Detalhes da ação

Palhacêuticos – Uma dose de alegria

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000803

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/04/2024

Data Fim

31/03/2025


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

thiago sardinha de oliveira

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Ciências da Saúde

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Direitos Humanos e Justiça

Linha de Extensão

Fármacos e medicamentos

Abrangência

Local

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Sim

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Manhã

Atividades nos Fins de Semana

Sim

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 8 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 30 h
Resumo

Este projeto possui a proposta de divulgação da ciência em farmacologia com momentos lúdicos junto às crianças e funcionários da instituição Casa Lar de Diamantina – MG. A proposta faz parte da curricularização/creditação da extensão na UFVJM e contará como membros do projeto, discentes matriculados nas disciplinas de farmacologia II e III do curso de Farmácia/FCBS/UFVJM e discentes da disciplina de ciências farmacêuticas e sociedade do PPGCiFarm/UFVJM.


Palavras-chave

Curricularização da extensão; Metodologias ativas; Creditação da extensão.


Introdução

A educação científica assume um significativo papel no processo de ensino aprendizagem (1), sendo necessária a realização permanente de reflexões sobre o seu desenvolvimento, para a busca da melhoria da qualidade do ensino (2). O estudante atribui sentidos e significados ao mundo e aos objetos que os cercam e o processo de ensino-aprendizagem afirma-se como um dos prazeres mais naturais e espontâneos para o ser humano, através da significação às coisas e ao universo. Independente do grau de conhecimento e/ou escolaridade, o discente vai à escola repleto de curiosidade e esperança, na possibilidade de enriquecer o seu poder de dar significação às coisas e compreendê-las (3). Neste sentido, a experiência e vivência profissional são essenciais para a formação integral do aluno, considerando que cada vez mais são requisitados profissionais com habilidades e bem preparados. Ao chegar à universidade, o aluno se depara com o conhecimento teórico, porém muitas vezes torna-se difícil relacionar teoria e prática se o estudante não vivenciar momentos reais em que será preciso analisar o cotidiano (4). A vivência profissional nas práticas de ensino proporciona troca de conhecimentos e vivências, formulando instrumentos de preparação e inserção de jovens no mercado de trabalho, mediante ao ambiente de aprendizagem adequado (5). Assim, a presente proposta objetiva a disseminação da ciência e conhecimento de farmacologia junto a crianças da Casa Lar de Diamantina com momentos Lúdicos e leitura de GIBIS que contém conteúdo lúdico de farmacologia. 1. PEDROSO, C. V.; AMORIM, M. A. L. Análise das publicações sobre jogos didáticos no “EPEB” e “EREBIO – SUL”. Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2009. 2. ROSA, J. K. L.; WEIGERT, C. and SOUZA, A. C. G. A. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciênc. educ. vol.18, n.3, pp. 675-688, 2012. 3. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 4. MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. 5. SANTOS. O aprendizado baseado em problemas (Problem-Based Learning – PBL). Rev. Bras. Educ. Med. 2014.


Justificativa

As práticas de ensino vinculadas a ciência e tecnologia surgem como um novo tipo de comunicação entre sociedade, professor e aluno. Essas práticas incluem equipes de trabalho, onde cada um contribui com sua experiência, sendo o que o professor é dirigente, mas também aprendiz, diagnosticando o que cada participante sabe e promove ao ir além do imediato. A partir das dificuldades encontradas para se aplicar a ciência na educação básica e crianças em idade inicial de formação, a exemplo de laboratórios e reagentes, este projeto "Palhacêuticos – Uma dose de alegria" possibilitará o estreitamento da distância entre a ciência e a população. Este projeto de extensão pretende apresentar materiais e atividades voltados para o ensino básico, incluindo as disciplinas de farmacologia II e III e seus respectivos discentes do curso de farmácia da UFVJM e ainda discentes da disciplina de ciências farmacêuticas e sociedade do PPGCiFarm/UFVJM., estimulando-os a divulgar a relevância de pesquisas e atividades de farmacologia, com temas em linguagem mais criativa e acessível, que possibilite o estreitamento da distância entre a ciência e a população. Creditação da extensão nas disciplinas de farmacologia II (FAR164 - 8 horas), farmacologia III (FAR173 - 8 horas), Ciências Farmacêuticas e Sociedade (CIF610 - 8 horas).


Objetivos

Objetivo geral: Creditação da extensão estimulando a comunidade acadêmica na divulgação e popularização do conhecimento de farmacologia para crianças da Casa Lar em momentos Lúdicos. Objetivos específicos: 1) Creditação da extensão nas disciplinas de farmacologia II (FAR164), farmacologia III (FAR173) e Ciências Farmacêuticas e Sociedade (CIF703); 2) Estimular e qualificar discentes para divulgação da ciência na área de farmacologia; 3) Demonstrar a relevância da ciência e tecnologia no campo da farmacologia junto a crianças em fase inicial de formação; 4) Tornar pública e acessível o conhecimento em farmacologia.


Metas

1. Submissão do projeto na PROEXC/UFVJM; 2. Planejamento da feira; 3. Preparação e impressão do material de divulgação; 4. Capacitação dos discentes das disciplinas de farmacologia II e III; 5. Execução da ação; 6. Escrita do relatório e entrega dos certificados.


Metodologia

As atividades serão desenvolvidas para o processo de ensino-aprendizagem entre professor/discentes da UFVJM e Crianças/Funcionários da Casa Lar de Diamantina-MG. O eixo temático do projeto compreenderá a divulgação da ciência e tecnologia em farmacologia com momentos lúdicos e entrega de materiais impressos para as crianças, trabalhando o aumento da visibilidade da universidade e divulgando conhecimento junto às crianças, e consequentemente, a toda sociedade. Para isso, serão formados grupos em áreas temáticas da farmacologia, com a colaboração de docentes e discentes, que durante a execução irão executar a ação para levar a ciência à instituição. Os materiais serão fornecidos em PDF pela Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental pelo grupo de Grupo de Iniciativas Educacionais, conforme pode ser acessado o programa pelo site https://sbfte.org.br/iniciativas-educacionais/.


Referências Bibliográficas

1. PEDROSO, C. V.; AMORIM, M. A. L. Análise das publicações sobre jogos didáticos no “EPEB” e “EREBIO – SUL”. Sociedade Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), 2009. 2. ROSA, J. K. L.; WEIGERT, C. and SOUZA, A. C. G. A. Formação docente: reflexões sobre o estágio curricular. Ciênc. educ. vol.18, n.3, pp. 675-688, 2012. 3. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana, 1980. 4. MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. 5. SANTOS. O aprendizado baseado em problemas (Problem-Based Learning – PBL). Rev. Bras. Educ. Med. 2014.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

Haverá a participação do docente das UC´s responsáveis pelo projeto e seus respectivos discentes. Considerando o retorno acadêmico que os cursistas obterão, todos os benefícios serão revertidos a sociedade através da cessão da semente de conhecimento em farmacologia.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

O projeto possui como área enfoque o conhecimento em farmacologia, que trabalha de forma integrada com todos os componentes curriculares do curso de farmácia e integra perfeitamente as UC´s de farmacologia II, III e ciências farmacêuticas e sociedade. Por conta da interdisciplinaridade do tema, teremos uma relação de interprofissionalidade rica e diversa, uma vez que será contemplado estudantes da graduação que possuem o tema de farmacologia em comum e vai apresentá-lo.


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Por se tratar de uma proposta envolvendo a farmacologia, teremos como apoiador do projeto a Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental que disponibiliza o material digital em seu site (https://sbfte.org.br/iniciativas-educacionais/), que integra a pesquisa ao ensino e extensão, portanto, o projeto estará aliado aos temas abordados ao ensino e será efetivada a tríade com a extensão que retorna à sociedade os benefícios da capacitação dos alunos de farmácia da UFVJM. Disciplinas envolvidas na creditação da extensão: Farmacologia II (FAR164), farmacologia III (FAR173).e Ciências Farmacêuticas e Sociedade (CIF610)


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

Os estudantes da graduação serão protagonistas do presente projeto, uma vez que após a preparação deles pelos docentes das UC´s envolvidas, ele vai possuir a bagagem necessária para atuar junto às Crianças da Casa Lar de Diamantina-MG. Esta autonomia fará com que o aluno seja devidamente reconhecido pelo trabalho que está executando e faça valer todo o investimento público que é fornecido para os mesmos.


Impacto e Transformação Social

O discente do curso de farmácia deverá estudar os materiais e fontes disponibilizadas para o projeto, fazendo também sua busca ativa por conhecimento em sítios científicos e periódicos de qualidade. Serão realizadas discussões nas quais cada estudante deverá apresentar a evolução progressiva da proposta, com análise e contribuições junto ao grupo de colegas e acompanhamento dos responsáveis pela UC´s. Neste cenário, será possível impactar e promover a transformação social destes discentes para que retorne à sociedade todos os conhecimentos adquiridos e ao executarem o projeto, estejam altamente preparados para impactar junto aos estudantes da cidade.


Divulgação

Por envolver questões sociais restritas, crianças abrigadas e amparadas pela justiça, não haverá divulgação ampla a respeito da causa, respeitando as normas institucionais do local em que o projeto será executado.


Público-alvo

Descrição

Alunos de mestrado orientado pelos docentes cadastrados no projeto, que irão auxiliar na supervisão e preparação dos discentes de graduação.

Descrição

Responsável pelas disciplinas de farmacologia II e III.

Descrição

Estudantes da graduação que serão os protagonistas do conhecimento que será divulgado junto a sociedade.

Municípios Atendidos

Município

Diamantina - MG

Parcerias

Participação da Instituição Parceira

Instituição que vai receber os estudantes para execução da ação

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 55 h

Carga Horária 10 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Planejamento

Carga Horária 30 h
Periodicidade Quinzenalmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Execução da ação na instituição Casa Lar de diamantina com grupos das disciplinas descritas no projeto.

Carga Horária 15 h
Periodicidade Anualmente
Período de realização
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Finalização