Detalhes da ação

Saúde na Escola Infantil: Ação de Combate à Dengue

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000787

Tipo da Ação

Evento

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - ARQUIVADA

Data Inicio

29/04/2024

Data Fim

02/05/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

cíntia maria rodrigues

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Saúde

Área Temática Secundária

Meio Ambiente

Linha de Extensão

Endemias e epidemias

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Tarde

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Externo
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 15 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 4 h
Resumo

Considerando o atual contexto da epidemia de dengue em Minas Gerais, e consequentemente em Diamantina, e as atividades propostas pelo Programa Saúde na Escola (PSE), foram realizadas durante uma tarde, ações de orientação sobre a dengue. A ação/evento foi realizado com


Palavras-chave

Dengue; Saúde na Escola; Cuidado Infantil; Epidemiologia


Introdução

A dengue trata-se de uma enfermidade infecciosa aguda, demandando familiarização por parte de todos os profissionais de saúde da Atenção Primária em Saúde (APS) para distinguí-la de outras síndromes febris. A temática dengue é uma das metas de abordagem do Ministério da Saúde, junto as Estratégias de Saúde da Família (ESF), tendo a nota técnica de 2024 com chamada intitulada: “Semana Saúde na Escola: “Defender a vida, Ampliar a Vacinação, Combater a Dengue e Promover Saúde nos Territórios”. A ser realizada a partir de fevereiro e durante todo o ano, destacando-se as ações conforme cronograma abaixo das temáticas sugeridas, com mobilização nacional no período de matrículas, de fevereiro a abril, conforme realidade local e nível de ensino.


Justificativa

O Programa Saúde na Escola (PSE) criado a partir do Decreto n° 6.286, de 5 de dezembro de 2007, visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes do ensino básico da rede pública, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação. Atualmente, participam do PSE 5.506 municípios brasileiros, 102.199 escolas e 25.206.180 estudantes. Dentre eles, Diamantina-MG, cuja disciplina de Saúde Coletiva, 2023/2, contempla no seu plano de ensino, ações práticas e de educação em saúde. Para além do exposto, a Semana Saúde na Escola prevê a elaboração e lançamento de ações de desenvolvimento de atividades educativas e de aprendizagem integradas à temática da SSE; mobilização do conjunto de municípios aderidos ao PSE; e o posterior monitoramento da cobertura das ações registradas no e-SUS e avaliadas por meio do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB), atrelado a epidemia da dengue que estamos vivendo no Brasil, em Minas Gerais, e em Diamantina, que se agravou em março de 2024. Por isso essa ação em saúde se faz necessária, como parceria da ESF Largo, coordenado pela Enfermeira Mirelle Dias Gonçalves, junto à disciplina de Saúde Coletiva, coordenada pela Professora Drª Cíntia Maria Rodrigues, e 7 alunos do curso de graduação em Enfermagem.


Objetivos

Abordar o tema dengue na saúde na escola. Explicar de forma lúdica e interativa junto aos alunos da Escola Estadual Joaquim Felício dos Santos, alunos do 1º ao 5º ano, com idades de 5 a 11 anos a temática dengue e a importância da prevenção.


Metas

Espera-se que os alunos consigam compreender os sinais, sintomas e porquê a dengue pode agravar. Para além de compreenderem como combater, como se proteger através de repelentes. E que haja replicação das informações aprendidas para as suas famílias.


Metodologia

Será utilizada a metodologia lúdica, através da apresentação de slides com imagens da dengue e interação junto aos alunos de graduação. Utilizando cartolina com imagens da dengue, além de um jogo de perguntas e respostas focado na prevenção e promoção da saúde.


Referências Bibliográficas

Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Prevenção e Promoção da Saúde. Coordenação-Geral de Equidade e Determinantes Sociais em Saúde. NOTA TÉCNICA Nº 4/2024-CGEDESS/DEPPROS/SAPS/MS. “Semana Saúde na Escola” para 2024", 22 de fevereiro de 2024. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007 - Institui o Programa Saúde na Escola - PSE, e dá outras providências.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Proposta que promove comunicação dos alunos junto à comunidade externa. Uma parceria entre a saúde coletiva e a educação básica.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Permite desenvolver habilidades de comunicação e oratória do aluno, capacidade de trabalho em equipe do aluno e interação com outras faixas etárias, auxiliando a comunicação efetiva.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

É uma ação de extensão, mas que possui foco do ensino uma vez que alunos da disciplina estão no processo de aprendizado da comunicação e ações em saúde, e pode gerar produtos a serem apresentados no formato de pesquisa como relato de experiência.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os alunos na disciplina de saúde coletiva, aprendem sobre território, epidemiologia, fatores determinantes e condicionantes em saúde. Tendo as ações de educação em saúde fazem parte do conhecimento do território adscrito a ESF que atuam, e uma das competências do enfermeiro que trabalha na APS. Assim os alunos desenvolverão as ações de orientação, educação e informação em saúde, que fazem parte do PCC do curso de graduação e das atitudes e habilidades do enfermeiro.


Impacto e Transformação Social

Espera-se com essas ações a comunidade escolar tenha consciência da importância da temática, e que haja conscientização sobre os focos e a prevenção.


Divulgação

Comunicado a própria escola verbalmente e divulgado como bilhete informativo aos pais.


Programação do Evento

Local

Escola Estadual Joaquim Felício dos Santos

Data

02/05/2024

Horário de Início

14:00

Horário de Término

16:00


Descrição

Será realizada ação de educação em saúde, com foco na temática da dengue. Uma parceria da ESF Largo junto ao Departamento de Enfermagem UFVJM, na disciplina de Saúde Coletiva. Alunos do 1º ao 5º ano, 5 a 11 anos de idade. Uma demanda do Ministério da Saúde junto ao Programa Saúde na Escola (PSE).

Público-alvo

Descrição

Alunos do do 1º ao 5º ano do ensino funtamental, da Escola Estadual Joaquim Felício dos Santos, área de abrangência da ESF Largo.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Enfermeira e equipe da ESF com apoio no desenvolvimento de atividades.

Participação da Instituição Parceira

Docentes e alunos do curso de graduação em Enfermagem, do 4º período, disciplina de saúde coletiva 2023/2.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 15 h

Carga Horária 15 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Será desenvolvida ação de combate à dengue, parceria do Ministério da Saúde, Programa Saúde na Escola (PSE), junto às Estratégias de Saúde da Família (ESF) e a Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), tendo a disciplina de Saúde Coletiva, organizada pela Professora Cíntia Maria Rodrigues, do Departamento de Enfermagem como área adscrita e uma prática educativa comum a ementa da disciplina. Realizada com alunos do 1º ao 5º ano da Escola Estadual Joaquim Felício dos Santos, em Diamantina-MG.