Detalhes da ação

AstroVale Remoto: Divulgando a Astronomia nos Vales através das redes sociais e mídias digitais

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202103000012

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
CONCLUÍDA - Com Relatório Final

Data Inicio

08/03/2021

Data Fim

31/12/2021


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

olavo cosme da silva

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências Exatas e da Terra

Área Temática Principal

Meio Ambiente

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Espaços de ciência

Abrangência

Nacional

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Dentro e Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Sim


Redes Sociais

Outras Redes Sociais

Um grupo no aplicativo WhatsApp contendo somente os estudantes oficineiros onde são discutidos as artes produzidas e publicadas nas redes. Um grupo no aplicativo WhatsApp contendo os estudantes oficineiros, professores da rede pública e particular, além de professores parceiros do projeto, onde são divulgadas as diversas ações do projeto. Canais de transmissão contendo cerca de 200 estudantes universitários, 100 professores universitários e outros da rede pública e

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 600 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 600 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 600 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 600 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 600 h
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Tipo de Membro Interno
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Tipo de Membro Interno
Carga Horária 600 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 600 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 600 h
Resumo

O presente projeto é uma proposta que potencializará as atividades já realizadas pelo projeto AstroVale fortalecendo o caráter remoto da ação. Será criado uma sequência de atividades educativas que serão alimentadas com as diversas produções digitais criadas diretamente pelo projeto e pelas produções co-criadas nas interações entre o projeto e os parceiros, que são: Parque da Ciência de Diamantina, Projeto Gaia, Projeto PET- Química e a Superintendência Regional de Ensino de Diamantina.


Palavras-chave

Astronomia, Astrofotografia, Oficina Astronômica, Científica, Palestra Científica


Introdução

O termo Astronomia deriva das palavras gregas “astron” (astro) e “nomos” (lei). A astronomia é um ramo da Ciência que estuda as posições relativas, os movimentos, a estrutura e a evolução dos astros, como estrelas, planetas, cometas, nebulosas, aglomerados de estrelas e galáxias e fenômenos que se originam fora da atmosfera da Terra (Dicionário Etimológico 2020). Ela está intimamente relacionada com a evolução das Ciências trazendo inovações tecnológicas nas diversas áreas. Com o objetivo de promover o diálogo entre Ensino, Pesquisa e Extensão, o projeto AstroVale – Astronomia nos Vales do Jequitinhonha e Mucuri foi fundado em 2014 como uma forma de aplicar a interdisciplinaridade da Astronomia nas diversas áreas do conhecimento, e desde então leva oficinas e palestras astronômicas além de realizar observações astronômicas públicas atendendo diretamente cerca de 900 pessoas por ano e mais de 3000 pelas redes sociais. Atualmente conta com 11 estudantes que estão nas diversas fases dos seus cursos de graduação, sendo estudantes do Bacharelado interdisciplinar de Ciência e Tecnologia além das diversas Engenharias. Conta também com um professor Doutor em Física como coordenador, um professor Astrônomo Amador e Astrofotógrafo como vice coordenador e uma professora Doutora em Educação e Mestre em Cosmologia como colaboradora, além das parcerias com outros quatro projetos de extensão em execução e a parceria com a Secretaria Regional de Ensino. O projeto utiliza, para as oficinas, um Telescópio Refletor Dobsoniano de 12 polegadas e um telescópio refrator de 60mm com montagem Newtoniana, ambos de propriedade do coordenador, além de uma câmera DSLR Canon 6D de propriedade do vice coordenador. A rotina típica do projeto era a realização de reuniões semanais para discussão dos diversos temas da Astronomia, preparação dos seminários por partes dos componentes, observação astronômica pública gratuita quinzenalmente. Infelizmente em dezembro de 2019 houve a comunicação de uma nova forma de síndrome respiratória aguda grave, que se demonstrou ser causada por um novo Corona vírus (SARS-CoV-2), o qual foi identificado em Wuhan na China. Esta nova síndrome foi nomeada COVID-19, sendo disseminada e transmitida por via respiratória de pessoa a pessoa, com alto poder de contágio (MSB 2020). A Organização Mundial da Saúde decretou em 11 de Março de 2020 estado de Pandemia em função da disseminação da Covid-19 no mundo. Novas medidas sanitárias mundiais foram implementadas diante da Pandemia Mundial. Uma nova rotina de trabalho foi adotada no projeto em respeito às novas medidas sanitárias mundiais; as reuniões e estudos passaram a ocorrer de forma remota. Com o fechamento das escolas, passamos a produzir o tópico curiosidades para postagem nas nossas redes e recentemente iniciamos palestras em forma de webnários. A execução do atual formato do projeto, que se entitulará: AstroVale Remoto: Divulgando a Astronomia nos Vales através das redes sociais e mídias digitais; possibilitará a total inserção do público alvo na modalidade remota. Criaremos um canal educativo no provedor de vídeos YouTube e alimentaremos o mesmo com as diversas produções digitais criadas diretamente pelo projeto e as co-criadas nas interações entre o projeto e os parceiros.


Justificativa

ASTRONOMIA, O DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E A INTERDISCIPLINARIDADE: A história da Astronomia se confunde com a história da ciência e tecnologia da humanidade. Os babilônicos, cerca de 2500 anos Antes da Era Comum (2.500 A.E.C.) já faziam observações astronômicas e usavam o Sol como referência de calendário (Babilônia 2020). Outra evidência da astronomia observacional na antiguidade é a construção rochosa Stonehenge, datada de 3.100 A.E.C. e que indica a data no ano do Solstício de Verão. Avançando na História da Ciência, temos os gregos que entre 600 A.E.C. e 400 Depois da Era Comum (D.E.C.) já tinham observados diversos planetas, sabiam que a Lua era iluminada pelo Sol e em 390 A.E.C. já sabiam da esfericidade da Terra (Grécia 2020). Durante o Renascimento temos alguns grandes nomes que deram a sua contribuição para a Astronomia e Ciência Mundial: Nicolau Copérnico (1473-1543) foi o primeiro a contrariar os estudos gregos, que diziam que os planetas orbitavam ao redor da Terra. Galileu Galilei (1564 – 1642) pode ser chamado de pai da ciência moderna, pois contribuiu para a descoberta da inércia e desenvolveu instrumentos-chave para o estudo da astronomia. Johannes Kepler (1571-1630) desenvolveu as três leis do movimento planetário, leis celebradas até hoje. Suas teorias auxiliariam Isaac Newton em suas descobertas sobre a gravidade. Isaac Newton (1643-1727) foi o fundador da lei da gravitação universal, das conhecidas Leis de Newton, além de inventar o Cálculo Diferencial (Renascimento 2020). Muitos dos objetos que estão presentes no nosso dia a dia foram frutos dos esforços de diversos cientistas ao longo do tempo e para citar algumas invenções incentivadas pela pesquisa astronômica temos o espectrômetro inventado por Joseph von Fraunhofer 1787-1826 (Fraunhofer 2020). Tal invenção é utilizada até hoje para estudos relacionados com a composição da matéria – a espectroscopia. Devemos citar a Corrida Espacial que teve início com o lançamento da Sputnik I em 04 de outubro de 1957, passando pela criação da NASA, os programas: Volstok, Mercury, Voskhod, Gemini e finalmente o Apollo e que proporcionou o pouso do homem na Lua em 20 de julho de 1969. Durante a corrida tivemos o desenvolvimento e a invenção da pasta dental, câmeras para celulares, GPS, espuma para travesseiros, tênis de corrida, filtro para a água, pneus mais duráveis, e vários outras utilidades (Garcia, Wilson 2019). Notoriamente o estudo da astronomia tem grande influência nas diversas áreas do conhecimento tais como nas Ciências Exatas, Geografia, História; temos também o estudo da Astrobiologia e Geologia (NOGUEIRA 2009). Uma demonstração de que os temas relacionados com Astronomia estão em alta é o fato dos laureados com o prêmio Nobel do ano de 2020 serem pesquisadores que promoveram inovações sobre os Buracos Negros, Roger Penrose, Renald Genzel e Andrea Ghez (Nobel Física 2020). Além de recentemente um projeto envolvendo oito centros de pesquisa, com telescópios de alta precisão, realizaram a primeira foto de um buraco negro (Canaltech 2020). O BACHARELADO INTERDISCIPLINAR DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (BCT) O BCT da UFVJM é um curso superior de graduação com características não profissionalizantes. Atualmente, são oferecidas 150 vagas semestrais no turno diurno no Campus de Diamantina. Por ofertar disciplinas básicas das principais áreas de conhecimento das ciências exatas e tecnológicas, o BCT contempla a formação básica comum a vários cursos dessas ciências (Física, Química, Biologia, Cálculo, Computação, dentre outras), de forma que o estudante diplomado pode utilizar os créditos obtidos para uma futura formação em curso superior profissionalizante (BCT 2020). Tradicionalmente, os estudantes que compõem projeto AstroVale e que comporão o projeto AstroVale Remoto: Divulgando a Astronomia nos Vales Através nas Redes Sociais e Mídias Digitais são oriundos, principalmente, do BCT e estes estudantes tipicamente têm, em sua formação, a interdisciplinaridade. NECESSIDADE DE ATIVIDADES REMOTAS DE ASTRONOMIA É sabido que observar o céu desperta a curiosidade das pessoas de diversas idades. O céu é um laboratório profícuo para o ensino das diversas ciências, Física, Química, Geografia, História e Mitologia, dentre outras. A prática de Observar o céu é uma demanda apresentada pela comunidade atendida pela UFVJM. Em versões anteriores do AstroVale notamos o grande interesse da população em tornar-se parte de algo no âmbito da Astronomia. Como já relatado anteriormente neste projeto, em dezembro de 2019, houve a transmissão de uma nova Corona vírus (SARS-CoV-2) o COVID-19, com alto poder de contágio (MSB 2020). Em face às novas medidas sanitárias mundiais, escolas adotaram o Ensino Remoto Emergencial. A execução de atividades online de Astronomia propiciará o atendimento desta demanda. O formato atual do projeto promoverá a interação da comunidade universitária com a comunidade externa na resolução deste problema, superando a dificuldade de ensino aprendizado do Ensino Remoto a qual os estudantes da rede pública de Ensino vêm enfrentando, como relata a fonte – Fundação Lemam 2020, fornecendo oficinas e palestras interdisciplinares.


Objetivos

De forma a propiciar a máxima interação de todos os entes do projeto e leva-lo à condição de programa futuramente. Foram construídos objetivos gerais e específicos que promovem o impacto social, a troca de saberes e a interdisciplinaridade já nata de um projeto de Astronomia. GERAIS • Criar um grupo de universitários aptos a atuarem nas comunidades dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri levando ensinamentos astronômicos na modalidade remota nas diversas redes e mídias. Ressaltamos que o projeto ocorrerá totalmente na modalidade remota respeitando as medidas sanitárias em tempos de COVID-19. ESPECÍFICOS • Desenvolver a iniciativa, criatividade e o senso de liderança dos estudantes envolvidos como oficineiros do projeto. • Avaliar a eficácia dos seminários na área da Astronomia como apoio pedagógico nas diversas ciências do ensino médio. • Comparar a aceitabilidade da forma remota de atuação do projeto em comparação às intervenções presenciais das versões anteriores do projeto.


Metas

Criar uma equipe de estudantes aptos a levarem conhecimentos astronômicos ao público alvo. Produção de um banco digital de seminários e oficinas para divulgação da ciência. Fortalecer os laços com as parcerias formadas para que futuramente o projeto se transforme em um programa de extensão. • Implementar a rotina de um Clube Científico Online. o Criação e execução de um banco digital de seminários nas diversas áreas da Astronomia Básica; o Criação e execução de oficinas de Identificação do céu por uso de aplicativos digitais livres, além de construção e leitura de Cartas Celestes; o Execução de oficinas remotas em Astrofotografia, utilizando desde câmeras de celulares, até câmeras semiprofissionais e profissionais; o Execução de oficinas remotas para ensino de astronomia para crianças com contação de histórias, animações e dinâmicas artísticas de colorir os planetas e outros astros; Todas as atividades citadas acima ocorrerão na modalidade remota, respeitando as medidas sanitárias em tempos de COVID-19.


Metodologia

Um relato comum dos estudantes que já participaram do AstroVale é o quanto eles amadurecem enquanto indivíduos e ser social. A rotina de apresentar palestras ou oficinas para um público alvo tão diversificado fortalece a característica Ensino do projeto; a preparação das oficinas requer estudo e senso científico (temas tão interdisciplinares como os da Astronomia), fortalecendo o caráter Pesquisa da nossa ação e a interação com a comunidade promovendo a troca de saberes entre público alvo e equipe, formalizam a indissociabilidade do Ensino-Pesquisa-Extensão. O presente projeto terá três fases de trabalho bem definidas: Preparação, Execução e Relatório. – PREPARAÇÃO Durante a etapa de preparação será realizada: a revisão bibliográfica para estudo teórico da Astronomia por parte da equipe de estudantes que compõem o projeto; a criação e padronização da arte a ser executadas nas redes e mídias digitais; produção e gravação de seminários e oficinas sobre Astronomia e Ensino; produção e gravação de oficinas astronômicas com temas lúdicos direcionados para crianças na idade pré-escolar. – EXECUÇÃO Nesta etapa, faremos as interações dos membros do grupo com as diversas parcerias e público alvo. Faremos a execução e gravação das oficinas já criadas em versões anteriores do projeto, tais como a oficina sobre leitura de cartas celestes e identificação do céu, além da oficina de Astrofotografia com catalogação das fotos já produzidas e produção de novas fotos. Participaremos dos Sábados Letivos e outras diversas atividades da agenda escolar sob a recomendação da Secretaria Regional de Ensino (SRE), além de realizar atividades remotas nas escolas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri aplicando as oficinas e as palestras elaboradas na modalidade online. Ressaltamos que todas as atividades serão remotas obedecendo às medidas sanitárias recomendadas para a prevenção do COVID-19. – RELATÓRIO Como fechamento do projeto faremos inscrição para participação dos diversos eventos regionais e nacionais relacionados com Astronomia, tais como: Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), Encontro Nacional de Física e Astronomia da UFSC, Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, dentre outras; além de apresentar os resultados no evento institucional SINTEGRA. Produção do Relatório Final do Projeto.


Referências Bibliográficas

ASTRONOMIA – Astronomia e Universo. Disponível em: <http://astronomy-universo.blogspot.com.br/p/o-comeco-da-astronomia.html>. Acesso em: 28 de maio 2014. Babilônia. Disponível em < http://astro.if.ufrgs.br/babilonia.htm>. Acesso em 16 de out. 2020. BCT – Bacharelado de Ciência e Tecnologia. Disponível em: <https://www.ict.ufvjm.edu.br/?page_id=182>. Acesso em 16 de out. 2020. Canal Tech. Entenda por que a imagem do buraco negro é tão importante. <https://canaltech.com.br/espaco/entenda-por-que-a-imagem-real-do-buraco-negro-e-tao-importante-mesmo-borrada-137093/>. Acesso em 01 de out. 2020. CIDADE BRASIL – Microrregião de Diamantina. Disponível em: <https://www.cidade-brasil.com.br/microrregiao-de-diamantina.html>. Acesso em 16 de out. 2020. Dicionário etimológico. Disponível em: <https://www.dicionarioetimologico.com.br/>. Acesso em 01 de out. 2020. ESTRELAS – Estrelas do Sertão. Disponível em: <https://www.even3.com.br/ anais/icobicet2020/258776-estrelas-do-sertao/>. Acesso em 16 de out. 2020. Fraunhofer. Disponível em: < https://www.canstockphoto.com.br/gravura-espectr%C3%B4metro-spectroscope-ou-7103639.html>. Acesso em 01 de out. 2020. Fundação Lemam - Professores relatam os desafios do ensino não presencial <https://fundacaolemann.org.br/noticias/professores-relatam-os-desafios-do-ensino-nao-presencial?gclid=CjwKCAjwz6_8BRBkEiwA3p02VSofU1WNbpHiboM7sC3i657oNs1IYwiwJCHnxxq0VB5JcrBDUn145BoC_n4QAvD_BwE>. Acesso em 01 de out. 2020. GAIA – Projeto GAIA. Disponível em: < http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1418>. Acesso em 16 de out. 2020. Garcia, Wilson. A Corrida Espacial e Seus Benefícios Tecnológicos. Trabalho de Conclusão de Curso defendido em 07 set. 2019. Disponível no acervo da UFVJM. Grécia – Astronomia na Grécia Antiga. Disponível em: <https://www.infoescola.com/historia/astronomia-na-grecia-antiga/>. Acesso em 16 de out. 2020. IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Ensino – matrículas, docentes e rede escolar. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/>. Acesso em 16 de out. 2020 MSB – Ministério da Saúde Brasil. Disponível em: <https://coronavirus.saude.gov.br/so bre-a-doenca>. Acesso em 16 de out. 2020. Nobel Física - Agência Brasil. Entenda sobre a descoberta que rendeu prêmio nobel em 2020. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/geral/noticia/2020-10/entenda-sobre-descoberta-que-rendeu-premio-nobel-de-fisica-em-2020>. Acesso em 01 de out. 2020. NOGUEIRA, S. Astronomia: ensino fundamental e médio. Brasília:MEC, SEB ; MCT ; AEB, 2009. 232 p. : il. – (Coleção Explorando o ensino ; v. 11) PARQUE – Parque da Ciência de Diamantina. Disponível em: < https://parque-da-ciencia.webnode.com/sobre-o-parque>. Acesso em 16 de out. 2020. PET – Química. Disponível em: < https://petquimicaufvjm.weebly.com/programa-pet.html>. Acesso em 01 de out. 2020. Renscimento. Disponível em: < http://www.estudantedefilosofia.com.br/conceitos/ astronomianorenascimento.php>. Acesso em 16 de out. 2020. SRE – Superintendência Regional de Ensino. Disponível em: <http://www2.educacao.mg.gov.br/sobre/servicos-18/missao-e-valores >. Acesso em 16 de out. 2020. UFVJM Dtna. Disponível em: <http://www.ufvjm.edu.br/numeros/index.php?option=com_c ontent&view=article&id=12&Itemid=2>. Acesso em 16 de out. 2020.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Por se tratar de uma iniciativa remota, estima-se atender, inicialmente e minimamente, os estudantes e professores das escolas de ensino fundamental e médio de Diamantina e região; cidadãos diamantinenses (leigos ou não); graduandos da UFVJM e outras instituições de ensino superior de Diamantina e região. A ação pretende contribuir na produção de conhecimentos Astronômicos em diálogo com as demandas específicas de cada disciplina, tais como, experiências com observação astronômica das crianças e professores da diversas escolas, como os professores apresentam conceitos de Terra e Universo em ciência, além de outros saberes da sociedade.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

Notoriamente o estudo da astronomia tem grande influência nas diversas áreas do conhecimento tais como nas Ciências Exatas, Geografia, História; temos também o estudo da Astrobiologia e Geologia (NOGUEIRA 2009). Uma demonstração de que os temas relacionados com Astronomia estão em alta é o fato dos laureados com o prêmio Nobel do ano de 2020 serem pesquisadores que promoveram inovações sobre os Buracos Negros, Roger Penrose, Renald Genzel e Andrea Ghez (Nobel Física 2020). Além de recentemente um projeto envolvendo oito centros de pesquisa, com telescópios de alta precisão, realizaram a primeira foto de um buraco negro (Canaltech 2020). O ensino da Astronomia é uma atividade altamente agregadora, pois: o céu é um laboratório disponível para todos observarem, é possível desenvolver atividade de Geografia, Matemática, História, Outras Culturas, Física, etc..., com ensinamentos astronômicos. Cabe enfatizar que todos os entes envolvidos no projeto experimentarão a interdisciplinaridade e interprofissionalidade, dado que professores e estudantes atendidos serão das diversas áreas do conhecimento interagirão com os estudantes oficineiros que levarão os diversos conhecimentos da Astronomia aplicados nas diversas áreas.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

1. Como se dará a relação entre estudantes de graduação e/ou pós-graduação, inseridos neste projeto, com a comunidade? 2. Quais habilidades adquiridas na sala de aula serão colocadas em prática na execução deste projeto? 3. Qual a relação da ação com a pesquisa? 4. Que produtos / resultados / instrumentos analíticos e teóricos ela gera? Os novos tempos que estamos enfrentando em face da Pandemia Mundial causam várias crises e inseguranças. Estudos recentes mostram que o Ensino Remoto Emergencial adotado tem mostrado desempenho abaixo do esperado (Fundação Lemam 2020). Assim, utilizando o poder da Astronomia e a necessidade de se complementar o Ensino Remoto Emergencial este projeto se faz necessário. O projeto Levará a interdisciplinaridade da Astronomia de forma remota para as diversas escolas de Diamantina e região demonstrando a indissociabilidade do Ensino-Pesquisa-Extensão da Astronomia. Os estudante oficineiros do projeto são, em sua maioria, estudantes de graduação dos cursos de Ciências Exatas que fazem estudos dos diversos temas da Astronomia com aplicação na própria formação. Uma das habilidades a serem trabalhadas na interação entre os estudantes oficineiros e a comunidade é a transmissão, comparação e discussão dos conhecimentos adquiridos nas diversas oficinas de formação dos oficineiros do projeto e posterior aplicação com a comunidade acadêmica e público em geral. Gerando, assim, um ponte entre os saberes produzidos no meio acadêmico e comunidade, tornando indissociável o Ensino-Pesquisa-Extensão.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O estudante terá papel ativo no projeto. A atuação dos mesmos desenvolverá: a iniciativa, o trabalho em grupo e a liderança. Todos os seus passos serão acompanhados por toda equipe por meio de reuniões semanais e pequenos relatórios mensais que comporão o relatório de fechamento do projeto. Os estudantes serão classificados nas seguintes modalidades o estudante oficineiro voluntário e o estudante do público alvo.


Impacto e Transformação Social

Os componentes sociais que participam do projeto podem ser descritos a seguir: A cidade de Diamantina é uma cidade com aproximadamente 46 mil habitantes compreendida em uma área de cerca de 3.900km2. Em 2018 havia 477 docentes na rede de ensino fundamental, sendo 303 na rede pública, além de 213 docentes na rede de ensino médio, sendo 182 na rede pública. Conta com 41 escolas públicas para o ensino fundamentais, onde apenas 3 são privadas e 13 escolas públicas para o ensino médio onde apenas 2 são privadas. Ocorreram mais de 6.800 matrículas no ensino fundamental, mais de 2.200 matrículas no ensino médio e mais do que 1150 matrículas na pré-escola no ano de 2020 (IBGE 2020). A Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri está distribuída em cinco campis e tem um total de 78 cursos (graduação, pós graduação e Ensino à Distância somados); são 9041 estudantes matriculados sendo 5248 no campus de Diamantina; conta com total de 576 docentes onde 433 desses estão no campus de Diamantina; além de um total de 421 técnicos administrativos onde 303 atuam na cidade de Diamantina (UFVJM Dtna 2020). Uma característica recentemente comum é um certo distanciamento entre os saberes produzidos no meio acadêmico e o praticado na sociedade, principalmente nos saberes relacionados com Astronomia que é comumente confundido com pseudociências. uma transformação social do projeto é a desmistificação de alguns saberes, tais como, o movimento da Lua e tamanhos dos planetas e suas órbitas, dentre outras, em contrapartida, os oficineiros ao dialogarem com a sociedade em geral terão sua visão de sociedade mudado, dado que, no passado, as intervenções do projeto transformaram profundamente a visão do estudante oficineiro. Este finaliza as atividades percebendo que pequenas intervenções podem mudar a visão de mundo das crianças por exemplo.


Divulgação

São realizadas atividades de divulgação da Astronomia nas diversas mídias do projeto. Atividades, tais como: Curiosidade Astronômica, O Céu da Semana, Astrofotografias da Equipe, Palestras e Oficinas diversas. Nas versões anteriores do projeto, foram criadas as redes atuais, no entanto, elas eram usada somente como um semanário onde divulgávamos a agenda e publicávamos fotos das intervenções. Durante ao atual ano, com o advento da Pandemia Mundial, estamos utilizando as mídias para produção dos diversos saberes que estão ilustrando as atividades remotas das diversas escolar atendidas.


Informações Complementares

Um grupo no aplicativo WhatsApp contendo somente os estudantes oficineiros onde são discutidos as artes produzidas e publicadas nas redes. Um grupo no aplicativo WhatsApp contendo os estudantes oficineiros, professores da rede pública e particular, além de professores parceiros do projeto, onde são divulgadas as diversas ações do projeto. Canais de transmissão contendo cerca de 200 estudantes universitários, 100 professores universitários e outros 100 professores da rede pública.


Público-alvo

Descrição

Docente = 215 // Discente de Graduação = 2750 // Discente de Pós-Graduação = 195 //Técnico Administrativo = 150 // Outros = 100.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Município

Datas - MG

Município

Gouveia - MG

Município

Couto de Magalhães de Minas - MG

Município

Serro - MG

Município

Janaúba - MG

Município

Teófilo Otoni - MG

Município

Presidente Kubitschek - MG

Município

Presidente Juscelino - MG

Município

Curvelo - MG

Município

Senador Modestino Gonçalves - MG

Município

Itamarandiba - MG

Município

Montes Claros - MG

Município

Carbonita - MG

Município

Capelinha - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Resumo: O projeto “Estrelas do Sertão” tem por objetivo desenvolver e disseminar noções básicas e resultados de pesquisas sobre astronomia pelo sertão do norte de Minas Gerais, por meio da união entre a comunidade acadêmica e a sociedade. Buscou-se como foco inicial estudantes do ensino fundamental e médio nas escolas da cidade de Janaúba, por meio da realização de palestras interativas, ministradas por acadêmicos da UFVJM – Campus Janaúba (ESTRELAS 2020). Formato da parceria: O projeto Estrelas do Sertão e o projeto Astrovale Remoto: Divulgando a Astronomia nos Vales Através nas Redes Sociais e Mídias Digitais têm a atividade astronômica em comum. Na presente parceria serão efetuadas interações entre os componentes e os públicos alvos principalmente nas palestras remotas a serem produzidas e ministradas por cada projeto.

Participação da Instituição Parceira

Resumo: O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de formações em nível de graduação nas Instituições de Ensino Superior do País orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial (PET 2020). Formato da parceria: O PET-Química e o projeto Astrovale Remoto: Divulgando a Astronomia nos Vales Através nas Redes Sociais e Mídias Digitais têm parte do público alvo em comum. Nesta parceria serão efetuadas interações entre os componentes e os públicos alvos principalmente nas oficinas relacionadas com Composição Química do Universo.

Participação da Instituição Parceira

Resumo: O Centro de Ciências da Universidade Federal Juiz de Fora é referência Nacional em Divulgação Científica. O Centro de Ciências é um órgão da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) que tem como meta atender estudantes de todos os níveis de ensino, bem como a sociedade em geral. Conta com diversas exposições permanentes, temporárias e outros espaços de visitação, como o Planetário e o Observatório Astronômico. Formato da parceria: O Centro de Ciências e o projeto Astrovale Remoto: Divulgando a Astronomia nos Vales Através nas Redes Sociais e Mídias Digitais têm a atividade astronômica em comum. Na presente parceria serão efetuadas interações entre os componentes e os públicos alvos principalmente nas palestras remotas a serem produzidas e ministradas por cada projeto.

Participação da Instituição Parceira

Resumo: Desenvolver e coordenar políticas públicas de educação básica, inclusivas e de qualidade, garantindo plenas condições de funcionamento da rede pública, em especial da rede estadual, promovendo a formação integral dos estudantes, com vistas ao exercício da cidadania e à inserção no mundo do trabalho (SRE 2020). Formato da parceria: A SRE fornecerá a agenda ideal para execução das diversas escolas, além de promover contato com as mesmas.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 600 h

Carga Horária 50 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

I. Revisão da Bibliografia para estudo teórico da Astronomia por parte da equipe de estudantes que compõem o projeto;

Carga Horária 50 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Produção e postagem do material nas redes Instagram e Facebook de acordo com as demandas levantas pelas diversas escolas parceiras.

Carga Horária 50 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

VIII. Organização e Produção artística do canal do YouTube com os vídeos, entrevistas e palestras.

Carga Horária 50 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

II. Criação e padronização da arte a ser executadas nas redes e mídias digitais e Criação do Canal no YouTube.

Carga Horária 50 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

III. Produção e gravação de seminários e oficinas sobre Astronomia e Ensino; Serão produzidos pelos oficineiros palestras e atividades nos seguintes temas: Astronomia antiga, A esfera celeste, Movimento diurno dos astros, Movimento anual do Sol, da Lua e dos planetas. O objetivo de tal oficina é a de treinar os oficineiros nos diversos temas e praticar a oratória dos mesmo ao apresentarem para os colegas de projeto e para o público atendido pelo projeto.

Carga Horária 50 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

IV. Produção e gravação de oficinas astronômicas com temas lúdicos. Um dos públicos alvo atendidos pelo projeto é o público em idade pré-escolar e de letramento. Para as crianças nesta referida idade escolar, temos oficinas sobre contação de histórias, falamos de astronomia indígena, além de termos uma oficina para desenhar e colorir os planetas.

Carga Horária 50 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

V. Execução e gravação das oficinas já criadas em versões anteriores do projeto: oficina sobre leitura de cartas celestes e identificação do céu, além da oficina na área de Astrofotografia com catalogação das fotos já produzidas; Versões anteriores do projeto contou com a produção de Astrofotografias que são fotos de objetos astronômicos como estrelas, planetas, a Lua dentre outros. Outra oficina a ser transformada para meio digital é a oficina de Cartas Celestes onde o público alvo aprende a localizar constelações no céu.

Carga Horária 50 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

VII. Troca de experiências com o projeto parceiro Estrelas do Sertão em forma de oficinas, produção conjunta de conteúdo e evento virtual; O projeto Estrelas do Sertão, atualmente possui um Canal de Youtube e nessa parceria será feita troca de participações em cada canal. Além da produção de um evento virtual com palestras dos componentes de ambos projetos além de convidados.

Carga Horária 50 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

IX. Troca de experiências com o parceiro PET-Química em forma de uma oficina sobre a composição química do Universo e evento comum, na modalidade remota; Uma das palestras que o presente projeto tem é relacionado com a composição química do sistema solar. Nesta parceria será produzido um material conjunto onde se localiza a tabela periódica dos planetas.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

X. Participação de Sábados letivos (e outras diversas agendas escolares recomendadas pela Secretaria Regional de Ensino (SRE).), além das intervenções, sob convite, às escolas dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri aplicando as oficinas e as palestras elaboradas, tudo na modalidade remota; Estão previstos 15 sábados letivos até dezembro de 2021 e serão dedicados de 4 a 6hs de atividade em cada sábado letivo.

Carga Horária 40 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

XI. Participação (de forma remota) dos diversos eventos regionais e nacionais relacionados com Astronomia, tais como: Encontro Nacional de Astronomia (ENAST), Encontro Nacional de Física e Astronomia da UFSC, Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira, dentre outras;

Carga Horária 50 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
  • Noite;
Descrição da Atividade

Produção do Relatório Final do Projeto.