Visitante
Oficina Legislativa
Sobre a Ação
202203000777
032022 - Ações
Curso/Oficina
RECOMENDADA
:
EM ANDAMENTO - Normal
11/03/2024
20/12/2024
Dados do Coordenador
mirtes ribeiro
Caracterização da Ação
Ciências Humanas
Direitos Humanos e Justiça
Comunicação
Gestão pública
Municipal
Não
Não
Não
Dentro e Fora do campus
Integral
Não
Membros
Nesta oficina o aluno vai conhecer todos os passos da Oficina Legislativa, uma ferramenta que busca aproximar os estudantes do processo legislativo, para ajudar a formar cidadãos mais conscientes e participativos. Na oficina, o aluno é incentivado a pensar em melhorias para o país por meio da criação e avaliação de ideias legislativas que, por fim, podem ser debatidas pelos senadores e transformadas em leis
Oficina Legislativa
Uma ferramenta que busca aproximar os alunos do processo legislativo, para ajudar a formar cidadãos e profissionais mais conscientes e participativos. Será desenvolvida no municipio do Serro nas escolas de ensino médio.
Trata-se se ação de inferface de extensão com inserção de alunos de graduação nos cenários extra murros, ambientes escolares. Os consultores legislativos fazem parte do corpo técnico do Senado – são os profissionais responsáveis por assessorar os parlamentares na elaboração de projetos de lei e pareceres. A consultoria possui várias áreas: saúde pública, direito constitucional, direito ambiental, entre outras.
. Objetivo geraL: Incentivar os estudantes a pensar em soluções para problemas do cotidiano que afetam a população; Objetivos especificos: • Vivenciar parte do processo de criação de leis; • Preparar os jovens para o debate cívico e respeitoso; • Desenvolver a prática da cidadania e o senso crítico.
. Incentivar os estudantes a pensar em soluções para problemas que afetam sua carreira profissional; 80% do publico alvo • Preparar os futuros profissionais para o debate cívico e respeitoso; 50% do publico alvo • Apresentar ao estudante de nível superior a legislação aplicada à sua área de atuação/carreira.30% do publico alvo
Áreas do conhecimento: linguagem, computação e conhecimentos e legislação relacionados ao curso superior do estudante. Conteúdos: redação, avaliação crítica de textos, argumentação e defesa de ideias, noções práticas de atividade política e parlamentar e utilização consciente de ferramentas da web. Tempo previsto: 4 horas/aula. Recursos: para os professores, computador ou dispositivo móvel (celular ou tablet). Para os alunos, papel, lápis e caneta e, preferencialmente, computador ou dispositivo móvel (celular ou tablet). Etapas: 1- Exposição do professor sobre a oficina, explicação resumida sobre política e apresentação de uma ou mais leis relacionadas à área de atuação do curso; 2- Redação das ideias legislativas; 3- Redação dos relatórios sobre as ideias legislativas pelos relatores; 4- Discussão e votação das ideias em cada turma; 5- Apresentação das ideias publicadas no portal e-Cidadania.
Lei nº 14.113 de 25 de dezembro de 2020 (Lei do FUNDEB) Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho... Lei 13.722, de 4 de outubro de 2018 (Lei Lucas) Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 (Plano Nacional de Educação) Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008 (Lei do Piso Salarial) Regulamenta a alínea "e" do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB) Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.
A interação diaglogica se dará por meio de encontros e dialogos previametne agendados. Público: alunos do ensino fundamental e médio. É importante destacar que as oficinas legislativas também contemplam estudantes com deficiência inseridos em turmas regulares, em classes especiais e em instituições especializadas. O aluno deve ter no mínimo doze anos para se cadastrar no portal e-Cidadania.
Interdisiplinaridade se dará por meio da integração dos conteúdos da oficina de forma tranversal aos curriulos das disciplinas afins e a interprofissionalidade de dará pelo envolvimentos dos profissionais dos diversos cmapos de conhecimentos e habilidades das áreas da saúde e educação. Componentes curriculares: Língua Portuguesa, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e parte diversificada. Conteúdos: redação, avaliação crítica de textos, argumentação e defesa de ideias, noções práticas de atividade política e parlamentar, utilização consciente de ferramentas da web.
Trata-se de ação de ensino para os alunos do ensino fundamental e médio e ação de extensão para os acadêmicos da UFVJM, Fortalencneo o triple entre o esnino regular do nível médio com as atividades extensionistas do nivel universitário. Não envolve a pesquisa propriamente dita, indiretamente os achados e resultados podem gerar pesquisa no futuro.
Incentivar os estudantes a pensar em soluções para problemas que afetam sua carreira profissional; • Preparar os futuros profissionais para o debate cívico e respeitoso; • Apresentar ao estudante de nível superior a legislação aplicada à sua área de atuação/carreira. Além das habilidades acima citadas, oportuniza aos graduandos oportunidades de vivências e experiências de trabalho em equipe, comunicação, relacionamento e promoção de atividade de educação coletiva
Incentivar os estudantes a pensar em soluções para problemas do cotidiano que afetam a população; • Vivenciar parte do processo de criação de leis; • Preparar os jovens para o debate cívico e respeitoso; • Desenvolver a prática da cidadania e o senso crítico. Além do citado acima, também contribuirá para emanciapação da comunidade publico alvo a partir da promoção da auto-concientização politica legislativa.
Via e-mail inter-institucional, boca a boca e whatsapp
Caracterização do Curso ou Oficina
Iniciação
350
Conteúdos: redação, avaliação crítica de textos, argumentação e defesa de ideias, noções práticas de atividade política e parlamentar, utilização consciente de ferramentas da web. 1ª aula Exposição do professor sobre a oficina; explicação resumida sobre política; formação dos grupos escolhidos pelo professor, priorizando uma maior interação entre os alunos.. 2ª aula Redação das ideias legislativas. 3ª aula Redação dos relatórios sobre as ideias legislativas pelos grupos relatores. 4ª aula Discussão e votação das ideias em cada turma. 5ª aula Apresentação das ideias publicadas no portal e-Cidadania.
Avaliação: escrita, criatividade, oralidade e desempenho em trabalhos em grupo.
Avaliação: escrita, criatividade, oralidade e desempenho em trabalhos em grupo
Público-alvo
Jovens estudantes de ensino fundamental, médio e superior
Municípios Atendidos
Diamantina - MG
Serro - MG
Parcerias
Nenhuma parceria inserida.
Cronograma de Atividades
Carga Horária Total: 730 h
- Manhã;
- Tarde;
1ª aula Exposição do professor sobre a oficina; explicação resumida sobre política; formação dos grupos escolhidos pelo professor, priorizando uma maior interação entre os alunos.. 2ª aula Redação das ideias legislativas. 3ª aula Redação dos relatórios sobre as ideias legislativas pelos grupos relatores. 4ª aula Discussão e votação das ideias em cada turma. 5ª aula Apresentação das ideias publicadas no portal e-Cidadania.
- Manhã;
Primeira etapa de oficinas a ser realisadas nas escolas estaduais Mestra Virginia Reis e Leopoldo Perreira
- Manhã;
Segunda etapa das oficinas a ser realisadas nas demais escolas
- Tarde;
Confeccção do material escrito e relatorios das oficinas