Detalhes da ação

Oficina Legislativa

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000777

Tipo da Ação

Curso/Oficina

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

11/03/2024

Data Fim

20/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

mirtes ribeiro

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Humanas

Área Temática Principal

Direitos Humanos e Justiça

Área Temática Secundária

Comunicação

Linha de Extensão

Gestão pública

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 120 h
Resumo

Nesta oficina o aluno vai conhecer todos os passos da Oficina Legislativa, uma ferramenta que busca aproximar os estudantes do processo legislativo, para ajudar a formar cidadãos mais conscientes e participativos. Na oficina, o aluno é incentivado a pensar em melhorias para o país por meio da criação e avaliação de ideias legislativas que, por fim, podem ser debatidas pelos senadores e transformadas em leis


Palavras-chave

Oficina Legislativa


Introdução

Uma ferramenta que busca aproximar os alunos do processo legislativo, para ajudar a formar cidadãos e profissionais mais conscientes e participativos. Será desenvolvida no municipio do Serro nas escolas de ensino médio.


Justificativa

Trata-se se ação de inferface de extensão com inserção de alunos de graduação nos cenários extra murros, ambientes escolares. Os consultores legislativos fazem parte do corpo técnico do Senado – são os profissionais responsáveis por assessorar os parlamentares na elaboração de projetos de lei e pareceres. A consultoria possui várias áreas: saúde pública, direito constitucional, direito ambiental, entre outras.


Objetivos

. Objetivo geraL: Incentivar os estudantes a pensar em soluções para problemas do cotidiano que afetam a população; Objetivos especificos: • Vivenciar parte do processo de criação de leis; • Preparar os jovens para o debate cívico e respeitoso; • Desenvolver a prática da cidadania e o senso crítico.


Metas

. Incentivar os estudantes a pensar em soluções para problemas que afetam sua carreira profissional; 80% do publico alvo • Preparar os futuros profissionais para o debate cívico e respeitoso; 50% do publico alvo • Apresentar ao estudante de nível superior a legislação aplicada à sua área de atuação/carreira.30% do publico alvo


Metodologia

Áreas do conhecimento: linguagem, computação e conhecimentos e legislação relacionados ao curso superior do estudante. Conteúdos: redação, avaliação crítica de textos, argumentação e defesa de ideias, noções práticas de atividade política e parlamentar e utilização consciente de ferramentas da web. Tempo previsto: 4 horas/aula. Recursos: para os professores, computador ou dispositivo móvel (celular ou tablet). Para os alunos, papel, lápis e caneta e, preferencialmente, computador ou dispositivo móvel (celular ou tablet). Etapas: 1- Exposição do professor sobre a oficina, explicação resumida sobre política e apresentação de uma ou mais leis relacionadas à área de atuação do curso; 2- Redação das ideias legislativas; 3- Redação dos relatórios sobre as ideias legislativas pelos relatores; 4- Discussão e votação das ideias em cada turma; 5- Apresentação das ideias publicadas no portal e-Cidadania.


Referências Bibliográficas

Lei nº 14.113 de 25 de dezembro de 2020 (Lei do FUNDEB) Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), de que trata o art. 212-A da Constituição Federal; revoga dispositivos da Lei nº 11.494, de 20 de junho... Lei 13.722, de 4 de outubro de 2018 (Lei Lucas) Torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014 (Plano Nacional de Educação) Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008 (Lei do Piso Salarial) Regulamenta a alínea "e" do inciso III do caput do art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (LDB) Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação diaglogica se dará por meio de encontros e dialogos previametne agendados. Público: alunos do ensino fundamental e médio. É importante destacar que as oficinas legislativas também contemplam estudantes com deficiência inseridos em turmas regulares, em classes especiais e em instituições especializadas. O aluno deve ter no mínimo doze anos para se cadastrar no portal e-Cidadania.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Interdisiplinaridade se dará por meio da integração dos conteúdos da oficina de forma tranversal aos curriulos das disciplinas afins e a interprofissionalidade de dará pelo envolvimentos dos profissionais dos diversos cmapos de conhecimentos e habilidades das áreas da saúde e educação. Componentes curriculares: Língua Portuguesa, História, Geografia, Filosofia, Sociologia e parte diversificada. Conteúdos: redação, avaliação crítica de textos, argumentação e defesa de ideias, noções práticas de atividade política e parlamentar, utilização consciente de ferramentas da web.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Trata-se de ação de ensino para os alunos do ensino fundamental e médio e ação de extensão para os acadêmicos da UFVJM, Fortalencneo o triple entre o esnino regular do nível médio com as atividades extensionistas do nivel universitário. Não envolve a pesquisa propriamente dita, indiretamente os achados e resultados podem gerar pesquisa no futuro.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Incentivar os estudantes a pensar em soluções para problemas que afetam sua carreira profissional; • Preparar os futuros profissionais para o debate cívico e respeitoso; • Apresentar ao estudante de nível superior a legislação aplicada à sua área de atuação/carreira. Além das habilidades acima citadas, oportuniza aos graduandos oportunidades de vivências e experiências de trabalho em equipe, comunicação, relacionamento e promoção de atividade de educação coletiva


Impacto e Transformação Social

Incentivar os estudantes a pensar em soluções para problemas do cotidiano que afetam a população; • Vivenciar parte do processo de criação de leis; • Preparar os jovens para o debate cívico e respeitoso; • Desenvolver a prática da cidadania e o senso crítico. Além do citado acima, também contribuirá para emanciapação da comunidade publico alvo a partir da promoção da auto-concientização politica legislativa.


Divulgação

Via e-mail inter-institucional, boca a boca e whatsapp


Caracterização do Curso ou Oficina

Tipo de Curso/Oficina

Iniciação

Carga Horária Total

350

Conteúdo Programático

Conteúdos: redação, avaliação crítica de textos, argumentação e defesa de ideias, noções práticas de atividade política e parlamentar, utilização consciente de ferramentas da web. 1ª aula Exposição do professor sobre a oficina; explicação resumida sobre política; formação dos grupos escolhidos pelo professor, priorizando uma maior interação entre os alunos.. 2ª aula Redação das ideias legislativas. 3ª aula Redação dos relatórios sobre as ideias legislativas pelos grupos relatores. 4ª aula Discussão e votação das ideias em cada turma. 5ª aula Apresentação das ideias publicadas no portal e-Cidadania.

Atividades Específicas

Estratégias de avaliação da aprendizagem dos cursistas

Avaliação: escrita, criatividade, oralidade e desempenho em trabalhos em grupo.

Estratégias para avaliação da realização do curso

Avaliação: escrita, criatividade, oralidade e desempenho em trabalhos em grupo

Público-alvo

Descrição

Jovens estudantes de ensino fundamental, médio e superior

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Serro - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 730 h

Carga Horária 350 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

1ª aula Exposição do professor sobre a oficina; explicação resumida sobre política; formação dos grupos escolhidos pelo professor, priorizando uma maior interação entre os alunos.. 2ª aula Redação das ideias legislativas. 3ª aula Redação dos relatórios sobre as ideias legislativas pelos grupos relatores. 4ª aula Discussão e votação das ideias em cada turma. 5ª aula Apresentação das ideias publicadas no portal e-Cidadania.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Primeira etapa de oficinas a ser realisadas nas escolas estaduais Mestra Virginia Reis e Leopoldo Perreira

Carga Horária 40 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
Descrição da Atividade

Segunda etapa das oficinas a ser realisadas nas demais escolas

Carga Horária 300 h
Periodicidade Diariamente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Confeccção do material escrito e relatorios das oficinas