Visitante
III Semana de Ciência e Tecnologia
Sobre a Ação
202203000769
032022 - Ações
Evento
RECOMENDADA
:
CONCLUÍDA - ARQUIVADA
04/03/2024
08/07/2024
Dados do Coordenador
anamaria de oliveira cardoso
Caracterização da Ação
Outros
Educação
Tecnologia e Produção
Educação Profissional
Local
Não
Não
Não
Dentro do campus
Integral
Não
Membros
A SCT III, promovida pelo Instituto de Ciência e Tecnologia da UFVJM, destaca-se como um evento científico e tecnológico. Seu propósito principal é divulgar trabalhos acadêmicos, científicos e tecnológicos, compartilhando o conhecimento gerado na instituição. Busca também estimular a troca de saberes, abordando temas relevantes ligados às demandas sociais que necessitam avanços em ciência e tecnologia, enquanto desenvolve nos acadêmicos a habilidade do pensamento crítico.
CIência e Tecnologia, Mostra Científica, Palestras, Minicursos
A Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) foi realizada pela primeira vez no ICT em 2010, coincidindo com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SCNT). O foco "Tecnologia e Sustentabilidade: Desafios da Ciência" permitiu a troca de conhecimento entre comunidades acadêmica e externa, destacando o trabalho do ICT. Isso impactou significativamente na inserção da UFVJM e do ICT como agentes transformadores nas demandas sociais locais. A segunda edição, em 2014, abordou "Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Social", incentivando o pensamento crítico dos acadêmicos e destacando o papel dos formados na promoção do desenvolvimento social. Ambas edições enfatizaram a interconexão entre ciência e demandas sociais, priorizando sustentabilidade e desenvolvimento tecnológico ético. A terceira edição, após uma década, retorna com o tema "Mentes Brilhantes Moldando o Futuro: Horizontes e Fronteiras da Inteligência Artificial". Explorar a complexa relação entre ciência, tecnologia e sociedade é crucial, reconhecendo que os avanços devem solucionar problemas sociais, através da aplicação responsável e ética da inteligência artificial. Essa temática destaca a importância desta ferramenta, reforçando o compromisso com avanços científicos e tecnológicos alinhados às necessidades da sociedade.
A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), conforme preconizado em seu estatuto, tem como desígnio primordial "Gerar, desenvolver, disseminar e aplicar o conhecimento por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, de forma indissociada e integrados na educação do cidadão, na formação técnico profissional, na difusão da cultura e na criação filosófica, artística, literária, científica e tecnológica." Adicionalmente, a missão da instituição é "Promover o desenvolvimento científico, econômico e sociocultural da sua região, assegurando o ensino de qualidade em diferentes áreas do conhecimento, respeitando a natureza, inspirado nos ideais da democracia, da liberdade e da solidariedade, visando produzir, integrar e divulgar conhecimento, por meio do ensino, da pesquisa e da extensão, indissociavelmente articulados, contribuindo para a formação de cidadãos comprometidos com a ética, a responsabilidade e o desenvolvimento sustentável da sua região." É incontestável que eventos científicos desempenham um papel crucial na formação acadêmica, proporcionando um espaço propício para a convergência de profissionais e estudantes, possibilitando a troca de ideias e a disseminação de informações (Lacerda et al., 2008). Nesse contexto, Tachibana, Pavani e Bariani (2004) ressaltam a importância das atividades e experiências extracurriculares, enfatizando que tais iniciativas não apenas ampliam o conhecimento técnico dos participantes, mas também promovem o desenvolvimento de habilidades como segurança, autoestima e valores altruístas. Dentro desse contexto, a III Semana de Ciência e Tecnologia (III SCT) se revela como uma estratégia eficaz para o alcance dos objetivos da UFVJM, indo além das atividades cotidianas de ensino, pesquisa e extensão. Este evento assume um papel fundamental ao possibilitar não apenas a integração interna da comunidade acadêmica, mas também ao estabelecer laços mais estreitos com a sociedade. A troca de conhecimento e a promoção da divulgação científica proporcionadas pela III SCT contribuem de maneira significativa para o cumprimento da missão da instituição, alinhando-se aos ideais de democracia, liberdade e solidariedade. Além disso, a realização da III SCT justifica-se plenamente pelos benefícios tangíveis que proporcionará à comunidade acadêmica do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) da UFVJM. Ao propiciar um ambiente propício para o desenvolvimento de habilidades como gerenciamento e trabalho em equipe, o evento não apenas enriquece a formação dos participantes, mas também fomenta o espírito de colaboração e inovação, essenciais para a construção de profissionais capacitados e comprometidos com a excelência em suas respectivas áreas de atuação.
- Integrar os membros da comunidade acadêmica do ICT da UFVJM, através das atividades como palestras e curso melhorando a formação dos egressos; - Promover a interlocução entre graduandos, pós-graduandos, docentes e pesquisadores da UFVJM e demais participantes do evento; - Realizar a divulgação dos trabalhos acadêmicos e científicos desenvolvidos na UFVJM, principalmente no ICT, promovendo a divulgação da ciência; - Promover o aperfeiçoamento prático, intelectual e ético de seus participantes. -Apresentar um panorama atualizado do mercado de trabalho e cenário científico; - Promover o aperfeiçoamento prático, intelectual e ético de seus participantes; - Apresentar as demandas do setor acadêmico e Industrial em termos de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico e o papel que o futuro engenheiro deverá desempenhar; - Difundir e constituir o Vale do Jequitinhonha como atrativo ao desenvolvimento científico e tecnológico do país.
1 - Receber 200 inscrições no evento 2 - Ofertar 8 palestras científicas e/ou profissionais presenciais 3 - Ofertar 10 minicursos presenciais com, no mínimo, 4 ou 8 horas de duração cada 4 - Realizar 1 mesa redonda para debate técnico-profissional 5 - Receber a submissão de 30 trabalhos científicos e realizar a apresentação destes
A concepção e execução do evento estão estrategicamente planejadas para atender às diversas necessidades e interesses dos participantes. As atividades serão distribuídas ao longo do dia 18/06, compreendendo tanto o período da tarde quanto o da noite, iniciando com o processo de credenciamento e a cerimônia de abertura. Nos dias subsequentes, 19 e 20/06, os minicursos serão oferecidos pela manhã, enquanto as palestras serão programadas para o período da tarde. A seleção criteriosa dos palestrantes visa abranger uma ampla gama de temáticas relevantes, de modo a contemplar os variados de todos os cursos do Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT). As atividades ocorrerão de forma concomitante, possibilitando que os participantes explorem áreas de interesse específicas, enriquecendo a experiência do público-alvo. Destaca-se que as palestras e minicursos serão conduzidos presencialmente, proporcionando uma oportunidade única para os participantes construírem conhecimento por meio do diálogo e interação direta com especialistas nas respectivas áreas. Nos minicursos, o aprendizado será intensificado através de atividades práticas, permitindo que os participantes absorvam conhecimento por meio de experiências tangíveis. Para garantir o registro adequado da presença dos participantes, as listas de presença serão disponibilizadas durante as atividades, facilitando o controle e a emissão posterior de certificados. A avaliação do evento será conduzida por meio de um formulário online, disponibilizado aos participantes, visando captar feedbacks valiosos que contribuirão para o aperfeiçoamento das atividades subsequentes e das edições futuras do evento. Esta abordagem reflexiva assegura a contínua excelência e relevância do evento, alinhando-se com as expectativas e necessidades do público envolvido.
Lacerda, A. L.; Weber, C., Porto, M.P.; Silva, R.A. A importância dos eventos científicos na formação acadêmica: estudantes de biblioteconomia. Revista ACB: Biblioteconomia em Santa Catarina, Florianópolis, v.13, n.1, p.130-144, jan./jun., 2008 TACHIBANA, Miriam; PAVANI, Renatha; BARIANI, Isabel Cristina Dib. Participação em eventos científicos e formação do universitário. Psico, Porto Alegre: v. 35, n. 1, p. 89-96, jan./jun., 2004
A dinâmica dialógica presente nesta iniciativa destaca-se pela interação de conhecimentos entre os participantes e os palestrantes, especialmente durante os minicursos direcionados a um grupo reduzido de participantes. Nessa modalidade, a construção do conhecimento se desenha de maneira colaborativa, por meio do diálogo e da discussão de atividades práticas que complementam o embasamento teórico. Estas atividades incluem estudos de casos, nos quais o palestrante atua como orientador do processo, utilizando sua expertise na área para guiar os participantes. Esse formato permite que estes contribuam ativamente na articulação do processo de compreensão e discussão de tópicos relevantes, promovendo uma abordagem mais participativa e enriquecedora.
O evento contará com participantes de todo o país e diversas áreas, incluindo relações humanas e gestão, o que contribui de forma ativa para a interdisciplinaridade e interprofissionalidade. Os convidados atuam em diversas áreas que dialogam com os cursos ofertados pelo ICT, seja no desenvolvimento técnico ou de competências e habilidades necessárias ao egresso do curso.
O evento coloca o estudante no papel central de sua formação técnica, promovendo uma interação valiosa com profissionais de destaque. Além disso, destaca-se pela relevância na formação pessoal do participante, proporcionando uma compreensão aprofundada da importância de sua atuação na comunidade e o impacto social resultante de suas escolhas profissionais. Essa abordagem integrada une de maneira ativa e clara os pilares de extensão, ensino e pesquisa. Nesse contexto, o evento transcende a teoria acadêmica, oferecendo uma ponte entre os conceitos adquiridos em sala de aula e sua aplicação prática e social. Os participantes têm a oportunidade de investigar e tomar decisões fundamentadas diante dos desafios apresentados nas atividades do evento. O caráter multidisciplinar do evento amplia a compreensão de que ensinar vai além da mera transmissão de conhecimentos; implica instigar a investigação, vinculando o saber acadêmico à prática. Essa abordagem ressalta que o conhecimento adquirido, embora possa originar-se de uma curiosidade intelectual, adquire verdadeira relevância quando transcende o âmbito pessoal. O evento científico, portanto, configura-se como um espaço eficiente que articula de maneira harmoniosa a realidade, a vida, o conhecimento e a expertise acadêmica, proporcionando uma experiência enriquecedora e integradora para os participantes.
Os eventos acadêmico-científicos tem grande impacto na formação discente sendo possibilidades de integração desses no mundo profissional, a difusão de conhecimento científico, o trabalho de incentivo nos futuros profissionais, a busca por melhores formas de tratamento usando o embasamento científico e todo e qualquer estimulo ao ensino, à extensão e à pesquisa. Tais eventos são oportunidades únicas de desenvolvimento de network além das chamadas soft e hard skills, imprescindíveis para o desenvolvimento profissional e pessoal e definições de estratégias de carreira além de possibilitarem ao estudante conhecer diversas áreas de atuação do profissional
Os eventos acadêmico científicos têm grande relevância na transformação social, uma vez que permite a interação entre pesquisadores, profissionais e estudantes, sendo fonte de produção de novos conhecimentos e atualização constante dos participantes envolvidos, o que estimula o avanço tecnológico e científico do país.
A divulgação será realizada por meio das redes sociais do ICT (Instagram e site) e da UFVJM. Além disso, o convite será enviado às demais instituições de Ensino através de email para divulgação.
A programação ainda está em fase de elaboração e será disponibilizada previamente aos participantes. A proposta não conta com nenhum recurso, não sendo necessária a aprovação pelo COEXC.
Programação do Evento
Campus I
18/06/2024
18:00
21:00
Abertura do evento
Campus JK/ICT
19/06/2024
08:00
12:00
Minicurso
Campus JK/ICT
19/06/2024
14:00
18:00
Palestras
Campus JK/ICT
20/06/2024
08:00
12:00
Minicurso
Campus JK/ICT
20/06/2024
14:00
18:00
Palestras
Campus JK/ICT
21/06/2024
08:00
12:00
Apresentação oral de trabalhos
Campus JK/ICT
21/06/2024
14:00
15:30
Apresentação de posters
Campus JK/ICT
21/06/2024
15:30
17:00
Mesa redonda
Campus JK/ICT
21/06/2024
17:00
18:00
Encerramento
Público-alvo
Profissionais das áreas dos cursos dos ICT e áreas correlatas que tenham interesse nas temáticas abordadas
Discentes, docentes e técnicos dos cursos de graduação e pós graduação do ICT e/ou áreas correlatas da UFVJM e de outras instituições de ensino superior
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 330 h
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Acompanhamento dos conferencistas nas palestras e minicursos, resolvendo possíveis demandas que surgirem
- Manhã;
- Tarde;
Elaboração da programação, contato com os possíveis palestrantes e definição do cronograma do evento
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Criação de material de divulgação do evento, elaboração de postagens para redes sociais, envio do material para diversos canais de divulgação e divulgação das atividades realizadas durante o evento
- Manhã;
- Tarde;
- Noite;
Reuniões para deliberação sobre o evento da comissão organizadora geral e dos comitês
- Manhã;
- Tarde;
Busca e efetivação de patrocínios, parcerias e apoio financeiro para realização do evento (brindes, coffe break, envio de representantes de empresas, etc)