de todas estas etapas laboratoriais. Emitir os laudos histopatológicos referentes ás lesões biopsiadas. Quando são emitidos os laudos, são dados os diagnósticos definitivos das diversas lesões apresentadas pelas pessoas biopsiadas, o que favorece melhor tratamento e melhor qualidade de vida destas pessoas. Preparar material didático para as aulas práticas de patologia bucal e patologia bucal. O material didático preparado, a partir das amostras de biópsias são utilizados nas aulas práticas de Patologia Geral e de Patologia Bucal, trazendo significativa contribuição para a formação dos estudantes da área da saúde, favorecendo que eles fação uma interação dialógica entre conhecimento teórico e prático.
Análise macroscópica - estudo a olho nu das amostras de biópsias. Estudo mesoscópio - estudo das amostras de biópsia com o auxílio de lentes de aumento ou lupa, caso necessário. Processamento das amostras - desidratação, impregnação, inclusão, microtomia, desparafinização, reidratação, coloração em HE e colorações especiais. Laudo Histopatológico - emissão do laudo, conforme as características histopatológicas da lesões, somadas aos achados clínicos e imaginológicos, visando o diagnóstico definitivo das lesões. Durante esta etapa da Ação de Extensão não há uma participação direta do público-alvo a ser atendido; a pessoa que foi biopsiada assina um TCLE - TERMO DE CONSENTIMENTO LIVRE E ESCLARECIDO, constante da Ficha de Biópsia, autorizando o processamento e análise das amostras de biópsias, visando o diagnóstico definitivo da lesão. Após a emissão do Laudo Histopatológico, uma via deste é entregue ao paciente, devidamente assinado. Este laudo é que contribui para o diagnóstico e tratamento da lesão apresentada pelo paciente. Com base no laudo, o paciente é tratado adequadamente, com melhoria da sua qualidade de vida. Os professores e os técnico-administrativos processam e analisam as amostras de biópsias, sendo possível aos estudantes acompanharem todas estas etapas do processamento e análise das amostras no laboratório. Por meio da emissão dos laudos histopatológicos é feito o diagnóstico definitivo das lesões apresentadas pelos pacientes, o que auxilia na resolução dos problemas de saúde apresentados pelos pacientes atendidos previamente pelos estudantes, nas clínicas de graduação e pós-graduação da Odontologia. Os processos de trabalho do Laboratório de Patologia estão em constante acompanhamento quanto ao padrão de qualidade das técnicas laboratoriais realizadas, visando sempre a melhor qualidade dos cortes histopatológicos a serem analisados, o que favorece a um melhor diagnóstico definitivo das lesões biopsiadas. Para o custeio desta Ação de Extensão são utilizados os mesmos recursos financeiros das Cotas Orçamentárias Anuais das Unidades Acadêmicas, pois as atividades do Laboratório de Patologia estão inclusas no rol de atividades didáticas práticas de laboratório, constantes nos Projetos Político-Pedagógicos dos Cursos de Graduação e nos Planos de Ensino das Disciplinas Patologia Geral e Patologia Bucal. Portanto, a Execução desta Ação de Extensão não demandará de Recursos Financeiros Externos à UFVJM e nem mesmo recursos a serem repassados à UFVJM por meio de Fundações de Apoio.
BRASILEIRO FILHO G. Bogliolo Patologia. 8.ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2011. CAWSON, R. A.; BINNIE, W.H.; EVESON, J.W. Atlas colorido de enfermidades da boca: correlações clínicas e patológicas. 2ª ed. Artes Médicas, São Paulo, 1995. FRANCO, M. Patologia: processos gerais. 6.ed. São Paulo, 2015. LEVISON, DA, et al. Muir's textbook of pathology. 14.ed. London, 2008. MAGNO G, JORIS J. Cells, tissues and disease. Oxford University Press. New York, 2004. MATTOS, FF.et al. Perfil das ações de extensão na Faculdade de Odontologia da UFMG. Arq. Odontol., vol.47, supl.2, dez. 2011. MITCHELL, RN. Robbins & Cotran: fundamentos de patologia. 8.ed. Rio de Janeiro, 2012. NEVILLE, B.W.; DAMM, D.D.; ALLEN, C.M.; BOUQUOT, J.E. Patologia Oral e Maxilofacial. Trad. 3a Ed., Rio de Janeiro: Elsevier, 2009, 972p. NOGUEIRA, MDP. Extensão Universitária no Brasil: uma Revisão Conceitual. In: Faria DS, editor. Construção Conceitual da Extensão na América Latina. Brasília: UNB. 2001, p.14-27. REGEZI, Joseph A.; SCIUBBA, James J.; JORDAN, Richard C. K.. Patologia oral: correlações clinicopatológicas. 6ª ed. 2013. ROCHA RM, GURGEL H. A construção do conceito de extensão universitária na América Latina. In: Faria DS, editor. Construção Conceitual da Extensão na América Latina. Brasília: UNB; 2001. p.35-53. SILVA, DV et al. Sorrir com saúde não tem idade”: Ações extensionistas na UNATI. Rev. Ciência em Extensão, v.14, n3, 2018.
A prestação de serviço proposta dialoga com a comunidade externa pelo fato de contribuir para o diagnóstico das lesões bucais apresentadas pelas pessoas residentes nos diversos municípios da Macrorregião Jequitinhonha. Ao mesmo tempo, ao ser feito o diagnóstico correto destas lesões, isto contribui para a melhoria da qualidade de vida destas pessoas, as quais receberão o tratamento mais indicado para a a lesão que estejam portando.
A histopatologia faz interface com todas as especialidades da odontologia, uma vez que contribui com o diagnóstico das lesões bucais, cujos dados clínicos e imaginológicos são insuficientes para se estabelecer o diagnóstico definitivo. Ao mesmo tempo, faz interdisciplinaridade e interprofissionalidade com as outras áreas da saúde, pois várias doenças sistêmicas apresentam manifestações bucais, as quais também são diagnósticas pelo exame histopatológico.
Pelo fato de fazer a interdisciplinaridade e a interprofissionalidade com a odontologia e com as demais áreas da saúde, a histopatologia contribui para com o ensino de graduação em todas as áreas, bem como, o material gerado no laboratório pode ser utilizado como material didático para as aulas práticas de patologia geral e bucal. O material de arquivo do laboratório emblocado em parafina ou em lâminas histológicas pode ser utilizado para a pesquisa de informações complementares de marcadores biológicos das diversas doenças bucais; ao mesmo tempo serve como acervo permanente de pesquisa sobre lesões bucais.
Quando do contato do estudante de graduação e de pós-graduação com o laboratório de patologia, ele pode vivenciar a experiência da prática de processamento das amostras de biópsia, bem como das análises histopatológicas. Tais experiências podem contribuir para que ele tenha melhor compreensão de como se dão os mecanismos biomoleculares, responsáveis pelo desenvolvimento da doenças diagnosticadas no laboratório.
Ao realizar o diagnóstico correto e definitivo das lesões bucais apresentadas pelas pessoas, possibilita-se que elas recebam o tratamento correto, com melhor prognóstico, o que contribui para a melhoria da qualidade de vida das mesmas. Ao mesmo tempo, as pessoas com doenças bucais tratadas corretamente, passam a se alimentar melhor, desenvolvem melhor a autoestima durante o convívio social e passam a ser mais produtivas no campo do trabalho.
Site da UFVJM. Grupos de whatsapp da UFVJM e externos à universidade. Perfis de redes sociais da UFVJM.
No geral, os professores e técnicos envolvidos na referida prestação de serviço destinam uma carga horária semanal de 08 horas para professores e 16 horas para os técnicos.
Público-alvo
Pessoas residentes na Macrorregião de Saúde Jequitinhonha que apresentem lesões bucais, cujo diagnóstico necessite de realização de biópsia e exame histopatológico.
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Datas - MG
Gouveia - MG
Presidente Kubitschek - MG
Presidente Juscelino - MG
Serro - MG
Sabinópolis - MG
Guanhães - MG
Materlândia - MG
Couto de Magalhães de Minas - MG
São Gonçalo do Rio Preto - MG
Senador Modestino Gonçalves - MG
Felício dos Santos - MG
Carbonita - MG
Itamarandiba - MG
Turmalina - MG
Minas Novas - MG
Capelinha - MG
Chapada do Norte - MG
Berilo - MG
José Gonçalves de Minas - MG
Leme do Prado - MG
Virgem da Lapa - MG
Araçuaí - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 20 h
- Manhã;
- Tarde;
Processamento das amostras de biópsias, incluindo todas as etapas de macrotomia, desidratação, diafanização, inclusão, microtomia, coloração e montagem das lâminas
- Manhã;
- Tarde;
Emissão dos laudos histopatológicos, a partir das análises microscópicas conjuntas feitas pelos professores e técnicos de laboratório, com a observação dos estudantes. Após, os laudos são digitalizados e armazenados, sendo entregue uma cópia impressa ao paciente ou encaminhada, via e-mail, whatsapp ou correio para este. A cópia do laudo digitalizada fica arquiva e à disposição do paciente, a todo o tempo