Detalhes da ação

Sopa de Conhecimento: estudo como alimento para um futuro melhor

Sobre a Ação

Nº de Inscrição

202203000809

Tipo da Ação

Projeto

Situação

RECOMENDADA :
EM ANDAMENTO - Normal

Data Inicio

01/04/2024

Data Fim

30/12/2024


Dados do Coordenador

Nome do Coordenador

kinulpe honorato sampaio

Caracterização da Ação

Área de Conhecimento

Sem linha de avaliacao

Área Temática Principal

Educação

Área Temática Secundária

Educação

Linha de Extensão

Metodologias e estratégias de ensino/aprendizagem

Abrangência

Municipal

Gera Propriedade Intelectual

Não

Vínculada a Programa de Extensão

Não

Envolve Recursos Financeiros

Não

Ação ocorrerá

Fora do campus

Período das Atividades

Integral

Atividades nos Fins de Semana

Não

Membros

Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Tipo de Membro Interno
Carga Horária 60 h
Resumo

O projeto "Sopa de Conhecimento: estudo como alimento para um futuro melhor" tem como objetivo central melhorar o desempenho acadêmico e promover o desenvolvimento integral dos estudantes da comunidade do Distrito de Sopa, Diamantina, MG. O projeto é justificado pela importância da educação na promoção do desenvolvimento e igualdade de oportunidades.


Palavras-chave

Educação; Reforço Escolar; Comunidade; Inclusão; Transformação Social; Parceria Escola-Universidade.


Introdução

A educação é a chave para o crescimento e o progresso de qualquer sociedade. No entanto, a busca pela excelência educacional é um desafio complexo e contínuo, particularmente em comunidades com dificuldades socioeconômicas, onde o acesso à educação de qualidade muitas vezes é uma batalha constante. No cenário atual, marcado pela pandemia de COVID-19, as dificuldades educacionais tornaram-se ainda mais evidentes, destacando a necessidade de ações efetivas para apoiar nossos estudantes. O distrito de Sopa, localizado no município de Diamantina, MG, é uma comunidade que enfrenta múltiplas adversidades socioeconômicas e geográficas. A Escola Municipal de Sopa, ciente de seus desafios, reconheceu a urgência de melhorar o desempenho escolar de seus alunos, que foram significativamente afetados pelo período de pandemia. Esta escola não só atende estudantes do distrito de Sopa, mas também aqueles provenientes de áreas rurais de difícil acesso, como Morrinhos, Ribeirão de Areia e Covão. Estes estudantes, muitas vezes, enfrentam a falta de acesso à internet, tornando o ensino remoto uma opção quase inatingível. Ademais, a falta de acessibilidade a meios de comunicação e o baixo nível de instrução de muitos pais tornaram ainda mais desafiador o processo de aprendizado durante a pandemia. Mesmo com o retorno das atividades presenciais, a defasagem escolar ainda é uma herança persistente da crise sanitária. Outro ponto relevante é a perspectiva de ingresso dos estudantes no Instituto Federal do Norte de Minas, campus Diamantina, e até mesmo em alguma instituição de ensino superior após conclusão do ensino médio. Dado que não há ensino médio disponível em Sopa, os estudantes precisam se deslocar para Diamantina para dar continuidade aos seus estudos. O Instituto Federal é uma excelente oportunidade para os estudantes de Sopa obterem educação pública de qualidade, além de formação técnica profissional em diversas áreas, como teatro, informática, meio ambiente e biotecnologia. Este projeto de extensão universitária visa, portanto, atender a um chamado importante da comunidade de Sopa, fornecendo a esses alunos o suporte necessário para superar as barreiras educacionais. Um estudante bolsista da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri assumirá o protagonismo neste projeto, realizando levantamento das áreas em que os estudantes enfrentam mais dificuldades, propondo intervenções e trabalhando em diferentes disciplinas, como português, matemática, ciências, geografia, história, entre outras. Este projeto de extensão universitária se fundamentará nas cinco diretrizes essenciais para a promoção de uma educação transformadora. A interação dialógica será cultivada por meio de diálogos abertos entre os bolsistas universitários, professores, alunos e membros da comunidade de Sopa, garantindo que todas as vozes sejam ouvidas e que as soluções sejam construídas coletivamente. A interdisciplinaridade e interprofissionalidade serão incorporadas através da colaboração entre diversos campos do conhecimento, permitindo uma abordagem holística para abordar as complexas necessidades educacionais. A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão será evidente, já que os bolsistas envolvidos neste projeto também atuarão como agentes de pesquisa, contribuindo para o desenvolvimento do conhecimento e práticas educacionais mais eficazes. O impacto na formação dos estudantes universitários será notável, uma vez que terão a oportunidade de aplicar seus conhecimentos na prática, adquirindo habilidades cruciais de liderança, ensino e empatia. Por fim, o impacto na transformação social será visível na melhoria do desempenho escolar dos estudantes, no fortalecimento da comunidade de Sopa e na ampliação das oportunidades educacionais, preparando os jovens para um futuro mais promissor. Ao longo deste documento, delinearemos as etapas, objetivos e estratégias para a implementação bem-sucedida deste projeto, que é fundamental para o futuro educacional de Sopa e seus estudantes.


Justificativa

Fundamentação Teórica: A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de uma sociedade, promovendo a equidade e a igualdade de oportunidades. No entanto, o contexto da educação no distrito de Sopa, localizado no município de Diamantina, MG, é desafiador devido a dificuldades socioeconômicas e geográficas. Além disso, a pandemia de COVID-19 exacerbou essas dificuldades, prejudicando significativamente o desempenho dos alunos, especialmente aqueles do ensino básico (6º ao 8º ano). Nesse sentido, a extensão universitária desempenha um papel crucial na construção de soluções eficazes para aprimorar a educação e atender às necessidades educacionais da comunidade de Sopa. Os princípios norteadores da extensão, embasados nas diretrizes da interação dialógica, interdisciplinaridade e interprofissionalidade, indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, impacto na formação do estudante e impacto na transformação social, são alicerces sólidos para orientar nossas ações neste projeto. Caracterização do Objeto da Ação de Extensionista: O objeto central deste projeto é a melhoria do desempenho acadêmico e a promoção do desenvolvimento integral dos estudantes do ensino básico (6º ao 8º ano) da Escola Municipal de Sopa, considerando suas necessidades específicas. Isso envolve a identificação e abordagem das lacunas de aprendizado causadas pela pandemia, bem como a preparação desses estudantes para um futuro acadêmico mais promissor, incluindo a possibilidade de ingresso no Instituto Federal do Norte de Minas, campus Diamantina, onde poderão continuar seus estudos em um ambiente de ensino público e de qualidade. Vinculação da Ação: Este projeto está intrinsecamente vinculado à área temática da "Educação e Cultura" e à linha de extensão "Metodologias e Estratégias de Ensino e Aprendizagem". Através de abordagens pedagógicas inovadoras e interdisciplinares, pretendemos fortalecer o ensino aprendizagem na escola de Sopa, maximizando o potencial de cada estudante, respeitando suas particularidades e garantindo que a educação seja um meio eficaz de inclusão social e crescimento pessoal. Nossa ação de extensão visa, assim, ser um catalisador para a promoção de uma educação mais inclusiva, equitativa e de qualidade, com ênfase na transformação social e na melhoria das perspectivas educacionais dos estudantes de Sopa. Com base na fundamentação teórica e nas diretrizes da extensão universitária, este projeto é uma resposta tangível às necessidades prementes da comunidade e à busca de soluções para a desigualdade educacional.


Objetivos

Objetivo Geral: Contribuir para a melhoria do desempenho acadêmico e o desenvolvimento integral dos estudantes do ensino básico (6º ao 8º ano) da Escola Municipal de Sopa, Distrito de Diamantina, MG, com ênfase na preparação para a continuidade dos estudos no Instituto Federal do Norte de Minas, campus Diamantina, e na promoção de uma educação de qualidade e inclusiva. Objetivos Específicos:1) Identificar as principais lacunas de aprendizado dos estudantes do ensino básico da Escola Municipal de Sopa, por meio de diagnósticos realizados em colaboração com professores e alunos. 2) Desenvolver planos de intervenção educacional personalizados, abrangendo as disciplinas de português, matemática, ciências, geografia, história e outras, de acordo com as necessidades identificadas. 3) Fomentar a interação dialógica, criando um ambiente de aprendizado participativo que promova a troca de ideias entre os estudantes, professores e bolsistas universitários. 4) Implementar estratégias pedagógicas inovadoras que estimulem o interesse e a motivação dos estudantes em relação aos conteúdos curriculares, com foco na interdisciplinaridade. 5) Estabelecer parcerias com o Instituto Federal do Norte de Minas, campus Diamantina, para orientar e preparar os estudantes para a continuidade de seus estudos no ensino médio e na formação técnica profissional. 6) Avaliar de forma contínua o impacto do projeto na melhoria do desempenho dos estudantes, medindo o progresso em relação aos objetivos de aprendizado e ao fortalecimento das habilidades e competências esperados para cada faixa etária. 7) Fortalecer o protagonismo do bolsista universitário, capacitando-o para atuar como agente de mudança e contribuir ativamente para a transformação social na comunidade de Sopa. Esses objetivos específicos nortearão a implementação do projeto, garantindo que todas as ações sejam direcionadas para o alcance do objetivo geral e a promoção de uma educação mais inclusiva e igualitária em Sopa.


Metas

1) Diagnóstico Abrangente: Realizar um diagnóstico educacional abrangente que identifique as principais lacunas de aprendizado dos estudantes, abrangendo todas as disciplinas, até o final do primeiro trimestre do projeto. 2) Planos de Intervenção Personalizados: Desenvolver planos de intervenção educacional personalizados para cada estudante, com base no diagnóstico. 3) Intervenções Educacionais Inovadoras: Implementar intervenções educacionais inovadoras e interdisciplinares que envolvam, no mínimo, três disciplinas, 4) Apoio aos Pais e Responsáveis: Oferecer apoio e orientação de estudo aos pais e responsáveis dos estudantes, com o objetivo de melhorar seu envolvimento na educação dos filhos, até o final do projeto. 5) Parcerias com o Instituto Federal: Estabelecer parcerias efetivas com o Instituto Federal do Norte de Minas, campus Diamantina, para fornecer orientação e suporte aos estudantes do ensino básico em relação à continuidade de seus estudos no ensino médio e na formação técnica profissional, até o final do quarto trimestre do projeto. 6) Avaliação Contínua do Desempenho: Realizar avaliações periódicas para acompanhar o progresso dos estudantes, medindo a melhoria nas notas, na frequência e nas habilidades socioemocionais ao longo do projeto. 7) Disseminação de Melhores Práticas: Compartilhar as melhores práticas e resultados obtidos com a comunidade de Sopa, realizando pelo menos uma atividade de divulgação, como reuniões, workshops ou eventos educacionais, até o final do quarto trimestre do projeto. 8) Capacitação do bolsista universitário, promovendo seu protagonismo na condução do projeto e seu engajamento ativo na comunidade de Sopa, até o final do projeto. 9) Avaliação Global do Projeto: Realizar uma avaliação global do projeto, considerando o impacto nas notas dos estudantes, no envolvimento da comunidade e na transformação social, até o final do quarto trimestre do projeto. 10) Essas metas fornecerão um quadro claro e mensurável para avaliar o progresso do projeto e garantir que ele esteja alinhado com os objetivos gerais e específicos estabelecidos, permitindo uma abordagem estruturada para a melhoria da educação em Sopa.


Metodologia

A metodologia deste projeto é baseada em abordagens participativas e colaborativas, visando à melhoria do desempenho acadêmico e ao desenvolvimento integral dos estudantes do ensino básico. Ela é dividida em fases distintas, cada uma com suas estratégias e atividades específicas 1) Diagnósticos Educacionais e Planos de Intervenção: (1º e 3º trimestre): Nesta fase, serão realizadas avaliações abrangentes para identificar as lacunas de aprendizado dos estudantes. Serão aplicados testes de avaliação em todas as disciplinas e serão coletados dados qualitativos por meio de questionários e entrevistas com os alunos e professores. 2) Elaboração de Planos de Intervenção Personalizados (1º e 3º trimestre): Com base nos resultados do diagnóstico, serão desenvolvidos planos de intervenção educacional personalizados. Esses planos levarão em consideração as áreas em que os estudantes enfrentam dificuldades e definirão metas de curto e médio prazo. 3) Intervenções Educacionais Inovadoras (2º e 4º trimestre): As intervenções serão realizadas por meio de aulas de reforço, atividades extracurriculares e projetos interdisciplinares. O bolsista atuará diretamente no suporte às atividades, trabalhando em estreita colaboração com os professores da escola. 4) Acompanhamento Contínuo (todos trimestres): O progresso dos alunos será monitorado continuamente, com avaliações periódicas para medir o impacto das intervenções. A abordagem interdisciplinar será promovida, permitindo que os alunos vejam as conexões entre as matérias e desenvolvam uma compreensão mais ampla do conhecimento. 5) Apoio aos Pais e Responsáveis (2º e 4º trimestre): Serão oferecidas sessões de capacitação para pais e responsáveis, abordando estratégias de apoio ao aprendizado de seus filhos em casa, promovendo uma relação mais ativa com a escola. 6) Parcerias com o Instituto Federal (4º trimestre): Estabeleceremos parcerias com o Instituto Federal do Norte de Minas, campus Diamantina, para orientar os estudantes em relação à continuidade de seus estudos no ensino médio e na formação técnica profissional através da realização de visita no Instituto Federal. 7) Avaliação e Disseminação de Resultados (4º trimestre): Uma avaliação global do projeto será realizada, considerando o impacto nas notas dos estudantes, no envolvimento da comunidade e na transformação social. Isso nos permitirá medir o sucesso do projeto em relação aos objetivos gerais e específicos. 8) Disseminação de Melhores Práticas (4º trimestre): Os resultados e as melhores práticas serão compartilhados com a comunidade de Sopa por meio de reuniões com pais, professores e alunos. Além disso, serão elaborados materiais educacionais que poderão ser usados em futuros projetos. Como pode ser observado, a metodologia do projeto é interativa e flexível, permitindo a adaptação às necessidades específicas dos estudantes e da comunidade, ao mesmo tempo em que garantirá a integração das cinco diretrizes da extensão universitária, promovendo uma educação mais inclusiva e igualitária em Sopa.


Referências Bibliográficas

• FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS. Indissociabilidade Ensino –Pesquisa –Extensão e a Flexibilização Curricular: uma proposta de integração entre Universidade e Sociedade. Belo Horizonte: COOPMED, 2007. (Coleção Extensão Universitária; v.6) • Indicadores de Extensão Universitária das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Goiás. Portal UFJ, 2022. Disponível em: https://portalufj.jatai.ufg.br/n/150466-indicadores-de-extensaouniversitaria-das-instituicoes-publicas-de-ensino-superior-do-estado-de-goias. Acesso em 24 jan. 2022. • SILVA, M. C. Extensão universitária no Brasil: conceitos, políticas e contradições. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 17, n. 1, p. 3-18, jan./mar. 2022. Disponível em: http://www.scielo.org.ar/pdf/rexun/n17/2346-9986-rexun-e0003.pdf. Acesso em 25 out. 2023.CONTEE. Pandemia acentua déficit educacional e exige ações do poder público. 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Disponível em: https://www.educacao.mg.gov.br/images/stories/legislacao/resolucoes/2015/Resolucao_SEE_2820_2015.pdf. Acesso em 01 nov. 2023. • SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. Censo Escolar 2020: 99,3% das escolas brasileiras suspenderam atividades presenciais. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/central-de-conteudo/noticias/censo-escolar-2020-99-3-das-escolas-brasileirassuspenderam-atividades-presenciais. Acesso em 01 nov. 2023. • GOMES, A. C. Desafios da educação básica no Vale do Jequitinhonha. Revista Eletrônica de Educação, v. 11, n. 2, p. 1-14, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacao/article/view/25916. Acesso em 01 nov. 2023. • PLANO DE DESENVOLVIMENTO DO VALE DO JEQUITINHONHA. Dimensão Social: Análise da Situação Educacional. Disponível em: http://www.desenvolvimento.mg.gov.br/images/Plano_de_Desenvolvimento_do_Vale_do_Jequitinhonha_-_PDJV_-_Volume_II_-_Dimensao_Social.pdf. 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Desafios da educação básica no Vale do Jequitinhonha. Revista Eletrônica de Educação, v. 11, n. 2, p. 1-14, 2017. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/educacao/article/view/25916. Acesso em 01 nov. 2023.


Interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade

A interação dialógica entre a comunidade acadêmica e a sociedade desempenha um papel fundamental na eficácia e no impacto deste projeto de extensão em saúde sexual e reprodutiva. Para garantir essa interação, adotaremos as seguintes estratégias: 1) Diálogo com a Direção e Professores da Escola Municipal de Sopa: Antes do início das atividades, a equipe de estudantes, juntamente com professores supervisores, estabelecerá um diálogo com a direção e professores da escola. Esse diálogo servirá para compreender as necessidades e expectativas da escola em relação ao projeto, bem como para estabelecer parcerias colaborativas que facilitem a implementação das atividades. 2) Participação Ativa dos Estudantes do Segundo Ciclo do Ensino Básico: Durante as atividades pedagógicas, promoveremos um ambiente de interação e diálogo aberto com os estudantes do segundo ciclo do ensino básico. Estimularemos a participação ativa dos adolescentes, encorajando perguntas, compartilhamento de experiências e discussões sobre os temas abordados em sala de aula. 3) Participação dos Estudantes Universitários como Facilitadores: Os estudantes universitários que conduzirão as atividades pedagógicas e atuarão como facilitadores do diálogo. Eles criarão um ambiente acolhedor que promova a confiança, o respeito e a abertura para discussões francas sobre saúde sexual e reprodutiva. 4) Sessões de Perguntas e Respostas: Após as atividades, serão reservadas sessões específicas de perguntas e respostas, onde os estudantes do segundo ciclo do ensino básico poderão esclarecer dúvidas e buscar informações adicionais. Os estudantes universitários responderão às perguntas de forma precisa e acessível. Reuniões de Avaliação com a Comunidade Escolar: será realizada reunião de avaliação com a direção e professores da escola. Nessa reunião, os resultados do projeto serão apresentados, e a comunidade acadêmica e a sociedade poderão expressar suas opiniões, sugestões e preocupações.


Interdisciplinaridade e Interprofissionalidade

A interdisciplinaridade e interprofissionalidade desempenharão um papel essencial na eficácia e no enriquecimento do projeto de extensão. Para garantir a integração dessas abordagens, adotaremos as seguintes estratégias: Equipe Multidisciplinar e Interprofissional: Formaremos uma equipe de estudantes universitários de cursos de graduação de diferentes áreas do conhecimento e interação entre estudantes de graduação e pós-graduação. Os estudantes de terão contato com ferramentas e instrumentos de diferentes áreas do conhecimento (artes, jornalismo, educação) para o desenvolvimento das atividades pedagógicas, além de terem contato com diferentes disciplinas e área do saber (ex: matemática, ciências, letras, geografia, história, educação física, etc...)


Indissociabilidade Ensino – Pesquisa – Extensão

Os estudantes universitários, enquanto desenvolvem atividades de extensão nas oficinas de educação em saúde, estarão simultaneamente envolvidos em uma experiência de ensino prático. A pesquisa será intrínseca à metodologia do projeto, à medida que a equipe deverá coletar e analisar os dados do levantamento das necessidades pedagógicas antes das intervenções, e deverá fazer levantamento/pesquisa para a elaboração das atividades. Ao interconectar esses três pilares - ensino, pesquisa e extensão - os estudantes universitários não apenas transmitirão conhecimento e habilidades, mas também contribuirão para o avanço do conhecimento, ao mesmo tempo em que promovem um impacto social significativo na comunidade escolar da Escola Municipal de Sopa.


Impacto na Formação do Estudante: Caracterização da participação dos graduandos na ação para sua formação acadêmica

O projeto destaca o protagonismo do estudante, capacitando-os para liderar intervenções e promover uma cultura de aprendizado colaborativo. Isso não apenas beneficia os alunos atendidos, mas também promove o desenvolvimento de habilidades valiosas dos universitários, tornando-os tecnicamente competentes para suas atividades profissionais futuras, e transformando-os em cidadãos críticos, empáticos e envolvidos com as questões sociais.


Impacto e Transformação Social

O projeto não apenas atende às necessidades prementes da comunidade, mas também representa a missão da extensão universitária em promover uma educação de qualidade e inclusiva. Sopa, um distrito de Diamantina, MG, enfrenta dificuldades socioeconômicas e de acesso à educação. O projeto aborda de maneira eficaz as necessidades educacionais desses estudantes, proporcionando-lhes uma chance de superar barreiras e obter um ensino de qualidade. Além de melhorar o desempenho dos alunos, o projeto busca promover a transformação social e a inclusão. Ao fortalecer a educação em Sopa, ele contribui para a construção de uma comunidade mais resiliente e preparada para o futuro através da educação das crianças e adolescentes da comunidade.


Divulgação

A divulgação do projeto ocorrerá na comunidade da própria escola. Poderá ocorrer também através das mídias sociais da Faculdade de Medicina.


Informações Complementares

Como a Direção da FAMED é minha chefia direta, os termos de anuência são o mesmo documento (aprovação do projeto pela direção e anuência da chefia imediata).


Público-alvo

Descrição

Estudantes do segundo ciclo do ensino básico (6º ao 9º ano) da Escola Municipal de Sopa.

Municípios Atendidos

Município

Desconhecido

Parcerias

Nenhuma parceria inserida.

Cronograma de Atividades

Carga Horária Total: 330 h

Carga Horária 30 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Serão realizadas reuniões periódicas com a Direção da Escola Municipal de Sopa e com a equipe de professores para levantamento das necessidades pedagógicas específicas, temas que necessitam de reforço escolar e projetos a serem desenvolvidos com os estudantes da escola.

Carga Horária 120 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Período destinado para o desenvolvimento de atividade pedagógicas, oficinas e projetos após o levantamento de demandas.

Carga Horária 120 h
Periodicidade Semanalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Realização das atividades pedagógicas, como aulas de reforço (individual ou coletiva), oficinas, projetos entre outros.

Carga Horária 60 h
Periodicidade Mensalmente
Período de realização
  • Manhã;
  • Tarde;
Descrição da Atividade

Ao final de cada bimestre, será realizada reunião com os membros da equipe para avaliação e também com a direção e equipe de professores da escola para avaliação das atividades e se houve ou não impacto no processo de aprendizagem e desempenho escolar dos alunos. Antes de encerramento do projeto também será destinado um tempo para a elaboração do relatório final para prestação de contas do desenvolvimento do projeto.