Detalhes da ação

Canal Descomplicado

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000092

Tipo da Ação

Projeto

Situação

CANCELADA

Data Inicio

17/06/2021

Data Fim

31/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

douglas sathler dos reis

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Comunicação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Espaços de ciência

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Sim

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

TIkTOK: @Canal_Descomplicado Canal do Telegram

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 1 h
Resumo

O Canal Descomplicado objetiva disseminar conhecimento e informação de qualidade para a comunidade acadêmica e para o público externo à universidade por meio das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). As TDICs oferecem múltiplas oportunidades para o desenvolvimento de cursos e para o compartilhamento de conhecimento em larga escala.


Palavras-chave

ensino remoto,


Introdução

No campo da educação, grandes mudanças proporcionadas pelas novas TDICs estão em curso. Superamos a era do Telecurso 2000 e do Canal Futura, em que era necessário um aparato praticamente inacessível para o cidadão comum produzir conteúdos educativos que pudessem despertar o interesse dos estudantes e da população em geral. Atualmente, é possível produzir vídeos de qualidade mesmo sem grandes incentivos financeiros ou logísticos. Ainda, temos ferramentas muito mais inteligentes do que a televisão tradicional para divulgar conteúdos digitais, a exemplo do YouTube, do IGTV do Instagram, TikTok e Telegram. O YouTube, plataforma principal para divulgação dos vídeos produzidos pelo Canal Descomplicado, deixou de ser aquele mero repositório de vídeos criado em meados da primeira década do século XXI. O YouTube vem incorporando centenas de inovações tecnológicas que o tornam muito mais atrativo, transformando a experiência dos criadores de conteúdo e de usuários. De acordo com as estatísticas mais recentes divulgadas pelo YouTube, a plataforma registrou 2,3 bilhões de usuários ao redor do mundo em 2021. O YouTube é, desde a sua criação, uma rede social. As características que aproximam o YouTube a uma “rede social” são fundamentais para o sucesso do aplicativo. As sugestões de vídeos em conformidade com as escolhas de usuários formam um pequeno universo de ligações entre conteúdos. Assim, as fortes relações que vídeos possuem uns com os outros cria oportunidades para a divulgação de novos conteúdos (Welbourne e Grant, 2016). Ademais, usuários podem compartilhar vídeos com facilidade em outras plataformas da internet, criando novas redes de engajamento. Recentemente, o Youtube criou a aba “Comunidade”, disponível para criadores de conteúdo. Trata-se de uma nova forma de comunicação com o público, permitindo que usuários postem textos e imagens, no formato de blog, e estabeleçam uma interação com o público sem que exista necessidade da postagem de novos vídeos, o que, na visão de Kurtz (2016), criou uma certa independência (ou complementaridade) do FaceBook como principal plataforma de engajamento. Ademais, se os professores se tornaram mais capazes de, em alguma medida, retomar as rédeas no processo de ensino e aprendizagem a distância com as novas ferramentas síncronas, como demonstramos anteriormente, todas essas funcionalidades citadas do YouTube permitem que professores se aproximem mais deste objetivo. Na visão de ZHOU et al. (2016), o YouTube vem mudando a forma com que as pessoas se entretêm, ganham popularidade e anunciam produtos. No entanto, percebemos que a ferramenta supera em muito sua função de entretenimento, criando possiblidades que extrapolam o uso puramente comercial. O aplicativo vem sendo cada vez mais utilizado, de forma amadora ou profissional, para a produção de conteúdos com finalidades distintas, a exemplo dos vídeos sobre política, muitas vezes com a propagação de notícias falsas, ou de vídeos que possuem alta relevância social nos campos da educação e da divulgação científica. No processo de investigação que culminou na criação do Canal Descomplicado, buscamos entender as principais características dos conteúdos acadêmicos e educativos produzidos por instituições de ensino superior publicados no YouTube. Este benchmarking foi fundamental para o processo de aprendizado. Em 2017, realizamos uma avaliação geral dos tipos de vídeos, origem, qualidade das produções, caraterísticas dos vídeos, temas abordados, dentre outros aspectos. De forma geral, percebemos que, na maioria das vezes, conteúdos de alta confiabilidade não eram acompanhados por produções bem organizadas e alinhadas às expectativas do jovem contemporâneo. De forma geral, prevalecia vídeos longos, pouco objetivos e sem uma boa captação de áudio, a exemplo das filmagens de palestras divulgadas em canais esvaziados, muitas vezes criados apenas com a finalidade de divulgar um evento específico. A maior parte dos vídeos de alta qualidade, até o ano de 2017, eram produzidos por universidades de São Paulo, que tinham estruturas similares a canais de TV. Em maio de 2017, foi criado oficialmente o Canal Descomplicado. Trata-se de um projeto de extensão e ensino que auxilia a aprendizagem e promove a divulgação científica. Criamos um canal aberto à todas as ciências, buscando aproximar a comunidade em geral e, principalmente, estudantes universitários de todo o país, à professores da UFVJM e de outras universidades que possuem ótima didática e se destacam nas suas áreas de pesquisa. Assim, essa proposta alinha-se à política de extensão da UFVJM, pois permite que as populações sejam sujeitos do conhecimento e tenham acesso às informações e aos resultados produzidos pelas pesquisas (UFVJM, 2009).


Justificativa

O Canal Descomplicado objetiva disseminar conhecimento e informação de qualidade para a comunidade acadêmica e para o público externo à universidade por meio das novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs). As TDICs oferecem múltiplas oportunidades para o desenvolvimento de cursos e para o compartilhamento de conhecimento em larga escala. Os serviços de produção de conteúdo (cursos e vídeos) em ambiente virtual com fins educativos estão em sintonia com a missão e com os interesses da UFVJM, em consonância com o previsto no parágrafo único do artigo 1º do DECRETO Nº 7.423, DE 31 DE DEZEMBRO DE 2010. O Canal Descomplicado é um projeto de extensão universitária (via de mão dupla entre universidade-comunidade). Todas as atividades do canal estarão em sintonia com a função constitucional da UFVJM de promover projetos de extensão, aprimorando a integração entre a universidade os demais setores da sociedade. O canal buscará uma interação efetiva com a sua audiência, aproximando a UFVJM da comunidade em geral. Deverá disseminar informação e conhecimento no escopo da transformação da realidade socioeconômica, valorizando temas essenciais para a produção de ciência e para o entendimento crítico dos principais desafios socioambientais contemporâneos. Ademais, o canal objetiva reforçar a centralidade regional e nacional da UFVJM, com base na disseminação de pesquisas e experiências pedagógicas em ambiente virtual. Com isso, espera-se contribuir não apenas para o desenvolvimento dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e demais mesorregiões de inserção direta da UFVJM mas, também, para outras regiões do país, tendo em vista o alcance irrestrito do conhecimento gerado no canal. O projeto Canal Descomplicado está alinhado à função social da Universidade Pública no Brasil. Buscamos extrapolar os “muros da universidade” em ações extensionistas para criar um ambiente de trocas, uma via de mão dupla que tem se mostrado promissora não apenas na divulgação científica, mas na geração de novos conhecimentos. O projeto busca dar visibilidade a uma universidade jovem, a UFVJM, com sede em uma das regiões mais carentes do país, o Vale do Jequitinhonha, e que tem o desafio de executar uma gestão multi-campi (Diamantina, Teófilo Otôni, Unaí e Janaúba) na porção setentrional de Minas Gerais. Projetos inovadores não precisam surgir, necessariamente, em instituições consolidadas. Por conta das políticas de expansão das universidades públicas nos anos 2000, existe, atualmente, uma massa crítica vibrante disposta a transformar a realidade regional e nacional a partir de ações no interior do país. Trata-se de uma revolução silenciosa feita por dezenas de novas instituições, com impactos que serão percebidos com maior atenção no médio e longo prazos. O projeto Canal Descomplicado é só um grão de areia nesse somatório de esforços em prol da educação nos muitos cantos desse imenso Brasil.


Objetivos

Objetivos: produzir vídeos de divulgação científica (periodicidade: mínimo de 4 vídeos por mês de divulgação científica). Projeto de Extensão e Cultura, visando a interação por meio da divulgação de vídeos no YouTube com os diversos setores da sociedade. Ampliar o número de vídeos no Canal Descomplicado (Canal de divulgação científica que promove o compartilhamento de conhecimento em plataformas virtuais com base no uso de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs)). Qualificar o corpo discente e docente da universidade, com base na promoção de workshops e eventos específicos para a promoção de conhecimento sobre divulgação científica e sobre a utilização de ferramentas de ensino e aprendizagem. O projeto também objetiva fortalecer os eventos internos da UFVJM, com a participação e compartilhamento de experiências no SINTEGRA e demais eventos que constem no calendário acadêmico da Universidade. Diante disso, os membros do projeto deverão participar com a submissão de trabalhos ou a estruturação de mesas redondas de todos os SINTEGRAs e, conforme disponibilidade da equipe, apoiar e participar dos demais eventos da UFVJM; Por meio da produção de vídeos, vamos incentivar a participação de discentes da UFVJM em todas as atividades do projeto. Os vídeos produzidos deverão propiciar a divulgação de programas de ensino, pesquisa e extensão da UFVJM.


Metas

• O Canal Descomplicado buscará a contínua ampliação do número de inscritos e das visualizações. Com isso, pretende-se assegurar que o conhecimento gerado pelo Canal Descomplicado atinja um número robusto de pessoas; • Disseminar informação e conhecimento de qualidade a milhares de pessoas com base na utilização das TDCs, buscando a valorização da cultura local, regional e nacional; • Promover a difusão de ideias e de conhecimento, fomentado o debate e a valorização do senso crítico, exercitando o direito de expressão de forma ampla e irrestrita, respeitada a legislação vigente; • Promover a continua interação entre os envolvidos no projeto com a comunidade de assinantes do canal, diante do entendimento da extensão universitária como via de mão dupla entre comunidade-universidade; • Qualificar o corpo discente e docente da universidade, com base na promoção de workshops e eventos específicos para a promoção de conhecimento sobre divulgação científica e sobre a utilização de ferramentas de ensino e aprendizagem. • Fortalecer os eventos internos da UFVJM, com a participação e compartilhamento de experiências no SINTEGRA e demais eventos que constem no calendário acadêmico da Universidade. Diante disso, os membros do projeto deverão participar com a submissão de trabalhos ou a estruturação de mesas redondas de todos os SINTEGRAs e, conforme disponibilidade da equipe, apoiar e participar dos demais eventos da UFVJM; • Divulgar por meio dos vídeos programas de ensino, pesquisa e extensão da UFVJM, sobretudo àqueles atrelados à Faculdade Interdisciplinar de Humanidades. Buscaremos, ao longo do ano corrente, divulgar no mínimo 4 projetos relevantes por meio dos vídeos do Canal.


Metodologia

A equipe participante do projeto, incluindo técnicos administrativos, coordenação, estagiários e alunos voluntários, atenderá ao critério estabelecido pelo Art. 8º da Resolução nº 12, de 23 de novembro de 2016, que define os projetos devem possuir, no mínimo, dois terços de pessoas vinculadas à UFVJM. Inicialmente, a equipe do projeto é formada pelo coordenador, Prof. Douglas Sathler dos Reis (FIH/CeGEO/UFVJM) (8 horas semanais) e pelo Prof. Guilherme Varajão (FIH/CeGEO/UFVJM) (8 horas semanais). Os membros do projeto podem ser modificados, a qualquer tempo, pela equipe do projeto. Qualquer acréscimo ou alteração na equipe do Canal Descomplicado serão imediatamente comunicados à PROEXC. As instalações físicas, os materiais e equipamentos da UFVJM serão utilizados na execução da proposta, incluindo as dependências do LAUR+/CeGEO (computadores, impressora, materiais de apoio e de escritório e mobília). Etapas do projeto: 1) produção do conteúdo e busca por professores e projetos parceiros; 2) gravação dos vídeos; 3)edição e publicação dos vídeos; 4)divulgação dos vídeos; 5) avaliação geral do projeto. A produção de vídeos ocorrerá nos espaços da universidade ou em outros espaços a serem definidos pelo coordenador do projeto. Os vídeos terão entre 3:00 e 30:00 minutos, devendo tratar de temas exclusivamente ligados à divulgação científica e ao ensino remoto de disciplinas presentes nas universidades brasileiras. A edição dos vídeos será realizada por meio de softwares livres, sem geração de custo para a UFVJM. Estudantes que participarão dos workshops deverão apoiar a equipe do canal nesse processo de edição dos vídeos. A divulgação será realizada na plataforma do Youtube e também nas mídias sociais dos integrantes do projeto. Os resultados do projeto serão avaliados periodicamente por meio de acompanhamento de acessos na plataforma Youtube. O número de acessos e inscritos, assim como as opiniões de usuários nos comentários dos vídeos, constituem em ótimos indicadores do impacto do projeto. Ainda, faremos reuniões trimestrais para avaliação geral do projeto, buscando ampliar a eficiência das atividades e do impacto das iniciativas. Avaliaremos constantemente as formas de apresentação e didática dos vídeos, buscando aumentar o impacto do canal. Envolvimento dos membros da equipe: O coordenador deverá buscar professores e projetos parceiros; supervisionar todas as atividades do projeto; definir os conteúdos que serão produzidos; acompanhar a produção dos conteúdos; publicar e divulgar os conteúdos/ coordenar a avaliação do projeto. O vice coordenador deverá apoiar o coordenador em todas as atividades descritas. O estudante voluntário deverá apoiar o professor coordenador na edição dos vídeos e na divulgação dos conteúdos produzidos.


Referências Bibliográficas

AHREFS. YouTube SEO: How to rank your videos #1, 2019. Disponível em: <https://youtu.be/NY3y0V9UDwM> AL-MAROOF, R. S. et al. Fear from COVID-19 and technology adoption: the impact of Google Meet during Coronavirus pandemic. Interactive Learning Environments, v. 0, n. 0, p. 1–16, 2020. ALEKSIC, A.; LJEPAVA, N.; RISTIC, M. Smart Technologies and Innovation for a Sustainable Future. [s.l.] Springer International Publishing, 2019. ALÒ, D. et al. Low-cost emerging technologies as a tool to support informal environmental education in children from vulnerable public schools of southern Chile. International Journal of Science Education, v. 42, n. 4, p. 635–655, 2020. ANITA DIGHE. Understanding Our Learners. [s.l: s.n.]. BAKKAY, M. C. et al. Protocols and software for simplified educational video capture and editing. Journal of Computers in Education, v. 6, n. 2, p. 257–276, 2019. BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS, 2020. BOLING, N. C.; ROBINSON, D. H. Individual study, interactive multimedia, or cooperative learning: Which activity best supplements lecture-based distance education? Journal of Educational Psychology, v. 91, n. 1, p. 169–174, 1999. CHAN, K. S.; SHELAT, V. G. We Asked the Experts: Emerging Role of YouTube Surgical Videos in Education and Training. World Journal of Surgery, v. 45, n. 2, p. 417–419, 2021. COSTA, C. Universidades públicas retomam suas aulas de forma remota. Jornal O Globo, 2020. COWLEY, S. the Youtube Seo Project: Teaching Search Engine Optimization Through Video. Marketing Education Review, v. 30, n. 2, p. 125–131, 2020. DANIEL, S. J. Education and the COVID-19 pandemic. Prospects, v. 49, n. 1–2, p. 91–96, 2020. DATASENADO. Educação durante a pandemia. Brasília: [s.n.]. Disponível em: <https://www12.senado.leg.br/institucional/datasenado/publicacaodatasenado?id=cerca-de-20-milhoes-de-brasileiros-tiveram-aulas-suspensas-em-julho-de-2020>. DOMENICO, G. DI et al. Fake news, social media and marketing: A systematic review. Journal of Business Research, v. 124, n. February 2020, p. 329–341, 2021. ELLIS, V.; STEADMAN, S.; MAO, Q. ‘Come to a screeching halt’: Can change in teacher education during the COVID-19 pandemic be seen as innovation? European Journal of Teacher Education, v. 43, n. 4, p. 559–572, 2020. ESCOBAR, H. Divulgação científica: faça agora ou cale-se para sempre. Revista Eletrônica de Jornalismo Científico – Com Ciência, 2018. GUPTA, A.; PATHANIA, P. To study the impact of Google Classroom as a platform of learning and collaboration at the teacher education level. Education and Information Technologies, v. 26, n. 1, p. 843–857, 2021. HOLMBERG, B. Distance education - a short handbook. Malmö: Hermods, 1974. HOLMBERG, B. Theory and practice of distance education. London: Routledge, 1989. INEP. Censo de Educação Superior. Brasília: [s.n.]. KEEGAN, D. J. On defining distance education. Distance Education, v. 1, n. 1, p. 13–36, 1980. KING, J. A. Digital Photography for Dummies. [s.l: s.n.]. v. 53 KURTZ, J. YouTube lança nova área de rede social; conheça “Comunidade”. 2016. LANCASTER, K. for DSLR Cinema DSLR Cinema Crafting the Film Look with Video. San Francisco: Elsvier, 2011. MASSARANI, L.; MOREIRA, I. D. C. Science communication in Brazil: A historical review and considerations about the current situation. Anais da Academia Brasileira de Ciencias, v. 88, n. 3, p. 1577–1595, 2016. MILLER, S. Contemporary Photography and Theory: Concepts and Debates. New York: Routledge, 2020. MISHRA, P.; KOEHLER, M. J. Not “what” but “how”: Becoming design-wise about educational technology. What teachers should know about technology: Perspectives and practices, p. 99–122, 2003. MOORE, M. G. Toward a Theory of Independent Learning and Teaching. The Journal of Higher Education, v. 44, n. 9, p. 661, 1973. MOORE, M. G. Editorial: Autonomy and Interdependence. American Journal of Distance Education, v. 8, n. 2, p. 1–5, 1994. MORAIS, N. S.; CABRITA, I. Ambientes Virtuais de Aprendizagem no Ensino Superior: Comunicação (As)Síncrona e Interação. Revista PRISMA, p. 223–228, 2010. PERRATON, H. A theory for distance education. In Distance education: International perspectives. In: SEWART, D. et al. (Eds.). . Distance education: International perspectives. New York: Routledge, 1988. . PETERS, O. Die didaktische Struktur des Fernunterrichts. Untersuchungen zu e. industrialisierten Form. Wheinheim: Beltz, 1973. ___. Distance teaching and industrial production: A comparative interpretation in outline. In: SEWART, D.; KEEGAN, D.; HOLMBERG, B. (Eds.). . Distance education: International perspectives. New York: Routledge, 1988. . ROIG-VILA, R.; URREA-SOLANO, M.; MERMA-MOLINA, G. La comunicación en el aula universitaria en el contexto del COVID-19 a partir de la videoconferencia con Google Meet. RIED. Revista Iberoamericana de Educación a Distancia, v. 24, n. 1, p. 197, 2020. RUOFF, J. Conventions of Sound in Documentary. Cinema Journal, v. 32, n. 3, p. 24, 1993. SILVEIRA, E. DA. Em reação a negacionismo, pesquisadores levam “ciência descomplicada” às redes sociais. 2021. THOMSON, A.; BRIDGSTOCK, R.; WILLEMS, C. ‘Teachers flipping out’ beyond the online lecture: Maximising the educational potential of video. Journal of Learning Design, v. 7, n. 3, 2014. TRIP, P. Video Smart: Make smartphone videos like a pro. [s.l.] PELPINA Publishing, 2020. UFVJM. Política de Extensão da UFVJM. . 2009. UNESCO. Education: From disruption to recovery. New York: [s.n.]. Disponível em: <https://en.unesco.org/covid19/educationresponse>. VOSOUGHI, S.; ROY, D.; ARAL, S. News On-line. Science, v. 1151, n. March, p. 1146–1151, 2018. WELBOURNE, D. J.; GRANT, W. J. Science communication on YouTube: Factors that affect channel and video popularity. Public Understanding of Science, v. 25, n. 6, p. 706–718, 2016. WERNECK, E. F. E por falar em ciência... no rádio! In: MASSARANI, L.; MOREIRA, I. C. (Eds.). . Ciência e Público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, 2002. . YALÇIN, N.; KOSE, U. What is search engine optimization: SEO? Procedia, v. 9, 2010. ZHOU, R. et al. How YouTube videos are discovered and its impact on video views. Multimedia Tools and Applications, v. 75, n. 10, p. 6035–6058, 2016.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A produção de vídeos e disponibilização em canal no Youtube permitirá acesso gratuito à comunidade de conteúdos produzidos por professores da UFVJM (ou de universidades parcerias). A divulgação de resultados de pesquisas e de materiais didáticos permitirá um maior diálogo da UFVJM com a comunidade, que também poderá se expressar nos comentários dos vídeos.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O Canal Descomplicado é um projeto interdisciplinar, focado na produção de vídeos que articulam saberes de diversas disciplinas. As áreas do conhecimento que serão abordadas nos vídeos do trabalho: metodologia científica, geografia, geologia e engenharia geológica, qúimica e direito. A presente proposta está em sintonia com as diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira, definida pela Resolução n. 7 , de 1 8 de dezembro de 2018, e em consonância à Meta 12.7 da PNE 2014-2024 (Lei n. 13.0005/2014) para a creditação de atividades de extensão na matriz curricular dos cursos superiores, conforme o inciso II, do Art. 5o. desta resolução. "II - a formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

A partir da experiência do Canal Descomplicado, textos acadêmicos poderão ser produzidos, apresentado reflexões sobre divulgação científica e práticas extensionias pela UFVJM. O presente projeto contempla a produção de um artigo científico a ser publicado em periódico nacional. Ainda, um trabalho será apresentado em evento de natureza local, regional ou nacional. O canal descomplicado uni ensino e extensão nas atividades de produção de vídeos, já que os produtos servem como material didático de professores e estão disponíveis a toda a comunidade numa linguagem de fácil entendimento.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Estudantes que estarão envolvidos no projeto passarão por treinamento, aprendendo a fazer gravações e a editar vídeos em softwares livres. O conteúdo do projeto servirá de apoio a formação de estudantes dentro e fora da UFVJM. O conteúdo dos vídeos serão utilizados por professores da UFVJM e de outras universidades, havendo ganhos significativos de conhecimento por meio de atividades de ensino remoto que utilizam os vídeos produzidos pelo canal. Os estudantes voluntários também aperfeiçoarão sua habilidades de gerenciamento de mídias sociais para promover uma melhor divulgação dos conteúdos.


Impacto e Transformação Social

A produção e disseminação de conteúdo gratuito e de alta confiabilidade é fundamental para a transformação social do Vale do Jequitinhonha e das demais regiões do país. O projeto amplia o acesso à informação e melhora o relacionamento do estudante com a universidade. O material deverá apoiar cursos de graduação e profissionalizantes que poderão utilizar de ferramentas do ensino remoto para complementar as atividades curriculares. O curso de metodologia científica que será produzido apoiará professores de todas as áreas do conhecimento, promovendo uma interação na plataforma de estudantes de diversas formações. Os vídeos também serão de grande valia para a comunidade em geral, uma vez que também abordarão questões de interesse geral, apresentando argumentos científicos para perguntas comumente realizada nos mecanismos de buscas (ex. Por que o céu é azul?, etc.)


Divulgação

A divulgação dos resultados do projeto serão realizadas no canal do Youtube. Os vídeos também serão divulgados nos canais oficiais da UFVJM geridos pela DICOM (Instagram, twiter e face-book). A ação também será divulgada no site da PROEXC UFVJM.


Propriedade(s) Intelectual

Os vídeos gerados possuem propriedade intelectual.

Público-alvo

Descrição

O canal possui 25 mil inscritos. Diante disso, os vídeos produzidos deverão atingir a um número significativo de pessoas no ano corrente (300 mil pessoas). O canal apresenta, atualmente, cerca de 30 a 45 mil visualizações mensais. Diante disso, consideramos que a estimativa de público-alvo está condizente com a realidade do canal. Perfil das pessoas: estudantes interessados em metodologia científica e construção do TCC, estudantes de geografia, geologia e áreas afins, comunidade em geral que acessa vídeos que respondem a perguntas mais genéricas apresentando argumentos científicos.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Diamantina - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Unaí - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Serro - MG

Município

Curvelo - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

O programa de pós graduação em geografia da UFMG irá ceder professores que deverão ser entrevistados nos vídeos produzidos pelo projeto.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 8 h

Carga Horária 8 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Produção, gravação e edição de vídeos. Publicação de vídeos. Divulgação dos vídeos.