Detalhes da ação

A inserção do Cuidado Paliativo em Diamantina - MG

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000783

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

15/03/2024

Data Fim

31/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

leida calegário de oliveira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Educação Profissional

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro do campus

Período das Atividades

Noite

Atividades nos Fins de Semana

Não


Redes Sociais

@petestrategiasufvjm e @lacupufvjm

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Externo
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 200 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 50 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 130 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 130 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 130 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 130 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 130 h
Resumo

Para desenvolver os pilares do PET Estratégias, este projeto, por meio de um trabalho conjunto entre o PET, a Lacup e as instituições de saúde de Diamantina, abordará temáticas do Cuidado Paliativo para a formação de profissionais destas instituições de saúde e outros interessados. Muito presente no dia a dia e tratando-se de uma temática sensível, por referir-se a um momento de dor e sofrimento para pacientes e familiares, o exercício do cuidado paliativo exige grande capacitação profissional.


Palavras-chave

Cuidado paliativo, Educação permanente, Equipe de Saúde, Equipe de Cuidados de Saúde


Introdução

O Programa de Educação Tutorial (PET) existe há mais de 40 anos, mas só foi instituído e regularizado pelo Ministério da Educação (MEC), através da Lei nº 11.180 de 23 de setembro de 2005 (BRASIL, 2005). Tem como objetivo criar grupos compostos por discentes bolsistas - e também por voluntários - visando à idealização e execução de atividades específicas, tendo como base o tripé Pesquisa, Ensino e Extensão, base de atuação das Universidades brasileiras e também dos grupos PET (Brasil, 2005). Estes discentes são monitorados por um docente tutor que contribui e direciona as atividades desenvolvidas pelos petianos. De acordo com o site oficial do MEC, existem, atualmente, um total de 842 grupos PET, distribuídos entre 121 Instituições de Ensino Superior no Brasil. O PET Estratégias para diminuir a retenção e a evasão, em específico, está sediado na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) tendo como escopo de atuação os campi I e JK, localizados na cidade de Diamantina, MG. É um grupo multidisciplinar, composto por discentes das quatro áreas de ensino (humanas, agrárias, saúde e exatas) que direcionam pesquisas e ações de ensino e de extensão voltadas para a comunidade universitária e também para a comunidade externa, respectivamente, com o objetivo de reduzir os índices de retenção e evasão da Universidade a que pertence. O Projeto ora proposto busca, por meio de um trabalho conjunto do PET Estratégias e da Liga Acadêmica Multiprofissional de Cuidados Paliativos (Lacup - UFVJM), registrada no Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS), da UFVJM, promover ações de educação permanente direcionadas para os profissionais da saúde das diversas instituições de saúde e de educação na área da saúde de Diamantina - MG, sendo abertas também para outros interessados. Pelo fato de a organização do evento ser realizada pelos estudantes da UFVJM pertencentes às equipes PET e Lacup, tem-se uma interação dos estudantes com a realidade das instituições. Isso pode contribuir para a motivação dos mesmos, devido ao contato com a realidade profissional e, por sua vez, para a sua inserção na Academia (Yang, 2019). Além disso, o fato de este tema ainda estar pouco inserido nas grades curriculares dos cursos, o desenvolvimento deste projeto permite a complementação do currículo, o que também tem potencial para aumentar o interesse dos discentes, contribuindo, assim, com a diversificação das discussões e enfoques (Kurogi, 2022). Sobre os Cuidados Paliativos é importante ressaltar que essa prática teve início, no Brasil, na década de 1980, a partir de pequenas discussões sobre esta prática. Nos anos 2000 ocorreu um aumento significativo sobre o debate da temática devido à sua inserção prática nos serviços (Carvalho RT, Parsons HA, 2012). Kurogi (2022, pág. 830) afirma que o grande desafio para o desenvolvimento dos Cuidados Paliativos advém do desconhecimento da equipe multiprofissional para recomendá-lo. Interfere, ainda, a dificuldade para se entrar num consenso sobre a situação do paciente, perfazendo uma difícil pactuação entre as decisões compartilhadas dos profissionais da saúde, paciente e familiares. A respeito disso, acredita-se que os caminhos iniciais para a implementação dos Cuidados Paliativos nas instituições de saúde elencam as seguintes etapas: elaboração de protocolo, prática do cuidado humanizado, multidisciplinariedade e educação permanente (Kurogi, 2022). Nesse sentido, ressalta-se a importância de desenvolver este Projeto, a partir da Lacup- UFVJM e do PET Estratégias, às vistas de se elaborar, em conjunto, ações de educação permanente voltadas para grupos específicos e comunitários, com o intuito de formalizar e ofertar, cada vez mais, o cuidado humanizado e multiprofissional, envolvendo discentes, docentes, profissionais e a comunidade como um todo.


Justificativa

O cuidado paliativo é temática importante no dia a dia da prática profissional, carecendo ainda de muito trabalho formativo junto aos profissionais da saúde. Na intenção de trabalhar com os ideais e pilares do PET Estratégias, este projeto se justifica uma vez que a inserção dos estudantes em atividades extracurriculares contribui de forma considerável para o seu interesse, engajamento e desenvolvimento individual e profissional dentro da Academia. Além disso, quando essa atividade extracurricular se associa à participação da prática profissional nas instituições de saúde, o seu benefício torna-se ainda maior e atrativo. Pensando nessas perspectivas, este projeto torna-se necessário e justificável diante a possibilidade de trabalhar com as estratégias citadas acima associando ao tema do Cuidado Paliativo. Essa temática está cada vez mais presente e de maior necessidade no cotidiano da prática assistencial em saúde. Estudá-la e ajudar a implementá-la no cotidiano do Serviço ainda na graduação, só acrescenta nas experiências e contatos adquiridos ainda na academia.


Objetivos

Objetivo Geral: Promover ações de educação permanente direcionadas para os profissionais da saúde das diversas instituições de saúde e de educação na área da saúde de Diamantina - MG, sendo abertas também para outros interessados. Objetivos Específicos -Identificar as facilidades e as dificuldades enfrentadas pelos profissionais para a inserção dos Cuidados Paliativos na sua prática assistencial; - Elaborar conteúdos didáticos e dinâmicos para serem apresentados nas capacitações; - Formular conteúdos para serem divulgados no Instagram da Lacup; - Avaliar o grau de conhecimento dos profissionais acerca da temática; - Avaliar o grau de satisfação dos participantes com o desenvolvimento do projeto.


Metas

Formação de 40 profissionais e estudantes da área da saúde na temática cuidados paliativos.


Metodologia

Etapas do Desenvolvimento do Projeto: Constituir a equipe de discentes da Lacup através do edital para seleção de voluntários do PET Estratégias (10 estudantes de cursos da área da saúde – Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Nutrição, Educação Física, Odontologia e Farmácia,) Reunir com os integrantes da Lacup para apresentar as propostas, assim como preparar o planejamento das atividades e dimensionamento da equipe. Organizar as capacitações propostas, assim como as demais atividades mencionadas; Desenvolver instrumentos para a coleta de dados nas capacitações; Avaliar os dados colhidos; Registrar todas as atividades realizadas para avaliação da proposta, bem como da ação realizada. Elaborar publicações dos resultados adquiridos e das etapas desenvolvidas; Encerrar o projeto com o relatório final. Serão realizadas capacitações a cada três semanas, no Anfiteatro do Campus I, Diamantina – MG, com os palestrantes selecionados para contribuir com o projeto. Além disso, a Lacup desenvolverá, quando pertinente, aulas abertas para a comunidade no intuito de continuar aprimorando os conhecimentos. Ademais, serão desenvolvidas também de forma quinzenal, publicações na rede social Instagram @lacupufvjm, no intuito de engajar o público e compartilhar conhecimentos. Para as capacitações, a equipe de estudante participantes terão que identificar, analisar, planejar e executar ações multiprofissionais com profissionais da área da saúde multidisciplinar, assim como, quando oportuno, com os pacientes e acompanhantes. Todas as ações serão registradas no controle interno da Lacup e nos relatórios mensais do PET Estratégias. Os estudantes participarão como auxiliares no planejamento, realização e avaliação de todas as ações do projeto, tendo o compromisso de cumprimento da escala de atividades acordada junto com a Lacup e com o serviço. Atividades: - Elaboração e participação das capacitações; - Formulação dos conteúdos do Instagram; - Colaboração no desenvolvimento dos instrumentos de coleta de dados; - Aplicação dos instrumentos de coleta de dados; - Elaboração das atas; - Confecção de convites no Canva; - Controle das listas de presença; - Produção dos certificados das capacitações e dos membros participantes; - Planejamento das aulas mensais da Lacup. Os locais de desenvolvimento do projeto serão: i) sala de reuniões da Lacup no Campus I da UFVJM (Diamantina-MG); ii) Anfiteatro do Campus I da UFVJM e iii) por meio de reuniões virtuais realizadas via Google Meet.


Referências Bibliográficas

KUROGI, L. T. et al.. Implantação e implementação de serviços em cuidados paliativos. Revista Bioética, v. 30, n. 4, p. 825–836, out. 2022. CARVALHO R.T, PARSONS H.A, organizadores. Manual de cuidados paliativos ANCP [Internet]. Rio de Janeiro: ANCP; 2012 [acesso 20 nov 2023]. Disponível: https://bit.ly/3tUqUhh BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Superior. Apresentação PET – ano 2018. Brasília: MEC; 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/pet. Acesso em: 15/03/2022 BRASIL. Lei nº 11.180, de 23 de setembro de 2005. Institui o Projeto Escola de Fábrica, autoriza a concessão de bolsas de permanência a estudantes beneficiários do Programa Universidade para Todos – PROUNI, institui o Programa de Educação Tutorial – PET, altera a Lei nº 5.537, de 21 de novembro de 1968 e a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, aprovada pelo Decreto-Lei nº 5.452, de 1º de maio de 1943, e dá outras providências. Diário Oficial da União 26 set 2005. Seção 1: 1. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=332-leisetembro2005&category_slug=pet-programa-de-educacao-tutorial&Itemid=30192. Acesso em: 14/03/2022. YANG, G. Y.-H. et al.. Liga de Anatomia Aplicada (LAA): as Múltiplas Perspectivas sobre Participar de uma Liga Acadêmica. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 43, n. 1, p. 80–86, jan. 2019.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

O projeto visa garantir uma interação entre a comunidade acadêmica e a sociedade através das disposições das capacitações abertas para a comunidade, além da divulgação de conteúdos nas redes sociais abertas ao público. Dessa maneira, será possível fazer uma ação de mão-dupla na qual os acadêmicos/palestrantes fornecerão à comunidade as temáticas paliativistas de forma teórica e prática/profissional. Em contrapartida, a sociedade irá retribuir com um retorno expositivo através de comentários a respeito da do que conhecem e acreditam sobre a temática, possibilitando uma transformação da realidade através de hábitos que buscam o cuidado humanizado.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A temática abordada e a forma como foi elaborada permite que, para o cumprimento das etapas descritas, a interprofissionalidade esteja muito presente. Dessa forma, devido às ações que serão realizadas, pretende-se contar com estudantes e profissionais dos cursos da saúde e os demais interessados, possibilitando, a partir dessa interdisciplinaridade, conceber um trabalho íntegro e completo que atinja todos os efeitos, garantindo não só a compreensão do assunto pelos participantes, como também dos colaboradores voluntários e coordenadores do projeto.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Tendo em vista a importância de se articular o tripé pesquisa, ensino e extensão, garantindo, dessa forma, não só um melhor desenvolvimento científico e aprofundamento dos conhecimentos pelos estudantes, mas também contribuindo para a formação dos profissionais atuantes no serviço nas instituições de saúde de Diamantina, MG, o presente projeto foi elaborado para que se alcance essa indissociabilidade. O alcance será possível da seguinte forma: Pesquisa através do levantamento de dados relacionados à assistência exercida e do impacto da ação ao longo do tempo; Extensão, por meio do planejamento e execução de capacitações com os profissionais da saúde e com a comunidade, fazendo uma troca de conhecimentos; Ensino por meio da inserção dos graduandos como colaboradores em todo o processo, o que aprofundará seus conhecimentos em uma temática pouco inserida nos currículos dos cursos que é o cuidado paliativo.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Visando a integração dos estudantes e a troca de conhecimentos entre os mesmos, as ações contam com alunos que forneçam trabalhos voluntários que serão executados junto com a organização responsável pelo projeto. Dentre esses trabalhos, podemos citar a elaboração e participação das capacitações, a formulação dos conteúdos do Instagram, a redação de atas, a confecção de convites no Canva, o controle das listas de presença, o planejamento dos certificados das capacitações e dos membros participantes e o planejamento das aulas mensais da Lacup. Os voluntários irão trabalhar com uma linguagem clara e simples, dessa forma, aprenderão também a mediar a linguagem técnica aprendida na graduação com a linguagem objetiva do dia a dia utilizada pelo público. Durante todo o processo de execução das atividades, a petiana responsável irá acompanhar e orientar os voluntários para que todos possam ficar por dentro dos assuntos. Esse acompanhamento será realizado através de um grupo criado no WhatsApp para facilitar o contato entre a petiana e os voluntários, e também com a elaboração de resumos, reuniões e dos próprios feitios do projeto. Com isso, o projeto tende a impactar na vida acadêmica dos voluntários e também para a formação dos mesmos no sentido de que, as atividades exercidas por eles vão ampliar os seus conhecimentos sobre o tema, sendo este também relacionado com a sua área de formação, mediando suas formas de escrita de maneira que redijam materiais que serão de comum entendimento para a comunidade acadêmica ou não e também com conhecimentos sobre o Cuidado Paliativo para a confecção de todo o material e organização da proposta.


Impacto e Transformação Social

O projeto contribuirá para uma maior compreensão sobre a prática do cuidado paliativo pelos profissionais da saúde, estudantes e outros interessados, o que tem potencial de contribuir para sua prática profissional, melhorando o cuidado e a assistência prestados. Com isso, espera-se contribuir para o alcance de um maior controle comportamental dos envolvidos, um aumento da qualidade do trabalho prestado, possibilitando o enfrentamento de problemas atuais e futuros relacionados ao tema.


Divulgação

Através das redes sociais (Site e Instagram) do PET-Estratégias e do Instagram da Lacup. Link do site: http://site.ufvjm.edu.br/petestrategias/ Instagram PET: @petestrategiasufvjm Instagram Lacup: @lacupufvjm


Público-alvo

Descrição

Profissionais e estudantes da área da saúde. O projeto busca atingir um público amplo, já que abordará uma temática importante e pouco trabalhada nos currículos.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 170 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Constituir a equipe de discentes da Lacup através do edital para seleção de voluntários do PET Estratégias

Carga Horária 6 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Reunir com os integrantes da Lacup para apresentar as propostas

Carga Horária 80 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Noite;
Descrição da Atividade

Organizar as capacitações propostas, assim como as demais atividades mencionadas

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Desenvolver instrumentos para a coleta de dados nas capacitações

Carga Horária 12 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Analisar resultados das capacitações

Carga Horária 30 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Registrar todas as atividades realizadas para avaliação da proposta, bem como da ação realizada

Carga Horária 12 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Apresentação de resultados em eventos acadêmicos

Carga Horária 10 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Elaboração de relatório final